segurança digital

7 Dicas essenciais para melhorar sua segurança digital e proteger os dados da empresa

Os problemas de segurança digital na atualidade vêm causando consequências cada vez mais drásticas para as empresas. Desde as primeiras polêmicas de vazamento de dados, como aconteceu com o escândalo de vazamento de dados do  Facebook em 2018 e resultou no pagamento de uma multa de R$ 6,6 milhões, muitas empresas vêm buscando soluções inteligentes e eficientes que ajudem a manter os seus dados mais protegidos.

A nossa rotina está cada vez mais relacionada com a internet. Com o avanço da transformação digital, fez-se necessário buscar ferramentas e alternativas que ajudassem a aumentar a segurança dos dispositivos, redes e informações. Foi nesse contexto que a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados foi criada e implementada, trazendo os parâmetros essenciais para as empresas garantirem uma maior segurança para suas informações e recursos.

Pensando nisso, listamos dicas indispensáveis que podem te ajudar a se manter ainda mais seguro e contribuir para a segurança digital na sua empresa.

O que é segurança digital?

De forma simplificada, a segurança digital consiste em um conjunto de práticas, processos e medidas voltadas para a proteção de dispositivos, servidores e redes, a fim de mitigar e controlar possíveis ameaças.

Muitas pessoas confundem esse conceito com a segurança da informação, o que é um erro muito comum. Contudo, a segurança da informação é uma metodologia focada na proteção dos dados e informações, enquanto a segurança digital é um pouco mais abrangente, protegendo as operações e as atividades que são realizadas no ambiente digital.

Dessa forma, podemos entender que não existe segurança da informação sem a segurança digital,uma vez que, se os seus dispositivos e redes estão comprometidos, os seus dados e informações armazenadas também estarão. Entenda melhor essas diferenças com esse vídeo explicativo:

De nada adianta contar com soluções voltadas para a proteção dos dados, como nuvens privadas e criptografia, se a sua rede não está preparada para se proteger de ameaças.

Os ataques virtuais podem causar imensos prejuízos para o negócio, e por esse motivo estabelecer um protocolo de segurança digital na sua empresa é muito mais do que uma alternativa: se tornou essencial. Os ataques cibernéticos da atualidade tem um grande foco no vazamento, destruição e controle de informações sigilosas, podendo prejudicar consideravelmente a continuidade das suas atividades.

A IBM disponibiliza um relatório anual de segurança digital que informa o custo de violação de dados para as empresas e negócios de todos os setores. a pesquisa de 2022 é conduzida pela Ponemon Institute e pela IBM Security, e relatou que, somente em março de 2022, 550 organizações no mundo sofrem ataques cibernéticos, apresentando um custo médio de R$ 6,45 milhões para cada ataque de violação de dados, apresentando um aumento de quase 10% em comparação aos últimos anos.

Esse relatório também apresentou informações muito importantes, por exemplo:

  • O tempo médio para identificar e conter um processo de violação de dados é de 347 dias;
  • Uma das principais violações são as aplicadas atravéis das vulnerabilidades em software de terceiros;
  • Apenas 25% dos negócios nacionais possuem uma automação de segurança totalmente implementada.

Principais problemas de segurança na atualidade

Todos os dias, os cibercriminosos encontram formas mais ardilosas e eficientes para conseguir corromper sistemas e roubar informações. Por conta desse constante evolução, é importante se manter atualizado quanto aos principais riscos cibernéticos que podem prejudicar a segurança digital da sua empresa.Veja a seguir as principais ameaças da atualidade:

Vazamento de dados

O vazamento de dados consiste no acesso indevido de dados confidenciais e sigilosos de uma pessoa ou de uma empresa. Esses dados podem ser coletados, divulgados ou repassados para outras empresas ou cibercriminosos.

Esse tipo de ataque vem ganhando grande visibilidade, principalmente por conta dos riscos que ele apresenta para suas vítimas. Pessoas físicas podem ter informações sigilosas vazadas e estarem sujeitas a diversos tipos de golpes financeiros, e empresas podem ter a imagem do seu negócio prejudicada por conta do vazamento de informações.

Os dados mais comumente vazados são credenciais de acesso (como senhas e nomes de usuários), dados financeiros, números de contas bancárias e cartões de crédito, documentos pessoais, contatos, entre outros.

O ano de 2023 já começou com um grande vazamento de dados da plataforma Deezer. O Deezer é uma das principais ferramentas de streaming musical utilizadas no mundo e sofreu um vazamento de dados substancial há dois dias. Mais de 220 milhões de usuários foram prejudicados, incluindo 37 milhões de brasileiros.

Os cibercriminosos divulgaram informações de e-mail, endereço de IP e data de nascimento dos usuários da plataforma. Embora a equipe do Deezer tenha informado que não houve o vazamento de dados sensíveis, eles também recomendaram a alteração dos dados de acesso para garantir a segurança das suas informações.

Ataque de DDoS

O ataque de DDoS, também conhecido como ataque de negação de serviço distribuído, é uma ameaça que vem ganhando cada vez mais visibilidade. O seu principal objetivo é, se aproveitando da vulnerabilidade do servidor, tornar uma página ou rede indisponível através da sobrecarga.

Para isso, ele envia solicitações de diversas origens de forma simultânea, fazendo com que a rede não consiga suportar os acessos. Por melhor que seja a sua infraestrutura, os servidores conseguem atender a uma determinada quantidade de solicitações, de forma que quando essa quantidade é exacerbada, as respostas ficam mais lentas do que o usual ou até mesmo são totalmente ignoradas.

Ransomware

O ataque do tipo Ransomware é um dos que mais geram prejuízos financeiros para as empresas. Isso porque, mais do que apenas coletar dados indevidos, os cibercriminosos exigem o pagamento de um resgate para devolver o acesso às informações que foram bloqueadas ou criptografadas.

Geralmente esse resgate é cobrado em criptomoedas, causando um imenso prejuízo financeiro para as suas vítimas e tornando muito mais difícil o seu rastreamento.

Já no início de 2023, a CPTM sofreu um ataque de Ransomware, onde os cibercriminosos exigiram a quantia de U$ 500 mil como pagamento de resgate.

Malwares e vírus

Malware é uma ameaça cibernética que consiste em um conjunto de ferramentas e recursos cujo objetivo é infectar os dispositivos, fazendo com que eles executem funções não solicitadas.

Um malware pode infectar todas as máquinas de uma empresa sem que os usuários percebam a ameaça, podendo vir através de diversos caminhos, como:

  • Através de arquivos corrompidos recebidos por e-mail de phishing;
  • Páginas na internet que não são seguras;
  • Links maliciosos em publicidade falsa;
  • E muito mais.

Por consistir em um conjunto de programas maliciosos, os malwares também incluem os vírus, que infectam as máquinas e se espalham, prejudicando funções, executam tarefas não solicitadas ou corrompem arquivos e documentos.

Dicas essenciais de Segurança Digital

Boa parte das atividades que realizamos rotineiramente é feita através da internet, por esse motivo é necessário contar com ajuda de recursos que ajudem a manter esse ambiente mais seguro.

Embora traga inúmeras vantagens, a internet também pode ser a porta de entrada para diversos golpes financeiros que causam grande impacto para as pessoas físicas e jurídicas.

Por esse motivo, separamos algumas dicas de segurança digital que podem te ajudar a garantir ainda mais segurança nesse ambiente digital e te ajudar a proteger os seus dados e informações.

1. Utilize conexões confiáveis

Com o crescimento do Home Office muitas pessoas estão utilizando redes residenciais e públicas para realizar as suas atividades. Contudo, não é qualquer rede wi-fi que é segura, podendo representar uma grande ameaça para as empresas, principalmente as conexões gratuitas.

Por essa razão, é muito importante ter o cuidado redobrado com as conexões de rede utilizadas. Essas redes podem corromper dados, coletar informações sem que o usuário perceba e criar pontos de vulnerabilidade que favorecem a aplicação de diversos outros golpes.

Para empresas que precisam de uma conexão mais segura para os trabalhadores remotos, uma solução eficiente é a VPN. Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual é um tipo de conexão que permite que os colaboradores realizem o acesso remoto aos sistemas da organização, de forma segura. Isso porque apenas dispositivos que possuem as credenciais de segurança necessárias conseguem ter acesso a essas redes.

2. Fortaleça suas senhas

Embora essa seja uma dica já considerada “básica”, é sempre importante salientar a importância de se utilizar senhas seguras em todos os seus acessos e aplicações.

É essencial que as senhas utilizadas sejam de difícil dedução, evitando datas de nascimento, nomes de animais de estimação, caracteres repetitivos… Tudo isso facilita o trabalho do cibercriminoso que deseja acessar indevidamente os seus dados. Utilize sempre letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números, que ajudam aumentar a segurança da sua senha.

O relatório Senhas e biometria no Brasil de Novembro 2022, realizado pela Mobile Time/Opinion Box, demonstrou que mais de 18% dos brasileiros já relataram algum problema de segurança em ferramentas e serviços relacionados às senhas utilizadas. Esse relatório também disponibilizou uma lista com as senhas mais utilizadas (e, é claro, menos seguras), que inclui:

  1. 123456
  2. Brasil
  3. 123456789
  4. 12345
  5. 12345678
  6. 102030

Confira a lista completa de senhas comuns nesse artigo da Olhar Digital.

Além disso, também pode ser utilizada a autenticação de dois fatores, ou seja: você pode acrescentar uma camada de segurança que vai tornar o acesso indevido ainda mais difícil.

3. Mantenha softwares e aplicações atualizados

As atualizações de dispositivos, sistemas e softwares que aparecem para você não são aleatórias. O principal objetivo desses processos é tornar essas ferramentas ainda mais seguras, sempre de acordo com os recursos mais eficientes disponíveis para a segurança digital.

Assim como a tecnologia, as ameaças cibernéticas também evoluem todos os dias, e as atualizações disponibilizadas ajudam a manter a sua rede e dispositivos ainda mais seguros.

4. Controle os acessos à internet

O setor de TI consegue realizar o controle de acesso dos usuários com eficiência, assim como as permissões de acesso aos dispositivos, sistemas, aplicativos, redes e serviços da empresa.

Esse controle ajuda a trazer mais eficiência, segurança e praticidade para que não haja interrupção dos atividades e nem um excesso de vulnerabilidades criadas através do alto número de acessos.

Pessoas que não estão relacionadas com uma atividade específica não precisam de acesso a determinados documentos, dessa forma, o controle de acessos pode ser feito para reduzir as chances de falhas e vazamentos de informações.

5. Utilize firewall e antivírus

Essas ferramentas de segurança são indispensáveis para empresas que buscam melhorar a sua segurança digital e trazer mais proteção para os seus dados.

De acordo com o perfil da sua empresa, é importante escolher a ferramenta que mais se adapte às suas necessidades e que conte com os recursos essenciais para os seus processos. Esses recursos vão ajudar a bloquear as principais ameaças e trazer ainda mais segurança digital para o seu negócio.

6. Tenha uma política de uso consciente da internet

Existem na internet diversas páginas e sites que foram criados especificamente para aplicação de golpes. Por esse motivo, a utilização da internet dentro da empresa deve ser feita de maneira consciente e segura, contribuindo para a estratégia de segurança digital do negócio.

Para isso, é possível utilizar uma política de uso consciente da internet. Através dessa política, as empresas conseguem conscientizar os seus funcionários sobre a importância de um comportamento seguro no ambiente online e as consequências que a falta de atenção às ameaças atuais pode trazer para o negócio.

7. Faça uma gestão completa da internet com o Lumiun Box

O Lumiun Box é uma solução completa para controle e segurança na internet para empresas. Veja algumas características que fazem do Lumiun Box uma solução realmente essencial:

  • Bloqueio de sites – Faça o bloqueio de sites e aplicações potencialmente nocivos e identifique os dispositivos conectados à rede da empresa, separando por grupos e atribuindo regras diferentes para grupos ou usuários;
  • Firewall Empresarial – Proteja as portas de entrada de ataques cibernéticos mais comuns;
  • VPN Empresarial – Mantenha as conexões remotas controladas e seguras, gerenciando usuários e permissões de acesso;
  • Painel de controle unificado –  Gerencie todos os usuários, conexões e filiais da empresa em um único painel;
  • Simples e rápido – Gere relatórios, faça mudanças e veja tudo em tempo real em um painel de controle simples e intuítivo;
  • Instalação em 15 minutos – Sem necessidade de conhecimento técnico e com suporte total, o Lumiun Box pode ser instalado em apenas 15 minutos;

Além dessas, existem diversas outras funcionalidades e benefícios do uso do Lumiun Box na rede da sua empresa, você paga exatamente pelo que usa. A precificação do Lumiun Box é feita conforme o número de dispositivos conectados à rede da empresa.

Faça uma cotação ou solicite um teste grátis e torne a rede da sua empresa mais segura e os colaboradores mais produtivos na internet.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados