Segurança de rede essencial para o crescimento das empresas

Segurança de rede: essencial para o crescimento das empresas

O avanço da tecnologia demonstrou como algumas vulnerabilidades podem causar um imenso impacto negativo no sucesso nas empresas, além de danos irreparáveis. A segurança da rede é um fator indispensável para garantir a proteção e o sigilo das informações contra as principais armadilhas encontradas no meio digital. 

Para se manter ativa no mercado atual, a empresa precisa garantir uma troca de informações segura e confiável, bloqueando ameaças externas e problemas de infraestrutura. Com a migração da maior parte dos softwares e ferramentas para um ambiente de nuvem, surgiu também a necessidade de garantir que essas informações se mantenham fora do alcance de acessos não autorizados.

Por essa razão, a segurança de rede é uma necessidade para todos os negócios, independentemente do seu porte ou setor de atuação.

Segurança de rede: o que é?

A segurança da rede envolve uma série de processos, estratégias, tecnologias e políticas que são desenvolvidos para proteger o tráfego da rede e o armazenamento das informações. Assim como surgem inúmeros recursos tecnológicos voltados para melhoria dos processos e atividades exercidas, também são desenvolvidas táticas para conseguir contornar as principais barreiras utilizadas para a integridade dos dados.

A segurança da rede consegue aumentar a proteção nas bordas da rede e dentro da mesma através de camadas de segurança. Por mais bem preparados e instruídos que estejam os seus colaboradores, as vulnerabilidades acabam acontecendo, e as consequências disso podem ser devastadoras para um negócio.

O ambiente digital é um verdadeiro campo minado de ameaças potenciais, que podem favorecer a ação de cibercriminosos e destruir a confiabilidade de um negócio no mercado. A segurança da rede corporativa apresenta alguns fundamentos indispensáveis para o seu bom funcionamento:

  • Criação de uma cultura de prevenção;
  • Investimento em recursos de segurança;
  • Aumento das camadas de proteção;
  • Estabelecimento de níveis de acesso de acordo com o tipo de usuário;
  • Atualização periódica de todos os sistemas e ferramentas utilizadas pela empresa.

Os 4 tipos de segurança de rede

Como vimos anteriormente, a segurança da rede é fundamental para que a empresa se mantenha longe dos principais problemas e ameaças cibernéticas que são recorrentes na atualidade. Através das políticas e recursos implementados para aumentar a sua segurança, o setor de TI consegue evitar acessos não autorizados, contaminação por vírus e malwares, ataques cibernéticos, interrupção das atividades, e muito mais.

O objetivo da segurança da rede é trazer mais proteção para os dados e sistemas utilizados pelo negócio, sendo separados em quatro tipos:

1- Firewall, antivírus e antimalwares

O Firewall é um recurso de segurança que cria uma barreira de proteção nos sistemas e redes, permitindo o controle e monitoramento do tráfego baseado em regras pré-estabelecidas. Dessa forma, ele consegue bloquear acessos não autorizados e contribuir para filtragem de pacotes de dados. Já o antivírus e o antimalware são ferramentas utilizadas para detecção, bloqueio e remoção das principais ameaças digitais, ajudando a manter a rede protegida.

2- Criptografia

De forma resumida, a criptografia torna dados ilegíveis para pessoas não autorizadas. Isso é possível através da codificação das informações, protegendo e mantendo a confidencialidade dessas informações durante o seu tráfego pela rede. Graças a essa tecnologia, somente os usuários autorizados conseguem decifrar esses dados.

3- VPN: Virtual Private Network

Através do VPN é possível estabelecer uma conexão criptografada e mais segura entre dispositivos e a rede. Esse recurso é muito utilizado principalmente por colaboradores remotos ou em home-office, garantindo que os funcionários consigam acessar recursos e dados internos da rede da empresa com mais segurança.

4- DNS Firewall

DNS Firewall é uma solução de segurança de rede que protege contra ameaças cibernéticas. Atuando como uma barreira de defesa, ele filtra e bloqueia o tráfego malicioso baseado em consultas DNS. Essa tecnologia identifica e impede a comunicação com domínios suspeitos ou conhecidos por hospedar malware ou phishing. Ao adicionar uma camada adicional de proteção, o DNS Firewall fortalece a segurança da rede e ajuda a manter os sistemas e dados seguros contra ataques indesejados.

Descubra como as vulnerabilidades de rede podem afetar a continuidade do negócio

Um plano de segurança da rede envolve muito mais do que apenas a utilização de ferramentas para proteção. É necessário estabelecer uma política completa voltada para a segurança e confidencialidade dos dados armazenados pelo negócio.

Isso quer dizer que, mesmo que a empresa desenvolva um plano de ação voltado para lidar com possíveis eventualidades, os danos causados por problemas de segurança podem causar impactos a curto, médio e longo prazo. A imagem de um negócio perante os seus consumidores e o mercado pode ser permanentemente prejudicado por conta de incidentes desse tipo.

Alguns ataques cibernéticos são voltados para indisponibilidade de serviços (como o ataque de DDoS), e dependendo da duração desse tipo de ataque, a empresa pode ter um grande impacto financeiro. Embora esse tipo de ação possa ser contornada com as medidas necessárias, essa indisponibilidade pode prejudicar a participação no mercado e fazer com que os consumidores percam confiança na marca.

O vazamento de dados também é um dos maiores problemas enfrentados pelos negócios atuais. Podemos ver empresas de todos os portes e segmentos sofrerem ataques desse tipo e se prejudicarem consideravelmente. Negócios que tiveram seus dados vazados acabam sendo vistos com maus olhos pelos consumidores, já que os dados confiados a essa empresa não recebem a proteção adequada.

Vivenciamos um momento de plena expansão digital, e é necessário que os negócios saibam lidar com esse tipo de incidente de forma a reduzir o seu impacto e não trazer prejuízos para os seus consumidores e parceiros. Por essa razão, a segurança da rede é fundamental para o crescimento da empresa e a manutenção do seu espaço perante a concorrência.

Os riscos da segurança digital que as PMEs precisam enfrentar

Já não existe um público-alvo para onde os cibercriminosos direcionam ataques, o que fez com que todas as empresas necessitem investir em medidas de segurança. O que antes era um problema exclusivo das grandes corporações, agora se tornou uma ameaça ainda mais ampla que pode atingir negócios de todos os tipos.

É necessário que as empresas de pequeno e médio porte (PMEs) invistam em tecnologias e estratégias para proteger os seus dados e informações. Isso porque os ataques que violam a segurança digital de empresas estão cada vez mais frequentes e são muitos os riscos enfrentados para proteger os dados sigilosos.

Além do vazamento de dados, que é um dos maiores problemas enfrentados na atualidade, existem outras ameaças que também podem causar inúmeros prejuízos à corporação. Ataques de ransomware também vêm vitimando empresas de pequeno e médio porte, acarretando na perda das suas informações, indisponibilidade de serviços e perdas financeiras.

Sabemos que empresas menores precisam se preocupar com o tamanho dos investimentos realizados em segurança. Imprescindível encontrar uma ferramenta que ajude a manter a segurança sem causar um grande golpe financeiro aos cofres da organização.

Por que é necessário investir em segurança digital, independentemente do porte da sua empresa? Confira esse vídeo explicativo e entenda quais são os principais riscos de segurança que podem prejudicar o seu negócio:

Importância da segurança de rede para o crescimento das empresas

Estabelecer uma política de segurança da rede dentro de empresas é essencial para garantir um crescimento substancial e sólido. Essa política vai ajudar a proteger os dados da empresa contra os principais ataques que acontecem no meio digital, garantindo não só a confidencialidade dessas informações, como também a reputação do negócio.

É praticamente impossível encontrar uma empresa na atualidade que não dependa em grande parte de ferramentas na internet, o que faz com que esses negócios acabem enfrentando muitos desafios. As empresas precisam envolver os seus trabalhadores em uma mentalidade voltada para a proteção digital, como também garantir que as melhores ferramentas sejam utilizadas para aumentar a segurança do negócio.

Diferentemente do que muitos pensam, investir em segurança da rede traz uma grande redução de custos para uma empresa. Isso porque a recuperação de ataques cibernéticos pode causar imensos prejuízos financeiros e prejudicar o crescimento dessa organização.

Posts Relacionados