produtividade dos funcionários na internet

Para empresas: o segredo da produtividade dos funcionários na internet

Para ajudar as empresas na obtenção de melhorias na produtividade dos funcionários na internet, ao final deste artigo está disponível o Guia do Controle dos Acessos à Internet para Empresas.

Com tantas distrações presentes no mundo digital, um dos grandes desafios dos líderes e profissionais de TI nas empresas é estimular o aumento da produtividade de seus funcionários. Redes sociais, conversas, falta de motivação, equipamentos inadequados e muitos outros motivos, levam à redução do aproveitamento correto do tempo de trabalho.

Muitos empresários e gestores não possuem tempo para verificar se seus funcionários são produtivos o suficiente, afinal, cargos assim demandam muitas tarefas, que por muitos são consideradas mais importantes que “ficar de olho” nos funcionários.

Mas, existem alguns sinais comuns de funcionários sem foco ao usar a internet, como você pode ver nas próximas linhas.

Sinais de baixa produtividade dos funcionários na internet

produtividade dos funcionários na internet

Antes de tudo, é preciso entender que existem diversos perfis de profissionais. Cada um tem suas expectativas e reagem de forma diferente às adversidades no trabalho. Alguns sinais poderão ser da sua personalidade e não apenas da situação em que se encontra.

A seguir você verá os principais sinais de baixa produtividade dos funcionários na internet, para que você consiga prever quais medidas e ferramentas deve utilizar para corrigir:

  1. Atraso na entrega de tarefas
  2. Falta de planejamento de prioridades
  3. Fofocas entre funcionários
  4. Reclamações recorrentes
  5. Acesso às redes sociais, jogos e pornografia no trabalho
  6. Pausas seguidas para café, água ou lanche
  7. Conversas e debates fora do escopo de trabalho
  8. Sono e cansaço intenso

Alguns estão ligados ao ambiente de trabalho e outros são relacionados às características do perfil pessoal, porém, com algumas ações podem sim ser corrigidas, melhorando a produtividade e diminuindo os prejuízos que a falta de foco pode causar, como você pode ver nas próximas linhas.

Infraestrutura adequada é o primeiro passo

infraestrutura adequada

Existem alguns pontos que devem ser observados quando o assunto é infraestrutura necessária para que o funcionário exerça seu trabalho de forma plena. Um dispositivo lento, pode dar a autonomia para o funcionário pegar seu celular até que o computador volte ao seu estado normal, por exemplo. Esse tempo, atrasa as atividades e pode ser prolongado conforme for se tornando um costume.

Alguns ítens na infraestrutura da empresa devem ser observados para que não interfira na produtividade dos colaboradores:

  • Máquinas antigas ou obsoletas
  • Espaço muito pequeno para grandes equipes
  • Dispositivos compartilhados entre vários funcionários
  • Velocidade da internet e da rede da empresa
  • Climatização
  • Barulhos excessivos 
  • Equipes de funções distintas no mesmo ambiente

Perceba que a grande maioria se refere à adequação simples que podem ser solucionados. Já os que se referem a equipamentos ou dispositivos, merecem uma atenção especial, pois interferem diretamente na produtividade da equipe.

Retire barreiras de produtividade

produtividade dos funcionários na internet

Barreiras que bloqueiam a produtividade e concentração dos colaboradores podem aparecer de diversas formas: equipamentos inadequados como falamos anteriormente, necessidade de aprovação para seguir com novas tarefas, trabalho colaborativo onde o um funcionário depende do outro para completar o serviço, ou até mesmo, um funcionário novo, ou substituto momentâneo que não tem a supervisão e conhecimento suficiente para exercer tal função. 

Em situações como estas, a produtividade pode ser afetada drasticamente, jogando tempo e consequentemente faturamento da empresa no lixo.

Com pequenos diálogos ou observações, é possível identificar as principais barreiras de produtividade que sua equipe enfrenta, e então propor as mudanças necessárias para corrigir tais problemas.

Faça a gestão do tempo, processos e tarefas

produtividade dos funcionários na internet

Para controle de produção, marketing, balanço ou financeiro, as operações devem ser otimizadas. A empresa não pode perder tempo com estratégias falhas, lentas ou de alto custo, nem investir tempo e dinheiro em processos que dão prejuízo.

Com soluções inteligentes de gestão do tempo, processos e tarefas da equipe de trabalho, é possível elaborar um plano de crescimento e entrega de resultados eficiente e previsível, além de otimizar os investimentos em infraestrutura e equipe.

Até mesmo a geração de relatórios fica mais completa, permitindo ao empresário, líder ou profissional de TI, identificar quais processos estão tendo resultados, e quais devem ser otimizados.

Introduza na sua empresa, sistemas de gerenciamento das tarefas da equipe, e otimize os processos e o tempo gasto com elas.

Tenha um canal de comunicação eficiente

comunicação eficiente

Dúvidas no trabalho, principalmente em escritórios conectados à internet, surgem o tempo todo. Mas, se não houver um canal de comunicação rápido e eficiente, pode acarretar em erros, ou em uma baixa na produtividade. 

Para que sua equipe consiga se comunicar, é preciso utilizar um canal de comunicação eficiente, que não atrapalhe quem a utiliza, mas que tenha um grau de entendimento consistente. Telefones em ambientes que necessitam de concentração, podem atrapalhar a produtividade da equipe por exemplo.

No Guia de TI para Pequenas e Médias Empresas você vai encontrar algumas ferramentas de comunicação para empresas. Escolha a que melhor se encaixa ao seu negócio, e utilize da forma mais produtiva possível.

Faça a gestão dos acessos à internet dos funcionários

gestão dos acessos à internet

Ferramenta com grande procura por empresários e profissionais de TI, a gestão dos acessos à internet para equipes tanto presenciais, quanto em home office, vem de encontro com o desejo de otimização da produtividade.

Muitas empresas sofrem prejuízos pela má utilização da internet, principalmente envolvendo falhas de segurança como perda de dados e também comprometendo a produtividade da equipe, com o desperdício de tempo e redução de foco nas tarefas.

Nesse cenário é importante que os gestores e profissionais de TI acompanhem a produtividade da equipe e implementem na empresa uma política de utilização da internet, com soluções que permitam definir o que pode ou não ser acessado e que protejam os usuários do acesso a sites nocivos.

A gestão e controle do acesso à internet gera inúmeros benefícios para pequenas e médias empresas:

  • Gestão, segurança e proteção contra ameaças na internet
  • Menor risco de perda de informações e problemas com vírus
  • Redução do desperdício de tempo na internet pela equipe
  • Aumento da produtividade, qualidade e foco nas tarefas
  • Redução de despesas com manutenção de equipamentos
  • Informações e dados mais apurados sobre o uso da internet
  • Melhoria no desempenho da rede, sistemas e recursos de tecnologia

Existem diferentes soluções disponíveis no mercado para fazer a gestão e controle do acesso à internet, porém, grande maioria demandam alto investimento, envolvimento de profissionais técnicos especializados e exigem constante manutenção, atualizações e suporte frequente. Isso faz com que essas soluções se tornem caras e muitas vezes inviáveis, principalmente para pequenas e médias empresas.

Com o propósito de preencher essa lacuna no mercado e oferecer uma solução acessível e simplificada às empresas de pequeno e médio porte que o Lumiun Box atua, pois o serviço é baseado em nuvem e com forte diferencial na facilidade de implementação e gerenciamento do sistema.

Guia de Controle do Acesso à Internet para Empresas

Levando em consideração a crescente procura por soluções relacionadas ao controle e gestão dos acessos à internet por empresários e profissionais de TI, criamos um material gratuito para ler ou baixar.

O Guia de Controle dos Acessos à Internet para Empresas desenvolvido pela Lumiun, é um material repleto de informações úteis sobre o tema:

No material você vai encontrar os seguintes temas:

  • Porque fazer o controle de acesso à internet na empresa?
  • Algumas soluções
  • Características e vantagens do Lumiun Box
  • 5 passos para a gestão total dos acessos à internet
  • Casos de uso
    • Controle de acesso à internet para funcionários remotos
    • Controle de acesso à internet de múltiplas redes em um único painel
  • Cases de sucesso
  • Materiais Gratuitos

Você pode acessar a página do guia quando quiser, ou baixar o e-book e enviar para seus colegas e amigos, melhorando a produtividade dos funcionários na internet.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
1 comentário

Comentários fechados

Posts Relacionados