semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 161

Na edição nº 161 da Semana da Segurança na Internet, os perigos dos novos funcionarios, ChatGPT vira isca para novos golpes, pesquisa aponta as 50 marcas mais usadas em ataques de Phishing e muito mais.


Notícias

Operação de espionagem rouba arquivos e tira screenshots de PCs infectados

Uma operação de espionagem está em andamento desde 2021 usando malwares que foram descobertos apenas agora. Aparentemente ligados a interesses geopolíticos, os ataques atingem empresas dos setores de administração, agricultura e transporte de três países da Europa e parecem focar no roubo de informações privilegiadas.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Como novos funcionários ansiosos para agradar são enganados

Golpistas estão usando engenharia social para extorquir funcionários recém-contratados.

Por John Snow em Kaspersky Daily

Proteção essencial contra Spyware para empresas: O que você precisa saber

É possível se proteger de um spyware? Pensando em te ajudar, preparamos um material completo com tudo que você precisa saber sobre os riscos e prejuízos que podem ser causados por esse tipo de malware.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

ChatGPT vira isca para novos golpes

Extensões maliciosas, sites falsos do ChatGPT que propagam malwares ou perfis falsos em redes sociais são algumas das formas nas quais os cibercriminosos utilizam o nome deste serviço para atrair novas vítimas.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Pesquisa aponta as 50 marcas mais falsificadas em phishing

A empresa de serviços de segurança na internet Cloudflare divulgou uma lista das 50 marcas mais falsificadas em e-mails de phishing. Segundo a empresa, a análise foi possível graças à amplitude da sua rede, que protege quase 20% do tráfego global da internet.

Em CISO Advisor

Cerca de 16% das empresas foram vítimas de malware em 2022

Cerca de 16% das organizações no mundo detectaram comunicação com domínios associados a servidores de comando e controle (conhecido como C&C), indicando violações de rede durante o ano passado. É o que indica o novo relatório State of the Internet, da Akamai Technologies, que analisa o tráfego global de DNS (sistema de nomes de domínio).

Em CISO Advisor

Golpe dos Valores a Receber oferece quase R$ 2 mil para roubar dados

O sistema de Valores a Receber do Banco Central continua dando origem a esquemas de phishing, com bandidos usando sites falsos e a promessa de altos retornos financeiros para roubar dados pessoais das vítimas. A campanha da vez, como é usual, é disseminada pelo WhatsApp e traz um site fraudulento, hospedado em um domínio da Rússia, para simular consultas.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Brasil e os ataques de phishing por WhatsApp

Em 2022, o Brasil foi o país com mais ataques de phishing por WhatsApp no mundo. O levantamento mostra também que somos o quarto país que mais recebeu e-mails maliciosos.

Em Kaspersky Daily

Como acompanhar o que os colaboradores estão acessando na internet

Criar uma política de controle de acesso à internet na empresa pode evitar muitos problemas de segurança na internet. O primeiro passo para criar uma política eficiente é acompanhar o que os colaboradores estão acessando na internet da empresa.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Reconhecimento: o primeiro passo em um ataque cibernético

Coleta de informações que auxilia os criminosos a entenderam o ambiente que irão atacar. Acompanhe o primeiro artigo da série que explicará os passos seguidos pelos criminosos para comprometer ambientes.

Por Daniel Cunha Barbosa em We Live Security


Podcast

RedCast – O podcast de Segurança da Informação

  • Convidamos grandes nomes do mercado para compartilharem a sua experiência nos assuntos mais importantes do momento. Cada episódio pode ajudar a sua empresa a dar os próximos passos em direção à Segurança!

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados