semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 157

Na edição nº 157 da Semana da Segurança na Internet, Brasil é um dos mais atingidos por fraudes de suporte técnico, GoDaddy está sob ataque há três anos, setor financeiro é o principal alvo de DDoS e muito mais.


Notícias

Brasil é um dos mais atingidos por fraudes de suporte técnico e adware

O Brasil aparece como entre os países mais atingidos por dois dos principais tipos de ataques cibernéticos registrados no último trimestre de 2022. Nosso país é o segundo colocado em fluxo de golpes do falso suporte técnico, além de dividir o topo do ranking com a Índia em volume de contaminações por vírus que exibem anúncios fraudulentos.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Um cliente malicioso (e falso) do ChatGPT para Windows

Os cibercriminosos estão distribuindo um Trojan se passando por um cliente de desktop do ChatGPT para Windows. Trazemos os detalhes e formas de se proteger.

Por Daria Ivanova em Kaspersky Daily

Hyundai corrige vulnerabilidade que permite roubo de carros com cabo USB

As montadoras Hyundai e Kia lançaram uma atualização de segurança após um desafio no TikTok mostrar como burlar o sistema de segurança de vários modelos de veículos usando um cabo USB.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Descobertos mais de 700 pacotes maliciosos de código aberto

Pesquisadores de segurança descobriram um volume considerável de pacotes maliciosos nos registros de código aberto npm (Node Package Manager, ou gerenciador de pacotes do Node) e PyPI (Python Package Index), que podem causar problemas se baixados involuntariamente pelos desenvolvedores.

Em CISO Advisor

GoDaddy está sob ataque há três anos

Em resumo, a preocupação da empresa de hospedagem na Web e nomes de domínio, GoDaddy, é maior do que o esperado. Em nota a empresa divulgou um novo ataque à sua infraestrutura e concluiu que é um de uma série de incidentes desde 2020.

Por Brandon Vigliarolo em The Register

Setor financeiro é o principal alvo de ataques DDoS

Ataques crescem 150% em 2022 e devem aumentar ainda mais este ano tanto em volume como em complexidade, diversificação de vetores, duração e frequência.

Por Daniel Suzumura em Jornal Dia Dia

Correios revelam exposição de CPFs e telefones de usuários cadastrados

Usuários cadastrados nos sistemas dos Correios foram informados neste domingo (19) sobre uma exposição de dados nas plataformas da empresa. De acordo com o comunicado oficial, CPFs e números de telefones podem ter sido comprometidos após um acesso indevido que atingiu cerca de 5% da base de utilizadores dos serviços digitais.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Tempo gasto para implantar ransomware cai de 60 para 4 dias

Os operadores de ameaças aceleraram significativamente a implantação de ransomware nos últimos anos, reduzindo o tempo gasto em um ataque de mais de 60 dias, em média, em 2019, para menos de quatro dias em 2021, de acordo com um relatório da IBM.

Em CISO Advisor

O ChatGPT pode ser usado para escrever malwares?

Por mais surpreendente que o ChatGPT e suas respostas sejam, podemos esperar que este chatbot seja usado para criar malwares sofisticados?

Por Cameron Camp em We Live Security


Conteúdo

Trilha de estudo em cibersegurança em 2023 – YouTube – Daniel Donda

  • 📖 Trilha de estudo
  • 👨‍💻Carreiras na área de cibersegurança
  • 💻Frameworks e melhores práticas
  • 📚 Livros recomendados para iniciar
  • 📚 Livros para pesquisa e entendimento
  • 🇺🇸 Inglês é necessário
  • 🎓Certificações
  • 📣Soft skills
  • 🗺 Eventos no Brasil
  • 🇺🇸 Treinamentos
  • 🎥 Canais no Youtube Brasil
  • 🎥 Canais no Youtube US
  • 💎Awesome Github – Repositórios para cibersegurança
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados