VENDER SERVIÇO DE TI

Como vender serviços de TI? 6 dicas para a sua MSP

Gerenciar uma empresa de TI envolve a realização de inúmeras tarefas que podem acabar tomando muito tempo da rotina. Por essa razão, em muitos casos a prospecção de clientes e a venda de serviços acaba sendo deixada em segundo plano. Muitos gestores buscam descobrir como vender serviços de TI de forma eficiente e garantir um maior crescimento do seu negócio.

Realizar a gestão financeira e administrativa, gerenciar pessoas e agregar valor à marca. Além de garantir que as atividades sejam realizadas da forma esperada, e dentro do prazo estabelecido, acaba tomando muito tempo da rotina de trabalho. A área da tecnologia está em crescente expansão, fazendo com que seja necessário estabelecer estratégias para conseguir se destacar perante a concorrência.

É responsabilidade da equipe de gestores encontrar ferramentas e estabelecer um planejamento para ajudar a vender serviços de TI e garantir que a empresa cresça. Para te ajudar nessa missão, preparamos esse material completo sobre o assunto, incluindo dicas fundamentais sobre como vender serviços de TI e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Principais serviços de TI para vender

Sabemos que a maioria das empresas da atualidade não consegue se manter de portas abertas sem contar com um setor de tecnologia eficiente. Isso quer dizer que as empresas que realizam a terceirização de serviços de TI encontram uma excelente oportunidade no mercado.

A terceirização de serviços de TI através de empresas especializadas é um serviço que vem ganhando cada vez mais visibilidade, principalmente por conta dos benefícios que essa modalidade pode oferecer.

Com o avanço constante da tecnologia é impossível conseguir acompanhar as novidades e agregar recursos mais modernos dentro de um setor de TI próprio. Devido a isso, cada vez mais organizações buscam na terceirização a otimização do seu serviço de TI

Dentre os principais serviços que são buscados por essas empresas podemos mencionar: 

  • Suporte: o suporte de TI pode ser realizado presencialmente ou de forma remota, ajudando a empresa a resolver problemas e retomar as suas atividades com agilidade e segurança. 
  • Gestão de infraestrutura: nesse caso, a empresa contratante busca em uma empresa terceirizada tudo o que necessário para gerenciar o parque tecnológico da empresa. 
  • Outsourcing de equipamentos de TI: muitos negócios também desejam realizar a locação e terceirização dos equipamentos para a manutenção das suas atividades, como computadores, roteadores, celulares, entre outros. 
  • Gerenciamento de segurança: a revolução digital e tecnológica trouxe muitos benefícios e tecnologias essenciais para os negócios. Entretanto, junto com essa modernidade também surgiram formas mais eficientes de roubar informações e prejudicar dispositivos. Nesse sentido, cada vez mais negócios buscam um gerenciamento de segurança de dados mais eficiente para evitar a incidência de ataques e perda de informações. 

Entenda a importância de se investir em ferramentas de segurança dentro da sua empresa:

Diferencie o seu serviço de TI da concorrência

Como podemos observar, a revolução digital trouxe inúmeras transformações para o mercado de TI. Esse crescimento aumentou a competitividade entre empresas prestadoras de serviços tecnológicos, tornando necessária a busca por recursos e estratégias que ajudem a se destacar no mercado de TI. 

Muitas organizações estão investindo em novas tecnologias e aprimorando seus serviços para conseguir cada vez mais clientes e contribuir para o seu crescimento. Contudo, é muito importante que seja realizada uma avaliação completa para determinar o que deve ser modificado e o que pode ser melhorado na prestação de serviços de tecnologia.

Precisamos entender que alcançar um diferencial competitivo no mercado vai muito além de apenas agregar as melhores tecnologias aos seus pacotes de serviços. É de extrema importância realizar uma transformação completa na forma que os seus serviços são oferecidos e como o atendimento aos consumidores deve ser realizado.

Para ter sucesso no setor de tecnologia é essencial entender a importância da transformação. A modernidade exige que os negócios adotem soluções mais inteligentes para se destacar no mercado. Veja a seguir algumas dicas: 

Conte com uma equipe altamente especializada

Para conseguir acompanhar o avanço tecnológico é necessário contar com colaboradores que estejam preparados para lidar com essas tecnologias. Investir em treinamento e atualização constante vai ajudar a sua equipe a se preparar para diversas situações e garantir que o seu consumidor tenha o melhor serviço do mercado.

Outra vantagem que pode ser garantida pelo processo de treinamento é que, uma vez completamente preparada, a sua equipe vai ser mais produtiva  e entregar maior qualidade nas atividades realizadas.

A qualidade do atendimento é uma prioridade

A sua empresa só consegue se manter ativa no mercado graças aos consumidores que confiam nos seus produtos e serviços. Por essa razão, a experiência do consumidor deve ser uma prioridade dentro da sua organização.

É imprescindível investir em um atendimento completo e de qualidade para que o seu consumidor se sinta acolhido e respeitado. Esse atendimento começa desde a divulgação do seu produto até o acompanhamento no pós-vendas.

Busque colaboração estratégica

Dependendo do tipo de serviço de TI que é oferecido pela sua empresa, é possível estabelecer parcerias valiosas que ajudem a otimizar os seus serviços e garantir uma maior satisfação para os seus consumidores. Esse tipo de parceria vai ajudar a sua empresa a agregar valor e otimizar os serviços oferecidos, permitindo a consolidação  no setor de tecnologia.

Como vender serviços de TI?

Como em todos os nichos, a venda de serviços na área de tecnologia também possui particularidades. Além de buscar qualidade nos produtos e no atendimento que é realizado, os clientes que buscam serviços de TI necessitam de um suporte completo e otimizado.

Levando isso em consideração, a venda de serviços de TI exige  planejamento e análise profunda. Buscando contribuir para o crescimento e aumento da lucratividade do seu negócio, preparamos seis dicas fundamentais para ajudar você a vender serviços de TI:

1- O cliente no centro: foco no atendimento

Como dissemos anteriormente, o atendimento ao cliente de TI é um dos aspectos mais importantes nesse tipo de contratação. Antes de oferecer os seus produtos e serviços, é importante conhecer profundamente o perfil desse cliente e quais são as suas necessidades e expectativas quanto a essa relação comercial.

Isso significa que, o primeiro passo antes de começar a oferecer os seus produtos é estudar os seus clientes atuais a fim de verificar pontos positivos e possíveis necessidades de melhoria. Para isso, a coleta de feedback pode ser uma valiosa aliada. É importante salientar que o atendimento do seu consumidor se inicia com a contratação, mas deve ser mantido ao longo de toda a experiência desse cliente.

2- Estratégias de marketing para vender serviços de TI

Devido à alta competitividade vivenciada pelas empresas do setor de tecnologia, é praticamente impossível sobreviver no mercado atual sem contar com estratégias de marketing eficientes. Para vender serviços de TI de forma mais eficiente é necessário adotar estratégias para conseguir alcançar um número maior de clientes em potencial.

Veja a seguir algumas das principais estratégias de marketing utilizadas na atualidade:

Inbound Marketing:

A ideia principal por trás dessa estratégia de marketing é fazer com que os clientes cheguem até a sua empresa, não o caminho inverso. Para que isso seja possível é muito importante que a sua empresa marque presença digital através de blog, redes sociais e páginas na internet. Disponibilizando conteúdos de qualidade, é possível marcar presença consolidada nos resultados entregues pelas ferramentas de busca. 

Outbound Marketing:

Essa estratégia está mais próxima das metodologias tradicionais de prospecção e vendas. Através dela a empresa identifica possíveis clientes e entra em contato através das principais ferramentas utilizadas. 

Indicação:

O famoso boca a boca é uma das estratégias mais eficientes quando o assunto é conquistar novos clientes. Isso porque ela é baseada na satisfação que os seus clientes atuais apresentam com relação ao seu atendimento e serviços oferecidos. Quanto mais satisfeito estiver o seu consumidor, maiores serão as chances desse cliente indicar o seu serviços para os seus amigos e familiares.

3- Funil de vendas para prestadores de serviços de TI

Você provavelmente já ouviu falar em funil de vendas, um conceito que está relacionado com a estratégia de inbound marketing. Através dessa estratégia a empresa consegue segmentar ações e visualizar o seu processo de vendas de acordo com a etapa em que o cliente se encontra.

Dependendo da etapa da jornada do seu consumidor, a empresa pode estabelecer estratégias assertivas, começando pela elaboração de uma proposta comercial completa e transparente. A proposta comercial é um dos primeiros contatos que o consumidor terá com os serviços da sua empresa e deve ser elaborada de maneira estratégica e inteligente.

Igualmente importante, o contrato de prestação de serviços deve esclarecer todas as dúvidas do consumidor, evitando mal entendidos quanto ao serviço que será oferecido e os benefícios oriundos do serviço. A transparência é fundamental para se estabelecer uma relação de confiança entre a empresa e o cliente.

4- Como precificar o serviço de TI?

A precificação de serviços é uma das tarefas mais importantes para as empresas que desejam aumentar a sua rentabilidade. Nesse sentido, é imprescindível entendermos que o preço é completamente diferente do valor, mas são conceitos que devem trabalhar em conjunto.

Para conseguir precificar corretamente, você precisa estabelecer qual é o valor do seu produto para o cliente e como a sua precificação se coloca diante da competitividade do mercado. É fundamental encontrar um ponto de equilíbrio entre o valor daquilo que você oferece e a precificação ideal para se manter competitivo.

Isso não quer dizer que você precisa oferecer o menor preço do mercado. A realidade é que é essencial estudar a concorrência para conseguir entregar um produto de qualidade com um preço mais competitivo. 

5- Relacionamento comercial com o cliente: o pré e o pós-vendas

Como vimos anteriormente, o atendimento ao seu consumidor se inicia no primeiro contato mas deve ser mantido ao longo de toda a trajetória de consumo. De nada adianta estabelecer um processo de atendimento de alta qualidade no início, se a sua empresa não está preparada para proporcionar o mesmo padrão de atendimento após a contratação dos serviços. Falhar nesse processo pode prejudicar a fidelização dos seus consumidores e impedir o crescimento da sua empresa.

Para que o cliente consiga se manter confiante quanto a qualidade do serviço oferecido, é necessário que a sua empresa esteja disposta a oferecer um atendimento completo durante toda a relação comercial. O pós-vendas é mais importante do que o atendimento realizado antes da contratação, visto que é esse atendimento que vai determinar se o seu cliente será um promotor ou um detrator da sua marca.

6- Segurança para o seu cliente e credibilidade para o seu negócio

Juntamente com a tecnologia, desenvolveram-se também técnicas para causar prejuízos para as empresas independentemente do setor. Atualmente, as empresas buscam não só um atendimento de qualidade e um produto que consiga atender as suas especificações: há uma busca constante por recursos de segurança que consigam manter os seus dados protegidos.

Graças a isso, as empresas que vendem serviços de TI precisam focar, não só na qualidade, como também na segurança dos recursos oferecidos. O vazamento de dados, por exemplo, é um dos problemas de segurança mais recorrentes dos últimos anos e vem causando prejuízos substanciais para empresas de todos os portes e setores de atuação.

Quanto mais preparado o seu negócio estiver  para aumentar a segurança e proporcionar  maior credibilidade para seus clientes, melhor será o seu posicionamento competitivo.

Aumente a lucratividade da sua MSP com estratégias assertivas de vendas de TI

O mercado de tecnologia é altamente competitivo, forçando as MSPs- Serviços Gerenciados de TI a alcançarem  excelência quando se trata de  qualidade. Por esse motivo, é preciso estabelecer estratégias e metodologias que contribuam para o crescimento do negócio e ajudem a alcançar um patamar mais competitivo.

O gerenciamento de uma MSP demanda a realização de inúmeras tarefas durante o dia a dia, tornando a rotina complexa e atribulada. Por essa razão, é necessário contar com parcerias de qualidade e estratégias assertivas de vendas para alcançar o posicionamento de mercado competitivo.

A gestão eficiente de um MSP- Serviços Gerenciados de TI pode agregar inúmeros benefícios e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado. Através das melhores estratégias de vendas é possível aumentar a lucratividade e alcançar o sucesso tão esperado.

Também é importante mencionar que a lucratividade do seu negócio está diretamente relacionada com a produtividade dos seus trabalhadores. Isso quer dizer que, é de extrema relevância adotar soluções e ferramentas que contribuam para aumentar o foco da sua equipe. Garantindo, assim, que as atividades sejam realizadas conforme o planejamento esperado.

Agregue valor a prestação de serviço de TI

Por conta dessa alta competitividade do setor de tecnologia é um verdadeiro desafio estabelecer um diferencial competitivo perante as empresas concorrentes. Agregar valor à prestação de serviços de TI envolve muito mais do que apenas a qualidade dos recursos e ferramentas utilizados.

Além de contar com uma equipe técnica altamente especializada para prestar o serviço e conseguir fornecer o suporte que os consumidores esperam, também é necessário oferecer algo que realmente faça diferença para o consumidor. Os recursos de segurança podem contribuir para aumentar o valor da sua marca, demonstrando a preocupação que o seu negócio tem com a proteção e o sigilo dos dados.

Dessa forma, utilizar a tecnologia ao seu favor e estabelecendo processos otimizados, a sua empresa irá  crescer e se destacar. Como vimos anteriormente, descobrir como vender serviços de TI envolve uma série de mudanças e transformações na forma como a sua empresa lida com o consumidor.

Por esse motivo, é de extrema importância que os gestores da sua empresa tenham como prioridade garantir que o consumidor tenha as suas expectativas, não só atendidas, como também  superadas pela sua organização.

 

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados