produtividade

Funcionários x produtividade: quais são os principais obstáculos?

Qual gestor que não gostaria que todos os colaboradores da empresa sejam engajados, motivados e produtivos? Além de melhorar consideravelmente o clima organizacional e a interação entre a equipe, esses fatores estão diretamente relacionados com a rentabilidade de um negócio, de forma que garantir uma maior produtividade deve ser uma prioridade.

Avaliar e otimizar o clima organizacional é uma das estratégias mais eficientes para empresas que buscam melhorar a produtividade dos seus trabalhadores. Nesse sentido, precisamos compreender o que é o clima organizacional e como ele é constituído dentro de um negócio.

O que pode influenciar a produtividade dos funcionários?

A qualidade do ambiente de trabalho é afetada por diversos fatores, e tem influência direta na satisfação, qualidade de vida e no desempenho dos colaboradores. Isso significa que, quanto melhor for o clima nesse ambiente, mais produtivo será o trabalhador e, por consequência, melhores serão os resultados obtidos.

De acordo com dados coletados pela The Conference Board, um trabalhador brasileiro leva em média uma hora para concluir uma tarefa que um norte americano leva quinze minutos para terminar. Ainda de acordo com essa pesquisa, essa enorme discrepância de resultados se dá por conta de problemas com a tecnologia e com o excesso de burocracia, que é tão nato na nossa realidade.

Com o avanço da transformação digital, as empresas vêm as suas atividades cada vez mais atreladas com o mundo virtual. Embora a internet seja uma das ferramentas mais importantes da atualidade, ela é também um campo vasto de aleatoriedade e distrações contínuas, fazendo com que a produtividade dos trabalhadores sofra um impacto cada vez maior. O tempo gasto na internet com atividades não relacionadas ao negócio, está roubando a produtividade e prejudicando o desempenho de trabalhadores em negócios de todos os segmentos.

Inovação para melhorar a produtividade dos funcionários

Visando combater essa grande improdutividade, muitas empresas estão implementando mudanças consideráveis na abordagem com os colaboradores. Exemplo disso são as empresas como as “Start-ups”, que investem em uma postura voltada para a satisfação dos colaboradores e para uma maior qualidade de vida.

De ações que vão desde happy hour dentro da empresa, até a liberação de pets durante o horário de trabalho, essas empresas vêm mostrando como um colaborador feliz faz uma empresa feliz. Muitas vezes, essas mudanças nem precisam de um grande investimento, mas prometem entregar resultados diferenciados quanto ao aumento da produtividade. Confira a matéria da Exame sobre a produtividade dentro das startups e sobre os resultados obtidos com esse tipo de açção.

Embora a qualificação dos profissionais seja um aspecto extremamente relevante no momento da contratação, é importante saber como esse valor será aplicado na prática. Muitas empresas acabam dispondo de uma mão de obra altamente qualificada, mas muito improdutiva, o que acaba resultando em um investimento alto e, de certa forma, desperdiçado.

Também é importante lembrar que nem sempre um trabalhador produtivo está entregando bons resultados. Para que isso seja possível, é importante que os gestores tenham um controle mais assertivo dos fatores positivos e negativos que ajudam os colaboradores a entregar melhores resultados.

Para entender melhor qual a relação entre a produtividade e a qualidade, confira esse vídeo do canal do Sebrae:

Quais os principais obstáculos para a produtividade no trabalho?

Mas resta saber: quais são os principais obstáculos para a produtividade dos colaboradores? Para te ajudar a entender, separamos aqui os principais pontos que podem fazer os seus funcionários produzirem menos, confira!

Falta de satisfação no trabalho

A insatisfação do funcionário é um dos maiores fatores que impactam na sua produtividade, e isso acontece por um motivo bastante simples: se uma pessoa gosta do que faz, ela o fará com muito mais dedicação e amor, e entregará resultados cada vez melhores. Quando o funcionário apresenta alguma frustração ou insatisfação, o primeiro sinal de que algo não vai bem, será na sua produtividade.

Essa insatisfação pode ser causada por problemas com outros colaboradores, desgaste no clima organizacional, desvalorização, problemas de comunicação com os líderes e gestores, falta de perspectiva, entre muitos outros problemas.

É muito importante que os gestores consigam identificar esses fatores e consigam estabelecer medidas eficientes para resolver esse tipo de situação. Na maior parte das vezes, um diálogo aberto e receptivo pode ajudar a entender essas situações e determinar qual a melhor abordagem.

Falta de comunicação

Como citado no tópico anterior, problemas de comunicação entre as equipes e líderes podem causar um grande impacto na produtividade dos trabalhadores. Assim como fora do ambiente de trabalho, as pessoas querem ser ouvidas e terem as suas questões, queixas e sugestões, validadas pela empresa.

Além de melhorar o clima organizacional, uma boa comunicação ajuda a evitar erros e falhas nos processos, uma vez que todos terão acesso à informações claras e específicas sobre as tarefas a serem realizadas.

Deixar de oferecer feedbacks constantes

Todos os trabalhadores querem saber a percepção de seus líderes quanto às tarefas que estão sendo realizadas. E isso não é apenas no sentido de corrigir, mas também de orientar, ensinar e valorizar os acertos. Esse tipo de postura comunicativa ajuda a trazer mais confiança e segurança para o colaborador, que passará a executar as tarefas com mais dedicação.

Além de aumentar a produtividade, a frequência de feedbacks também ajuda a empresa a evitar a perda de grandes talentos e reduz a rotatividade no quadro de trabalhadores.

Falta de concentração

Proporcionar o foco é quase um aspecto imprescindível para empresas que desejam aumentar a produtividade dos colaboradores. O excesso de interrupções faz com que os trabalhadores se distraiam com muita facilidade e impacta negativamente nos resultados entregues.

Por mais que um ambiente aberto e amplo favoreça a boa comunicação e a interação entre a equipe, é importante encontrar um ponto de equilíbrio capaz de proporcionar uma boa relação entre os trabalhadores, sem causar muitas distrações durante as tarefas.  Uma grande prova de que esses ambientes podem prejudicar o rendimento do trabalhador, é que houve um grande aumento na produtividade em diversas empresas quando os trabalhadores passaram para o regime de Home Office.

Conectividade constante

É preciso saber separar de maneira correta o que é do ambiente de trabalho e aquilo que faz parte da vida pessoal, para que essas duas partes não se misturem. Quando essa separação não acontece, o trabalhador acaba tenso, estressado e ansioso, e como resultado, a sua produtividade é completamente abalada.

Falta de treinamento

Saber o que se está fazendo é imprescindível para que o trabalhador consiga ser produtivo e entregar o desempenho esperado. Por essa razão, é muito importante garantir que os seus trabalhadores estejam preparados para atender as demandas exigidas pela empresa, e isso só é possível garantindo um programa de capacitação que inclui treinamentos, cursos, palestras, etc. 

Distrações na internet

Embora a internet tenha revolucionado a forma como fazemos diversas coisas, tanto em nossas vidas pessoais quanto no meio corporativo, ela também pode ser uma grande vilã para quem busca mais foco e produtividade no dia a dia. Sendo um espaço de infinitas possibilidades, a internet pode fazer com que os trabalhadores percam um tempo valioso em:

  • Redes Sociais;
  • Sites de entretenimento;
  • Emails de uso pessoal;
  • E-commerces;
  • Entre outros.

E é inegável: esse tipo de conteúdo é uma grande vazão de tempo. Sem que percebamos, horas se passam sem que nada produtivo tenha sido feito nesse tempo. Com isso, a utilização da internet dentro do horário de trabalho pode causar um grande prejuízo para a produtividade dos trabalhadores. Nesse sentido, é importante contar com uma ferramenta que permita um maior controle de acesso à internet e ajude a empresa a aumentar a produtividade entre os colaboradores.

A improdutividade é um caminho sem volta?

Sabemos que diante da transformação digital em que vivemos, foram muitas as mudanças que revolucionaram as nossas rotinas, e a forma como trabalhamos atualmente é totalmente diferente do que era há alguns anos atrás. Contudo, todos esses recursos e ferramentas podem trazer muitas vantagens quando utilizados com inteligência, como é o caso da internet.

É importante que a empresa e os gestores responsáveis tenham como prioridade ajudar a estabelecer um clima organizacional mais saudável, ajudando os colaboradores a aumentarem a sua produtividade.

omo Melhorar a Produtividade dos Colaboradores na Empresa
lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados