produtividade empresarial

Produtividade empresarial: qual o papel dos colaboradores?

Por conta do aumento da competitividade do mercado, as empresas estão constantemente buscando formas mais eficientes de aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Isso porque, quanto melhores forem os resultados entregues, maior será a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, qual é o papel do funcionário para aumentar a produtividade empresarial?

Antes de mais nada, os gestores precisam encontrar métodos eficientes para mensurar os resultados e determinar se a produtividade entregue está de acordo com as metas e objetivos da empresa. Utilizando os recursos adequados, é possível que a produtividade empresarial seja consideravelmente aumentada de forma a entregar resultados cada vez melhores.

Quais os desafios enfrentados pelos gestores?

Embora seja um aspecto fundamental para a continuidade e sucesso de qualquer negócio, a produtividade dos funcionários é apenas “a ponta do iceberg”. Isso porque ela envolve diversos fatores essenciais que, quando não atingidos, podem fazer com que os trabalhadores apresentem uma grande queda na produtividade e prejudiquem os resultados da empresa.

Visando contornar alguns desses desafios, algumas empresas estão testando um novo modelo de jornada de trabalho, reduzindo de 5 para 4 dias de trabalho semanal. Essa mudança está entregando resultados surpreendentes, que vão desde a motivação dos colaboradores até ao aumento da rentabilidade do negócio.

Contudo, problemas de produtividade ainda são um grande desafio para negócios de todos os tipos. Para entender melhor os motivos que levam à queda da produtividade dos funcionários e como contornar esses problemas, veja os tópicos a seguir.

Falta de engajamento

Embora pareça algo relativamente simples, o sentimento de pertencimento dos funcionários é um grande fator relacionado à produtividade empresarial. Ao realizar as suas atividades focado apenas no valor a receber no final do mês, o colaborador pode não entregar os resultados esperados pelos gestores. Se isso já é ruim pensando em um número pequeno de funcionários, imagine se a maior parte dos trabalhadores apresentar essa postura.

Por essa razão, é responsabilidade dos gestores garantir mais engajamento entre os funcionários, favorecendo um maior comprometimento e dedicação às atividades realizadas. 

Falta de cultura organizacional

A forma como o negócio é conduzido também pode impactar negativamente na produtividade empresarial. Tarefas extremamente burocráticas, falta de organização, e outros problemas, podem fazer com que, mesmo que o trabalhador se dedique, os resultados esperados não sejam alcançados. Por isso, é importante fortalecer os valores da empresa e garantir que os funcionários entendam e façam parte dessa ideia.

Problemas no ambiente da empresa

As pessoas precisam se relacionar com respeito, educação e leveza, e isso não é diferente dentro de uma empresa. Um ambiente de trabalho de qualidade é fundamental para garantir que os trabalhadores consigam produzir de acordo com as suas capacidades e com as expectativas da empresa.

Valorização dos talentos

Muitas vezes, o colaborador apresenta uma grande produtividade e sempre entrega excelentes resultados para a empresa. Contudo, com o passar do tempo, a falta de reconhecimento e de interesse pelo desenvolvimento profissional por parte das empresas, pode fazer com que esse funcionário se sinta desvalorizado e apresente uma queda na sua produtividade.

É importante que os gestores tenham olhos para os resultados dos funcionários e saibam reconhecer o bom desempenho que eles entregam. Dessa forma, é possível manter o engajamento e estimular os trabalhadores a manter a dedicação.

Distrações online

Embora a internet seja um recurso fundamental para os negócios da atualidade, ela também representa um ambiente de muitas distrações e ameaças. Além de prejudicar a segurança dos dados, também são grandes perigos para a produtividade empresarial. Redes sociais, sites de entretenimento, lojas online, entre muitos outros.

Todos esses conteúdos acabam tomando muito do tempo do colaborador, e no ambiente de trabalho, eles podem fazer com que a produtividade sofra um grande prejuízo.

Contar com um sistema de controle de acesso à internet pode fazer muita diferença para a produtividade empresarial. Através dessa ferramenta, os gestores conseguem estabelecer regras personalizadas de acordo com o perfil de acesso dos usuários, trazendo mais foco e contribuindo para o aumento da produtividade do negócio.

Melhorando a produtividade dos funcionários

Como vimos, a produtividade dos funcionários está diretamente relacionada aos resultados da empresa, sendo imprescindível encontrar recursos, métodos e ferramentas que aumentem o foco e dedicação dos colaboradores. Identificados os sinais de baixa produtividade, cabe aos gestores determinar as causas e implementar as medidas estratégicas para melhorar os resultados. Algumas dessas medidas podem ser:

Garanta uma comunicação eficiente

Para entregar bons resultados, os colaboradores precisam saber o que precisa ser feito e, principalmente, o que a empresa espera em questão de desempenho e qualidade. Por esse motivo, é importante que haja uma comunicação clara entre os líderes e os funcionários, de forma a garantir que todo o processo ocorra de maneira harmônica e assertiva.

Saber o que precisa ser feito é de extrema relevância para que os resultados e objetivos sejam alcançados. 

Invista no desenvolvimento dos seus colaboradores

Para que a empresa consiga ter os resultados esperados, é necessário investir nas competências necessárias para que seus trabalhadores entreguem o desempenho necessário. É importante contar com um programa de treinamento eficiente e que faça com que os funcionários se sintam valorizados. Além de melhorar os resultados, essa cultura de desenvolvimento também pode aumentar o engajamento e melhorar o trabalho em equipe.

Valorize os bons resultados

Todo colaborador quer ter os seus esforços reconhecidos e valorizados. A falta de reconhecimento pode fazer com que a motivação do funcionário seja prejudicada e impacte no seu rendimento. A empresa precisa contar com uma política eficiente e que garanta que os bons resultados sejam vistos e valorizados por parte dos gestores e líderes de equipe.

O impacto da internet na produtividade empresarial

Sabemos que a internet faz parte da nossa rotina, e não existe um só negócio que não dependa desse tipo de conexão para manter a continuidade das suas atividades. Contudo, o ambiente online é repleto de distrações e armadilhas, e quando utilizada dentro do horário de trabalho, a internet pode prejudicar consideravelmente a produtividade dos trabalhadores.

Portanto, para evitar que os colaboradores tenham o seu desempenho reduzido por conta de acessos desnecessários e indevidos (como as redes sociais, sites de compra, páginas de entretenimentos, entre outros conteúdos), a empresa pode contar com uma ferramenta de bloqueio e controle de acesso à internet. Como cada usuário possui um perfil de acesso diferente, essa ferramenta permite que o controle seja feito de maneira mais específica e eficiente.

Garantir uma boa produtividade pode fazer toda a diferença para as empresas, e para que isso seja possível, é necessário contar com uma política voltada para a valorização e desenvolvimento dos colaboradores. De nada adianta esperar resultados excepcionais, se a empresa não adotar uma postura voltada para a produtividade empresarial.

omo Melhorar a Produtividade dos Colaboradores na Empresa
lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados