bloquear o WhatsApp

Bloquear ou não bloquear o WhatsApp na empresa?

O controle de acesso à internet se tornou uma prática muito comum entre as empresas, principalmente por conta dos inúmeros benefícios que ele pode proporcionar. Bloquear o WhatsApp é uma das medidas mais utilizadas pelas empresas que buscam garantir uma maior produtividade.

Embora a internet seja um ambiente muito rico em informações e recursos para tornar a rotina mais prática, ela também traz consigo inúmeras ameaças à produtividade e à segurança digital dentro de um negócio.

Será que bloquear determinados recursos durante a jornada de trabalho faz a diferença para a produtividade dos seus funcionários?

Qual a importância de bloquear algumas ferramentas?

O bloqueio de determinadas ferramentas e sites que não têm relação com a atividade da empresa ajuda  a garantir que os funcionários mantenham o foco nas atividades que são realmente importantes para a continuidade do negócio. Mas como saber se a empresa está passando por problemas de produtividade? Confira esse artigo e descubra se o seu negócio pode ser mais produtivo!

Bloquear o WhatsApp, por exemplo, é uma medida cada vez mais comum no meio corporativo, e o objetivo é sempre o mesmo: ajudar os funcionários a manter o foco e proteger os recursos e informações da empresa contra os principais ataques cibernéticos que são cada vez mais comuns.

Isso porque o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil, com mais de 120 milhões de contas ativas, perdendo apenas para a Índia em número de usuários. Por esse motivo, muitas empresas acabam utilizando essa ferramenta para complementar a sua estratégia de marketing, de forma que muitos usuários também utilizam esse aplicativo para fazer compras. 

O uso indiscriminado da internet favorece a criação de pontos de vulnerabilidade que são utilizados pelos cibercriminosos para adentrar sistemas e redes da empresa. Essas ameaças podem chegar aos usuários de diversas formas, e o WhatsApp é uma delas. Através dessa ferramenta, além de se distraírem durante o trabalho, os funcionários podem acabar recebendo links maliciosos, correntes e arquivos corrompidos. Essas armadilhas acabam possibilitando a aplicação de diversos golpes.

Quando o assunto é produtividade, o acesso à páginas de entretenimento, redes sociais, e-mails pessoais, e-commerces e WhatsApp pode consumir muito do tempo disponível para as atividades da empresa. Além de perderem o foco, os colaboradores passam a resolver problemas pessoais dentro do horário de trabalho e prejudicando a entrega das demandas essenciais para o negócio.

Essas páginas e ferramentas fazem com que os colaboradores perco muito tempo tratando de assuntos pessoais e acabam prejudicando a entrega das demandas essenciais para empresa.

A empresa pode bloquear o WhatsApp?

O bloqueio de sites e recursos nos computadores da empresa é um recurso utilizado para evitar que os colaboradores se distraiam excessivamente e percam muito tempo acessando esse tipo de conteúdo que não tem relação com a sua atividade.

Uma vez que esse bloqueio costuma ser realizado para fins de segurança e para proteger os interesses da empresa, não existe nenhum impedimento para que os gestores bloqueiem determinados recursos que prejudicam o negócio e que não são essenciais para a realização da atividade para qual o colaborador foi contratado.

Legalmente falando, a empresa tem toda a liberdade de criar regras para o uso da internet dentro do ambiente de trabalho, incluindo bloquear o WhatsApp. Isso porque, uma vez que existe uma justificativa razoável (no caso o interesse em manter a produtividade e proteger os recursos da empresa contra ataques cibernéticos) é possível que a empresa implemente regras internas quanto à utilização da internet durante o horário de trabalho.

Nesse sentido, a empresa pode, inclusive, impedir o acesso a páginas e conteúdos considerados nocivos ou estritamente voltados para o lazer.

O que diz a legislação?

A Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, dispõe em seu artigo 482, que trata sobre as regras de dispensa por justa causa, informa que na incidência de “incontinência de conduta ou mau procedimento”, o colaborador pode ter o seu contrato rescindido. Dessa forma, ciente das regras implementadas pela empresa, o funcionário cometer falta quanto ao acesso à internet durante o horário de trabalho pode ser desligado.

Nesse sentido, as empresas têm todo respaldo legal para fazer o controle do acesso a determinados conteúdos, recursos ou páginas com a internet corporativa, desde que todos sejam informados e tenham ciência de que esse controle existe. Para isso, a empresa pode elaborar uma Política de Uso Consciente da Internet, estabelecendo quais são as regras quanto ao uso correto e ético da internet durante o horário de trabalho.

O uso indiscriminado da internet da empresa pode trazer inúmeros prejuízos para o negócio,de forma que as ferramentas utilizadas para garantir a sua produtividade são de grande ajuda para as empresas que buscam resultados melhores.

Uma vez que os colaboradores são contratados para exercer uma determinada carga horária em benefício dos interesses da empresa, é justo contar com ferramentas eficientes que ajudem a garantir o foco e a produtividade desses colaboradores.

Vantagens de bloquear o WhatsApp no trabalho

Como vimos, o bloqueio do WhatsApp dentro da empresa pode garantir inúmeras vantagens.Vejamos a seguir os principais pontos positivos de realizar esse bloqueio na sua empresa o quanto antes:

Aumento da produtividade

Eliminando os principais focos que fazem com que os funcionários percam tempo e deixem de exercer a sua atividade, a empresa pode garantir que o trabalho seja feito com mais agilidade, entregando resultados cada vez mais positivos ao final do período.

Embora a internet contribua com muita praticidade para a rotina, ela também está repleta de armadilhas que são verdadeiras inimigas da produtividade. Mesmo sem perceber, o funcionário pode acabar passando muito tempo em sites e recursos que não tem relação com o trabalho, prejudicando a entrega da demanda e os resultados da empresa.

Maior qualidade nos resultados

Para que o trabalho seja bem feito, é necessário que exista, além do conhecimento necessário, muito foco e atenção para aquilo que está sendo feito. Por esse motivo, bloquear o WhatsApp da empresa ajuda os trabalhadores a se manterem atentos às atividades que estão sendo realizadas e consigam entregar resultados com qualidade superior.

Quanto mais foco o colaborador tiver para realizar as suas atividades, melhores serão os resultados entregues.

Uso mais inteligente do tempo disponível

A quantidade de colaboradores que fazem parte de uma empresa está diretamente relacionada à quantidade de trabalho que deve ser feito. Se um trabalhador gasta boa parte do seu tempo em e-mails pessoais, redes sociais, WhatsApp, site de entretenimento, lojas, etc., significa que ele não está se dedicando totalmente à atividade designada, se perdendo nas distrações da internet.

Dessa forma, a quantidade de colaboradores contratados não é compatível com a carga de trabalho a ser dividida, fazendo com que outros funcionários recebam uma demanda de trabalho maior. Bloquear o WhatsApp e outros recursos contribui para um uso mais inteligente do tempo disponível para realizar as atividades essenciais para a empresa.

Com esse bloqueio, os funcionários podem aumentar a sua produtividade e contribuir para o crescimento do negócio.

Evitar conflitos internos

Em ambientes onde o uso da internet é indiscriminado e os colaboradores conseguem acessar todo tipo de página e conteúdo, é muito provável que surjam alguns conflitos internos.

Imagine o seguinte cenário: dois trabalhadores são contratados para o mesmo cargo, exercendo a mesma atividade. Contudo, um deles passa boa parte do seu tempo acessando páginas que não estão relacionadas com a sua atividade, enquanto o outro exerce seu trabalho com foco.

É evidente, e até mesmo justo, que o outro trabalhador que exerce sua atividade com dedicação, entregando uma alta produtividade, se incomode com a situação e isso acaba gerando um conflito interno. O bloqueio da internet ajuda a garantir que todos estejam em estado de igualdade e que possam exercer as suas atividades sem interrupções ou distrações.

Proteção contra ameaças digitais

Todos os dias os cibercriminosos encontram formas e ferramentas para tentar invadir sistemas, corromper dados e roubar informações sigilosas. O WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada para o envio de links falsos e armadilhas para golpes financeiros. Por essa razão, o bloqueio dessa ferramenta pode ajudar a evitar diversos tipos de ataques, como:

Ransomware: através desse tipo de golpe cibernético, os hackers realizam o sequestro de informações valiosas, como arquivos sigilosos, ou até mesmo interrompem os serviços da empresa, exigindo um pagamento de resgate para devolver dados e acessos.

Phishing: os golpes de phishing existem desde o surgimento da internet, e através deles os cibercriminosos conseguem roubar informações pessoais, dados de cartão de crédito, documentos sigilosos, e outros tipos de informações.

Instalação de vírus e malwares: Esse tipo de arquivo pode causar grandes problemas para a empresa, uma vez que eles podem corromper dados e sistemas, e favorecer golpes ainda mais prejudiciais para o negócio.

Como bloquear o WhatsApp utilizando o Lumiun Box

Essa pode ser uma tarefa bem simples. Além de bloquear o uso do WhatsApp em qualquer dispositivo conectado à rede da empresa, com o Lumiun Box você consegue determinar quais colaboradores terão acesso bloqueado e quais não. Além disso, não há necessidade de instalar qualquer software ou configurar dispositivos de forma individual. Todas as regras de acesso são feitas em um único painel. Gostou? Então olha só como o painel de controle do Lumiun Box é simples e intuitivo:

bloquear o WhatsApp

Além do bloqueio de sites e categorias, o Lumiun Box conta com as seguintes funcionalidades:

  • Firewall Empresarial – Proteção de portas para mais segurança dos dados e informações da empresa;
  • VPN Empresarial – Para unir colaboradores remotos e proteger os acessos à sistemas e informações;
  • Gestão do tráfego – Visualise e gerencie de forma unificada o tráfego na rede da empresa;
  • Relatórios gerenciais – Gere relatorios personalizados e identifique mais facilmente problemas e ações à serem tomadas.

O Lumiun Box é uma solução personalizada, voltada à pequenas e médias empresas e sua precificação é de acordo com a quantidade de dispositivos conectados à rede. Sem necessidade de conhecimento técnico e instalação de grandes servidores, a solução tem tido grande aderência no mercado Brasileiro, principalmente pelo valor e simplicidade de funcionamento.

Entre em contato com um de nossos especialistas e faça uma cotação para sua empresa. É rápido e sem compromisso.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados