acesso remoto seguro

Acesso remoto seguro: controle de acesso aos funcionários em home office

Até que tudo volte ao normal pós-pandemia, temos uma certeza: o trabalho em home office veio para ficar. Inteligentes são as empresas que usam a tecnologia a seu favor para fornecer proteção aos funcionários em trabalho remoto. Embora esse não seja um costume por grande parte delas, a segurança de dados tem sido amplamente difundida nos meios empresariais, buscando melhorias nos sistemas de proteção e principalmente, perda de (mais) faturamento ou investimento em reparos relacionados ao tema.

Pensando nisso, veremos a seguir os perigos do trabalho em home office e algumas formas de evitar tais problemas.

Quais os perigos do trabalho remoto?

acesso remoto seguro

Imagine uma empresa com 70 funcionários trabalhando diretamente em computadores conectados à internet todos os dias. Por um fator de saúde, praticamente todos eles precisaram adotar o trabalho remoto, em suas residências.

Antes, o ponto de ataque era apenas a rede interna da empresa, onde o sistema de proteção da empresa abrange todos os funcionários conectados. Agora, em home office, os possíveis pontos de ataque são muitos, e podem ser multiplicados se os funcionários fizerem uso de mais de um dispositivo em sua casa. Ainda há o fato de não haver nenhum tipo de controle de tarefas e acessos aos computadores pessoais ou fora do controle da rede da empresa. No pior cenário, em um acesso remoto à rede da empresa todos os dados sensíveis e importantes podem ser criptografados ou sequestrados por criminosos cibernéticos.

O grande desafio das empresas que fazem do trabalho remoto a sua carta na manga para manter a empresa em pleno funcionamento, é manter seus dados seguros e seus funcionários controlados.

É extremamente difícil para as empresas que não têm um setor de TI desenvolvido ou dedicado à segurança da informação, ter controle sobre a infraestrutura que seus funcionários remotos estão usando para trabalhar. Por falar em TI, publicamos recentemente o Guia de TI para Pequenas e Médias Empresas, acredito que seja útil se você tem problemas relacionados a isso.

Acesso remoto seguro

A segurança sempre foi pensada como um conjunto de pessoas, processos e tecnologia, mas agora, a tecnologia está desempenhando um papel maior nesse cenário, ao permitir que as empresas operem por meio de acesso remoto.

Embora seja preferível que os funcionários estejam fisicamente presentes, o acesso remoto seguro permite que as organizações gerenciem o processo de acesso à sistemas sensíveis e críticos da empresa de maneira responsável e segura, fornecendo a capacidade visualizar quem está utilizando a infraestrutura dos negócios.

Em meio a pandemia, boa parte das equipes se encontra em regime de teletrabalho, ou home office, comumente conhecido. Pensando nisso, publicamos o Guia de Home Office para Pequenas e Médias Empresas, com diversas informações e ferramentas para quem utiliza a modalidade de trabalho, ou pretende utilizar.

Muitas pessoas tentam inibir a tecnologia simplesmente por entender que muitas de suas tarefas podem ser substituídas por ela, porém, é dever da organização prezar pela segurança dos dados utilizados pelos colaboradores, seja por meio de tecnologia que dispensa tarefas manuais ou não.

Controle de acesso

Se o controle de acesso nas empresas já é difícil de forma presencial, imagine à distância. Ao mesmo tempo que os colaboradores podem usar a internet para suas tarefas diárias, podem também fazer uso de forma indevida, gerando baixa produtividade, desatenção, problemas de segurança de dados e prejuízos incalculáveis para a empresa.

O controle de acesso à internet nas empresas é uma política fundamental na gestão de equipes e recursos de tecnologia, principalmente em home office.

Abaixo citamos alguns benefícios e vantagens que tal ação proporciona:

  1.  Maior produtividade e qualidade nas tarefas
  2.  Foco nas tarefas da empresa
  3.  Proteção contra ameaças na internet
  4.  Menos ocorrência de problemas com vírus e malwares
  5. Monitoramento e informações sobre a utilização da internet
  6. Melhor desempenho dos sistemas e computadores
  7.  Menos custos com manutenção de equipamentos

Boas práticas de acesso remoto seguro

Para ajudar a garantir práticas operacionais seguras ligadas ao acesso remoto, listamos abaixo algumas das melhores práticas que as empresas e funcionários podem seguir:

  1. Usar antivírus em todos os computadores
  2. Autenticação de dois fatores (2FA)
  3. Ter cópias de backup dos dados importantes
  4. Monitorar as conexões de acesso remoto, obtendo mais visibilidade em todos os sistemas remotos que interagem com sua rede
  5. Crie e implante políticas de acesso e regras de acesso remoto seguro
  6. Verifique constantemente as configurações dos sistemas para que não haja alterações indevidas
  7. Mantenha softwares e sistemas operacionais atualizados
  8. Atualize constantemente as senhas, utilizando senhas fortes e seguras

Como fazer o controle de acesso remoto e seguro de forma fácil

A VPN Empresarial é uma ótima solução especificamente para pequenas e médias empresas, para que possam oferecer a seus funcionários acesso remoto seguro e monitorar as ameaças à segurança.

Uma grande vantagem da VPN Empresarial do Lumiun em relação a outras soluções de VPN Corporativa é que ela aplica aos colaboradores que estão trabalhando remotamente, em home office, as mesmas regras de proteção e monitoramento do acesso à internet que existem na rede interna da empresa, caso exista. Com isso se mantém vigente a política de uso da internet existente na organização, com objetivo de melhorar a segurança da informação e a produtividade dos colaboradores.

A ferramenta fornece visibilidade detalhada de cada conexão remota, além da possibilidade de efetuar o controle total sobre cada acesso por usuário e equipamento, ou seja, você pode ver exatamente o que seus funcionários estão acessando, em quais momentos, definir regras de acesso para cada um deles, mantendo dessa forma, todos os dados que trafegam por meio de acesso remoto muito mais seguros e controlados.

O Lumiun é instalado de forma fácil, sem necessidade de conhecimento técnico, contando com suporte total para qualquer dificuldade encontrada.

Se quiser saber mais informações, acesse nosso site ou fale com um consultor, é rápido e sem compromisso.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
5 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados