planejamento tributário para provedores

A importância do planejamento tributário para provedores (ISP)

Voltamos a chover no molhado. Isto é, falar sobre a importância do planejamento tributário para provedores (ISP), de fato, é outra obviedade. Porém, é como a frase de Clarice Lispector, em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: “o óbvio é a verdade mais difícil de enxergar”.

Afinal de contas, proprietários e gestores de provedores de internet (ISP) sabem muito bem (ou deveriam saber!) que a viabilidade financeira e a sustentabilidade econômica do modelo de negócio de provedores de internet (ISP) dependem muito, mesmo, da otimização tributária que o Serviço de Valor Adicionado (SVA) oportuniza.

Provavelmente, você já leu isso em alguns dos nossos artigos sobre SVA para provedor de internet. Contudo, sempre é bom reforçar que boa parte do lucro de ISPs deriva dos SVAs. Um fato que comprova a importância do planejamento tributário para provedores (ISP).

E, acima de tudo, demonstra o maior dos muitos benefícios de todo SVA para ISP: que o planejamento tributário para provedores é fundamental e se alicerça na utilidade estratégica dos SVA para provedor de internet.

O planejamento tributário para provedores e os SVA

Antes de prosseguirmos com mais informações sobre a importância do planejamento tributário para provedores (ISP), gostaria de fazer como o famoso escritor inglês-indiano George Orwell: “reafirmar o óbvio” e ressaltar a importância de SVAs para ISPs.

Com toda a certeza, empresários e gestores de ISP experientes compreendem a real dimensão e importância dos serviços de valor agregado para o seu modelo de negócio.

Por isso é que, no lumin blog, temos apresentado artigos sobre vantagens e benefícios e a relevância dos SVAs para provedores de internet.

Sem dúvida, conhecimento e informação são indispensáveis para melhorar a gestão de ISPs. E, como resultado, gerar mais lucro, segurança e controle do negócio de provedores de internet.

Se você perdeu algum dos mais recentes e relevantes conteúdos sobre o valor estratégico de um SVA para provedor de internet, antes de vermos mais sobre a importância do planejamento tributário para provedores, dê uma olhada em nosso blog:

Planejamento tributário para provedores

Quando o assunto é o planejamento tributário para provedores de internet, não há como escapar dos SVAs. Afinal de contas, não pagam ICMS e significam uma grande redução tributária.

Conforme o planejamento tributário para provedores, podem significar entre 20% e 50% a menos, apenas em ICMS.

Inegavelmente, a economia tributária por meio de SVA para provedor é mais do que relevante para o aumento da lucratividade dos ISPs.

Então, quando reduzir a carga tributária e melhorar a rentabilidade e a lucratividade são o foco, com toda a certeza, SVAs para provedores de internet, são indispensáveis!

Surpreendentemente, dados de mercado indicam que a grande maioria dos proprietários e gestores de ISPs desconhecem as vantagens e os benefícios de soluções SVA para provedores de internet.

Assista a esse vídeo do Stanley Sousa, contador responsável pela Contare Contabilidade – Soluções Contábeis & Empresariais.

Em quatro minutos, veja o que ele diz sobre a importância do planejamento tributário para provedores e como a grande maioria dos seus clientes pagava mais impostos do que precisava ou devia.

O poeta e filósofo libanês Khalil Gibran já dizia: “o óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade”.

Por isso é que insistimos em reforçar a obrigatoriedade estratégica de SVAs ao planejamento tributário para provedores.

Por mais óbvio que possa parecer, precisa ficar bem clara a importância de boas soluções em SVAs para provedores de internet.

No entanto, outras estratégias e particularidades financeiras e econômicas dos provedores de internet também podem contribuir para maximizar ainda mais os resultados do planejamento tributário para provedores.

Planejamento tributário para provedores vai além dos SVA para provedor de internet

Quem realmente conhece o negócio de provedores de internet (ISP), sabe muito bem que mais SVA significa menos imposto.

Aliás, sabe ainda mais: que o planejamento tributário para provedores vai muito além dos SVA para ISP.

A grande redução tributária que um SVA para provedor de internet oportuniza é necessária e estratégica. Contudo, um bom planejamento tributário para provedores deve avançar e garantir ainda mais economia fiscal.

Por consequência dessa economia fiscal, temos a grande qualidade e benefício dos SVA para provedor de internet: aumentar a lucratividade dos provedores de internet.

Simples, assim: quanto mais SVAs, menos impostos e mais lucro.

Por isso é que serviços de valor agregado como o Lumiun ISP são tão importantes para o modelo de negócio de ISPs.

Elisão Fiscal e o planejamento tributário para provedores

A importância de um bom planejamento tributário para provedores de internet (ISP) é, principalmente, aproveitar ao máximo os incentivos oferecidos pela Lei Geral das Telecomunicações (nº 9.472/1997).

Em outras palavras, de forma simplificada, o planejamento tributário para provedores deve encontrar formas legais para pagar todos os impostos, mas o mínimo possível e da forma mais vantajosa possível.

Ou seja, tecnicamente, o planejamento tributário para provedores busca reduzir a carga tributária por meio da omissão do fator gerador do tributo. Essa prática e estratégia tem nome, se chama elisão fiscal.

Basicamente, dentre as três principais providências mais comuns quando se fala de planejamento tributário para provedores e em elisão fiscal, em duas temos presentes vantagens e benefícios dos SVAs para ISPs.

Ao reduzir a carga tributária, a estratégia de elisão fiscal adota medidas como:

  • reduzir a base de cálculo do imposto (SVA para provedor),
  • Evitar a incidência do fator gerador do tributo (SVA para provedor),
  • dilatar prazos e adiar o pagamento dos impostos, sem multas.

Além da elisão fiscal, o planejamento tributário também aborda questões como:

  • a alíquota incidente em cada estado,
  • a qualificação da gestão do ISP,
  • de boas soluções SVA para provedor de internet, e
  • maximizar os resultados do planejamento tributário para provedores. 

Dicas de planejamento tributário para provedores

#1 Informação e autoconhecimento são essenciais

Conhecer sua empresa e o seu negócio é obrigação de todo empresário de provedores de internet. Mas, principalmente, dos gestores de ISPs. Saber, exatamente, a situação econômica, financeira, fiscal e operacional do provedor é condição sine qua non para o sucesso de qualquer processo de gestão.

#2 Profissionalize o planejamento tributário para provedores

De novo, parece óbvio que profissionais tributaristas especializados em ISPs têm mais e melhores condições de levar a bom termo um planejamento tributário para provedores. A não ser que seu provedor conte com advogados e contadores especialistas em elisão fiscal para ISPs. Em caso contrário, não caia na cilada de tentar economizar ou criar uma estratégia de economia fiscal por conta própria. Contrate profissionais experientes e de confiança para compartilhar suas informações e construir um bom planejamento estratégico para provedores.

#3 Elisão fiscal não é evasão

Existem muitas exceções previstas na Lei e em Regulamentos. Não caia na tentação do excesso. Afinal de contas, um bom planejamento tributário para provedores trata de economizar no pagamento de impostos a curto, médio e longo prazos. Isto é, conforme seus objetivos e metas e as muitas variáveis envolvidas, diversas estratégias podem ser adequadas. Por isso a importância de um planejamento tributário para provedores profissional, confiável e experiente. Muitas vezes, é estratégico não exceder ou abusar da elisão, sob pena de parecer evasão fiscal… Um cuidado importante, especialmente quando sabemos da voracidade fiscal do estado brasileiro, em todas as esferas.

#4 Como remunerar os diretores

Para além dos SVA para provedor de internet, a remuneração de proprietários, sócios e diretores é uma questão relevante a ser considerada. Normalmente, a sugestão é mudar a forma de pagamento do pró-labore para a retirada de lucros. Assim, em processo de elisão fiscal, um bom planejamento tributário para provedores economiza recursos da empresa destinados ao IRPF e INSS, por exemplo.

#5 Reafirmar o óbvio: a importância dos SVA para ISPs

Não poderia ser diferente. Por mais que outras estratégias possam e devam estar no foco de um bom planejamento tributário para provedores, os SVAs para provedores de internet são imbatíveis. Afinal de contas, são isentos de pagar ICMS, o tributo que mais impacta os ISPs. Enfim, a otimização tributária que o Serviço de Valor Adicionado (SVA) oportuniza, muitas vezes, é o que viabiliza e dá sustentação ao modelo de negócio de provedores de internet.

Uma boa solução em SVA para provedores de internet

Lumiun ISP é um SVA (Serviço de Valor Adicionado) que, inegavelmente, gera vantagem competitiva, diferenciais e benefícios para provedores de internet e seus clientes.

O filtro de DNS em formato SVA para provedores de internet Lumiun ISP foi desenvolvido para oferecer mais segurança e controle na internet do assinante e aumentar a lucratividade dos provedores (ISP).

Em conclusão, o SVA para provedor Lumiun ISP é uma solução que entrega muita qualidade, inovação e grandes benefícios. Afinal, foi desenvolvido para gerar vantagens competitivas e diferenciais estratégicos:

  • Otimização tributária.
  • Inovação e diferencial competitivo.
  • Aumento da lucratividade.
  • Inovação e diferencial competitivo.
  • Diversificação do portfólio.
  • Redução do tráfego nocivo.
  • Menos demanda de suporte.

Lumiun ISP: principais características

  • DNS com baixa latência.
  • Integração com ERP.
  • White Label (totalmente customizável).
  • Painel de Controle responsivo.
  • Servidor dedicado ou VM do provedor.
  • Suporte a DNSSEC.
  • Suporte a IPv6.

Converse com um consultor e solicite uma demonstração.

Fique atento ao próximo conteúdo sobre provedores de internet e SVAs para ISPs.

  • Dicas de marketing para provedores de internet

Assine nossa newsletter semanal e receba notícias e materiais sobre SVA para provedor, tecnologia e segurança na internet.

Posts Relacionados