cultura de segurança digital 2024

Cultura de Segurança Digital: implementação para empresas em 2024

A implementação de uma cultura de segurança cibernética se tornou uma prioridade diante dos preocupantes dados sobre os ataques cibernéticos que podem prejudicar as empresas. Além disso, as mudanças nas modalidades de trabalho, as estratégias cada vez mais sofisticadas utilizadas pelos cibercriminosos e a necessidade de implementar abordagens eficazes também causaram um grande impacto nas práticas de segurança implementadas pelas empresas.

Esse novo cenário fez com que empresas de todos os segmentos avaliassem com uma análise mais detalhada quais são as estratégias de segurança utilizadas e as possibilidades de melhoria para a criação de uma cultura de segurança digital. Isso significa que, além de utilizar ferramentas de segurança mais assertivas, foi necessário também realizar uma total mudança na mentalidade dos colaboradores.

Nesse contexto, é essencial ajudar todos os usuários que fazem parte da empresa a estabelecerem rotinas e protocolos voltados para a segurança digital. Através de um trabalho de múltiplas abordagens, é possível garantir um espaço cibernético cada vez mais seguro e manter os dados da empresa longe do acesso de criminosos.

Cibersegurança é uma estratégia, não como um protocolo

Até pouco tempo atrás, a cultura de segurança digital era tratada dentro das empresas como um fator relacionado apenas ao setor de TI. Como as mudanças que vivenciamos na atualidade e uma crescente necessidade por proteção mais efetiva das informações, os gestores passaram a entender como essa segurança é fundamental para todos os processos implementados dentro do negócio.

Algumas empresas que sofreram grandes ataques cibernéticos nos últimos anos passaram a investir massivamente em segurança após os imensos prejuízos sofridos. A Renner, por exemplo, sofreu um grande ataque em 2021 que indisponibilizou não somente os sistemas das lojas, como também o site o aplicativo de e-commerce, causando uma perda financeira substancial.

Outro exemplo de um ataque cibernético em 2022 que causou um prejuízo de quase R$ 1 bilhão de reais. Após isso, a gigante do varejo Americanas passou a investir mais em segurança cibernética para bloquear ameaças desse tipo. Os ataques do tipo DDoS, como o sofrido pela Americanas, podem indisponibilizar páginas e serviços por dias e até mesmo semanas. E nesse período, a empresa perdeu rentabilidade e teve a sua reputação seriamente impactada.

Ademais, temos o exemplo da Amazon Web Services, empresa que investe massivamente em segurança cibernética. E, inclusive, a partir da adoção de uma cultura de segurança digital altamente fortalecida, eles desenvolveram um programa de embaixadores de segurança, cujo objetivo é monitorar e implementar práticas de segurança voltadas para a proteção e manutenção de informações dentro da empresa.

Essa mudança permitiu um olhar mais estratégico para as metodologias e soluções de segurança implementadas pela empresa. Dessa forma, iniciou-se um trabalho contínuo de mudança de paradigmas e processo de educação e conscientização entre todos os usuários dentro da organização. Medidas que, se adotadas pelas empresas citadas anteriormente, poderiam ter evitado os prejuízos decorrentes dos ataques cibernéticos. 

A implementação de uma cultura de segurança digital permite que as empresas atuem em duas frentes principais: conscientização dos colaboradores e a utilização de políticas de acesso e ferramentas de segurança voltadas para a necessidade do negócio. Todas essas mudanças devem ser baseadas na estrutura e organização do negócio, contando com soluções e protocolos alcançáveis e aplicáveis à realidade dos colaboradores e da empresa.

Com isso, é necessário, em primeiro momento, uma mudança de consciência de todos os colaboradores, desde os mais antigos até os novos, inclusive com a realização de um treinamento. Concomitantemente a isso, também  está a necessidade da implementação de soluções de segurança mais robustas e completas. E com tantas opções do mercado, é fundamental buscar ferramentas que consigam atender a demanda da empresa e garantir a privacidade dos dados.

Análise de ameaças cibernéticas atuais na cultura de segurança digital

O desenvolvimento de uma cultura de segurança digital deve partir, prioritariamente, da disseminação de uma política voltada para a proteção das informações. Um exemplo disso está na criação de senhas seguras, implementação de procedimentos relacionados com a rotina de trabalho e identificação dos riscos que o vazamento de informações pode proporcionar tanto para o negócio quanto para o próprio colaborador.

Acompanhando esse processo, é responsabilidade da empresa realizar uma análise completa dos riscos cibernéticos aos quais o negócio pode estar sujeito. Essa avaliação vai ajudar a determinar possíveis pontos de melhoria e contribuir para o processo de escolhas de ferramentas de segurança mais eficientes para um negócio.

Identificação e mitigação de ameaças emergentes

Dando sequência a esse processo de criação de uma cultura de segurança digital, é fundamental implementar uma ferramenta capaz de identificar e mitigar ameaças emergentes dentro das redes e dispositivos da sua empresa. Essa identificação vai contribuir para uma resposta mais rápida aos incidentes e evitar a maior parte dos problemas causados pelos ataques cibernéticos.

A cultura de segurança digital da sua empresa deve levar em consideração não só as abordagens utilizadas para evitar o acesso de cibercriminosos como também o protocolo a ser implementado diante de ameaças que possam ocorrer. A preparação para possíveis ameaças cibernéticas vai ajudar a sua empresa a lidar com esses problemas antes que eles causem grandes problemas para o negócio.

Cultura de segurança digital: papel dos colaboradores

Como dissemos anteriormente, o papel dos seus colaboradores é fundamental nessa mudança de cultura de segurança digital. Os seus funcionários precisam adotar uma abordagem voltada para a proteção das informações, de forma a evitar a criação de pontos de vulnerabilidade e garantir que o seu negócio esteja fluindo de acordo com as expectativas.

Isso significa que é necessário treinar os colaboradores para que o comportamento digital desses funcionários esteja de acordo com as expectativas e necessidades do negócio. Esse treinamento de segurança cibernética deve trazer de forma clara e transparente todos os cenários onde os colaboradores estejam envolvidos

A cultura de segurança digital deve ser uma abordagem a ser implementada no dia a dia de todas as organizações. As regras estabelecidas pela empresa e a abordagem esperada diante das soluções digitais utilizadas pelo negócio deve fazer parte da rotina de todos os funcionários.

Além disso, somente será possível impulsionar uma estratégia de segurança digital de qualidade se a empresa fornecer toda a estrutura necessária para tal. Além de treinar e esperar que os colaboradores implementem ações no dia a dia voltadas para uma mentalidade de segurança cibernética, é igualmente importante oferecer todo o suporte profissional para implementar a atualização de serviços, esclarecer questões relacionadas à segurança, etc.

Estabelecimento de políticas e diretrizes em segurança digital

Para que os seus colaboradores saibam quais os protocolos que devem ser seguidos e as estratégias utilizadas para a proteção dos dados, é necessário estabelecer uma política e diretrizes de segurança digital. Essa política trará todas as informações e recursos importantes voltados para a melhoria da segurança dentro da sua empresa.

Essa política será utilizada pelos gestores e funcionários nos processos de treinamento de segurança, servindo como embasamento para os treinamentos utilizados pela empresa. Esse documento deve considerar os procedimentos de rotina, infraestrutura dos recursos tecnológicos e medidas a serem seguidas pelos colaboradores.

Funcionando como uma lista de regras e protocolos a serem seguidos, a política de segurança da informação vai ajudar a controlar o acesso, monitorar recursos e garantir que a transmissão de dados ocorra de forma segura e monitorada. Esse documento pode ser alterado de acordo com as necessidades da empresa ou mudança nos protocolos de segurança que devem ser seguidos.

Por essa razão, essa política deve ser transparente, de forma que todos os colaboradores consigam compreender as suas regras e garantir a sua aplicação no dia a dia. A política de segurança da informação deve ser baseada em alguns princípios básicos que são:

Confidencialidade

Assim como o próprio nome diz, o conceito de confidencialidade dentro do contexto de segurança da informação se refere à proteção dos dados. Ou seja: se refere à proteção da confidencialidade de todas as informações que são armazenadas e manipuladas pelo negócio.

A confidencialidade se relaciona diretamente com a proteção dos dados que são armazenados no ambiente digital. Manter esses dados longe do acesso de usuários não autorizados vai proteger o seu negócio contra os principais golpes cibernéticos, como o ataque de Ransomware. Através dessa abordagem, os cibercriminosos sequestram as informações sigilosas de uma empresa e exigem o pagamento de um valor de resgate para a devolução dos dados.

Além da perda financeira, esse tipo de ameaça também favorece a exposição de dados sigilosos, causando imensos prejuízos para a organização. O impacto à imagem pode ser irreversível, e destruir a reputação do negócio no mercado.

Entenda mais sobre a privacidade no ambiente digital:

Integridade

É responsabilidade da empresa garantir a originalidade e confiabilidade das informações que são coletadas e armazenadas pelo negócio. Manter a integridade vai contribuir com o compliance da sua organização, evitando as penalidades que são impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Todas as decisões estratégicas de uma empresa são tomadas com embasamento em dados consolidados. Garantir a integridade dessas informações contribui diretamente para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio, de forma que todas as mudanças implementadas são desenvolvidas e planejadas de acordo com dados realistas.

Disponibilidade

Para que as atividades sejam executadas com e qualidade de acordo com as expectativas e planejamentos do negócio, essas informações devem estar disponíveis sempre que os colaboradores necessitem. Esse princípio envolve a utilização de recursos para garantir o acesso livre a usuários autorizados aos dados necessários para a continuidade do negócio.

Na era da informação, a disponibilidade dos dados é fundamental para garantir a continuidade do negócio. As atividades diárias dependem de uma troca rápida de informações, e por conta disso, sempre que for necessário, os dados armazenados devem estar disponíveis. 

Imagine que a sua equipe de vendas não consiga finalizar os contratos por não obter acesso aos dados dos clientes. O quanto essa falta de acesso pode impactar a rentabilidade da sua empresa?

Estratégias para implementação de uma cultura de segurança digital

É fundamental para sua organização utilizar as melhores ferramentas voltadas para a segurança digital. Com o avanço da tecnologia, evoluem também as estratégias utilizadas pelo cibercriminosos, e é imprescindível que as ferramentas de segurança utilizadas pela sua organização sejam otimizadas e atualizadas constantemente.

Por essa razão, utilizar recursos de segurança avançados pode fazer toda a diferença na estratégia de segurança cibernética dessa empresa. Com ferramentas cada vez mais completas disponíveis no mercado, é necessário encontrar recursos que atendam a sua demanda e consigam proteger as suas informações com eficiência e facilidade.

Utilização de soluções avançadas de segurança digital

Contar com a ajuda da tecnologia é indispensável para melhorar a segurança de dados dentro da sua organização. Assim como a criação de uma política de segurança digital e o treinamento dos colaboradores envolvidos nos processos, também é imprescindível utilizar tecnologias avançadas para proporcionar uma segurança de ponta dentro da sua empresa.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas no mercado desenvolvidas especificamente para aumentar a proteção das informações que são armazenadas pelo negócio. Entretanto, precisamos considerar também os pontos de vulnerabilidade que possam ser criados e favoreçam o acesso de cibercriminosos aos sistemas, redes e dispositivos de um negócio.

Nesse sentido, também é necessário adotar ferramentas de monitoramento e de controle de acesso, de forma a evitar que os usuários acessem páginas maliciosas e causem problemas para o seu negócio. Essas ferramentas permitem um monitoramento mais assertivo do comportamento dos usuários na internet e também realizam o bloqueio preditivo de determinados conteúdos de acordo com as necessidades e as regras previamente estabelecidas pela organização.

Utilizar esse tipo de tecnologia vai ajudar a sua empresa a se manter protegida e atualizada perante as principais ameaças cibernéticas utilizadas pelos criminosos na atualidade. Quanto mais preparado o negócio estiver, maior será a proteção das informações.

O controle de acesso à internet ajuda a evitar os principais problemas no ambiente digital e garante que os seus usuários acessem apenas conteúdos relevantes e seguros durante o horário de trabalho. Embora determinadas páginas possam aparecer inofensivas, existem muitas armadilhas escondidas na internet que podem causar problemas para sua organização, e evitá-las deve ser uma prioridade.

Avaliação contínua na cibersegurança da empresa

Precisamos lembrar que nenhuma regra deve ser imutável. Isso significa que a cultura de segurança digital dentro da sua empresa deve ser atualizada constantemente.

Conforme as estratégias utilizadas pelos criminosos são aprimoradas, atualizar a cultura de segurança digital do seu negócio se torna indispensável. Avaliação contínua dos aspectos referentes à cultura de cibersegurança deve ser realizada com o objetivo de garantir que todas as metodologias e estratégias de defesa estejam de acordo com as reais necessidades presentes no ambiente digital.

Teste de segurança da internet da empresa

Para ajudar você a encontrar os possíveis pontos de vulnerabilidade e entender se a sua empresa está preparada para lidar com as ameaças cibernéticas existem alguns testes que podem ser realizados, como o teste de segurança da internet da Lumiun.

A Lumiun desenvolveu um teste de segurança da internet que vai ajudar a descobrir se os acessos estão vulneráveis, entregando informações relevantes sobre a sua estratégia. Através desse teste você terá acesso a dados realistas para obter uma visão ampla do cenário de segurança da sua empresa e a partir daí desenvolver soluções.

Considerando que o Brasil ocupou em 2022 a quinta posição em ataques cibernéticos no mundo todo, conhecer o nível de segurança é fundamental. Os ataques cibernéticos vem crescendo constantemente e existe uma prospecção de que esse avanço irá continuar, demonstrando como é essencial obter uma visão mais abrangente da estratégia de segurança da sua empresa.

Através desse teste, poderemos verificar se a sua conexão está realizando bloqueio de acesso aos sites que são considerados perigosos, ou que apresentam algum risco para as redes e dispositivos. O objetivo dessa varredura é verificar se a sua empresa se encontra vulnerável a:

Muitas vezes implantado de forma disfarçada, esse tipo de aplicação e fraude pode ser encontrada em sites de jogos e apostas, páginas com conteúdo violento, sites de pornografia, redes sociais, entre outros. O acesso indiscriminado a esse tipo de conteúdo pode expor a sua empresa aos principais riscos presentes no ambiente digital e prejudicar a cultura de segurança digital da organização.

Ações para melhoria contínua na cultura de segurança digital

Diferentemente do que se pensa, a melhoria da cultura de segurança digital dentro da sua empresa é mais simples do que você imagina. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para ajudar a sua empresa a se proteger:

Criação de uma política de segurança

A política de segurança consiste em uma estratégia voltada para a orientação e desenvolvimento de diretrizes organizacionais para a proteção dos dados. Essa política de segurança deve ser implementada em seguida por todos os colaboradores para garantir um ambiente mais protegido e livre de ameaças.

A política de segurança deve ser desenvolvida considerando as necessidades do seu negócio e os recursos utilizados pelos colaboradores. Essas regras têm como principal objetivo embasar e orientar as atividades diárias para que o comportamento digital seja o mais seguro possível.

Considerando que boa parte das vulnerabilidades são criadas por conta de comportamentos dos próprios usuários, a política de segurança é fundamental. Quanto mais informados estiverem os colaboradores, menores serão as chances da empresa sofrer com ataques cibernéticos.

Capacitação dos colaboradores

O treinamento dos colaboradores da sua empresa é uma prioridade na criação de uma cultura de cibersegurança mais eficiente e completa. O processo de conscientização sobre os riscos e armadilhas encontradas no ambiente digital que podem impactar a segurança das informações ajuda a garantir mais conhecimento e responsabilidade para todos os envolvidos.

É fundamental que os colaboradores se sintam mais preparados para evitar as armadilhas que são plantadas pelos cibercriminosos. Embora pareçam inofensivas, boa parte dessas ameaças podem causar imensos prejuízos para a sua organização.

Implementar um processo de capacitação pode fortalecer a estratégia de segurança da empresa e ajudar a reduzir os problemas causados por erros e comportamentos inadequados no ambiente digital.

Implementação de soluções que atendam as necessidades do seu negócio

Aliada às duas dicas anteriores, a implementação de tecnologias mais eficientes consegue otimizar a segurança da sua empresa de maneira muito simplificada. Considerando as necessidades da organização, é necessário encontrar soluções completas e que sejam de fácil utilização pelos usuários. 

Essas ferramentas vão ajudar a monitorar o comportamento dos usuários, bloquear acessos indevidos, alertar os responsáveis sobre possíveis ameaças e se manter atualizado perante os principais riscos encontrados no ambiente digital. Investir nesse tipo de recurso é indispensável, principalmente dos crescentes índices de ataques cibernéticos.

Além de contar com antivírus e firewall, a sua empresa também precisa investir em uma ferramenta de monitoramento e controle de acesso à internet. Considerando que  muitos ataques são favorecidos pelo comportamento dos usuários, utilizar uma boa ferramenta para evitar acessos à páginas indevidas é uma estratégia altamente eficaz.

A Cultura de Segurança Digital é uma responsabilidade de todos

A revolução tecnológica nos trouxe recursos que facilitam a nossa rotina e proporcionam mais praticidade no dia-a-dia. Para que essas ferramentas consigam continuar entregando todos esses benefícios, é nosso papel garantir que a troca de informações aconteça com segurança. Por esse motivo, a cultura de segurança digital se tornou uma pauta tão relevante.

Como citamos anteriormente, a Amazon Web Services é uma das empresas que mais investe em segurança cibernética, tendo consolidado uma cultura de segurança digital fortalecida e voltada para uma abordagem preventiva. Através do programa de embaixadores de segurança, as equipes podem monitorar e implementar práticas de segurança voltadas para a proteção de dados.

Como vimos ao longo desse material, a cibersegurança atingiu um patamar prioritário dentro de empresas de todos os portes. Com a chegada de novas tecnologias como a inteligência artificial, a adoção de soluções mais eficientes deve ser colocada em pauta o quanto antes.

Além de garantir que a sua empresa se mantenha protegida, implementar soluções mais eficientes vai contribuir para a melhoria da imagem do negócio perante o mercado e os consumidores. Falhas de segurança também dizem muito sobre a gestão e a qualidade do serviço que são prestados pela sua empresa, e evitar esse tipo de problema é também uma estratégia comercial muito eficiente.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados