Como melhorar a governança de TI da sua empresa com o Lumiun Box

Como já tratamos em alguns materiais aqui no nosso blog, os ataques cibernéticos estão sendo uma pauta recorrente, principalmente por conta da necessidade de segurança que as empresas vêm lidando diariamente. Quando pensamos em segurança da informação, a proteção dos dados ganha destaque diferenciado, principalmente após a Lei Geral de Proteção de Dados

Dentro de uma empresa, a governança de TI ajuda a agregar um conjunto de métodos, políticas e práticas que, juntas, mostram como o setor de TI deve ser gerenciado. Para compreender melhor qual o papel dessa estratégia dentro de um negócio, assista a esse vídeo super interessante:

 

A gestão de TI possibilita o planejamento, construção,  execução e monitoramento de atividades de uma maneira inteligente e eficiente para uma empresa.

Governança de TI como ferramenta de aumento de produtividade

Por garantir um maior alinhamento dos processos com a estratégia do negócio, a governança de TI é uma ferramenta valiosa para uma organização. Independente do setor de atuação, a tecnologia é fundamental para garantir a continuidade das atividades de uma empresa. 

Com a ajuda da governança de TI, a empresa consegue gerenciar os riscos com mais assertividade e trazer mais segurança para as informações armazenadas. Uma das principais vantagens da governança de TI é o aumento da produtividade. 

Sabemos que todos os negócios da atualidade buscam formas cada vez mais inteligentes de aumentar a sua produtividade sem a necessidade de novos investimentos. Esse objetivo pode ser atingido com uma governança de TI bem estruturada e inteligente. 

Isso porque ela permite o direcionamento de recursos de uma forma mais equilibrada, ajudando a colocar em prática todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar. Uma gestão eficiente permite eliminar custos e trazer uma gestão de recursos mais efetivos. 

Governança corporativa através do Lumiun Box

Muitas vezes, apenas contar com uma Política de Uso de Internet não é o suficiente para a Governança Corporativa da sua empresa, sendo necessário tomar medidas mais assertivas. Nesse cenário, pode ser necessário utilizar um sistema de controle de acesso à internet robusto e confiável, que consiga entregar todos os recursos que a empresa necessita.

Uma das melhores ferramentas do mercado é o Lumiun Box. Com ele, a sua empresa poderá aumentar a produtividade e garantir um uso mais inteligente desse recurso tão importante que é a internet. Veja alguns dos benefícios:

  • Evita ataques à rede e aos sistemas da empresa, adicionando uma forte camada de proteção contra diversos tipos de vírus e malwares;
  •  Ajuda a reduzir a perda de produtividade e o desperdício de tempo durante a carga horária, bloqueando o acesso a sites indevidos durante o horário de trabalho.
  • Consolida informações realistas sobre o uso da Internet na empresa, oferecendo  relatórios que informam quais são os sites mais acessados, horários, categorias dos sites etc.
  • Ajuda na implementação de uma política de acesso à internet, com regras personalizadas baseadas na categoria dos sites, níveis de segurança e reputação e horários.
  • Conta com um painel de controle intuitivo, em português e de fácil utilização;
  • Proporciona uma rede mais segura, evitando acessos a sites nocivos e bloqueio de portas através do firewall;
  • Permite um controle mais assertivo dos acessos à internet, classificando-os de acordo com níveis de segurança;
  • Não necessita de configuração de servidores e softwares especiais, uma vez que é uma tecnologia baseada em nuvem;
  • As regras de acesso são aplicáveis a todos os dispositivos que são conectados à rede da empresa

Como evitar roubo e vazamento de dados

Adoção de políticas de segurança

Diante das graves consequências que podem ser causadas pelo roubo e vazamento de dados no meio empresarial, é muito importante que a empresa saiba como se proteger. As políticas de segurança ajudam a estabelecer um parâmetro adequado para aumentar a segurança das informações.

Utilizar a criptografia

Se o seu objetivo é melhorar a governança de TI, adotar a criptografia é extremamente recomendado para garantir uma camada extra de proteção aos dados armazenados e manipulados no negócio.  Ela consiste em um conjunto de técnicas que tornam os dados ilegíveis para usuários não autorizados. 

A criptografia é um dos métodos mais recomendados para empresas que buscam evitar os riscos de vazamento e roubo de informações. 

Ter uma política de confidencialidade

Dentro de uma empresa, os gestores e colaboradores devem ter plena consciência da importância de manter os dados sigilosos e obedecer a uma política de segurança pré-estabelecida. A criação de uma política de confidencialidade é essencial para garantir que todos os usuários entendam a importância disso. Essa política ajuda a estabelecer os paradigmas essenciais para manter a proteção dos dados e informações referentes ao negócio e à sua estratégia.

Os colaboradores precisam ser orientados quanto a importância da confidencialidade de informações e devem ter consciência de quais são as melhores práticas para garantir a segurança dos dados. 

Utilize a tecnologia a seu favor 

Muitas armadilhas na internet podem fazer com que os dados e informações de uma empresa acabem vulneráveis, e causem um imenso prejuízo para o negócio. Por essa razão é imprescindível que o negócio conte com ferramentas e recursos adequados como o Lumiun Box, que permite o controle de acessos inteligente e efetivo, reduzir a incidência de vazamento de informações,  aumentar o controle de acesso e a produtividade da equipe.

Controlar o acesso da internet dentro da sua empresa é muito mais do que apenas bloquear sites improdutivos. O controle de acesso permite que a empresa tenha uma gestão mais inteligente dos seus recursos e consiga manter os seus colaboradores focados naquilo que é realmente importante para a estratégia do negócio.

Uma das maiores vantagens do controle de acesso da internet para empresas que buscam  melhorar a governança de TI é que essa estratégia garante uma maior produtividade. Isso porque ao bloquear acessos indevidos, como sites de entretenimento, e-commerces, redes sociais e outros sites, os trabalhadores terão mais foco nas atividades realmente importantes para a organização.

Dados precisos para sua governança de TI

Contar com dados realistas pode fazer toda a diferença para uma estratégia de governança de TI. O Lumiun Box consegue entregar dados realistas sobre os acessos realizados dentro da empresa, garantindo uma gestão mais eficiente e inteligente. 

Os gestores terão acesso a dados consolidados sobre os padrões de acesso de cada um dos colaboradores, e com base nisso, poderão implementar medidas de controle mais assertivas.

A ferramenta certa para impulsionar os resultados de sua governança de TI

O Lumiun Box é a ferramenta ideal para negócios que buscam melhorar a governança de TI e entregar resultados cada vez melhores. Esse recurso, além de aumentar a produtividade dos trabalhadores, também é um valioso aliado de quem busca aumentar a segurança das informações armazenadas. 

Entre em contato conosco e descubra tudo que o Lumiun Box pode fazer pelo seu negócio!

Posts Relacionados