SVAs úteis

Dicas de SVAs úteis para provedor de internet (ISP)

Você, proprietário, gestor ou responsável de TI de provedores de internet devem estar rindo ou, no mínimo, achando curiosa a obviedade expressa em nosso título. Mas, fique tranquilo, bem sabemos que é chover no molhado falar em SVAs úteis para provedor de internet.

Quem realmente conhece seu negócio, sabe que boa parte do que sobra (lucro) e grande parte ou até a integralidade dos salários dos profissionais de provedores de internet dependem dos Serviços de Valor Adicionado (SVA).

Afinal de contas, todo SVA para ISP, por definição, é útil e vantajoso. Nossa intenção foi, apenas, chamar sua atenção e reforçar a importância de um SVA para provedor de internet.

Em outras palavras, SVAs úteis para provedor são mais do que apenas vantajosos. Acima de tudo, são necessários e estratégicos! Sem os SVA para provedor, o modelo de negócio de provedores de internet não é sustentável.

Seja como for, a proposta, hoje, é falar da importância SVAs úteis para provedor de internet e compartilhar alguns exemplos para contribuir com os gestores de ISPs.

A importância de SVAs úteis para ISPs

Antes de vermos os tipos e exemplos de SVAs úteis para provedor, é imprescindível que empresários e gestores de ISP compreendam a real dimensão e importância dos serviços de valor agregado para o seu modelo de negócio.

Por isso é que o Lumiun Blog tem disponibilizado tanto conteúdo relevante sobre as vantagens e os benefícios de SVAs úteis para ISP.

Com toda a certeza, informação e conhecimento são indispensáveis para melhorar a gestão de ISPs. E, como resultado, gerar mais lucro, segurança e controle do negócio de provedores de internet.

Veja alguns dos relevantes conteúdos mais recentes e relevantes sobre SVAs úteis para provedor de internet acessíveis em nosso blog:

SVAs úteis para provedor: experiências sem fim, mesmo!

A princípio, quantidade não significa, necessariamente, qualidade. Seja como for, no caso de SVAs para ISP, essa máxima não se aplica por dois simples motivos:

  1. Em primeiro lugar, porque a qualidade de um SVA está diretamente ligada à sua utilidade. Também, porque, conceitualmente, são serviços que demonstram sua qualidade ao agregar valor ao SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) e possibilitar o crescimento do modelo de negócio de provedores de internet. Então, em princípio, todos são SVAs úteis para provedor de internet e seus assinantes.
  2. Em segundo lugar, porque sua quantidade e variedade são realmente impressionantes. Dessa maneira, SVAs úteis têm duas qualidades/utilidades fundamentais ao proporcionar novas experiências aos assinantes e aumentar o faturamento dos provedores de internet.

Mais do que apenas um jogo de palavras, de fato, SVAs úteis para provedor existem em grande e variada quantidade e proporcionam experiências diferenciais para provedores e seus clientes.

Então, no caso de um SVA para provedor de internet, quantidade significa, sim, qualidade e, principalmente, utilidade!

Quanto mais SVAs úteis, melhor para os provedores de internet

As vantagens e os benefícios de um SVA para provedor de internet explicam a quantidade e a variedade dos serviços de valor adicionado disponíveis no mercado para ISPs e seus assinantes.

Por certo, não é um assunto novo para quem tem acompanhado os artigos que escrevemos no Lumiun Blog. Mas sempre vale reforçar a importância primeira e fundamental de SVAs úteis para provedor: a grande redução tributária.

Por consequência dessa economia fiscal, temos a grande qualidade dos SVAs úteis: aumentar a lucratividade dos provedores de internet.

Simples, assim:

Quanto mais SVAs úteis, menos impostos e mais lucro.

Variedade sem fim para assinantes

Sob o ponto de vista dos assinantes de provedores de internet, SVAs úteis geram experiências que realmente fazem diferença no dia a dia.

E não é só retórica ou argumento de vendas e de marketing. Afinal, uma grande e variada quantidade de SVAs úteis já foi bastante incorporada ao cotidiano das pessoas e das famílias.

Só para ilustrar a dimensão e o alcance da internet e de SVAs úteis que fazem parte da vida cotidiana, basta analisar o companheiro e ferramenta indispensável na atualidade: nossos smartphones.

As gigantes das telecomunicações, as operadoras de telefonia, hoje, vendem o serviço de telecomunicação com acesso à internet 3G e/ou 4G. Esses, são considerados serviços de comunicação multimídia (SCM).

Todo o resto, serviços de agenda, de notícias e toda a parte de entretenimento, como streaming de músicas e filmes, antivírus, a quantidade incrível de jogos e “joguinhos” para celular… Enfim, tudo isso são SVAs.

O mais curioso nesse exemplo é que, para a grande maioria das pessoas, a utilidade do celular não está em poder falar, em tempo real, com outras pessoas.

Na verdade, é muito mais utilizado como ferramenta de apoio para se organizar, se comunicar e relaxar. Mas, de forma assíncrona, por meio de aplicativos de mensagens, streamings de música, vídeos e filmes ou para jogar, por exemplo.

Expansão do mercado de provedor de internet

Antes de mais nada, vale destacar um importante fato do mercado de banda larga no Brasil: pequenos e médios provedores de internet são responsáveis pela maioria dos acessos banda larga no Brasil.

O mercado que foi desprezado pelas gigantes da telecomunicação (Claro, Vivo, Oi, Tim) virou uma grande oportunidade. Que foi potencializada pela pandemia. Afinal, em 2020 e 2021, a necessidade e o consumo de banda larga aumentaram exponencialmente.

No momento em que provedores de internet locais e regionais “assumiram a bronca” de levar banda larga de qualidade para zonas rurais ou afastadas dos grandes centros e capitais, também ganharam um prazer e uma dor.

O prazer foi o ganho de grandes fatias do mercado consumidor de banda larga. A dor, sem dúvida, são os pesados investimentos em infraestrutura e a alta carga tributária incidente sobre SCM (Serviços de Comunicação Multimídia), que distribuem e fazem chegar aos assinantes a internet banda larga.

SVAs úteis para provedores e para assinantes

Nesse sentido e contexto, fica ainda mais evidente a importância de SVAs úteis para o modelo de negócio de provedores de internet.

Pois contribuem para suportar investimentos, otimizar a gestão tributária, aumentar o portfólio de serviços, fidelizar clientes e, por consequência, gerar maior lucratividade.

Com toda a certeza, existem SVAs úteis para toda e qualquer necessidade dos assinantes de ISPs.

Desde alguns mais relevantes e de grande utilidade, como Lumiun ISP, até SVAs úteis tendência, com potencial para revolucionar o cotidiano e a rotina dos usuários, como o Wi-Fi 6.

Estudos comparativos com a atual tecnologia (Wi-Fi 5), apontam que o Wi-Fi 6 permitirá uma taxa de transmissão de dados quase 40% mais rápida e capacidade de transferência de arquivos até quatro vezes maior.

Com a iminência do 5G no Brasil, SVAs úteis como o Wi-Fi 6, por exemplo, oferecerão melhorias significativas para a experiência do consumidor de banda larga e gerarão mais receita para provedores de internet.

SVAs úteis: diversidade e possibilidades

Enfim, praticamente, existem infinitas possibilidades de SVAs úteis para provedor de internet. A diversidade também é grande. O que, certamente, representa uma boa oportunidade de crescimento.

Todavia, também demanda um certo grau de atenção, por parte de empresários, gestores e profissionais de TI dos provedores, para identificar os mais SVAs úteis mais relevantes para seu público.

Lumiun ISP é um bom exemplo de relevância, utilidade e facilidade. Com toda a certeza, é um dos SVAs úteis para provedor de internet. É uma solução SVA para ISP que oferece vantagens competitivas, diferenciais para provedores e grandes benefícios para os assinantes.

Afinal de contas, é uma tecnologia que entrega segurança e controle no acesso à internet para as famílias.

Quem tem filhos em idade escolar, por exemplo, sabe o real benefício que é proteger crianças e adolescentes de acessar conteúdos maliciosos ou impróprios, por exemplo.

Exemplos e tipos de SVAs úteis para provedores

Claro, existem muitas outras áreas e segmentos com potencial para desenvolver e oferecer soluções SVA para provedor. Contudo, além do controle e segurança no acesso à internet, as principais demandas dos assinantes são por SVAs úteis desses segmentos.

No entanto, é provável que nem todas as opções disponíveis no mercado sejam realmente úteis ou adequadas.

Por isso, é tão necessário o olhar atento da gestão de ISPs para SVAs úteis e realmente vantajosos.

Dentre os muitos tipos e exemplos possíveis de SVAs úteis para provedor, vamos destacar três exemplos de nichos diferentes: educacional, entretenimento e lazer e streaming para provedores.

SVA de streaming

Entre os mais procurados e utilizados, os serviços de streaming são possibilidades de SVAs úteis e que com certeza serão utilizados pelos assinantes. Quando disponibilizados, fornecem conteúdos de acesso rápido, sem precisar baixar em computador e celular e que podem ser acessados pelos assinantes a qualquer momento.

streaming

Veja alguns exemplos de SVAs deste segmento:

  • HBO Max – Filmes e séries originais da HBO totalmente online.
  • Noggin – Streaming de vídeo voltado para o público infantil.
  • Paramount+ – Séries e filmes originais e exclusivos da Paramount.
  • Deezer – Músicas, podcasts, audiobooks e muito mais nesse streaming de áudio.

SVA educacional

O aplicativo Qualifica SVA é uma multiplataforma de cursos on-line que promete experiências únicas de aprendizado. Além disso, as já conhecidas vantagens de SVAs úteis para os provedores de internet.

Veja algumas características da Qualifica:

  • Aplicativo interativo
  • Milhares de aulas
  • Artigos e Quizzes
  • Carteirinha de estudante
  • Aulas dinâmicas
  • Clube de Vantagens
  • Certificados digitais
  • Multiplataforma

SVAs úteis

Um serviço de educação pode se tornar um diferencial competitivo para seu provedor de internet.

SVA de segurança e controle parental

Sem dúvida, o filtro de DNS em formato SVA para provedor de internet Lumiun ISP entrega mais segurança e controle na internet do assinante e aumenta a lucratividade dos provedores.

O sistema faz a filtragem das requisições de DNS e determina se o acesso será liberado ou bloqueado, respeitando as regras de acesso determinadas pelo assinante.

O painel é totalmente Whitelabel, extremamente intuitivo, possui controle de acesso por horários, bloqueio de anúncios e muitas outras funcionalidades.

lumiun isp

Você pode criar estratégias de aumento de ticket oferecendo planos com diferentes filtros. Esse recurso, possibilita ao provedor criar uma estratégia para aumentar o ticket por assinante. Veja um exemplo:

  • Plano Básico: plano padrão com proteção básica para todos os dispositivos na sua internet.
  • Plano Controle Total: plano completo que inclui todos os filtros para aumentar a segurança e controle da sua internet.

Dessa forma, o assinante precisa migrar de um plano para outro para usufruir de todos os filtros, possibilitando o aumento de ticket.

Além disso, o Lumiun ISP possui diversos diferenciais estratégicos e vantagens competitivas:

  • Otimização tributária.
  • Aumento da lucratividade.
  • Inovação e diferencial competitivo.
  • Diversificação do portfólio.
  • Redução do tráfego nocivo.
  • Menos demanda de suporte.

Converse com um consultor e solicite uma demonstração.

SVA de gerenciamento de Wi-Fi

Visando um público corporativo, a Easy Auth transforma a rede Wi-Fi das empresas em uma ferramenta completa para marketing e vendas. Enquanto se conectam, os clientes visualizam e interagem com anúncios e propagandas da empresa.

Veja alguns benefícios de oferecer um sistema de hotspot:

  • Seu assinante oferece Wi-Fi gratuito, de qualidade e sem senha aos clientes
  • A conexão é liberada mediante um cadastro que pode ser feito através das Redes Sociais ou formulários
  • Enquanto se conectam, os clientes do seu assinante visualizam e interagem com anúncios e propagandas do negócio
  • Seu assinante passa a ter informações de contato e comportamento do seu público para traçar estratégias de Marketing e Vendas muito mais eficientes

Além das vantagens, veja algumas funcionalidades do serviço:

  • Anúncios personalizados
  • Campanhas programadas
  • Pesquisa de satisfação
  • Propaganda interativa
  • Layout 100% personalizado
  • Segmentação de leads
  • Integração com sistemas ERP
  • Análise de dados

SVA de conteúdo esportivo

O Estádio TNT Sports é um serviço de conteúdo esportivo voltado para o futebol. A paixão, o entusiasmo e o poder do futebol pode trazer grandes benefícios para sua relação com seu assinante.

Além da transmissão de jogos de diversos campeonatos, este SVA conta com alguns benefícios para o assinante:

  • Diversos programas de debates esportivos
  • Programas de entrevistas exclusivas
  • Melhores momentos e matérias do mundo esportivo
  • Jogos ao vivo e gravações exclusivas

Hubs de SVA

Algumas organizações perceberam a importância de serviços de valor adicionado (SVA) para provedores ISP e disponibilizaram hubs de serviços deste tipo, criando um leque de possibilidades.

Veja abaixo alguns exemplos de Hubs de SVA com características distintas mas com o mesmo objetivo, agregar valor ao serviço de internet oferecido pelos provedores.

Playhub

A Playhub é uma integradora de conteúdo on demand, especializados em oferecer para os provedores regionais de internet uma série de canais, programas e eventos conhecidos em todo o mundo para que eles enriqueçam os pacotes que vendem para seus clientes.

PlayHub

Campsoft

A Campsoft é um hub de serviços digitais para provedores de internet. Com o propósito de contribuir para a competitividade por meio de SVAs úteis, promete proporcionar integração fácil e simples. E, ao mesmo tempo, possibilitar aos ISPs criar valor para seus usuários.

SVAs úteis

Obviamente, nem todos os cenários são iguais, e a cultura local de cada provedor e seus assinantes pode mudar ao longo de toda a extensão do Brasil. Aqui listamos os principais e mais utilizados SVAs disponíveis no mercado, e claro, os mais úteis para os assinantes.

Fique atento aos próximos conteúdos sobre SVAs úteis para provedor de internet no Lumiun Blog.

  • A importância do planejamento tributário para provedores (ISP)
  • Dicas de marketing para provedores de internet

Assine nossa newsletter semanal e receba notícias e materiais sobre SVA para provedores de internet, tecnologia e segurança na internet.

Posts Relacionados