e-mail seguro

Como garantir um e-mail seguro: dicas essenciais para profissionais ocupados

O e-mail é uma das ferramentas mais importantes da atualidade, estando presente nas atividades dentro da rotina corporativa e empresarial. São várias as atividades que demandam a utilização desta ferramenta, e por esse motivo, garantir um e-mail seguro se torna uma prioridade para as empresas e seus  colaboradores.

O maior problema no uso do e-mail é que, embora seja extremamente funcional, não é muito seguro. De acordo com o levantamento ESET Security Report 2022, somente em 2022 houve um aumento de 226% nos ataques de phishing, que utiliza o e-mail como principal ferramenta.

Para ajudar a solucionar isso, existem alguns cuidados essenciais que ajudam a trazer mais proteção para a troca de informações e para os seus recursos.

A sua falta de segurança se dá por conta dos diversos canais intermediários pelos quais as mensagens passam, como os provedores de e-mail e clientes até que chegue ao usuário final. Mas o principal problema de segurança dos e-mails está diretamente relacionado ao comportamento dos usuários.

Por se tratar de uma ferramenta com um baixo padrão de segurança, o e-mail vem sendo utilizado como uma porta de entrada para diversas ameaças.

Como deixar seu e-mail seguro?

Diante desses problemas, você deve estar se questionando: Qual é a melhor forma para deixar o e-mail seguro?

Existem no meio cibernético diversas pessoas e usuários que estão mal-intencionados, fazendo com que as ferramentas de proteção sejam muito mais do que apenas um detalhe: elas são imprescindíveis para garantir mais privacidade e segurança para esta ferramenta de troca de mensagens.

Um dos mais comuns e também muito “bem sucedido”, o ataque de phishing utiliza o e-mail como o seu principal recurso para aplicação de golpes, propagação de malwares, vírus e spam, e muitas outras armadilhas que podem prejudicar a segurança das informações.

Utilizando a engenharia social, esses criminosos conseguem enganar os usuários e fazer com que eles forneçam informações sigilosas que favorecem a aplicação de golpes e prejudicam a segurança da empresa. Entenda melhor como essa estratégia funciona no vídeo abaixo:

Principais ameaças que chegam por e-mail

Como vimos, o e-mail pode ser a porta de entrada para diversos golpes e ameaças, prejudicando a continuidade do negócio, a segurança das informações e a saúde financeira de uma empresa. Veja a seguir algumas das ameaças mais comuns que podem ser implantadas através desta ferramenta:

SPAM

O spam é um problema antigo no ambiente digital. Todos nós já fomos massacrados pelo menos uma vez com esse tipo de mensagem, que além de ser extremamente incômodo, pode mascarar alguma armadilha ou estratégia perigosa para o negócio.

Geralmente utilizado para fins publicitários, o spam pode deixar a caixa de entrada cheia de e-mails não solicitados e desnecessários, e também pode ser um canal para favorecer ataques cibernéticos.

Por esse motivo, é muito importante que exista muita cautela ao abrir e-mails advindos de remetentes desconhecidos ou com promoções falsas, boas demais para serem verdade.

Phishing

Como dissemos anteriormente, o phishing é uma das principais armadilhas que podem chegar por e-mail. Diferentemente do spam, o phishing não utiliza apenas a proposta publicitária para alcançar os usuários. Essa estratégia pode vir na forma de mensagens falsas de cobrança, e-mails oriundos de destinatários conhecidos que foram hackeados, entre outras farsas, sendo que o principal objetivo é induzir o usuário a fornecer informações confidenciais.

Esses dados coletados de forma criminosa, podem não só prejudicar a sua segurança, como também contribuir para a aplicação de golpes financeiros.

Malwares

O malware se refere a aplicações ou softwares que podem prejudicar a segurança dos dispositivos e redes de uma empresa. Nesse sentido, são considerados malwares as aplicações que podem acarretar algum tipo de problema para as informações, como vírus, trojan, spyware, entre outros.

Essas aplicações são utilizadas de acordo com o objetivo do cibercriminoso, seja para roubar dados de acesso, informações de cartão de crédito, corromper dados valiosos, impedir o acesso de usuários, entre outros.

Engenharia social

Essa estratégia, como mencionamos anteriormente, é utilizada pelos cibercriminosos para enganar e iludir a sua vítima, sendo muito aplicada nos golpes de phishing. Através dela, os criminosos conseguem disfarçar com eficiência as suas intenções, e fazer com que os usuários disponibilizem informações sigilosas.

A engenharia social pode ser um grande perigo para os usuários, desde os mais leigos até os mais experientes.

Como manter seu e-mail seguro

Agora que entendemos como o e-mail pode ser utilizado para implantar ameaças e favorecer diversos tipos de golpe, precisamos encontrar uma solução que ajude a tornar a ferramenta mais segura para todos os usuários.

Para te ajudar, separamos algumas dicas essenciais que podem fazer com que o seu e-mail se torne uma ferramenta mais segura e confiável para ser utilizada dentro do meio corporativo:

Senhas mais fortes

Embora seja um cuidado que é divulgado com bastante frequência, ainda existem muitos usuários que utilizam senhas muito simples ou de fácil adivinhação em suas ferramentas de e-mail.

Outro erro bastante cometido é a utilização de uma única senha para acessar diversas aplicações ou serviços, facilitando assim, o trabalho do cibercriminoso. É  muito importante que exista uma orientação no sentido de criar senhas cada vez mais fortes e complexas.

Para isso, pode ser utilizada uma combinação de números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas, de forma a dificultar a sua adivinhação e tornar o seu e-mail mais seguro.

Nós possuímos um guia completo para a criação e gerenciamento de usuários de forma mais segura.Clique aqui e baixe gratuitamente!

Autenticação de dois fatores

Dependendo do seu provedor ou serviço de e-mail, é possível inserir autenticação de dois fatores, que nada mais é do que uma camada extra de segurança para o login e serviços.

Para isso, você pode utilizar um número de celular, um dispositivo USB, token ou outra ferramenta, dependendo do serviço de e-mail utilizado. Com a ajuda deste código extra de entrada, o usuário consegue deixar o e-mail seguro e evita que ele seja invadido por cibercriminosos com facilidade.

Criptografia

A criptografia das informações é um recurso que ajuda a manter o e-mail mais seguro e garantir a privacidade das informações. Dependendo do serviço de e-mail, a criptografia já está embutida, como é o caso do Gmail, que é o e-mail do Google.

Contudo, nesse caso, o serviço de criptografia só funciona quando utilizados os aplicativos do Google ou seu navegador, o Chrome. Outro detalhe é que ambos os usuários devem ser usuários do Gmail para que a criptografia funcione. Em todo caso, é essencial verificar se o seu serviço de e-mail comporta essa funcionalidade.

Ferramentas para bloquear vírus e malwares

Através do golpe de phishing, os cibercriminosos podem enviar arquivos corrompidos ou contaminados com vírus e malwares, que causam grandes problemas para a empresa. Os softwares antivírus para e-mail ajudam a realizar o bloqueio das principais ameaças presentes no ambiente online, inclusive aquelas que são recebidas através de links e anexos corrompidos.

Contar com uma ferramenta de bloqueio ajuda a evitar que essas ameaças sejam instaladas no dispositivo e causem problemas para o usuário.

É igualmente importante garantir que essas ferramentas se mantenham sempre atualizadas para que elas estejam preparadas para lidar com as ameaças conforme elas evoluem.

Evitar a abertura de anexos

Como vemos, muitas das ameaças que chegam através do e-mail estão presentes nos anexos dessas mensagens. Devido a esse fator, é importante que os colaboradores entendam a importância de se atentar aos remetentes e aos anexos recebidos.

Bloquear o download automático desses anexos é uma estratégia inteligente e que ajuda a aumentar a segurança e garantir um e-mail seguro. Por mais confiável que pareça ser este arquivo, é importante que ele seja verificado por um serviço de escaneamento antes que ele seja efetivamente aberto pelo usuário.

Uma forma de evitar os golpes recebidos através dos anexos é através da implementação de um serviço de nuvem na empresa. Dessa forma, os colaboradores irão trocar informações através deste serviço e não mais através de anexos.

Checklist de segurança para o e-mail

As dicas que trouxemos neste artigo podem ajudar a aumentar a segurança do seu email e evitar a incidência de diversos golpes cibernéticos. Para te ajudar, preparamos também um checklist de segurança para você verificar passo a passo o seu e-mail  e as principais estratégias que devem ser adotadas para a agregar ainda mais proteção.

  1. Verifique a confiabilidade da sua senha. 
    1. A internet está repleta de dicas para possuir uma senha segura
  2. Garantir que em cada conta de e-mail seja utilizada uma senha diferente e segura;
  3. Ativar autenticação de dois fatores;
  4. Utilizar um antivírus e garantir que ele seja atualizado conforme necessário;
  5. Realizar a atualização dos navegadores utilizados;
  6. Não abrir links em e-mails de remetentes que não sejam conhecidos ou confiáveis;
  7. Bloquear o download automático de anexos;
  8. Garantir senhas fortes para conexões em home office;
  9. Evitar redes públicas, pois elas apresentam um maior risco de segurança.

Deixar de proteger o e-mail é um risco?

Como vimos ao longo deste artigo, são várias as ameaças que podem chegar através do e-mail, podendo causar inúmeros problemas para a empresa. Deixar de proteger o seu e-mail pode ser um grande risco tanto para os usuários quanto para o negócio.

O vazamento de informações, por exemplo, é um dos problemas que vem causando muitos prejuízos para as empresas, acarretando em penalidades e prejudicando a sua imagem no mercado.

É muito importante que os colaboradores entendam a importância da utilização de um e-mail seguro na troca de informações diária. Para ajudar, a empresa pode estabelecer uma política de conscientização que ajude os colaboradores a entenderem a importância da segurança digital para todos.

Você também pode implementar um checklist de segurança, como esse modelo que disponibilizamos gratuitamente em nosso site, para que todos os usuários verifiquem as características e práticas que devem ser implementadas para um e-mail seguro, e que garantem mais segurança para todos.

Bloqueando ameaças com o Lumiun Box

Com tantas ameaças presentes em um dos maiores canais de comunicação empresarial, o e-mail, se torna um pouco difícil a tarefa de “cuidar” se o e-mail, link, remetente ou arquivo que estamos recebendo é realmente seguro e de fonte confiável. O Lumiun Box foi criado exatamente para este fim. Tornar os acessos à internet, sites, links e arquivos, principalmente das empresas, mais seguros e tranquilos, eliminando a preocupação dos gestores e melhorando também a produtividade dos colaboradores na internet.

De forma resumida, o Lumiun Box faz o bloqueio de sites categorizados como nocivos, com conteúdo inapropriado ou de escolha do administrador, como redes sociais por exemplo. Com diversas categorias disponíveis, é possível personalizar os bloqueios e separar grupos de usuários. O setor financeiro por exemplo pode receber bloqueios de redes sociais e sites potencialmente perigosos, enquanto o setor de marketing da empresa tem acesso livre às redes sociais mas possui a camada extra de proteção.

Dessa forma, links, arquivos e acesso à sites que podem trazer perigos aos dados e informações da empresa, seja no e-mail ou em qualquer outro canal de acesso à internet, serão bloqueados efetivamente.

e-mail seguro

Além dos bloqueios, o Lumiu Box possui diversas outras funcionalidades, veja só:

  • Firewall empresarial
    • Proteção extra com bloqueio de portas
  • VPN empresarial
    • Acesso remoto seguro e controlado
  • Gestão de tráfego
    • Controle os acessos em um único painel
  • Relatórios gerenciais
    • Veja relatórios de acesso à internet personalizados e também em tempo real

Quer reduzir suas preocupações com a segurança na internet da empresa? Faça uma cotação sem compromisso e veja na prática os benefícios do Lumiun Box.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados