indicadores de produtividade na internet

3 indicadores de produtividade na internet da empresa para acompanhar

Independentemente do setor de atuação, um dos maiores objetivos das empresas é garantir resultados cada vez melhores, realizando uma gestão assertiva e eficiente. A performance dos colaboradores está diretamente relacionada a esses resultados, e dentro do ambiente de trabalho, são muitos os fatores que podem impactar na produtividade geral do negócio. Um desses fatores é o acesso à internet, e é necessário manter um acompanhamento constante dos indicadores de produtividade na internet para que o negócio alcance os resultados esperados.

Mas quais são esses indicadores e como a empresa pode acompanhar de forma mais eficiente? Para te ajudar, preparamos esse artigo completo com tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!

O que são indicadores de produtividade? 

O meio digital é uma verdadeira selva de estímulos e distrações que podem “roubar” nosso tempo e reduzir a nossa produtividade, e na maior parte das vezes nem notamos. Embora seja um ambiente rico em informações e conteúdo, a internet também é uma das maiores aliadas da procrastinação, e pode prejudicar consideravelmente os resultados de um negócio.

É quase impossível encontrar na atualidade uma atividade empresarial que não dependa da conexão com a internet de alguma forma, e por esse motivo, os gestores precisam encontrar maneiras inteligentes de manter a performance dos colaboradores. E isso é possível através dos indicadores de produtividade na internet.

Essas ferramentas são valiosas aliadas das empresas, ajudando a mensurar de forma mais inteligente os resultados e a produtividade dos trabalhadores. Com base nos dados obtidos, também é possível otimizar diversos processos para estabelecer estratégias mais assertivas, de forma a garantir maiores e melhores resultados. É muito importante entender que, aumentar a produtividade por si só pode ser prejudicial para o negócio, se essa performance não vier acompanhada de qualidade nos resultados.

Através dos indicadores de produtividade na internet, a empresa consegue medir a produção de cada colaborador dentro de um período determinado de tempo com os recursos disponíveis, e com base nesses dados, estabelecer ou não melhorias nos processos e estratégias. Além disso, essas informações ajudam a estabelecer um padrão de produtividade e qualidade, servindo de parâmetro para os resultados futuros.

Quais indicadores utilizar? 

Agora que sabemos qual a importância dos indicadores de produtividade na internet para a estratégia do negócio, fica a dúvida: quais indicadores utilizar?

1. Controle de tempo 

Embora a jornada de trabalho possua um tempo pré-estabelecido, isso não significa que o colaborador esteja sendo produtivo durante todo o seu período dentro da empresa. Sabendo quanto tempo efetivamente o trabalhador está produzindo, é possível realizar ajustes dentro da jornada para que seja alcançada a produtividade máxima dentro do negócio.

Muitas vezes, dependendo dos dados obtidos com esse indicador de performance na internet, a empresa opta por reduzir a jornada de trabalho de forma estratégica para obter resultados ainda mais positivos.

2. Interação x Produtividade 

Com o trabalho voltado para o ambiente digital, principalmente com o crescimento do trabalho remoto, é natural que a interação entre os colaboradores seja reduzida, o que pode impactar negativamente na motivação. A utilização de recursos que permitam um maior contato entre os colaboradores pode ser muito positiva para o negócio, como os recursos de vídeo.

3. Prazos e metas 

Um dos melhores indicadores de desempenho na internet é o comprometimento com os prazos e metas estabelecidos. Muitas distrações causam procrastinação e atrasos, impactando negativamente na produtividade dos colaboradores e no posicionamento estratégico do negócio.

Por essa razão, é de extrema importância definir os objetivos e prazos para as tarefas, de forma a mensurar a capacidade do colaborador de entregar as demandas e a sua respectiva produtividade na internet. Isso pode ser feito através de escopos de projeto, briefings e planejamentos.

O controle de acessos e a produtividade 

A internet é um ambiente vasto, com uma infinidade de informações que, se utilizados da forma incorreta, podem trazer diversos prejuízos para a empresa. Diante de um cenário onde as invasões e os ataques cibernéticos estão cada vez mais frequentes, controlar o acesso à internet dentro do ambiente empresarial ajuda a reduzir os pontos de vulnerabilidade e controlar os riscos inerentes ao mundo digital.

Além disso, adotar uma política de acessos mais restrita também reduz o acesso às redes sociais, contas de e-mail de uso pessoal, sites de entretenimento, e outras páginas que podem tirar o foco e reduzir o desempenho dos colaboradores.

Vantagens do controle de acesso a internet

Mais segurança de dados 

Bloquear o acesso indiscriminado a páginas desnecessárias e indevidas pode ajudar a empresa a reduzir os pontos de vulnerabilidade e evitar incidentes de segurança. O roubo de dados, fraudes e sequestro de informações podem causar diversos problemas para a empresa, tanto quanto às regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados, quanto ao posicionamento estratégico da empresa no mercado.

Os cibercriminosos usam as falhas dos próprios usuários para invadir as redes empresariais, seja através de e-mails com informações falsas, downloads não solicitados em sites maliciosos, links fraudulentos, entre outros recursos. 

Confira esse vídeo sobre cibersegurança e entenda melhor sobre essas ameaças. 

Aumento da produtividade 

Como vimos anteriormente, o acesso livre à internet pode acabar fazendo com que os trabalhadores produzam menos do que é esperado, perdendo o foco e desperdiçando um tempo que é muito valioso para o negócio. O bloqueio de páginas de e-commerce, redes sociais, sites de entretenimento, entre outros, ajuda o colaborador a manter o foco e produzir ainda mais.

Foco nas tarefas e demandas do negócio 

Sem as distrações encontradas no ambiente on-line, o controle de acesso à internet ajuda os colaboradores a manterem o foco nas atividades relacionadas à empresa e trabalharem com mais concentração. As redes sociais e os acessos indevidos (e-mails pessoais, e-commerces e páginas de entretenimento) representam um dos maiores vilões do rendimento durante a jornada de trabalho.

Redução de custos 

Com a internet de uso indiscriminado, a empresa precisa investir constantemente em recursos de segurança para evitar a instalação de vírus e aplicações maliciosas, e muitas vezes, mesmo com essas ferramentas, não é possível evitar. Esse tipo de arquivo malicioso pode corromper arquivos, causar lentidão e prejudicar o andamento das atividades.

Diante da necessidade de manutenção corretiva, a produtividade dos colaboradores pode ser impactada, fazendo com que a empresa sofra um grande impacto financeiro.

Dados realistas sobre a utilização da internet 

Saber como os seus colaboradores estão utilizando esse recurso, ajuda a empresa a estabelecer estratégias mais eficientes quanto à gestão da internet. Esse controle fornece dados sobre como e por quanto tempo a internet é utilizada, identificando as maiores fontes de desperdício e queda de produtividade. Através desse controle, a empresa tem uma visão mais abrangente dos indicadores de produtividade na internet.

Mas, como bloquear esses acessos? 

O Lumion Box é uma solução completa, criada para ajudar as empresas a aumentarem a sua produtividade e controlar o acesso à internet dos colaboradores de forma mais eficiente. Nosso software é baseado em nuvem, e fornece diversos benefícios para o seu negócio, como: 

  •   Evita ataques à rede da empresa conferindo uma camada de proteção extra;
  •   Reduz o desperdício de tempo e melhora o foco dos colaboradores;
  •   Entrega informações consolidadas sobre o uso da Internet na empresa;
  •   Permite a implementação de uma política de acesso à internet;
  •   Possui um painel de controle fácil de usar e bastante intuitivo;
  •   Aumenta a segurança da rede corporativa;
  •   Dispensa configuração de servidores e software especial no cliente;
  •   Protege e aplica as regras de acesso a todos os dispositivos que estão conectados à rede.

Entre em contato conosco e descubra como a Lumiun pode te ajudar a crescer!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados