semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 70

Chegamos na septuagésima edição da Semana da Segurança na Internet! Confesso que é uma marca que nos causa orgulho, portanto, nesta edição trouxemos um curso sobre cibersegurança bem especial!

Na edição, ataques ransomware explodem no Brasil, nova técnica de hacking, falso suporte de call center e muito mais.

Notícias

Grupo Fleury é nova vítima de ciberataque de ransomware

Mais uma empresa brasileira é vítima de ciberataque de ransomware. Após o ataque desferido contra a unidade americana da JBS, maior empresa de processamento de carne do mundo, agora foi a vez do Grupo Fleury, uma das mais renomadas empresas de medicina diagnóstica do país.

Por Erivelto Tadeu em CISO Advisor

Ataques de ransomware explodem no Brasil com alta de 92% desde o início do ano

Responsáveis por gerar prejuízos financeiros e paralisar atividades de empresas, os ataques de ransomware seguem uma tendência de grande alta no Brasil. Segundo dados da Check Point Software, ações do tipo aumentaram em 92% no país desde o início de 2021, seguindo uma tendência global que registrou uma alta de 41% em ataques no período.

Por Felipe Gugelmin em Canaltech

Ransomware: 80% das vítimas que pagam acabam sendo atacadas de novo

Além disso, o pagamento não garante que as operações voltem ao normal. Dos pesquisados, 46% recuperaram o acesso aos seus dados, mas alguns ou todos eles foram corrompidos. E 25% dos entrevistados disseram que um ataque de ransomware levou ao fechamento de sua organização.

Por Arielle Waldman em TechTarget

Golpe do PIX agendado: entenda o boato que circula nas redes sociais

Mensagem alerta que criminosos estão pedindo para vítimas devolverem suposto pagamento, mas Banco Central diz que conteúdo não passa de rumor.

Em G1

Ransomware “amador” escondia chave de encriptação no próprio código

O “Black Kingdom” foi escrito em Python por “desenvolvedores amadores”, contendo uma implementação de criptografia com vários erros, permitindo a recuperação de arquivos utilizando uma chave “hardcoded” no próprio código do aplicativo malicioso.

Por Marc Rivero em Securelist

Vazamento de dados não gera indenização se dano não for provado

Uma mulher teve seus dados vazados pela Eletropaulo. Para o juiz, deve-se comprovar o dano causado para a indenização por dano moral, mesmo configurado o vazamento indevido.

Em Migalhas

Vantagens e desvantagens de bloquear o acesso às redes sociais nas empresas

Dúvida que afeta boa parte dos empresários, gestores e profissionais de TI, é se deve ou não bloquear o acesso às redes sociais durante o horário de trabalho dos colaboradores.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Criminosos usam falso suporte de call center para contaminar com ransomware

A campanha com alto nível de sofisticação está sendo coordenada por um grupo criminoso chamado BazarCall, que utiliza falsos avisos de cobrança de serviços não solicitados para induzir as vítimas a entrarem em contato pelo telefone, com um criminosos que se passa por atendente e leva à infecção por meio do download de um arquivo contaminado.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Process ghosting: nova técnica de hacking adultera imagem

Pesquisadores da empresa de segurança cibernética Elastic Security descobriram uma nova tática de hacking usada por cibercriminosos para escapar das detecções de segurança que faz uso da adulteração de imagem para implantar código malicioso furtivamente em um sistema Windows.

Em CISO Advisor


Eventos

(ISC)2 anuncia curso grátis de proteção contra ransomware

  • Curso online
  • Duração: 2h
  • Gratuito até 31 de Julho de 2021

 

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados