bloqueio de sites

Como monitorar e garantir a eficácia do bloqueio de sites na sua empresa

Ficou bastante claro nos últimos anos que a utilização da internet deixou de ser uma alternativa para se tornar essencial dentro do ambiente corporativo. Entre os negócios, independentemente do setor de atuação ou porte, é praticamente impossível encontrar uma empresa que não dependa total ou parcialmente da conexão com a internet para realizar as suas tarefas. Por esse motivo, o bloqueio de sites é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as empresas que desejam utilizar esse recurso com mais eficiência e inteligência.

Somente no período de 2019 a 2021 (alavancado pela pandemia mundial da Covid-19), o número de empresas no Brasil que passaram a oferecer seus produtos e serviços através de canais digitais passou de 57% para 73%. A necessidade de implementação da modalidade de trabalho remoto também teve um papel determinante nesses resultados. Esses números demonstram como, a cada dia que passa, mais e mais negócios estão dependentes da rede mundial de computadores.

Sabemos que a revolução digital vem trazendo inúmeras vantagens para todos, entregando ferramentas que ajudam na realização da maioria das tarefas que realizamos rotineiramente. Contudo, da mesma forma que essa revolução trouxe vantagens, ela também veio carregada de problemas que devem ser combatidos.

Um desses problemas é a perda de produtividade. Acessos indevidos à internet, principalmente quando realizados no ambiente de trabalho, resultam em grandes problemas para a empresa, seus dados e seus dispositivos. Atrelado a essa questão, também podemos mencionar os riscos cibernéticos que são favorecidos pelos acessos indevidos durante o horário de trabalho.

Assim como outros ativos que fazem parte da empresa, os dados e informações armazenados devem ser protegidos para evitar complicações e penalidades impostas pelos órgãos regulamentadores. Após o surgimento da LGPD,  a preocupação com esses fatores se tornou ainda maior, sendo necessário que a empresa se adapte e se mantenha a par de todos os aspectos relacionados à segurança digital. Entendam o que mudou com essa legislação:

Devido a todos estes problemas, é necessário contar com um recurso para o bloqueio de sites dentro da sua empresa. Mas como é possível garantir a eficácia dessa ferramenta e monitorar os tipos de acesso que são realizados?

Antes de mais nada, precisamos compreender quais são os riscos e quais são os principais problemas que devem ser combatidos quando o assunto é acesso à internet. Continue a leitura para saber mais!

Como a internet pode te prejudicar?

Como vimos anteriormente, ainda que indispensável, a internet também é uma das principais portas de entrada para os maiores problemas que afetam as empresas. Isso porque para que um negócio tenha sucesso, é necessário que haja um investimento constante em produtividade, e a internet pode ser um dos principais vilões da rentabilidade de uma empresa.

Acessos indevidos durante o horário de trabalho podem fazer com que os colaboradores deixem de realizar tarefas essenciais para o seu dia a dia e para os interesses da empresa. A Fundação Getúlio Vargas realiza uma pesquisa anual chamada Observatório da Produtividade. Em seu último relatório podemos observar que o Brasil apresentou uma queda considerável em diversos indicadores que medem a produtividade do país.

Acompanhando uma tendência decrescente, em 2022 o Brasil apresentou uma redução de 4,5% na produtividade com relação às horas trabalhadas. Levando em consideração que a produtividade do trabalhador brasileiro não está entre as melhores do mundo, é necessário investir em recursos e ferramentas que ajudem a manter o foco naquilo que é realmente importante.

Considerando todos esses fatores, os gestores precisam fazer tudo que estiver ao seu alcance para ajudar os trabalhadores a se manterem focados e contribuir para a entrega da demanda esperada. Bloquear sites na sua empresa é uma estratégia que vai ajudar a combater os acessos indevidos e garantir mais segurança para as redes, dispositivos e informações armazenadas.

Além de contar com uma Política de Acesso à Internet que consolide todas as regras básicas de comportamento e conduta, também é imprescindível realizar o bloqueio de determinados tipos de conteúdo, como:

  • Redes sociais: o acesso às redes sociais durante o horário de trabalho é um dos principais fatores que minam a produtividade de um trabalhador. Levando em conta que a maior parte das pessoas têm pelo menos um perfil em rede social, esse tipo de acesso é um dos primeiros que deve ser controlado.
  • E-mail: não realizar o bloqueio de acesso a ferramentas de e-mail durante o horário de trabalho é um dos principais erros cometidos pelos gestores. Embora pareça uma ferramenta inofensiva, o e-mail é um dos principais canais utilizados por Cibercriminosos para aplicação de golpes e roubo de informações, como é o caso do golpe de phishing.
  • Conteúdo pornográfico e violento: a maior parte dos gestores sequer imagina que os seus funcionários acessem esse tipo de conteúdo. Mas é importante lembrar que, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022, 22 milhões de pessoas assumem consumir esse tipo de conteúdo no país, fazendo deste bloqueio uma necessidade.
  • Site de entretenimento e e-commerce: sabemos que a possibilidade de realizarmos compras através de canais digitais trouxe muita facilidade para nossa rotina. Porém esse tipo de conteúdo pode ser um risco não só para produtividade, como também para segurança corporativa. Isso porque eu Cibercriminosos criam cópias de sites famosos para vitimar os usuários, fazendo com que eles forneçam dados sigilosos e informações bancárias desavisadamente.
  • Plataformas de jogos: embora seja uma excelente opção de lazer, os jogos durante o horário de trabalho podem atrapalhar muito a rotina e os resultados de uma empresa. É muito importante que os trabalhadores tenham muito foco nas atividades que são realizadas para evitar erros e diminuir a necessidade de retrabalho.
  • Plataformas de vídeo e streaming: o YouTube é um dos sites mais acessados da atualidade e pode entregar conteúdos variados para os usuários. Contudo, durante o horário de trabalho, essa ferramenta pode causar muitos problemas. Além de diminuir o foco dos funcionários, ele também pode favorecer o acesso a conteúdos indevidos. O mesmo vale para as plataformas de streaming e sites de filmes e séries.

O bloqueio de sites é uma solução eficiente para as empresas que desejam reduzir os problemas causados pelos acessos indevidos. Para que esse controle seja feito da maneira adequada, é necessário contar com uma ferramenta completa e que ajude os gestores a realizar o monitoramento eficiente de tudo que é acessado durante o horário de trabalho.

5 maiores riscos do ambiente digital

Como dissemos, a internet é essencial mas também é um ambiente repleto de armadilhas e ameaças. Dentre os principais problemas que podem ser causados pelos acessos nesse ambiente, podemos citar:

Vazamento de dados

O vazamento de informações dentro da empresa é um problema muito maior do que ele aparenta ser. Além de expor dados confidenciais de clientes, parceiros e fornecedores, esse tipo de vazamento também pode causar penalidades para o negócio e prejudicar a imagem da empresa no mercado.

A Lei Geral de Proteção de Dados trouxe em seu conteúdo diversas penalidades que podem ser aplicadas para as empresas que não estabelecem o protocolo de segurança correto para ações armazenadas. É muito importante se adequar ao que está estabelecido na legislação e contar com recursos que ajudem a aumentar a segurança dos dados.

Malware

Podemos entender como malware qualquer vírus ou aplicação nociva cujo objetivo é causar algum tipo de problema ou transtorno para sua vítima. O malware pode ser desenvolvido para roubar informações, causar problemas de funcionamento para os dispositivos, possibilitar o monitoramento das atividades realizadas digitadas, transformar o dispositivo em um computador zumbi que é utilizado golpes de maior escala, entre outros problemas.

Esse tipo de aplicação pode chegar aos usuários de diferentes formas, como:

  • E-mails;
  • Download de anexos corrompidos ou maliciosos;
  • Pop-ups em sites suspeitos;
  • Publicidade enganosa;
  • E muito mais.

Golpe de phishing

O phishing é um dos problemas mais antigos da internet, mas segue fazendo vítimas todos os dias e de diferentes formas. Neste golpe cibernético, o Cibercriminoso envia  formulários e anexos corrompidos através de e-mails falsos. Ao clicar nesses anexos ou  links, o usuário acaba favorecendo a instalação de aplicativos maliciosos ou fornecendo dados valiosos para esses criminosos.

As ferramentas de antivírus e bloqueio de ameaças convencionais não foram desenvolvidas para reconhecer um e-mail desse tipo, sendo necessário utilizar outras medidas para evitar esse tipo de problema. Por esse motivo, se faz  necessário bloquear o acesso aos serviços de e-mail para reduzir as chances do usuário sofrer esse tipo de golpe.

Ransomware

O sequestro de informações é uma das práticas mais realizadas entre os cibercriminosos. Contando com a ajuda da criptografia, os hackers conseguem indisponibilizar redes e sequestrar informações, exigindo o pagamento de um valor de resgate para a vítima.

Além de representar uma enorme perda financeira para o negócio, o ataque de ransomware também causa muitos prejuízos à imagem da empresa, afastando os clientes e prejudicando o seu posicionamento no mercado.

Ataque de DDoS

Os ataques de negação de serviço distribuído, ou ataque de DDoS, pode vitimar empresas de qualquer porte ou setor. Ataques desse tipo foram realizados contra órgãos governamentais e instituições causando grandes problemas.

De forma simplificada, durante um ataque de DDoS os cibercriminosos enviam uma quantidade imensa de solicitações para a página da sua vítima. Por conta desse excesso de solicitações e tentativas de acesso, o serviço pode ficar indisponível para usuários legítimos. Esse tipo de ataque pode causar grandes perdas financeiras para o negócio, que pode ficar de horas até dias sem acesso às suas páginas e serviços.

Qual a melhor ferramenta do mercado?

Existem diversas ferramentas e recursos no mercado desenvolvidos para bloquear sites. Essas ferramentas foram criadas para facilitar o controle de acesso à internet e ajudar os as empresas e usuários a se protegerem da melhor forma. Veja a seguir as principais:

pfSense

O pfSense é uma ferramenta de segurança que funciona como um Firewall. O seu principal objetivo é trazer mais segurança e aumentar a eficiência das conexões realizadas. Devido à sua funcionalidade, ele também pode ser utilizado para controlar acessos e bloquear sites na sua empresa, ajudando a aumentar a segurança dos seus dispositivos e informações.

Contudo, embora apresente inúmeros recursos que ajudam o seu negócio, o Pf Sense é uma ferramenta complexa que precisa de um nível técnico adequado para que possa ser utilizada.

Open DNS

Open DNS é uma ferramenta exclusiva que foi desenvolvida pela Cisco. Ele conta com duas versões gratuitas: Family Shield e o Home. Na versão Family Shield, ele consegue entregar praticidade para o bloqueio de conteúdos impróprios, sendo mais utilizada para controle parental.

A sua versão Home é voltada para proteção dos dispositivos e melhoria do desempenho da conexão. Contudo, mesmo a sua versão paga, não é uma solução robusta o suficiente para atender as necessidades das empresas.

Lumiun Box

A Lumion conta com ferramentas desenvolvidas para a proteção dos dispositivos da empresa e controle de acesso à internet. O Lumiun Box é uma das melhores soluções disponíveis no mercado, altamente funcional, intuitiva  e de fácil utilização.

Com a ajuda do Lumiun Box, a empresa consegue bloquear sites e realizar um monitoramento inteligente das atividades realizadas no ambiente online, contribuindo para um bloqueio mais assertivo e específico da internet dentro da empresa. Permitindo o pagamento em moeda nacional, ele consegue proporcionar um maior custo-benefício para as empresas, além de garantir:

  • Controle de acesso unificado, sem a necessidade de realizar instalação individual em cada um dos dispositivos;
  • Bloqueio de sites e recursos de acordo com padrão de utilização, usuários, grupos horários de acesso;
  • Relatórios completos sobre tudo que é realizado no ambiente digital;
  • Ferramenta de controle acesso remoto, para os usuários em regime de trabalho remoto ou que estão atuando fora da localidade da empresa.

Lumiun DNS

O Lumiun DNS foi desenvolvido para empresas que buscam uma solução mais simplificada, mas com todos os recursos necessários para um bloqueio eficiente.  Ele permite realizar o bloqueio de sites e recursos para empresas que contam com muitos dispositivos conectados, garantindo mais proteção e segurança na internet através de um controle unificado dos seus recursos.

Por se tratar de uma solução mais simplificada porém igualmente eficiente, o Lumiun DNS apresenta um grande custo-benefício para os negócios que desejam aumentar a sua proteção mas não querem arcar com as ferramentas caras e complexas do mercado.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados