Como e por que usar uma VPN em seu celular

É irrefutável o fato de que grande parte da sua vida digital existe no seu celular, com serviços bancários móveis, compras online, conversas com amigos e compartilhamento de momentos da sua vida. Não estamos em um nível tão avançado a ponto de sermos dependentes dessa tecnologia para sobreviver, mas não podemos negar que estamos quase o tempo todo conectado.

Apesar de tomarmos alguns cuidados, viver online e deixar tantos dados e informações importantes registradas em nosso Smartphone, ainda estamos muito vulneráveis. Sem a proteção adequada, as informações sobre você e seus negócios podem cair nas “mãos” de terceiros, empresas que caçam informações e também, o mais perigoso deles, hackers.

Pensando assim, o uso de uma rede virtual privada (VPN) no celular ajuda a manter a privacidade online, na empresa ou em casa, em qualquer horário ou tarefa. Listamos alguns casos de uso, onde a utilização de uma VPN móvel pode ser extremamente relevante.

Motivos para utilizar uma VPN móvel

Acesso à internet com privacidade

Seus dados empresariais, contas, senhas, saldos, e também, informações pessoais, como conversas e planos de investimento por exemplo, só dizem respeito a você. E é exatamente aí que o uso da VPN móvel é extremamente importante. Com o uso da mesma, o número de IP do seu dispositivo fica oculto, impossibilitando qualquer tipo de rastreamento na navegação, como fazem os sites de pesquisa por exemplo, que coletam seus hábitos de navegação para transmitir anúncios o tempo todo.

Internet pública segura

Muitas empresas possuem funcionários remotos (que trabalham em casa) ou externos (que passam a maior parte do tempo em viagem ou longe da empresa). Alguns deles, ou a grande esmagadora maioria, faz conexão dos seus celulares em uma rede Wi-Fi pública, ou, para os home officer’s, dividida entre moradores do mesmo prédio por exemplo. Infelizmente esse tipo de conexão facilita o acesso de hackers a seu dispositivo, que, pode estar compartilhando senhas, detalhes de cartão, informações da empresa, e até, sistemas repletos de informações de clientes.

Uma VPN Empresarial móvel ajuda a evitar os perigos da Wi-Fi pública ao criptografar sua conexão e impedir que terceiros vejam o que você está acessando na rede.

Acesso remoto seguro

Como falamos anteriormente, a VPN cria um túnel criptografado que protege todo e qualquer acesso seu à internet. Essa característica é extremamente relevante quando pensamos no cenário pandêmico atual no mundo. Muitas empresas mantem grande parte dos funcionários trabalhando em casa, e os mesmos, fazem acesso aos sistemas e dados da empresa de forma remota, alguns deles pelo celular. E é aí que surge a grande dúvida: esses dados estão protegidos? Acredito que não!

Manter o acesso remoto seguro para empresas que possuem um escritório com vários funcionários, acredito ser, o motivo mais relevante para o uso da VPN. Dessa forma, montamos um passo-a-passo para que você e sua equipe consigam fazer uma conexão VPN no celular e mantenham os dados pessoas e da empresa seguros.

Como configurar uma VPN no celular?

Existem inúmeras variações de VPNs para celular, com prós e contras, embora sua escolha deva ser resumida à necessidade sua e da sua empresa. Algumas boas opções são a NordVPN, ExpressVPN, Perimeter 81 e VPN Empresarial do Lumiun.

Para companhias com problemas relacionados a segurança no acesso à internet, como falamos nos itens acima, uma boa solução é a VPN Empresarial do Lumiun. Além da VPN, possui inúmeras ferramentas integradas em uma só plataforma, como controle de acesso à internet, filtro de conteúdos, firewall, controle de velocidade da internet, entre outros.

Para que se torne mais fácil, criamos um passo-a-passo de como instalar e usar a VPN Empresarial do Lumiun no seu celular.

Passo 1

Contratação: Fale com um consultor e solicite a contratação da ferramenta.

Passo 2

Lumiun Box: após a contratação, você vai receber o equipamento Lumiun Box para ligar na sua rede. A instalação é muito simples e não exige conhecimento técnico. Em todas as etapas você conta com o apoio do time de suporte.

Passo 3

Painel de Controle: acesse o painel de controle do Lumiun e informe seu usuário e senha. Dentro do painel, clique no menu Administrar e então VPN Empresarial.

Na página da VPN Empresarial, ative a VPN para a rede e também ative os usuários que terão permissão para acesso via VPN Empresarial.

Passo 4

A partir desse momento você deve orientar os funcionários para que instalem a VPN Empresarial em seus celulares. O primeiro passo é acessar o painel de controle do Lumiun e fazer o download do aplicativo OpenVPN.

Baixe o aplicativo para o sistema operacional que você usa no seu celular. Como exemplo, usamos imagens da instalação em um sistema operacional Android.

 

Passo 5

Após instalar o aplicativo OpenVPN, ainda no painel do Lumiun, baixe o arquivo de configuração e então abra o arquivo que ele será importado automaticamente pelo aplicativo OpenVPN.

Passo 6

No aplicativo, coloque seu usuário e senha e clique em Connect.

 

Pronto! Você está conectado a VPN Empresarial do Lumiun. A partir de agora você está conectado remotamente a rede local da sua empresa e toda sua navegação e seus dados estarão seguros .

como usar uma VPN em seu celular

Passo 6 (extra)

Agora você já sabe como usar a VPN no seu celular. Se você tiver uma conta de usuário Administrador pode acompanhar quais usuários estão conectados via VPN e também quais sites o usuário está acessando.

controle de acesso à VPN

 

Para finalizar

Entender que segurança de dados para empresas que possuem escritório, e principalmente, acesso remoto, móvel ou não, é uma preocupação que poucos empresários ou diretores têm.

Espero que esse artigo sobre como usar uma VPN no seu celular, torne o processo de instalação da VPN móvel na sua empresa mais fácil, e faça com que você consiga sucesso na segurança de dados e no controle da produtividade dos funcionários. Inclusive, falamos sobre produtividade dos funcionários na internet em um artigo aqui no blog.

Veja também o artigo que publicamos sobre conexão VPN para empresas: Guia: Como criar uma conexão VPN para Empresas.

Se quiser mais informações sobre a VPN Empresarial do Lumiun, baixe a apresentação e compartilhe com quem achar importante.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
4 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados