guia completo como bloquear sites

Como bloquear sites na empresa: um guia completo

O lançamento do Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa ganha ainda maior relevância se você for um empresário, gestor ou profissional de TI bem informado e consciente dos riscos e ameaças de ataques maliciosos e preocupado com a produtividade de sua empresa.

Sem dúvida, saber como bloquear sites nas empresas é cada vez mais importante para a segurança de dados e para a produtividade das equipes de trabalho. Ao mesmo tempo, uma demanda e uma solução simples e acessível para pequenas, médias e grandes empresas.

Você sabe quantos ataques cibernéticos cada uma das empresas existentes no mundo sofreu durante 2021?

Chega a ser inacreditável, mas foram 270! Quase um por dia!

Desde a multinacional com negócios globais até a quitanda da esquina, todas as empresas do mundo ficaram em situação de risco quase 300 vezes durante 2021.

É o que aponta o levantamento global da consultoria Accenture, de acordo com matéria da Folha de S.Paulo, assinada pela repórter Daniele Madureira e publicada no dia 22 de fevereiro de 2022.

Dentre outras informações importantes e alarmantes sobre ameaças cibernéticas contra empresas que o levantamento da Accenture realizado com 4.744 executivos de 23 diferentes setores econômicos de 18 países, inclusive do Brasil, revelou, a seguir, vamos destacar algumas.

Levantamento confirma a relevância de bloquear sites nas empresas contra ciberataques

Mais da metade das grandes companhias não combate ameaças de forma efetiva! 

Os ataques cibernéticos a empresas aumentaram 31% em 2021, comparado a 2020.

11% dos ataques virtuais foram bem-sucedidos e afetaram os sistemas das empresas.

Mais da metade das empresas (55%) não combatem ataques cibernéticos, nem fazem ideia de como ou o que as ameaça!

Entre os empresários, gestores ou profissionais de TI ouvidos nesse levantamento, 81% acreditam que a prevenção contra ciberataques é “uma batalha constante e o custo é insustentável”.

A maioria dos entrevistados acredita que aplicativos e serviços baseados em nuvem são mais eficientes e seguros do que aqueles que oferecem hospedagem local.

No entanto, 32% afirmam que essa solução de segurança de dados e de produtividade não foi utilizada no início do processo de gestão do acesso à internet em suas empresas.

Esse mesmo contingente (32%), por consequência, afirma que suas empresas “estão tentando recuperar o atraso” na gestão controle do acesso à internet e da segurança de dados.

Em contraste à sofisticação e o aumento dos ataques cibernéticos, 80% deles poderiam ser evitados com o investimento em ações simples e soluções como bloquear sites na empresa.

Um volume maior de investimento nem sempre significa maior segurança!

De fato, ao ler a reportagem na íntegra, fica claro que falta informação e conhecimento aos empresários, gestores e profissionais de TI. Uma infeliz e preocupante realidade, no Brasil e no mundo.

Da mesma forma, que a gestão estratégica e inteligente para bloquear sites nas empresas, controlar o acesso à internet, garantir a segurança de dados e aumentar a produtividade pode ser simples e acessível.

Nesse sentido, reforça o que afirmamos no início deste artigo: o lançamento do Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa ganha ainda maior relevância.

O número de ameaças virtuais e os prejuízos das empresas é ainda mais alarmante

Contudo, é bom lembrar que esse levantamento foi realizado comparando 2021 com 2020. Isto é, dentro do contexto e do cenário de pandemia.

Ou seja, ao analisar o período imediatamente anterior a esse levantamento (pré-pandemia), a evolução e o crescimento dos riscos de segurança no acesso à internet foi exponencial.

Mesmo que alarmante, o crescimento de 31% das ameaças virtuais no acesso à internet empresarial não expressa a real dimensão desse problema.

Basta ver que, em decorrência da crise sanitária mundial, “as notificações referentes a ataques cibernéticos cresceram 220% no primeiro semestre de 2021”, revelam dados divulgados pelo grupo Mz, conforme matéria e reportagem da CNN Brasil.

Ainda, segundo essa reportagem, o crescimento da atividade hacker está diretamente relacionada ao trabalho em regime de home office. Uma das muitas imposições e transformações digitais ocasionadas pela pandemia.

Enfim, a escalada dos riscos e ameaças virtuais foi exponencial no início da pandemia. E, conforme constatamos, continua a crescer.

Assista à reportagem completa (1:42) e tenha mais informações sobre esse assunto alarmante que, com toda a certeza, requer a atenção de empresários e profissionais de TI para a gestão do acesso à internet e a urgente adoção de medidas simples e eficazes como bloquear sites na empresa, por exemplo.

Um exemplo dos prejuízos de ciberataques é o sofrido pelas Lojas Americanas. Veja essa reportagem, também da repórter Daniele Madureira, para a Folha de S.Paulo: Americanas perde mais de R$ 100 milhões por dia com ataque hacker.

Segundo a matéria, até o dia 21 de fevereiro de 2022, a estimativa de especialistas era de que com “o ataque hacker iniciado no sábado (19) aos sites e aplicativos Americanas.com e Submarino, ambos do grupo Americanas” somado ao ataque a outro site do grupo (Shoptime), no dia 21, o prejuízo da não comercialização de produtos tenha ultrapassado os R$ 220 milhões.

Conheça os principais riscos à segurança de dados

Seguindo o raciocínio de que dados e informações são importantes para que empresários, profissionais de TI e gestores compreendam as vantagens e os benefícios do investimento na prevenção e no controle em gestão do acesso à internet, trazemos mais uma informação relevante.

O site de tecnologia TechTudo (Globo.com), publicou matéria de Marcela Franco sobre as “sete ameaças de segurança para ficar de olho em 2022”.

O texto alerta que ameaças digitais, riscos de segurança da internet e golpes on-line devem se tornar “ainda mais complexos e seletivos”.

Abaixo, está resumo das principais informações e alguns trechos da matéria. O conteúdo completo, pode ser acessado clicando aqui.

Estimativas de especialistas no mercado afirmam que ataques usando QR Code, infostealers, sofisticação de phishing com deepkfake e ransomware estarão entre as principais ameaças previstas para 2022. Outra área suscetível ao aumento do número de golpes envolve o mercado de criptomoedas.

A lista das sete ameaças que TechTudo reuniu é a seguinte:

Ransomware

O ransomware é um tipo de malware capaz de bloquear o computador ou criptografar arquivos para exigir resgate em dinheiro para o desbloqueio. Se acaso o pedido dos golpistas não for atendido, ameaçam vazar dados sensíveis e/ou sigilosos da empresa. O ataque malicioso invade o sistema quando os colaboradores das empresas clicam em anúncios, acessam sites ou e-mail fraudulentos. Em 2021, dentre muitos casos que ganharam os noticiários, destaco o Caso Renner.

Infostealers

Infostealer é um trojan que rouba informações com o objetivo de gerar uma recompensa financeira aos cibercriminosos ou preparar o terreno para futuros ataques. Os hackers são capazes de coletar dados bancários e logins de conta, além de fotos e documentos.

Web skimmers

Ataques de web skimmers têm lojas virtuais como principais alvos e devem ser intensos em 2022. Sem dúvida, a consolidação do hábito de fazer compras on-line contribui bastante para esse golpe, que consiste em infiltrar códigos maliciosos a fim de roubar dados dos cartões informados pelos consumidores na página de pagamento.

Ataques de phishing com deepfake

Deepfakes por áudio farão parte de ataques de phishing em 2022. A técnica consiste em substituir vozes em gravações para imitar funcionários, com o objetivo de convencer a vítima a fornecer dados confidenciais. Acredita-se que esse tipo de ataque deve ser direcionado a empresas que trabalham no regime home office, uma vez que os funcionários não estabelecem contato presencial entre si.

Ataques com malware em celulares

Cerca de 46% das empresas do mundo tiveram ao menos um funcionário fazendo download de um aplicativo móvel malicioso em 2020. Com a intensificação do home office, esse número subiu para 97% em 2021. Por isso, ataques a dispositivos móveis podem oferecer perigo em 2022. Também é provável a sofisticação dos ataques e a diversificação dos alvos.

Golpe com criptomoedas

Os golpes com criptomoedas também devem crescer em 2022. Como os cibercriminosos estão atrás de dinheiro, as moedas digitais se tornam cada vez mais populares e atrativas como alvos de hackers. Os ataques, conhecidos como cryptojacking, funcionam assim: a partir de links maliciosos, é instalado um malware que “sequestra a CPU” para minerar criptomoedas para os cibercriminosos. A técnica, além de ocasionar mau funcionamento do computador, também tem consequências no sensível aumento do consumo de energia elétrica. Ainda, existem golpes que oferecem opções de investimentos milagrosos por empresas falsas. Quando as vítimas realizam a compra de moedas virtuais, as supostas companhias somem.

Ataques usando QR Codes

O uso de QR Codes para acessar serviços e fazer pagamentos via Pix abriu nova janela de oportunidade para golpes. Como resultado, os reais códigos têm a URL aberta modificada, alterando o código QR. Nesses casos, a vítima é direcionada para uma página fraudulenta. Os hackers ainda podem usar QR Codes para instalar aplicativos com malware, que podem infectar o celular e roubar dados bancários.

Por fim, após conhecermos as tendências de ameaças virtuais mais frequentes para 2022 e sobre a sofisticação e complexidade dos cibercrimes, fica ainda mais claro a relevância do e-book Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa.

Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa

Saiba tudo sobre o processo de bloqueio de sites na empresa de forma simples, rápida e fácil.

Basta acessar e baixar o Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa.

O e-book foi contruido para que empresários, gestores e profissionais de TI, aprendam como e por que bloquear sites no ambiente corporativo.

No e-book Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa, além de outros interessantes materiais gratuitos, você vai encontrar informações e conhecimentos sobre:

  1. Por que bloquear sites é importante para empresas?
  2. Quando bloquear sites na empresa é recomendado?
  3. Vantagens da gestão do acesso à internet para empresas
  4. Bloquear sites do funcionários: sinônimo de segurança e de produtividade
  5. Uso do celular na empresa: é importante bloquear o acesso?
  6. Por que bloquear sites em home office?
  7. Qual ferramenta utilizar para bloquear sites na empresa?
  8. Como bloquear sites na internet da empresa com o Lumiun Box?
  9. Materiais gratuitos

Não deixe para depois, ou faça como a maioria dos entrevistados no levantamento da Accenture divulgado na matéria da Folha de S.Paulo!

Busque estar sempre bem-informado e saber mais para aumentar a produtividade dos colaboradores e a segurança da informação de sua empresa.

Os principais benefícios de bloquear sites na empresa

Que bloquear sites é uma importante solução para empresas porque é simples, útil e acessível para a gestão do acesso à internet, a segurança de dados e o aumento da produtividade já ficou claro.

É o que, na prática, os números e as informações ou, a desinformação, revelados no levantamento da Accenture confirmam.

De fato, vários problemas do dia a dia das empresas têm solução por meio desse importante processo de gestão.

Além disso, contribui para a melhoria e para o incremento de importantes indicadores, como produtividade e lucratividade. Do mesmo modo, bloquear sites é uma solução que reduz custos e mantém o foco no trabalho.

Então, não deixe de acessar e baixar, gratuitamente, o Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa. Clique aqui para saber como garantir mais segurança e produtividade para sua empresa.

Assine nossa newsletter semanal e receba mais notícias e materiais.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados