comportamento online dos colaboradores

Como acompanhar o que os colaboradores estão acessando na internet

Por melhor e mais preparada que seja sua equipe, os gestores sabem que boa parte do horário disponível para realização das atividades relevantes para empresa é desperdiçada com acessos indevidos na internet. Muitos colaboradores acabam perdendo produtividade ao acessar conteúdos irrelevantes para o negócio, como redes sociais, e-mails pessoais, e-commerces, sites de esportes, e até mesmo pornografia. Esse tipo de comportamento faz com que seja necessário monitorar o comportamento online dos colaboradores.

A internet está cheia de ferramentas que ajudam a otimizar a nossa rotina e tornar as atividades ainda mais práticas. Contudo, ela também conta com diversas distrações que prejudicam o bom andamento de um negócio. Por conta dos seus benefícios e da sua grande presença no mercado, a internet é um recurso indispensável.

De acordo com um relatório disponibilizado pela Raclaim.ai em 2022, apenas 12% dos trabalhadores são totalmente produtivos no trabalho. Esses dados evidenciam a necessidade de se contar com estratégias e recursos que aumentem o foco em prol da produtividade da empresa.

Por esse motivo, muitos gestores estão procurando maneiras de continuar utilizando as suas ferramentas no ambiente, mas sem prejudicar a produtividade dos colaboradores e a segurança no negócio. Para isso, surgiram diversas ferramentas voltadas para o monitoramento e controle de acesso à internet nas empresas, como as soluções da Lumiun.

Mas como realizar esse controle sem criar atritos com os colaboradores e causar alguma espécie de desconforto no ambiente de trabalho?

O mau comportamento na internet pode ser “fatal”

Desde o avanço da popularidade da internet, nós somos rodeados de ameaças e armadilhas que podem prejudicar a segurança dos nossos dispositivos e até mesmo favorecer a aplicação de golpes financeiros.

É importante que tenhamos em mente que a internet é uma ferramenta que deve ser utilizada com inteligência e assertividade dentro do horário de trabalho. Isso quer dizer que acessos indevidos são perigosos e podem trazer inúmeros prejuízos para a empresa.

Para exemplificar melhor essa situação, vamos citar um golpe cibernético muito aplicado na atualidade: o golpe de phishing. Através do phishing, os cibercriminosos se disfarçam de remetentes confiáveis como, lojas, instituições financeiras e outras empresas (em alguns casos até mesmo de remetentes conhecidos da lista de contatos) para enganar a vítima. Com esse golpe, o criminoso consegue disfarçar armadilhas na forma de anexos e links.

Esses anexos podem conter malwares que prejudicam o bom funcionamento dos dispositivos e criam pontos de vulnerabilidade nas máquinas da empresa. Através dessas brechas, os cibercriminosos conseguem acessar as informações armazenadas, roubar dados e aplicar golpes ainda mais prejudiciais, como tentativas de extorsão e ransomware.

Esses e-mails também podem vir acompanhados de links que redirecionam para páginas falsas criadas especificamente para fins maliciosos. Esses sites são construídos para que sejam muito semelhantes ou até mesmo idênticos às páginas de empresas conhecidas e confiáveis. Dessa forma, ele consegue induzir a sua vítima a erro e fazer com que ela forneça informações confidenciais, dados pessoais, informações de cartão de crédito, entre outros.

Pensando no cenário corporativo, esse tipo de comportamento pode causar inúmeros prejuízos para empresa, que vão desde o vazamento de informações confidenciais, como dados de clientes, fornecedores e parceiros, e até mesmo a extorsão através de golpes como o Ransomware. Entenda como essa ameaça cibernética funciona:

Acesso à internet x Produtividade

Dependendo da atividade exercida pela empresa, a internet pode ser indispensável para continuidade do negócio. Isso quer dizer que é impossível bloquear totalmente a internet dos colaboradores para evitar a perda de produtividade. Mas qual é a relação da internet com a produtividade dos funcionários?

Dentro de uma empresa, os funcionários contam com um tempo determinado para realização de todas as tarefas necessárias para continuidade do negócio. A contratação desses colaboradores é realizada de acordo com a quantidade de tarefas a serem realizadas levando em consideração a jornada de trabalho, seja ela de 4, 6 ou 8 horas.

Contudo, quando um colaborador deixa de executar a sua demanda para acessar conteúdos desnecessários na internet da empresa, essas tarefas ficam pendentes, podendo sobrecarregar outros colaboradores e até mesmo acarretar em atrasos na entrega.

Se apenas um colaborador que tem esse comportamento no ambiente de trabalho consegue causar este prejuízo, imagina se todos os funcionários passarem horas do seu dia em sites de entretenimento, lojas online, redes sociais, entre outras ferramentas.

Muitos dos recursos utilizados para realização das tarefas estão no ambiente online, e é importante que a empresa estabeleça um protocolo de controle de acesso que ajude os colaboradores a manterem o foco naquilo que é realmente importante para a estratégia do negócio.

O controle de acesso à internet ajuda a trazer uma gestão mais inteligente dos recursos e da mão de obra disponível para as tarefas da empresa. Além disso, ele também consegue agregar diversos benefícios para empresa, como:

Disponibilização de relatórios de acesso

Através de uma ferramenta eficiente de controle de acesso à internet, os gestores poderão contar com relatórios completos sobre o cenário de utilização da internet dentro da empresa. Esses relatórios conseguem informar que tipo de acesso está sendo realizado e quanto tempo está sendo desperdiçado em atividades tarefas que não tem relação com o negócio.

Calcular o desperdício de tempo da equipe

Com ajuda desses relatórios, os gestores conseguem determinar como está sendo o comportamento online dos seus colaboradores, e com base nisso, ter uma maior percepção de quanto tempo é desperdiçado dentro da empresa. Sabendo quais são as causas desse desperdício, os gestores conseguem fazer uma gestão de acessos mais específica e otimizada, que consiga atender às necessidades da empresa.

Identificar dispositivos contaminados

Como vimos anteriormente, o acesso indevido pode causar diversos prejuízos para empresa sendo um deles o risco à segurança digital. Contar com uma ferramenta de controle de acesso também vai ajudar os gestores a identificar dispositivos que estejam contaminados por algum aplicativo ou arquivo malicioso, e também a evitar que esse tipo de contaminação aconteça.

Melhor desempenho de rede

Uma vez que os recursos estão sendo direcionados apenas para tarefas relacionadas com a atividade da empresa, o desempenho da rede será otimizado. Acessos indevidos, além de prejudicar a produtividade do colaborador, também utilizam os recursos do negócio para tarefas desnecessárias. Alguns vírus e malwares são destinados apenas para prejudicar o desempenho das máquinas, muitas vezes transformando-as em computadores zumbis (máquinas que são controladas remotamente para a realização de ataques cibernéticos).

Dicas para ajudar a melhorar os resultados

Para que uma empresa consiga alcançar o seu sucesso e o crescimento esperado, é necessário que ela seja produtiva e entregue resultados cada vez melhores. Para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, é importante adotar algumas medidas e estratégias que ajudem os funcionários alcançar o desempenho esperado pela organização.

Para isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a aumentar a produtividade dentro da sua empresa e trazer resultados cada vez melhores:

Estabelecer um protocolo de gestão de tempo

A gestão de tempo é essencial para que os colaboradores consigam se organizar e entregar o desempenho esperado. Com tantas tarefas a executar no dia a dia, é essencial contar com medidas que ajudem a entregar mais organização e otimizar o tempo disponível para o trabalho. A gestão de tempo é imprescindível para quem busca organizar a sua rotina e trabalhar de forma mais inteligente.

Invista no ambiente de trabalho

Além de disponibilizar toda estrutura necessária para que os funcionários consigam realizar as suas tarefas, a empresa também precisa se preocupar com o clima organizacional.  Manter os seus colaboradores longe de problemas e motivados é muito mais do que apenas impor regras protocolos de comportamento: é necessário que a empresa escute os seus funcionários e saiba lidar com as situações que acontecem no dia-a-dia para evitar que pequenos problemas se tornem grandes desafios, prejudicando a produtividade durante o horário de trabalho.

Valorize a capacitação dos colaboradores


A força de trabalho dentro de uma empresa é o seu ativo mais importante. Investir nos seus funcionários é investir no seu negócio e nos resultados que você deseja alcançar. Um processo de capacitação ajuda a evoluir esses funcionários e agregar ainda mais valor e qualidade às tarefas que são realizadas durante o dia a dia. Quanto melhor preparada estiver a sua equipe, melhor será a produtividade, e por consequência, os resultados obtidos.

Tenha uma Política de Uso da Internet

A Política de Uso da Internet vai fornecer regras e bons hábitos para o comportamento online dos colaboradores da sua empresa. Com a ajuda desse documento, os gestores conseguirão instruir a equipe quanto aos riscos e às regras de segurança que devem ser seguidas para evitar as principais ameaças do mundo digital. A Lumiun tem um modelo completo para a criação de uma política de uso da Internet.

Fuja das armadilhas na internet

Embora essencial, a internet está cheia de armadilhas e ameaças que podem afetar a produtividade dos funcionários. Para evitar esse tipo de problema, é preciso contar com um sistema de controle de acessos que ajude os seus gestores a bloquear ameaças e trazer mais eficiência para a rotina.

Controle de acesso à internet é mais simples do que parece

O Controle de acesso à internet é uma estratégia muito inteligente e eficiente, que permite que a empresa acompanhe o comportamento online dos colaboradores e consiga, através de uma gestão mais assertiva, aumentar sua rentabilidade e a produtividade da equipe.

Realizar esse controle de forma manual pode ser um verdadeiro desafio, pois além de ser necessário realizar o bloqueio dos recursos em cada um dos dispositivos, os gestores não conseguiram determinar quais são os sites e recursos que estão minando a sua produtividade.

Por esse motivo, é necessário contar com um sistema de controle de acesso inteligente, como as soluções da Lumiun. Com a ajuda dos nossos produtos, você consegue monitorar o comportamento online dos seus colaboradores e realizar um controle mais eficiente do uso da internet dentro da empresa. Além de contar com uma política de uso da internet, utilizar esse tipo de ferramenta pode trazer muitos benefícios para as empresas que desejam melhorar os seus resultados e o seu posicionamento no mercado.

Você já conhece as soluções da Lumiun? Entre em contato e descubra tudo que as nossas ferramentas podem fazer para a produtividade do seu negócio!

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados