fortalecendo a parceria escola-pais

Escola-família: estratégias para reforçar a parceria

A parceria da família com a escola é fundamental para garantir o bom desenvolvimento e segurança das crianças. Além de exercer um papel imprescindível na formação e educação dos cidadãos, a escola também apresenta uma grande responsabilidade quanto à segurança emocional e física de todos os alunos. Para que isso seja possível, é fundamental estabelecer uma parceria escola-família que permita um processo de comunicação assertivo e eficiente.

No último dia 24 de Janeiro foi comemorado o Dia Internacional da Educação, uma data criada para o reconhecimento da importância do ensino no desenvolvimento das crianças e na aquisição de consciência dos Direitos Humanos de todos. Estabelecida pela Organização das Nações Unidas, essa data serve como uma forma de reforçar o papel das instituições de ensino e da participação dos pais no processo de educação das crianças.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reforça a importância da educação e o valor que esse processo tem perante a formação de bons cidadãos:

Contudo, precisamos lembrar que, embora seja responsabilidade das escolas garantir o ensino e a educação dos alunos, essa participação não acontece de forma unilateral. A parceria escola – pais também é de extrema importância para otimizar o aproveitamento do ensino estabelecido e garantir que o processo educacional ocorra da melhor maneira possível.

É necessário compreender que, embora seja o papel da escola proporcionar uma formação intelectual e acadêmica, o desenvolvimento humano e o estabelecimento de princípios e valores deve acontecer com a participação de todos. Ou seja: os pais devem estar presentes em todo o processo educacional para garantir uma formação completa e oferecer todo o suporte afetivo e emocional necessário para esse desenvolvimento.

Quanto mais participativos forem os pais no cotidiano da criança, melhores serão os resultados obtidos no dia a dia. Independentemente do tipo de instituição na qual a criança se encontra, essa colaboração contínua consegue entregar mais assertividade e qualidade para todo o aprendizado.

Navegue pelo conteúdo deste artigo:

Importância da parceria escola-família

Os familiares e pessoas que fazem parte do dia a dia e crescimento de uma criança também apresentam um papel crucial em todo o processo de formação e educação dos estudantes. Juntamente com a escola, esse contato contínuo vai permitir um desenvolvimento completo e a melhoria do bem-estar dos alunos.

É necessário lembrar que o ambiente familiar é responsável por contribuir com o desenvolvimento de alicerces para o processo de educação das crianças. É nesse ambiente que são assimilados os valores, linguagem, dinâmicas sociais e comportamentos que serão expressados no decorrer da vida.

 Por muitos anos foi delegado apenas a escola o papel na formação e educação dos estudantes, e como resultado disso, muitos fatores e competências foram pouco valorizadas. O que acontece é que, ao estabelecer uma parceria escola-família, é possível contribuir não só para a formação acadêmica, como também no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, comunicação mais assertiva, ética e empatia no convívio em sociedade.

Embora as escolas consigam fornecer conhecimentos técnicos e capacidade acadêmica, é somente através de uma parceria entre a escola e os familiares que esse aluno poderá entender a sociedade em que ele está inserido e quais são as expectativas quanto aos seus valores e comportamentos.

Nesse sentido, quanto mais comprometidos estiverem os familiares e de ensino, mais preparado estará esse aluno para exercer o seu papel como cidadão e garantir a evolução da sociedade como a paz.

Presença dos pais na escola

Com base em tudo que mencionamos acima, a presença dos pais na escola é fundamental. Isso significa que mais do que apenas escolher uma boa instituição e garantir que o aluno tenha toda a infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento, a participação dos familiares na rotina acadêmica dos alunos é indispensável.

Moacir Gadotti, educador brasileiro, dando segmento ao pensamento de Paulo Freire, enfatiza a importância da parceria escola-família voltada para uma mudança de paradigmas. Dessa forma, a família abandona “hábitos antigos de passividade para hábitos novos de participação” Gadotti (1996, p. 96). É possível corroborar, com isso, a importância do engajamento e da participação dos familiares na rotina escolar.

Além de proporcionar a sensação de acolhimento e valor que essa criança terá com relação ao seu convívio, a parceria escola-família é fundamental para melhorar o rendimento e garantir um aprendizado mais completo. Quando os familiares se encontram ativamente participativos na rotina escolar e cotidiano da criança, a expectativa é que o aluno demonstre mais interesse e se sinta mais apoiado e amado.

Outro aspecto importante é que muitos comportamentos inadequados ou dificuldades que a criança apresenta acabam sendo notados no ambiente escolar. Ao participar ativamente da vida escolar da criança, os familiares conseguem, juntamente com os profissionais de educação, estabelecer formas de enfrentar os desafios do dia a dia e garantir que essa criança tenha todo o suporte necessário.

Escola e família aliados no rendimento escolar

Como dissemos anteriormente, a presença dos familiares na rotina acadêmica das crianças é de extrema importância para conseguir identificar possíveis carências ou dificuldades. Isso significa que pais mais presentes conseguem contribuir com o rendimento escolar e garantir um aprendizado ainda mais efetivo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), os alunos que contaram com a participação dos familiares na rotina escolar puderam entregar um desempenho superior. Os resultados desse estudo são surpreendentes: os alunos que tiveram participação familiar alcançaram 414 pontos, enquanto o grupo que não contou com esse acompanhamento de forma contínua alcançou 357 pontos.

O trabalho em conjunto com os profissionais da educação vai, não só garantir que todos compreendam as dificuldades e necessidades dos alunos, como também permite o desenvolvimento de estratégias mais eficientes para contribuir com a melhora desse desempenho. Considerando que cada um apresenta suas particularidades e necessidades específicas, essa união entre a família e a escola vai permitir que esse aluno tenha um apoio completo.

Muitas vezes as crianças apresentam necessidades ou dificuldades que apenas se demonstram no ambiente escolar e no convívio com outros colegas. Se os pais se mantiverem preparados para identificar e combater essas dificuldades, melhores serão os resultados a longo prazo.

O que os pais esperam da gestão escolar?

A escola e o ambiente familiar representam pilares fundamentais para a formação de valor e proporcionam juntos uma educação completa. Assim como os profissionais envolvidos nesse processo tem expectativas quanto à participação e envolvimento dos familiares, os pais também apresentam expectativas quanto à gestão escolar.

Essas expectativas devem ser estudadas e avaliadas para que os pais se sintam mais acolhidos e tenham mais segurança quanto à presença do seu filho nessa instituição. Veja a seguir as principais necessidades apresentadas pelos pais quanto à gestão escolar:

Comunicação transparente

Saber o que acontece na escola é uma das principais demandas dos pais com relação às instituições frequentadas pelos seus filhos. Nesse sentido, não falamos apenas do desempenho acadêmico dos alunos, mas também quanto a eventos, ações desempenhadas pela escola, necessidades apresentadas pelas crianças, etc.

Por essa razão, a comunicação entre a escola e os familiares deve ser feita de maneira clara e transparente. Dessa forma é possível garantir que todos tenham acesso às informações e evitar que haja uma sensação de descaso com relação à escola.

Escuta ativa

A escuta ativa é fundamental em qualquer dinâmica social ou comercial da atualidade. É muito importante que ambas as partes tenham as suas necessidades e questionamentos ouvidos para que, juntos, seja possível estabelecer melhorias e diálogos mais eficientes.

Mais do que apenas trocar informações, a escuta ativa permite que a informação entregue seja absorvida e entendida. Dessa forma, é possível criar um ambiente escolar ainda melhor e com uma integração mais assertiva dos familiares com a instituição.

Integração

A criação de um currículo completo e eficiente com certeza vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico do aluno. Entretanto, esse não é o único aspecto que deve ser considerado durante a rotina escolar. É necessário também garantir a integração das crianças com a família e a instituição de ensino para que todo esse processo aconteça de maneira mais eficiente.

O desenvolvimento de atividades que incluam os familiares é imprescindível para que o processo de educação aconteça com base nas expectativas tanto da instituição quanto dos familiares. Além disso, os alunos se sentirão mais acolhidos diante da participação dos seus familiares na sua rotina.

Essa integração também pode contar com a ajuda de recursos tecnológicos que permitam que os familiares consigam se integrar com a rotina escolar sem abrir mão da sua rotina. Para isso, a escola pode disponibilizar um e-mail ativo, um serviço de mensagens de textos, ou perfis em redes sociais que permitam que os pais visualizem de maneira completa como está sendo o processo de educação dos seus filhos. Essas plataformas também podem ajudar a estabelecer um calendário escolar e tirar dúvidas dos familiares.

Além do suporte acadêmico

Os recentes acontecimentos mundiais, como a pandemia da covid-19, evidenciaram a necessidade apresentada quanto à saúde mental e bem-estar dos alunos. Por conta do isolamento social, por exemplo, muitas crianças acabaram impactadas e desenvolveram ansiedade, prejudicando o seu convívio social e o seu desempenho escolar. 

É fundamental que a escola ofereça suporte psicológico para os alunos e que consiga compreender as suas necessidades, além da matriz curricular. Dessa forma, os pais terão mais confiança quanto ao ambiente escolar e a rotina que é estabelecida para os seus filhos. 

Segurança e bem estar

Sabemos que é responsabilidade da instituição garantir a integridade física das crianças enquanto elas estiverem no ambiente escolar. Para isso, a escola pode adotar uma infraestrutura mais segura que permita que todos se mantenham protegidos durante o horário de aulas.

Contudo, além da integridade física, a escola também precisa garantir o bem-estar e a saúde mental dessas crianças. Como vimos ao longo dos anos, existem no ambiente digital diversas ameaças que podem representar um grande risco para as crianças, como os desafios das redes sociais e Trends que circulam no ambiente digital. Por esse motivo, é fundamental estabelecer estratégias que permitam bloquear esses perigos e evitar que elas causem qualquer tipo de problema para as crianças e os seus familiares.

Fortalecendo a parceria escola-família: estratégias para demonstrar valor

Existem atualmente diversas instituições de ensino que oferecem basicamente os mesmos recursos e formação para as crianças. Por esse motivo, as escolas precisam adotar estratégias que agreguem valor para sua imagem e que consigam transmitir para os familiares a segurança que eles esperam.

Dentre as principais estratégias para garantir esse de papel de destaque, podemos citar:

Valores da instituição

É fundamental que os pais saibam quais são os valores implementados pela instituição e qual a forma que a escola lida com as questões do dia a dia. Esses valores costumam ser transmitidos para os alunos, e por esse motivo, é uma grande preocupação entre os familiares.

Embora seja óbvio, a instituição de ensino deve demonstrar aos familiares e aos alunos que possuem exatamente o que está sendo buscado. Nesse sentido, é fundamental entender o que é valorizado pelos familiares e como essa necessidade pode ser entregue pela instituição.

Por exemplo: se é uma grande preocupação para os pais a saúde mental dos seus filhos, é importante que a escola demonstre como esse aspecto é entendido e valorizado pela instituição. Para isso, é fundamental implementar medidas anti bullying, apoio psicopedagógico, acompanhamento escolar, conversa com especialistas, entre outros.

Estrutura física

Como dissemos acima, muitas instituições de ensino apresentam características semelhantes, sendo fundamental estabelecer um diferencial que ajude a escola a se destacar. Além de proporcionar uma matriz curricular de qualidade, essa escola deve apresentar uma estrutura física adequada e diferenciada.

Isso significa que é possível implementar laboratórios bem equipados, áreas de convívio, acessibilidade, entre outras medidas para garantir que todos os alunos sejam bem atendidos e acolhidos na instituição.

Método de ensino

O método de ensino também é um aspecto fundamental no processo de destaque e diferenciação perante a  concorrência. O método escolhido deve ser feito através de uma pesquisa intensa sobre as melhores estratégias da atualidade com o objetivo de entregar uma educação completa e eficiente.

Mais do que apenas ensinar, a escola também precisa proporcionar as ferramentas necessárias para que esse aluno consiga se desenvolver da melhor maneira possível e alcançar seus objetivos no futuro.

Corpo docente qualificado Atendimento personalizado

Somente será possível garantir que a instituição se destaque perante as outras concorrentes se o seu método e qualidade de ensino forem implementados com a ajuda de profissionais qualificados. Por esse motivo, é essencial contratar uma equipe que esteja preparada para as necessidades dos alunos e entregar da melhor forma as metodologias e objetivos oferecidos pela escola.

É importante lembrar que existe um voto de confiança feito pelos pais, que confiam na instituição de ensino para garantir a saúde, integridade e educação dos seus filhos. Por esse motivo, contar com uma equipe de profissionais capacitados é indispensável. Nesse sentido, nos referimos não apenas aos professores como também a todos os profissionais que fazem parte do convívio escolar das crianças.

Atendimento personalizado

Proporcionar um atendimento personalizado vai ajudar a melhorar o contato dos familiares com a instituição de ensino. Atualmente, os pais esperam que a escola forneça um atendimento adequado para que as suas dúvidas e necessidades sejam ouvidas e atendidas conforme necessário.

Por esse motivo, investir em atendimento é uma prioridade dentro das instituições de ensino. A escola precisa demonstrar para os familiares que os seus filhos não são apenas um número dentro da instituição e garantindo um processo de comunicação mais inteligente e transparente. Eventos que unam os estudantes com seus familiares dentro do ambiente escolar, por exemplo, costumam fortalecer laços e ajudam a demonstrar como cada um dos estudantes é visto pela instituição.

Uso de tecnologias para otimizar o aprendizado Segurança online

A utilização de tecnologia no dia a dia escolar se tornou uma realidade em praticamente todas as instituições de ensino do país. O avanço da transformação digital também trouxe ferramentas eficientes que ajudam a contribuir com o processo de aprendizado e garantir que os seus alunos tenham uma infraestrutura completa no seu dia a dia escolar.

Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas pelas escolas, muitas delas aliadas ao material acadêmico utilizado pelos alunos. Por essa razão, a escolha do conteúdo e da metodologia utilizada deve levar em conta a utilização de ferramentas tecnológicas que contribuem para o processo de ensino.  Plataformas como o Google Education e o Kahoot (plataforma de jogos educativos), por exemplo,  são muito utilizadas para trazer mais interatividade e dinamismo para a rotina escolar.

Segurança online

Recentes acontecimentos evidenciaram a necessidade de proteção digital para as crianças e adolescentes. Os desafios da internet que são disseminados através de plataformas de redes sociais e de jogos acabam atraindo crianças e adolescentes para comportamentos perigosos.

Por conta dessa necessidade, é fundamental que a instituição de ensino adote uma ferramenta de proteção que ajude a manter os seus alunos longe dos perigos digitais. Uma ferramenta de controle de acesso à internet pode ajudar a bloquear conteúdos maliciosos ou violentos e evitar que as crianças tenham acesso a esse tipo de informação.

A importância da proteção digital para solidificar a relação escola-família

Sabemos que a segurança das crianças  tem um aspecto prioritário no momento de escolha por uma instituição de ensino. O que precisamos entender é que, além da integridade física, também é necessário cuidar da segurança online.

Como mencionamos, os desafios presentes na internet podem ser extremamente perigosos para crianças e adolescentes, sendo necessário adotar recursos que ajudem a bloquear esse tipo de conteúdo. A internet é um ambiente muito completo e necessário, mas também está repleta de conteúdos maliciosos e perigosos.

Estabelecer um controle de acesso à internet vai ajudar a aumentar a segurança digital e evitar que ameaças desse tipo consigam chegar até os alunos. Considerando que diariamente os cibercriminosos desenvolvem maneiras mais eficientes para implementar armadilhas, desviar informações e coletar dados pessoais, a implementação de recursos de segurança é vital.

A relação escola-família tem como responsabilidade garantir que as crianças e adolescentes estejam protegidos não só fisicamente, mas também dessas ameaças presentes no ambiente digital. É muito comum que os cibercriminosos escondam conteúdos violentos ou pornográficos em páginas aparentemente inofensivas, fazendo com que as crianças tenham acesso a esse tipo de conteúdo.

Contar com recursos de segurança é uma estratégia indispensável dentro das instituições de ensino, ajudando a manter o ambiente digital livre dessas ameaças e a garantir que seus alunos se mantenham sempre protegidos.

| Como as escolas podem melhorar a segurança online: um guia para educadores

Segurança online Internet segura com controle de acesso à internet das escolas

Sabemos que boa parte das instituições de ensino utilizam recursos tecnológicos para otimizar e complementar o processo de formação das crianças. Esses recursos são extremamente importantes, devendo ser utilizados da melhor maneira possível e, principalmente, com segurança.

Entretanto, considerando que esses recursos precisam de acesso à internet para funcionar, muitas crianças acabam se desviando dessas ferramentas e utilizando a internet para outros fins. Por esse motivo, a escola deve implementar ferramentas de segurança que bloqueiam conteúdos maliciosos ou perigosos mantendo seus alunos longe dos perigos digitais.

A Lumiun desenvolveu ferramentas assertivas e completas que podem ser utilizadas pelas instituições de ensino que desejam aumentar a sua proteção. O Lumiun for Education possui soluções exclusivas para aumentar a proteção dos alunos e aumentar o foco das aulas.

Com a ajuda da ferramenta certa e da parceria escola-família, é possível garantir uma educação mais completa e segura a todos.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados