falta de governança de TI

Não tem uma Governança de TI? Veja o que a sua empresa está perdendo!

Estabelecida para tornar o setor de TI mais estratégico e ativo, a Governança de TI permite combinar as atividades que fazem parte desse setor e desenvolvê-las com base nas necessidades e objetivos da empresa. Por conta do avanço da transformação digital, a Tecnologia da Informação é um dos setores mais importantes e promissores da atualidade. Por essa razão, a falta de governança de TI pode trazer muitos problemas para um negócio.

Pensando no sentido estratégico dessa área, podemos dizer que o setor de TI é essencial para o bom funcionamento do negócio. Por esse motivo, é muito importante que as empresas acompanhem as mudanças no mercado, trazendo mais organização para o TI e ampliando seu potencial com base na tecnologia.

Presente na rotina diária da empresa, a Governança de TI exerce um papel fundamental. Entenda melhor o papel da Governança de TI dentro de uma empresa através do vídeo abaixo:

O que é governança de TI?

A Governança de TI permite que as ações organizacionais da empresa sejam guiadas e controladas com base em um conjunto de habilidades, competências e diretrizes.

Dessa forma, os gestores conseguem estabelecer um processo de tomada de decisões mais inteligente e assertivo, e trazer ainda mais segurança para as informações armazenadas e manipuladas pelo negócio.

Isso significa que, na prática, a Governança de TI consegue estabelecer paradigmas para o funcionamento do TI dentro de uma organização. Com ela, é possível analisar se todos os políticas, regras e normas estão sendo seguidas de acordo com o estabelecido, e se estão equilibrados com a missão, visão e os valores da empresa.

Qual é o papel da governança de TI? 

De maneira simplificada, o objetivo da governança de TI é: 

  • Fornecer suporte para um processo de tomada de decisões mais embasado;
  • Proporcionar uma maior segurança dos dados e informações armazenadas;
  • Aplicar os recursos disponíveis de uma maneira mais otimizada;
  • Garantir um controle ativo dos processos internos da empresa.
  • E muito mais.

Desta forma, podemos ver que a Governança de TI está diretamente relacionada com a governança corporativa. Dentro de uma empresa, a falta de governança de TI é prejudicial, uma vez que os gestores não conseguirão embasar a elaboração de estratégias de negócio. A Governança de TI  auxilia na definição de metas e objetivos da empresa sendo um dos principais pontos no planejamento estratégico dos negócios.

O que ela pode fazer pela sua empresa? 

Todos nós sabemos que a tecnologia tem um papel fundamental no andamento dos negócios, independentemente do segmento ou setor de atuação. Contudo, a tecnologia também representa um grande risco, principalmente diante dos ataques cibernéticos recorrentes que podemos observar.

Nesse sentido,  a governança de TI é um recurso fundamental para que os riscos do setor sejam gerenciados com inteligência e seja possível trazer ainda mais segurança para as informações. Como mecanismo de controle, a Governança de TI ajuda a proteger as informações, reduzir os custos com a operação e dar suporte ao planejamento estratégico do negócio.

Muito mais do que controlar o bom funcionamento dos equipamentos, a Governança de TI demanda uma visão clara e visionária, que permita que a empresa observe oportunidades de crescimento com base em dados realistas e metas alcançáveis.

Vantagens da sua implementação 

Com relação à implementação, a Governança de TI pode garantir diversos benefícios, como:

Redução de custos 

Uma vez que a governança de TI consegue trazer um controle mais inteligente para os processos, ela também permite que os gestores identifiquem demandas prioritárias e direcionem o foco para melhores práticas. Dessa maneira, a empresa consegue garantir os resultados esperados com assertividade e inteligência.

A redução de custos permite que a empresa gere melhores resultados e reduza os gastos que antes eram dedicados ao retrabalho. Com isso sobra mais tempo para atividades mais importantes e os recursos são direcionados de uma maneira mais inteligente.

Maior segurança da informação 

Esse é um dos benefícios mais relevantes quando o assunto é governança de TI. Com a recente aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, podemos ver que a segurança dos dados é um assunto muito importante, sendo debatido ao redor de todo mundo.

Um dos principais problemas da falta de Governança de TI, é que sem ela, não é possível proporcionar estruturas e ferramentas tecnológicas que permitam evitar o vazamento de dados. Essa estratégia é imprescindível para negócios que desejam aumentar a segurança dos seus dados.

Gerenciamento de riscos 

Seguindo o raciocínio da segurança da informação citada anteriormente, a Governança de TI ajuda a antecipar riscos e problemas de forma a garantir uma previsibilidade maior, trazendo mais tranquilidade aos processos e também aos gestores.

Aumento da produtividade 

Direcionando os recursos de maneira mais inteligente, a governança de TI também ajuda a aumentar a produtividade do negócio, colocando em prática todos os benefícios que a tecnologia proporciona e otimizando processos inadequados.

Inovação 

Com o avanço da transformação digital, podemos observar que a Inovação é a palavra da vez. Com base em recursos tecnológicos a empresa consegue trazer ainda mais inovação para todos os setores e realizar as suas atividades com mais inteligência.

No mercado atual é praticamente impossível fugir da transformação digital, e isso não significa apenas que você apenas precisa comprar dispositivos mais tecnológicos. É  preciso que aconteça uma transformação completa da cultura organizacional da empresa de forma compreender o papel relevante que a tecnologia tem na nossa rotina.

Como garantir uma boa governança de TI 

Uma boa governança de TI leva tempo e demanda um grande trabalho. Contudo, ela pode oferecer benefícios extremamente importantes para os que buscam mais crescimento e segurança de dados. Confira algumas dicas de implementação que podem ajudar o seu negócio:

1- Conte com a ajuda da tecnologia

Atualmente, existem no mercado diversas soluções que permitem que os gestores tenham um controle mais completo de diversos aspectos. Um exemplo disso é a utilização correta da internet dentro da empresa. Embora seja um recurso essencial, a internet também possui diversas armadilhas que podem prejudicar a segurança da empresa. O Lumiun Box é uma ferramenta completa que pode ajudar a sua empresa a alcançar um padrão de qualidade superior.

2- Mantenha uma comunicação constante entre os setores

Embora a Governança de TI seja implementada nesse setor, é muito importante que exista um canal de comunicação com todos os demais setores que utilizem a tecnologia na sua rotina diária.

3- Integração

Quanto mais integrado tiver estiver a sua equipe, maior será o alinhamento das metas e melhores serão os resultados obtidos com a implementação.

4- Estipule metas de médio e longo prazo

Para que os procedimentos sejam atualizados de forma entregar o maior valor para o negócio, as metas de médio e longo prazo devem ser estabelecidas. Com isso a empresa consegue identificar oportunidades e tendências que podem agregar valor ao negócio.

5- Utilize métricas

Para saber se a implementação está entregando os resultados esperados, é muito importante que o gestor utilize métricas realistas sobre o estado de cada um dos setores. Dessa forma, ele consegue corrigir problemas com mais eficiência e otimizar a rotina dentro do negócio.

6- Considere as normas locais e regras de compliance

É imprescindível saber quais são as regras que afetam a sua empresa e o que deve ser mudado para que haja uma total adequação.

Falta de Governança de TI é um grande problema!

Como vimos, a falta de Governança de TI é muito prejudicial. Essa é uma estratégia altamente valiosa, que pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Além de contribuir para uma gestão mais eficiente, ela também ajuda a aumentar a segurança dos dados armazenados e utilizados dentro da empresa.

O Lumiun Box é uma das ferramentas mais importantes para empresas que buscam implementar uma Governança de TI completa e eficiente. Permitindo que os gestores controlem o acesso à internet com mais precisão e totalmente personalizável, essa ferramenta pode ser uma aliada poderosa do seu setor de TI, trazendo mais produtividade e segurança.

No nosso site você poderá encontrar diversos materiais sobre o assunto, que podem te ajudar a compreender com mais precisão como a falta de Governança de TI pode prejudicar a gestão do seu negócio. Clique aqui e aprenda mais sobre essa estratégia!

Posts Relacionados