vazamentos de dados nas empresas

Vazamentos de dados nas empresas: fator humano é elemento chave

Mesmo sendo um incidente de segurança frequente, empresários, profissionais de TI e gestores têm dificuldade em identificar e combater vazamentos de dados nas empresas.

Por que isso ocorre? Você conseguiria listar alguns motivos, causas ou formas de como acontecem vazamentos de dados?

Apesar dessa situação ser mais constante em empresas de pequeno e médio porte, a boa notícia é que existem tecnologias e ferramentas úteis para auxiliar empresários, gestores e profissionais de TI.

Porque conhecer mais sobre segurança e privacidade da informação é o primeiro passo para minimizar o impacto do fator humano como elemento chave em incidentes de segurança.

Dessa forma, fica mais fácil implementar estratégias para prevenir e evitar a disseminação indevida de dados. Por isso, vamos relembrar o que já compartilhamos sobre vazamento de dados nas empresas.

O que já sabemos?

O artigo anterior, Vazamento de dados é prejuízo certo para empresas, está disponível no Lumiun Blog. Nele, vimos que os impactos da exposição indevida de dados sem o consentimento prévio levam empresas a amargarem sérios prejuízos:

  • financeiros,
  • patrimoniais,
  • morais,
  • estratégicos,
  • competitivos,
  • pessoais,
  • de reputação.

Também, passamos a reconhecer os tipos de informações sujeitas a vazamentos de dados:

  • pessoais,
  • sensíveis,
  • sigilosos,
  • biométricos,
  • comportamentais,
  • confidenciais,
  • cadastros,
  • de navegação.

Por último, mas não menos relevante, vimos que os vazamentos de dados nas empresas são uma sequência contínua e ordenada de um conjunto de ações, procedimentos e eventos. Isto é, um processo com, ao menos, três estágios:

  • o acesso (indevido),
  • a coleta (não autorizada),
  • e a exposição e/ou a venda.

Saber identificar vazamentos de dados nas empresas é imprescindível.

Por que reconhecer vazamento de dados é imprescindível?

Embora exista abundante documentação, notícias e informações sobre esse tipo de incidente de segurança, esse fato não significa que as empresas estejam mais bem preparadas contra vazamentos de dados.

Esse é um dado curioso que contribui para explicar por que violações de segurança da informação continuam a gerar prejuízos.

Explica, mas não justifica. Afinal, quando a falta de segurança e privacidade da informação resulta em destruição, perda ou tratamento inadequado de dados, colocam em risco direitos de usuários/consumidores/cidadãos.

Enfim, gestores, empresários e profissionais de TI, deveriam ser capazes de reconhecer vazamentos de dados nas empresas.

Nesse sentido, existe uma principal e fundamental forma para otimizar e maximizar a capacidade e a habilidade de cada empresa em identificar e combater motivos e causas de vazamentos de dados.

Estamos falando de efetividade no controle da internet corporativa e de qualidade na gestão da informação.

Em outras palavras, processos de compliance contra vazamentos de dados nas empresas devem ser planejados e implementados para reduzir riscos e aumentar a segurança da informação.

Saber reconhecer vazamentos de dados nas empresas é uma qualidade e um atributo imprescindíveis para os processos de compliance contra fraudes virtuais, códigos maliciosos e ciberataques.

Em resumo, reconhecer vazamentos de dados é fundamental para as empresas porque permite dispor de ferramentas e meios que agilizam e otimizam a detecção e a correção de possíveis falhas.

Além disso, contribui para estabelecer práticas e protocolos de redução de danos contra vazamentos de dados nas empresas.

Seja o primeiro a saber sobre vazamento de dados

O vídeo do canal PrivacyMap, no YouTube, ajudará a ajustar a perspectiva e o propósito deste artigo: alertar para a importância dos processos de compliance contra vazamentos de dados nas empresas.

“Vazamento de dados? Seja o PRIMEIRO a saber…”, dentre outras informações e dicas, traz os seguintes alertas:

  • Qualquer pessoa pode estar exposta a vazamentos de dados, em ambiente privado ou corporativo.
  • Qualquer um pode colocar outras pessoas e empresas em risco se não estiverem protegidas.
  • Dados são vazados por exploração de vulnerabilidades em sistemas (ciberataques) e, principalmente, a partir do comportamento dos usuários.

De fato, o vídeo esclarece que os principais motivos e causas de vazamentos de dados derivam do comportamento das pessoas.

Por analogia, importa saber que grande parte dos vazamentos de dados decorrem do mau comportamento de funcionários durante o acesso à internet corporativa.

Como acontecem os vazamentos de dados nas empresas

Por fim, menos do que uma interrogação, o título desse artigo é um alerta.

Sem políticas de acesso à internet, sem gestão da segurança da informação e sem processos de compliance, de nada adianta saber e conhecer as situações nas quais sua empresa corre riscos de sofrer com vazamentos de dados.

Dessa forma, fica mais fácil compreender o insight do título do vídeo sugerido: seja o primeiro a saber sobre vazamentos de dados, para ter reais condições de prevenir, proteger e evitar.

Em primeiro lugar, porque boa parcela das ocorrências desse incidente de segurança tem no fator humano um elemento chave. Isto é, ocorre em função do comportamento que as empresas permitem aos funcionários no acesso à internet corporativa.

Em segundo lugar, porque a falta de ações e correções dos gestores facilitam vazamentos de dados nas empresas.

Ou seja, a maioria dos vazamentos de dados ocorrem em decorrência da falta de políticas, de gestão, de controles e de processos de compliance contra esses incidentes de segurança.

No momento em que empresários, profissionais de TI e gestores desconhecem os principais riscos e vulnerabilidades, ficam expostos.

Os principais benefícios da prevenção

Prevenção é a palavra-chave contra vazamentos de dados, para evitar prejuízos financeiros e resguardar a reputação das empresas.

Nesse sentido, elas devem estar preparadas. Uma providência de gestão que não precisa ser difícil nem complexa. Afinal, existem algumas soluções simples e acessíveis disponíveis no mercado.

Prevenir incidentes de segurança é mais eficiente quando a gestão do acesso à internet é aliada da segurança da informação e dos processos de compliance contra vazamentos de dados nas empresas.

Na prática, além da prevenção, as melhores soluções do mercado têm tecnologias que contribuem para melhorar os indicadores de produtividade e de lucratividade. Basta pesquisar e comparar.

Assine nossa newsletter semanal e receba mais notícias e materiais.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados