Como monitorar o acesso à internet no trabalho remoto

O cenário pandêmico atual fez com que grande parte das empresas adotassem o home office para parte ou toda a equipe. Mas, se a produtividade já era prejudicada na forma de trabalho convencional, se tornou ainda pior com o trabalho remoto. Os funcionários estão em suas casas, sem nenhum tipo de supervisão e controle, e muitas vezes fazendo acesso remoto sem nenhuma ferramenta de segurança.

A VPN é uma ótima maneira de acessar remotamente os arquivos e dados de um equipamento da sua empresa e também navegar na internet de forma segura, portanto, uma ferramenta para evitar ataques cibernéticos, solucionando problemas de segurança. Além disso, com a VPN Empresarial do Lumiun, é possível fazer também o controle de acesso à internet dos funcionários que estão trabalhando em casa.

Ao longo das últimas semanas falamos bastante sobre a VPN:

Para tranquilidade dos gestores, existe a possibilidade de monitorar o acesso remoto para aumentar a produtividade da equipe. Você deve estar se perguntando como isso pode ser feito? Vou explicar, de uma forma bem simples, a seguir.

Estabelecer uma conexão VPN

monitorar acesso remoto

Para monitorar o acesso remoto, o passo inicial é estabelecer uma conexão VPN nos equipamentos de toda a equipe que está em home office. Montamos um guia com todas as etapas para que você consiga efetuar a conexão de uma forma bem simples.

Após estabelecer a conexão VPN, o computador do usuário que está em casa ou em algum outro local fora das dependências da empresa, estará conectado à rede interna. Com isso poderá estabelecer uma conexão de área de trabalho remota ao computador que está ligado na rede da empresa, e também poderá acessar os arquivos e sistemas dos servidores e computadores da rede interna de uma forma mais segura.

Painel de controle do Lumiun

Para que você consiga monitorar quais usuários estão conectados via VPN e também quais sites o usuário está acessando, você deve fazer o login no painel de controle do Lumiun com uma conta de usuário Administrador.

monitorar acesso remoto

Permissões

Para que um usuário possa fazer a conexão VPN, é necessário que você, como administrador, faça a liberação da conexão.

monitorar acesso remoto

Já no painel da VPN Empresarial do Lumiun, habilite a VPN e os usuários que tem permissão para tal conexão.

monitorar acesso remoto

Monitoramento

Você pode monitorar quais usuários estabeleceram uma conexão VPN. Dessa forma, é possível saber quais estão conectados ao servidor ou equipamentos da empresa.

monitorar acesso remoto

Controle de Acesso

É aqui que a mágica acontece. O usuário que estabelecer uma conexão VPN Empresarial do Lumiun terá todos os acessos a qualquer tipo de site monitorados. No painel de controle do Lumiun, existe um relatório em tempo real dos acessos por usuário.

Regras de acesso

Além do monitoramento, é possível para o diretor ou responsável técnico, definir regras de acesso a sites específicos e também, em horários específicos.

Veja que você pode determinar quais sites não poderão ser acessados. Dessa forma, o bloqueio de acesso é feito automaticamente, sem a possibilidade de quebra da regra.

Além disso, você pode determinar em quais horários o acesso a redes sociais por exemplo, estão liberados para acesso. Suponhamos que o intervalo de trabalho durante a tarde, segundo as diretrizes da sua empresa, é entre as 16:00 e 16:30. O acesso aos sites que não estão no escopo de trabalho, serão liberados apenas nesse horário, como você pode ver na imagem abaixo.

Segurança

Além de monitorar o acesso remoto, melhorando o foco e a distração dos funcionários, o controle de acesso a sites por regras, inibe o acesso a sites nocivos e download de arquivos maliciosos. O equipamento que o funcionário está fazendo o acesso fica mais protegido, bem como os dados e informações da empresa que ali estão armazenados.

Conclusão

Sabemos que no cenário econômico atual do país, existem inúmeras preocupações. Mas acredito que a segurança de dados nas empresas pode estar fragilizada, com tantos profissionais trabalhando remotamente e fazendo acesso remoto a dados sensíveis da empresa. Além disso, tenho visto muitos empresários de vários ramos diferentes preocupados com a produtividade que está sendo reduzida pouco a pouco com a falta de controle de acesso no trabalho remoto. Dessa forma, acredito que este artigo tenha solucionado dúvidas e servido como “alívio” de uma preocupação relevante de empresários e responsáveis técnicos.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
2 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados