Uso excessivo das redes sociais

Uso excessivo das redes sociais e seu impacto na produtividade dos colaboradores

Quando o assunto é rede social o brasileiro é quase um campeão. Considerando a quantidade de horas que é passada nas redes sociais, o usuário brasileiro passa cerca de 3 horas por dia nesse tipo de plataforma, o colocando em segundo colocado na lista de países que mais utilizam essa ferramenta. No ambiente de trabalho, essa característica acaba causando um impacto negativo  na produtividade, decorrente do uso excessivo das redes sociais. 

Veja quais são as principais redes sociais utilizadas no Brasil:

Com a recente pandemia da Covid 19 e o aumento dos trabalhadores em regime de trabalho remoto, esse número tende a se tornar cada vez maior. Sabemos que determinadas atividades e funções dependem do uso de celulares durante o horário de trabalho, mas esse tipo de acesso acaba causando inúmeros problemas para as organizações, como:

  • Perda de produtividade;
  • Atraso na entrega das demandas;
  • Queda da rentabilidade;
  • Maior incidência de erros;
  • Queda da qualidade;
  • E até mesmo acidentes trabalhistas.

Mas como a empresa pode controlar de maneira efetiva o uso excessivo das redes sociais durante o horário de trabalho? Se o seu negócio quer combater esse problema e aumentar a produtividade dos funcionários, não saia deste artigo!

O impacto negativo das redes sociais na produtividade

A falta de equilíbrio entre a vida social e o trabalho vem sendo um assunto amplamente discutido e combatido pelos gestores de empresas de todos os portes. É inegável que a internet nos trouxe soluções e ferramentas eficientes para agregar ainda mais valor e praticidade para rotina, mas ela também representa uma grande vilã quando o assunto é produtividade.

Acessos indevidos durante o horário de trabalho geram a perda da produtividade e fazem com que os colaboradores comecem a entregar cada vez menos durante o horário de trabalho. Isso porque esse tipo de acesso faz com que os funcionários se distraiam por longos períodos de tempo e deixem de realizar as atividades que realmente contribuem para o seu crescimento e o crescimento da empresa.

Sabemos que acessos desse tipo são comuns e rotineiros aos trabalhadores, visto que é uma forma de relaxar e se distrair durante os intervalos. Entretanto, quando esse acesso é realizado em momentos nos quais o trabalhador deveria estar totalmente focado nas tarefas essenciais para o negócio, resulta em sérios problemas para a empresa.

E esses acessos possuem um efeito cascata dentro da organização. Inicialmente, poucos funcionários realizam acesso às redes sociais durante o horário de trabalho, mas esse comportamento pode passar a ser replicado por outros colaboradores e causam imensa insatisfação dentro do ambiente de trabalho. 

É de se concordar: se um colaborador está sendo sobrecarregado pelo excesso de demanda causado pela baixa produtividade de um colega de trabalho, este trabalhador vai apresentar insatisfação e pode apresentar queda de rentabilidade.

Além das redes sociais, existem outros tipos de acesso que devem ser combatidos pela organização, como o site de entretenimento, lojas virtuais, pornografia, entre outros. Contudo, com o crescimento desse tipo de plataforma, as empresas estão enfrentando dificuldades para realizar esse controle, resultando em grandes impactos para os seus resultados.

Diferentemente do que se via há alguns anos, hoje em dia não existe mais distinção entre o público que acessa as redes sociais com frequência. O crescimento desse tipo de plataforma nos mostrou que pessoas de todas as idades e perfis utilizam as redes sociais de maneira constante. A diferença que podemos notar quanto ao perfil do usuário, é que pessoas mais jovens tendem a utilizar diversas plataformas de rede social de maneira simultânea, e essa quantidade é menor entre o público mais velho.

A troca dinâmica de informações proporcionada pelas redes sociais nos trouxe diversos benefícios, mas também causa um imenso prejuízo para as empresas. Embora muitos negócios tenham implementado uma Política de Utilização da Internet em Dispositivos Móveis para determinar qual o melhor comportamento no ambiente digital, muitas vezes essas regras não são seguidas pelos usuários.

Diante disso, as empresas precisam buscar treinamentos e ferramentas mais eficientes para estabelecer um controle mais assertivo do padrão de utilização e o tipo de acesso que é realizado dentro do ambiente de trabalho. 

Os colaboradores precisam ser treinados e capacitados para entender que a utilização da internet de forma errônea pode causar problemas para o negócio, e qual o seu respectivo papel na manutenção da segurança e na entrega da demanda exigida pela empresa.

Embora o controle de acesso à internet pareça uma medida extrema, ele vem mostrando de forma prática como realizar essa gestão pode fazer diferença para as empresas. Contar com uma ferramenta de controle de acesso vai ajudar a manter os seus colaboradores longe de problemas causados pelo uso excessivo das redes sociais durante o horário de trabalho.

É o objetivo de toda organização garantir que os seus colaboradores tenham maior produtividade e consigam contribuir de forma eficiente para o crescimento do negócio. Por mais que a internet seja indispensável para a realização das atividades no ambiente de trabalho, é necessário que ela seja utilizada com inteligência e de maneira estratégica.

5 dicas que vão te ajudar a lidar com o uso excessivo das redes sociais na empresa

A política de acesso à internet é o primeiro passo para garantir que os seus colaboradores entendam a importância de uma utilização consciente desse valioso recurso.

É necessário que a sua equipe tenha comprometimento e responsabilidade quanto ao seu papel diante das necessidades do negócio e da equipe. A sua equipe precisa estar engajada e entender como eles podem impactar a dinâmica da empresa, desde os hábitos mais simples, como a criação de senhas seguras, até a necessidade de utilização de ferramentas mais específicas para a segurança do negócio. 

Além disso, também é imprescindível que a empresa implemente algumas medidas para ajudar a combater o uso excessivo das redes sociais durante o horário de trabalho. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você:

1- Se não for possível eliminar, foque naquilo que é relevante

Existem algumas empresas que precisam da utilização de determinadas redes sociais para manter as suas atividades. Pensando nisso, é necessário utilizar ferramentas de controle de acesso para que somente os colaboradores que precisam desse tipo de ferramenta tenham acesso dentro da empresa.

Dessa forma, os gestores podem evitar a utilização indevida e garantir que os funcionários que não precisam das redes sociais durante esse período não realizem esse tipo de acesso.

2- Desative as notificações

É comum que as redes sociais enviem notificações através da tela de dispositivos móveis ou até mesmo por e-mail. Esse tipo de alerta acaba funcionando como um gatilho para que os colaboradores acessem as redes sociais e acabam perdendo muito tempo nessas plataformas.

Desativar as notificações ajuda a evitar essa “tentação” e contribui para o combate ao uso excessivo das redes sociais no horário de trabalho.

3- Implemente uma política de conscientização

É importante que os colaboradores entendam o seu papel na manutenção da produtividade e no crescimento do negócio. Uma política de conscientização vai ajudar a sua equipe a entender porque esse tipo de acesso representa um risco e como ele pode prejudicar não só o bom andamento das atividades, como também o crescimento deste colaborador dentro da empresa.

4- Ajude os seus colaboradores a separar a vida pessoal da vida no trabalho

A maior causa do uso excessivo das redes sociais durante o horário de trabalho está relacionada com a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É necessário entender se os seus colaboradores se encontram motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho e com a atividade que é exercida. 

Quanto mais engajada a sua equipe estiver, mais focada ela vai se manter as atividades que realmente são importantes para o negócio. É importante que os seus colaboradores tenham objetivos claros e alcançáveis dentro da sua organização para que ele mantenha o seu foco naquilo que é indispensável. 

5- Controle de acesso à internet

Embora pareça uma medida muito drástica, o controle de acesso à internet pode ajudar a sua equipe a se manter mais focada naquilo que é mais importante para a empresa. Contar com uma ferramenta de controle de acesso pode ajudar os seus colaboradores a manter a produtividade e garantirem a qualidade do serviço que é prestado.

Existem inúmeras armadilhas na internet que podem causar problemas ainda maiores do que apenas a perda da produtividade, como o vazamento de dados e interrupção das suas atividades. Essa ferramenta pode ser tudo que a sua empresa precisa para evitar esses obstáculos.

Encontre uma ferramenta que possa te ajudar

Existem diversas ferramentas no mercado voltadas para o controle das atividades no ambiente digital. Porém, nem toda ferramenta pode entregar a praticidade e eficiência que a sua empresa precisa. É necessário contar com um recurso de fácil utilização e intuitivo, que ajude o seu gestor a realizar esse controle de maneira eficiente.

A Lumiun desenvolveu ferramentas exclusivas para proporcionar um controle de qualidade para monitorar o acesso que é realizado dentro do negócio. Através de ferramentas como o Lumiun Box e o Lumiun DNS, você tem um controle assertivo e eficaz do tipo de acesso que é realizado dentro da sua empresa, ajudando a aumentar a produtividade e evitar as principais ameaças cibernéticas que rondam o ambiente digital.

Entre em contato conosco para descobrir qual é a melhor ferramenta para atender as necessidades do seu negócio. A Lumiun conta com uma equipe altamente especializada e pronta para ajudar a atender as necessidades da sua empresa.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados