produtividade e insatisfação no trabalho

Insatisfação no trabalho e produtividade: entenda a relação!

A insatisfação no trabalho é um problema que pode afetar as organizações de todos os segmentos e portes, estando relacionada à percepção que os seus colaboradores têm do trabalho, do ambiente empresarial e dos seus gestores. Essa insatisfação desencadeia diversos outros problemas para a empresa, desde o aumento da rotatividade, altas taxas de absenteísmo realizado incorretamente, e muito mais.

Considerando que os colaboradores passam a maior parte dos seus dias na empresa realizando suas tarefas, é importante que seja proporcionado um ambiente adequado que favoreça a satisfação desses trabalhadores. A equipe que realiza as tarefas diariamente é o maior ativo que a sua empresa possui, sendo fundamental estabelecer processos e melhorias contínuas para que essa equipe consiga entregar produtividade e realizar as suas atividades da melhor maneira possível.

Este artigo explora como a insatisfação no trabalho impacta diretamente na produtividade dos colaboradores

Como o conceito de produtividade mudou ao longo dos anos

Primeiramente, precisamos entender no que consiste a produtividade. Em um conceito geral, produtividade é a capacidade de produção com os recursos disponíveis, sendo um conceito que foi primeiramente mencionado pelo médico e economista francês François Quesnay em 1766.

Com o passar dos anos, o conceito de produtividade se espalhou pela Inglaterra através do desenvolvimento industrial da época. Isso fez com que os proprietários das fábricas passassem a exigir melhores resultados com base nos colaboradores que mais entregassem produtividade.

As mudanças vivenciadas pela humanidade com o decorrer dos anos também transformou a forma como a produtividade é visualizada. No século 21, com o avanço tecnológico e ampliação do uso de computadores e celulares, passou a ser esperada uma maior produtividade devido às ferramentas disponíveis.

Entretanto, precisamos lembrar que a demanda vivenciada na atualidade é totalmente diferente da esperada a décadas atrás. Além da multiplicação das demandas, também sofremos com uma pressão constante por melhores resultados.

As empresas modernas desejam que os seus colaboradores entreguem cada vez mais resultados utilizando os recursos disponíveis, sendo também responsabilidade da organização proporcionar um ambiente de qualidade e todos os recursos necessários para que esse resultado seja obtido. Isso significa que não basta apenas existir produtividade: é fundamental combater a insatisfação do trabalho e garantir que os seus colaboradores estejam engajados e motivados para entregar uma performance superior.

Alinhando as expectativas com a sua equipe

O primeiro passo para garantir uma maior produtividade é deixar bem claro quais são as expectativas da empresa e os resultados esperados são das atividades. Isso significa que os seus colaboradores precisam estabelecer uma comunicação constante com o seu gestor a fim de determinar o que é esperado dos seus resultados e qual a melhor forma de alcançar.

Embora pareça óbvio, é muito comum que os colaboradores sejam pressionados para alcançar resultados sem possuir as informações completas para tal. Além de impedir que os trabalhadores alcancem as metas, a falta de comunicação também pode gerar atrito e dificultar a boa convivência.

Uma forma de alcançar esse objetivo é através da criação de uma cultura organizacional voltada para a troca de informações e feedbacks constantes. Dessa forma, os trabalhadores saberão o que se espera das suas atividades e também como conseguir realizar essas tarefas com mais eficiência e agilidade.

Outra medida interessante para as empresas que desejam aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores sem perder produtividade é a estratégia conhecida como produtividade sustentável. De acordo com o estudo do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), os níveis de estresse se encontram em um estado de alerta, considerando que, entre pessoas economicamente ativas, 72% lidam com níveis altos de estresse e, dentre eles, 32% desenvolveram burnout.

O principal objetivo dessa estratégia é conseguir garantir a capacidade de trabalhar sem afetar a saúde do trabalhador, assim como a sua vida pessoal. Na prática, o ideal é que esse trabalhador seja produtivo sem a necessidade de utilizar medicamentos e outras medidas que possam ser prejudiciais.

Efeitos de um colaborador insatisfeito no trabalho

A insatisfação no trabalho está diretamente relacionada à falta de motivação, queda de produtividade, distrações que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, falta de concentração, entre outros fatores. Além disso, essa insatisfação também pode favorecer a incidência de erros e falhas durante os processos executados na rotina de trabalho que prejudicam consideravelmente a empresa.

Um colaborador insatisfeito pode fazer com que toda uma equipe sofra com a baixa produtividade. Isso porque esse trabalhador pode manifestar verbalmente diversas reclamações que fazem com que novos colaboradores sintam que a empresa não investe ou não se preocupa com seus funcionários.

Por essa razão, diante de apenas um funcionário que se encontra insatisfeito é fundamental que a empresa colha informações com esse trabalhador e encontre possíveis pontos de melhoria que ajudem a agregar mais conforto e satisfação a esse colaborador.

Esse tipo de problema deve ser resolvido o quanto antes, para evitar a perda de talentos valiosos e o aumento da rotatividade no quadro de funcionários do negócio.

O que causa a insatisfação no trabalho?

A insatisfação no trabalho é um problema que pode estar relacionado a diversos fatores, que vão desde a falta de reconhecimento profissional até problemas internos com outros colaboradores. A seguir, apresento as principais causas da insatisfação no trabalho:

Falta de feedback

Como dissemos anteriormente, é fundamental que a empresa estabeleça um processo de comunicação com seus colaboradores, para que todos estejam cientes das necessidades e objetivos esperados pela organização e, em contrapartida, para que a empresa saiba como melhorar os seus processos.

A troca de feedbacks é um processo fundamental para coleta de informações e criação de novas políticas e melhorias contadas para um ambiente de trabalho mais acolhedor e confortável para todos. Levando em conta que os colaboradores são responsáveis pela execução das tarefas que mantêm a empresa funcionando, ouvir o que eles têm a dizer é fundamental dentro dos negócios que desejam crescer.

A cultura de feedback é uma abordagem que, quando implementada corretamente, pode fortalecer a união e o engajamento dos seus colaboradores, permitindo que eles entreguem a produtividade esperada e alcancem altos níveis de satisfação. 

Reconhecimento

A insatisfação no trabalho, muitas vezes, está ligada a falta de reconhecimento profissional por parte dos gestores da sua empresa. É importante lembrar que esse reconhecimento não está relacionado apenas aos salários e benefícios oferecidos pela empresa, mas também como estratégias que contribuam para a melhoria contínua desses colaboradores.

Uma avaliação de talentos pode ajudar a garantir que cada colaborador execute tarefas mais compatíveis com o seu perfil, de forma que eles consigam manter o interesse pelas tarefas realizadas e não se sintam desmotivados pela rotina. Também é importante que os gestores incluam na rotina dos colaboradores feedbacks, bate-papos e premiações que valorizem o esforço de cada trabalhador e os resultados obtidos dentro dos períodos.

Problemas no ambiente de trabalho

Os funcionários responsáveis pela gestão das equipes devem ser capacitados e preparados para lidar com pessoas da melhor forma possível. A escolha da sua gestão é fundamental para evitar a insatisfação no trabalho e conflitos que atrapalham a rotina e o bem-estar de todos na empresa.

Esses gestores devem estar preparados para fornecer todas as orientações e os objetivos de forma clara, além de valorizar a mão de obra responsável pela execução dos processos da empresa. Dessa forma, a empresa poderá garantir uma boa relação interpessoal entre seus colaboradores e investir nos fatores fundamentais para o aumento da satisfação dentro do ambiente de trabalho.

Estagnação

Que muitas das atividades que são realizadas dentro do ambiente de trabalho podem ser repetitivas e monótonas. Entretanto, a empresa deve encontrar formas de evitar que seus colaboradores se sintam estagnados diante das atividades que são realizadas.

Oportunidade de crescimento, novos desafios, permuta de atividades, são medidas que ajudam a auxiliar no aperfeiçoamento de novas habilidades e na motivação dos seus colaboradores. A rotina pode ser muito cansativa e é um fator chave para a insatisfação dentro do ambiente de trabalho.

De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company, cerca de 27% dos  profissionais estão insatisfeitos. A estagnação profissional é um dos principais motivos para esse índice, acompanhada da remuneração inadequada e falta de flexibilidade.

Problemas internos

Problemas com outros colaboradores dentro do ambiente de trabalho também podem favorecer a insatisfação. Seja por conta de conflitos pessoais, fofocas da empresa, competitividade, entre outros fatores, os problemas entre os funcionários estão também relacionados a uma insatisfação geral.

Para evitar esse problema, é importante que a empresa utilize um processo de comunicação claro e objetivo, forneça feedbacks constantes e reuniões de alinhamento para garantir que todas as dúvidas e sugestões sejam esclarecidas para a equipe. O controle de utilização de recursos da internet também pode ajudar nesse fator, considerando que muitos problemas ocorrem por conta do acesso a redes sociais e e-mails pessoais.

5 medidas simples para melhorar a produtividade da equipe

Queda da produtividade desencadeada pela insatisfação no trabalho é um problema que pode ser resolvido com algumas medidas simples, como veremos abaixo:

Invista na infraestrutura

É imprescindível que a sua empresa proporcione uma infraestrutura adequada para que os seus colaboradores consigam realizar as suas tarefas com eficiência e qualidade. Nesse sentido, é possível investir em equipamentos de qualidade, ar condicionado, cadeiras ergométricas, entre outros.

Existem algumas comodidades que também podem ajudar a melhorar o ambiente da sua empresa, como a criação de uma copa, área de descanso, entre outros. Como dissemos anteriormente, os seus trabalhadores passam a maior parte do tempo das suas rotinas dentro da empresa, de forma que, se ele se sentir mais acolhido e confortável, maior será a sua satisfação.

Atuar no engajamento das equipes

Mais do que contratar excelentes talentos, é necessário que a empresa conte com funcionários engajados. Isso significa que, se a sua equipe é composta de excelentes talentos que não apresentam uma boa relação interpessoal e engajamento, os resultados não serão positivos.

Por essa razão, executar uma rotina de engajamento e motivação diariamente ajudam a manter a sua equipe mais produtiva. É importante que seus colaboradores entendam o seu papel vital no bom andamento e qualidade dos serviços oferecidos pela empresa, e que saibam como o seu trabalho é fundamental dentro desse negócio.

Com isso, esses colaboradores estarão mais engajados e dispostos a realizar as suas tarefas da melhor forma possível.

Fortaleça a comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para que todas as tarefas e atividades sejam monitoradas e repassadas com transparência e agilidade. Além disso, uma boa ferramenta de comunicação interna ajuda a engajar a equipe e facilitar a rotina.

Por esse motivo, bloquear o acesso a determinadas páginas, como redes sociais, WhatsApp e e-mails pessoais pode ajudar a garantir que as informações essenciais circulem por apenas um canal, evitando os erros e as falhas de comunicação.

Reconheça o bom trabalho

Como dissemos anteriormente, a falta de reconhecimento é um dos principais fatores relacionados com a satisfação no trabalho. Por essa razão, é essencial que os seus gestores saibam reconhecer as tarefas que são executadas com qualidade e os bons resultados que são entregues pelos seus colaboradores.

Garantindo um reconhecimento adequado, você poderá não só aumentar a produtividade da sua empresa, como também reter talentos valiosos.

Utilize ferramentas voltadas para a produtividade

Existem na atualidade diversas ferramentas desenvolvidas especificamente para garantir uma maior produtividade. Contar com esses recursos vai proporcionar aos seus trabalhadores um suporte extra para conseguir executar tarefas importantes no dia a dia sem perder o foco. Exemplo disso são as plataformas de gestão, que foram desenvolvidas para agregar mais praticidade e organização para a rotina.

Separamos as 8 melhores plataformas de gestão de atividades e processos para auxiliar vocês na organização do dia a dia do seu negócio, tais como Trello, Quire, Asana, Monday, entre outras.  Além dessas plataformas, também podem ser utilizadas as ferramentas de controle de acesso à internet, que ajudam a bloquear conteúdos específicos e evitar que os seus trabalhadores se distraiam durante o horário de trabalho. Além de serem essenciais para o aumento da produtividade, essas ferramentas também ajudam aumentar a segurança no ambiente digital e garantir que os dados da sua empresa se mantenham sigilosos.

Os prejuízos que a insatisfação dos colaboradores causam às empresas

A insatisfação no trabalho é muito mais do que apenas um fator a ser combatido pelos gestores. De acordo com o estudo realizado pela Gallup, somente nos Estados Unidos a insatisfação dos colaboradores da geração Z contribuiu para uma perda de produtividade de 1. 9 Bilhões de Dólares no último ano.

Dados como esse evidenciam o imenso impacto financeiro que a insatisfação pode gerar para os negócios. Essa grande queda na produtividade é resultado de diversos anos de insatisfação, sendo potencializada pelos anos de pandemia que vivenciamos.

A retomada do trabalho presencial, por exemplo, é um fator que aumentou a insatisfação dos colaboradores. Após meses ou até mesmo anos realizando as suas tarefas de forma remota dentro das suas residências, esses trabalhadores se viram de volta no ambiente de trabalho, sentindo uma grande diferença na sua rotina.

Dados da mesma pesquisa também mostraram que apenas um terço dos colaboradores entrevistados afirma estar ativamente envolvida nas atividades realizadas dentro da empresa. Cerca de metade dos entrevistados admitiram estar em um processo conhecido como quiet-quitting ( demissão silenciosa), fenômeno que discutiremos ao longo deste artigo.

Impacto financeiro na insatisfação dos colaboradores

Por mais inofensivo que pareça ser, aquele colaborador que  está desengajado e insatisfeito com a sua atividade laboral, fazendo com que passe os seus dias apenas navegando na internet e matando o tempo disponível. O que, no final do mês, representa um grande impacto financeiro para a organização. Esse colaborador representa um investimento para a organização, considerando que além do salários e encargos trabalhistas, esse colaborador também está ocupando o lugar de alguém que poderia focar nas atividades.

Uma pesquisa realizada pela BambooHR demonstrou que a satisfação do trabalho sofreu um declínio desde 2020 e apresentou uma queda muito acentuada no último período. Analisando dados de quase 60 mil funcionários em 1600 empresas durante três anos, a pesquisa mostra que a maior causa da insatisfação no trabalho está relacionada com uma percepção de desvalorização do profissional. Ou seja, os colaboradores relatam uma remuneração incompatível, falta de suporte pelos gestores e colegas de trabalho, cargas de trabalho excessivas, entre outros.

Outro fator mencionado durante a realização dessa pesquisa está relacionado à falta de objetivo e sentido nas atividades que são realizadas pelos colaboradores. Embora os benefícios e salários sejam fundamentais nesse processo, a maior parte dos colaboradores relatam uma necessidade de se conectar com a atividade exercida.

Isso não se dá apenas por conta do trabalho remoto. Os trabalhadores que atuam fora do ambiente da empresa também se sentem desconectados da missão e do propósito das suas atividades. Com isso entendemos que é um problema que afeta todos os funcionários, independente do tipo de jornada ou ambiente de trabalho em que ele está inserido.

O resultado disso é aumento das taxas de desligamento dentro das empresas. Também evidenciado pela pesquisa da Gallup, essas demissões acabam custando cerca de 1.9 bilhões de Dólares. Para se ter ideia, o impacto financeiro com os trabalhadores insatisfeitos em todo o mundo alcança cerca de 8 trilhões de dólares.

A insatisfação também afeta os colaboradores remotos

Como mencionamos anteriormente, a insatisfação dos trabalhadores é presente até mesmo nos funcionários que executam as suas tarefas através do trabalho remoto. Embora não sejam impactados pelos problemas presentes no ambiente de trabalho, os trabalhadores relatam uma certa desconexão com a missão e os objetivos da empresa.

Com isso, esses funcionários acabam focando em realizar apenas o mínimo, ou seja, executar as suas atividades sem compreender o verdadeiro impacto que as suas tarefas apresentam na rotina como um todo. Para combater esse problema, muitas empresas estão buscando ferramentas alternativas que garantam uma comunicação mais assertiva e engajamento dos colaboradores como membros integrantes de uma equipe.

O terror das empresas modernas: conheça o quiet-quitting

A demissão silenciosa, ou quiet-quitting, é um processo que vem sendo muito evidenciado nos últimos anos. Esse fenômeno é muito mais do que apenas uma demissão silenciosa, se configurando como uma estratégia utilizada pelos trabalhadores onde são realizadas apenas as tarefas necessárias para manter a sua função.

Nesse processo os funcionários não apresentam nenhum engajamento ou conexão com a sua carreira ou atividades exercidas, abandonando a proatividade e o trabalho em equipe. Embora por um lado esse processo demonstra como esses trabalhadores desejam estabelecer limites entre a vida profissional e vida pessoal, ele também contribui para um grande prejuízo para as organizações.

Favorecido pela pandemia da covid-19 esse movimento afeta empresas de todo mundo, contribuindo para a perda de talentos e fazendo com que esses negócios sofressem uma queda considerável na sua produtividade. De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, cerca de um em cada quatro trabalhadores da geração Z relatou se sentir mais angustiado com relação ao seu trabalho, número consideravelmente maior do que os níveis relatados pelas gerações anteriores.

Insatisfação no trabalho e produtividade: compreenda a relação!

Como podemos ver ao longo desse material, a insatisfação no trabalho está diretamente relacionada com a produtividade dos trabalhadores. Quanto mais insatisfeito os colaboradores se encontram com relação às atividades exercidas, menores serão os resultados entregues por ele.

Por esse motivo, a insatisfação é um fator que deve ser combatido utilizando todas as ferramentas disponíveis, sendo necessário que as empresas adotem uma postura mais proativa e estabeleçam melhorias para garantir que os seus colaboradores se sintam mais valorizados.

Precisamos compreender que a insatisfação muitas vezes pode não estar relacionada à atividade exercida, de forma que a empresa precisa encontrar formas de entender o seu colaborador e conseguir entender e atender às suas necessidades. Gestores e empresários que estabelecem uma relação mais próxima com os funcionários acabam favorecendo a melhoria da produtividade e o aumento do engajamento resultando, assim, em um aumento considerável da produtividade nos resultados obtidos.

A sua empresa pode contornar a insatisfação no trabalho?

O mais importante disso tudo, é que a sua empresa pode contornar a insatisfação no trabalho e garantir que os colaboradores entreguem a produtividade esperada. Para que isso seja possível, é papel da organização garantir que esses colaboradores contem com uma infraestrutura adequada e ferramentas para garantir o seu engajamento.

Através de medidas simples, como as que citamos anteriormente, os seus colaboradores poderão sentir que a empresa os valoriza e que são vistos pela equipe gestora, aumentando o seu engajamento e a sua satisfação durante o dia a dia. Embora a queda da produtividade e a insatisfação sejam problemas inerentes aos colaboradores, é fundamental entender esse processo e garantir melhorias que contribuam para a reversão desse quadro.

Além de adotar essas medidas, a sua empresa também pode garantir a utilização de recursos e ferramentas que ajudam a aumentar o foco e a produtividade desses trabalhadores. Como dissemos acima, muitos dos problemas relacionados à satisfação e conflitos no ambiente de trabalho estão relacionados com a utilização de ferramentas externas. Recursos como as redes sociais, site de jogos e apostas, e-mails pessoais, entre outros, acabam aumentando as distrações e favorecendo a incidência de conflitos entre a equipe.

Por essa razão, é fundamental utilizar uma ferramenta de controle de acesso à internet para garantir que esses trabalhadores tenham acesso apenas aos recursos que estão relacionados às atividades realizadas. Além de evitar problemas de comunicação, esse controle também ajuda a proteger as redes e recursos digitais do seu negócio.

Contando com recursos modernos: a tecnologia em prol da produtividade

Diante do desafio de combater a insatisfação no trabalho e impulsionar a produtividade, é crucial adotar medidas estratégicas e utilizar ferramentas modernas. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental, proporcionando soluções inovadoras para otimizar o ambiente de trabalho. Empresas que buscam contornar a insatisfação e garantir colaboradores mais engajados podem contar com serviços especializados, como os oferecidos pela Lumiun.

A Lumiun, com sua expertise em controle de acesso à internet, oferece uma ferramenta poderosa para empresas que desejam promover um ambiente digital seguro e focado na produtividade. Ao bloquear o acesso a sites não relacionados ao trabalho, como redes sociais, jogos, apostas e conteúdo adulto, a Lumiun contribui significativamente para reduzir distrações, conflitos e melhorar a eficiência no ambiente de trabalho. Além disso, a ferramenta é uma aliada na proteção das redes e recursos digitais, garantindo a segurança da informação da empresa.

Em síntese, ao adotar recursos modernos e tecnológicos, como os fornecidos pela Lumiun, as empresas podem transformar seu ambiente de trabalho, promovendo a satisfação dos colaboradores, a melhoria da comunicação interna e, consequentemente, um aumento substancial na produtividade.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados