semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 149

Na edição nº 149 da Semana da Segurança na Internet, ransomware em hospital afeta 270 mil pacientes, novo trojan bancário no Brasil, informações de 400 milhões de usuários do Twitter estão à venda, 15% dos usuários de internet sofreram um ataque cibernético em 2022 e muito mais.


Notícias

15 vulnerabilidades de segurança mais exploradas em 2022

O ano de 2022 está chegando ao fim e, com ele, mais um ciclo de ameaças digitais e explorações de vulnerabilidades. Antes que o ano novo comece, iniciando mais uma sequência de novos golpes e ataques, é importante olhar para trás e conhecer as 15 vulnerabilidades mais utilizadas nos últimos 12 meses em ataques contra usuários e, principalmente, organizações.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Ataque de ransomware em hospital afeta 270.000 pacientes

O Lake Charles Memorial Health System (LCMHS) enviou um aviso de uma violação de dados que afeta quase 270.000 pessoas que receberam atendimento em um de seus centros médicos. Estima-se que uma campanha maciça de fraude publicitária usando o Google Ads e ‘popunders’ em sites adultos tenha gerado milhões de impressões de anúncios em artigos roubados, fazendo com que os fraudadores estimassem US $ 275 mil por mês.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Pesquisadores detectam novo trojan bancário direcionado a usuários no Brasil

A ameaça afeta os sistemas operacionais Windows e é propagada através de campanhas que utilizam o nome de instituições bancárias conhecidas no país.

Por Fernando Tavella em We Live Security

Informações roubadas em mais de 400 milhões de contas do Twitter aparentemente à venda

Um criminoso neste fim de semana de Natal disse que está disposto a vender informações públicas e privadas em mais de 400 milhões de contas do Twitter. Segundo ele, esses dados incluem informações que qualquer um pode descobrir – contagens de seguidores, data de criação da conta, etc. – bem como detalhes privados, como endereços de e-mail e números de telefone de tweeters.

Por Iain Thomson em The Register

Bloquear ou não bloquear o WhatsApp na empresa?

O controle de acesso à internet se tornou uma prática muito comum entre as empresas, principalmente por conta dos inúmeros benefícios que ele pode proporcionar. Bloquear o WhatsApp é uma das medidas mais utilizadas pelas empresas que buscam garantir uma maior produtividade e segurança na internet.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Cada vez mais as organizações aceitam que serão alvo de um ciberataque

Com o número de ciberataques a aumentar a cada dia, a necessidade de garantir a segurança das pessoas e empresas aumentou e, com ela, cresceu também a vontade de aprender a prever situações de perigo, de forma a reduzi-las ao máximo.

Em Brand’s Eco

15% dos usuários de internet sofreram ataques durante 2022

15,3% dos usuários de internet em todo o mundo foram alvo de pelo menos um ataque cibernético ao longo de 2022.

Por Felipe Demartini em Canaltech

BTC.com perdeu $ 3 milhões em criptomoeda em ataque cibernético

O BTC.com, um dos maiores pools de mineração de criptomoedas do mundo, anunciou que foi vítima de um ataque cibernético que resultou no roubo de aproximadamente US$ 3 milhões em criptoativos pertencentes a clientes e à empresa.

Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer

Dados de 13 milhões de usuários são expostos em ataque a sistema da SPTrans

A SPTrans informou que os cartões de Bilhete Único estão funcionando normalmente e que os saldos não foram afetados. De qualquer forma, a orientação é que os usuários troquem suas senhas de acesso.

Por Francisco Camurça em We Live Security


Podcast

Confira as tendências para 2023 apontadas pelos especialistas da ESET

  • Confira o quinto episódio do podcast Conexão Segura. Desta vez, a equipe de pesquisa e investigação da ESET analisou três tendências com as quais poderemos nos deparar em 2023.
  • Gratuito.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados