Como otimizar a governança de TI da empresa?

O TI é uma das áreas mais importantes para uma empresa. Otimizar o gerenciamento deste setor depende totalmente do uso da tecnologia e de políticas de segurança adequadas. Com ajuda da tecnologia, os gestores conseguem eliminar processos inadequados e ações que não apresentam eficiência necessária aos objetivos da empresa. Otimizar a governança de TI ajuda o negócio a estabelecer um diferencial competitivo no mercado e alcançar o sucesso.

Para que isso seja possível, a empresa precisa estabelecer estratégias que ajudem a otimizar as rotinas dentro do setor de TI e trazer um desempenho superior para as ferramentas que já são utilizadas. 

Para te ajudar, preparamos este material com algumas dicas essenciais para otimizar a governança de TI do seu negócio, confira!

Como identificar as possibilidades de melhoria? 

Para que seja possível estabelecer estratégias mais eficientes, a empresa precisa identificar os pontos de melhoria dentro do seu setor de TI, como veremos a seguir:

Observe o seu gerenciamento de ativos

Uma das tarefas que é responsabilidade da Governança de TI é catalogar todos os bens e ativos tecnológicos do negócio, como banco de dados, hardwares, softwares, câmeras e demais dispositivos que estejam relacionados com as atividades. Sem esse controle, fica muito mais difícil verificar se há a necessidade de trocar equipamentos, realizar manutenção preventiva, atualizar os sistemas e muitas outras obrigações.

Realize o mapeamento dos problemas de segurança

Com formas cada vez mais eficientes de invadir sistemas e roubar informações, as empresas precisam contar com recursos que ajudem a proteger os seus dados e informações armazenadas. Informações de fornecedores, dados de clientes, relatórios, planejamentos, folhas de pagamento… Tudo isso pode prejudicar muito o negócio caso estejam em mãos erradas.

Os responsáveis por otimizar a Governança de TI devem saber quais são os principais problemas de segurança do setor a fim de estabelecer protocolos para aumentar a eficiência dos processos. Veja aqui como fazer o mapeamento dos problemas de segurança dentro do seu TI:

Confie nas soluções baseadas em nuvem

As soluções disponibilizadas em nuvem ajudam a reduzir a incidência de falhas de hardware e de software. O armazenamento em um ambiente virtual ajuda a manter a segurança e trazer um pouco mais de tranquilidade para o setor de TI. Esse recurso permite reduzir custos, melhorar a capacidade operacional, garantir maior estabilidade e muitos outros benefícios. 

A governança de TI não é um custo

A governança de TI dentro da sua empresa deve ser tida como um investimento. Ainda que gere algum tipo de custo para empresa, a governança de TI  costuma entregar bons resultados e aumentar a eficiência dos processos. Dessa forma, ela deve ser uma prioridade dentro do planejamento estratégico do seu negócio.

Qual o papel da sua equipe?

É preciso entender que o papel da equipe de TI não consiste apenas em realizar a manutenção e fornecer suporte para as tecnologias utilizadas pelo negócio. O setor de TI deve ser estratégico e inteligente, fundamentado em boas práticas para garantir o crescimento da empresa. 

Por essa razão, a equipe de TI precisa conhecer totalmente como funciona a operação do negócio, a concorrência no mercado, as tecnologias utilizadas e os recursos disponíveis, além dos processos produtivos e as principais falhas dentro da empresa. 

Com base em tudo isso, o setor de TI consegue ser mais assertivo e eficiente com relação às atividades que influenciam o andamento da empresa a fim de potencializar o seu desempenho e trazer resultados cada vez melhores. 

Como otimizar a governança de TI com o Lumiun Box?

Totalmente baseado em nuvem, o Lumiun Box é um serviço que pode trazer mais segurança e proteção para sua empresa, protegendo de ameaças e fazendo com que a sua rede seja mais segura e aumentando a produtividade da sua equipe. Com essa ferramenta, a sua empresa poderá:

  • Adicionar uma camada de proteção mais forte para evitar ataques cibernéticos;
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • Trazer informações realistas e consolidadas sobre o uso da internet dentro da empresa;
  • Ajudar a implementar uma política de acesso à internet com regras específicas e baseadas nas categorias de uso, níveis de segurança, reputação, horários e tipos de acesso;
  • Contar com painel intuitivo e de fácil utilização ;
  • Aumentar a segurança da rede e controlar o uso da internet com mais eficiência;
  • Contar com um recurso que não necessita de configuração de servidores e softwares especiais;
  • Contar com sistema sempre disponível e acessível;
  • Garantir a aplicação das regras de acesso a todos os dispositivos que estão conectados à rede local da empresa ou acessando remotamente. 

Mais eficiência e segurança: fortalecendo sua governança de TI 

Para garantir o fortalecimento e otimizar a governança de TI, a empresa pode implementar uma série de ações e protocolos para trazer mais assertividade aos processos, como:

Mapeamento dos processos críticos

Esse mapeamento é realizado para verificar se os principais objetivos da organização estão recebendo a atenção necessária pela equipe. É importante que os responsáveis pela governança entendam os processos críticos do setor em sua totalidade para que consigam estabelecer estratégias mais eficientes.

Definir responsabilidades 

Cada um dos processos e responsabilidades deve ter uma equipe definida para garantir que nada passe despercebido. Cada processo dentro da empresa deve possuir um responsável para garantir a sua continuidade e manter as suas demandas. Com isso, é possível garantir que todas as tarefas sejam cumpridas de acordo com o pré-estabelecido. 

Definir a estrutura organizacional do setor de TI

Mais do que apenas um organograma organizacional do setor deve acompanhar toda a dinâmica do que acontece no setor. Levando em consideração a cultura da organização, os processos de gestão, quantos profissionais estão ativos, entre outros fatores.

A qualidade é essencial para o sucesso

A governança de TI é uma das estratégias mais importantes para garantir a eficiência dos processos realizados. Quanto melhor for a Governança de TI dentro do negócio, melhores serão os resultados obtidos pela empresa.

O Lumiun Box é a ferramenta ideal para negócios que buscam melhorar a governança de TI e entregar resultados cada vez melhores. Esse recurso, além de aumentar a produtividade dos colaboradores, também é um valioso aliado de quem busca aumentar a segurança das informações armazenadas. 

Agende uma demonstração e descubra tudo que o Lumiun Box pode fazer pelo seu negócio!

Posts Relacionados