Dicas para melhorar o sinal WiFi no ambiente corporativo

Quem trabalha em ambiente corporativo há algum tempo provavelmente se lembra de quando o escritório era tomado por um enorme emaranhado de cabos de rede e outros fios.

Numa época em que as soluções de tecnologia da informação não eram tão avançadas, era comum existir dificuldades na organização da rede de computadores do escritório.

Certamente, a utilização generalizada de periféricos de qualidade duvidosa contribuía ainda mais para a dor de cabeça dos pobres técnicos de informática.

Porém, os tempos mudaram.

Atualmente, com a disseminação das tecnologias wireless, a maioria dos escritórios já abdicou dos fios em prol de um ambiente corporativo mais organizado e eficiente.

Os avanços trazidos pela tecnologia wireless permite melhorias em diversas frentes: organizacional, visual e tecnológica… quando ela funciona corretamente.

Para quem está no meio de um projeto, não existe algo mais estressante do que ter problemas de conexão e não conseguir acessar as páginas da internet ou enviar e-mails para os clientes.

Se o seu escritório está com dificuldades de transmissão do sinal da internet, confira algumas dicas para melhorar o sinal WiFi no ambiente corporativo!

Principais equipamentos da rede WiFi

Para início de conversa, vale a pena conhecer um pouco sobre dois equipamentos importantes para o funcionamento adequado do sinal WiFi no ambiente corporativo:

Roteadores

WiFi router ou roteador é a peça-chave fundamental de qualquer conexão wireless.

Através do roteador, a internet oferecida pelo provedor de serviços é convertida em sinal WiFi para o seu estabelecimento.

Por ser o equipamento que realiza a transmissão do sinal WiFi para o seu ambiente corporativo, é essencial que o roteador possua algumas características:

  • Equipamento de boa qualidade: insista junto a sua operadora para receber um equipamento de qualidade. Normalmente, elas têm diversos modelos diferentes.
  • Alcance adequado: o alcance do sinal WiFi depende do equipamento. Para usos mais intensos, existem roteadores com diversas antenas e poderosos processadores
  • Tecnologia recente: os roteadores são atualizados constantemente. Se a sua empresa está com dificuldades de conexão, talvez seja a hora de trocar o roteador.

Além dos roteadores, existe outro equipamento que realiza uma tarefa fundamental para locais onde o sinal WiFi não chega com qualidade: estes são os repetidores de sinal.

Repetidores de sinal

Os repetidores de sinal são pequenas peças capazes de ampliar o sinal do roteador.

Quando se utiliza um repetidor de sinal, o aparelho é colocado num ponto – diretamente na tomada – do ambiente corporativo no qual o sinal chega fraco.

O repetidor ampliará o sinal, melhorando a conexão dos dispositivos conectados a ele.

Tome cuidado: ao contrário do que é divulgado por aí, o repetidor não melhora a velocidade da conexão, apenas aumenta o seu alcance.

O efeito pode ser inclusive o contrário: para ampliar o sinal, é comum que o desempenho da conexão caia um pouco.

O repetidor de sinal deverá ser adequado à capacidade do roteador e a sua velocidade de conexão.

A instalação do repetidor de sinal não é difícil, mas é necessário configurá-lo corretamente. Do contrário, ele não terá eficácia.

Verifique a velocidade da conexão

O seu escritório contratou uma internet veloz, mas você ainda percebe lentidão na rede?

Neste caso, verifique se a internet contratada está sendo entregue pela sua operadora de dados.

Infelizmente, são comuns no Brasil as situações nas quais os consumidores não recebem uma prestação adequada de serviços de internet.

Alguns sites possuem ferramentas que te auxiliam a testar a velocidade real da sua conexão em poucos segundos.

Através do serviço Fast, você descobre na hora a velocidade da sua internet.

Se quiser saber mais sobre o assunto, este artigo contém algumas dicas de como a sua empresa pode monitorar a velocidade real da conexão.

Obstáculos e interferência de eletrônicos

localização do seu roteador está diretamente ligada a sua eficácia de transmissão do sinal WiFi no ambiente corporativo.

A principal causa de dificuldade em obter um sinal adequado do WiFi está no posicionamento do aparelho.

Apesar da maioria dos escritórios modernos contar com paredes finas de drywall, algumas construções mais tradicionais ainda contam com paredes grossas de alvenaria.

Neste caso, você terá dificuldades em conseguir transmitir o sinal WiFi para grandes distâncias.

Para melhorar o sinal, siga também algumas dicas simples:

  • Posicione o roteador em algum local alto e desobstruído
  • Coloque o aparelho no centro do ambiente que deseja distribuir o sinal
  • Arruma a antena da seguinte forma: na vertical para distribuir o sinal para os lados ou na horizontal para distribuir o sinal para vários andares (sim, é contra-intuitivo mesmo).

Além do posicionamento do aparelho, a existência de outros equipamentos eletrônicos próximos pode causar interferência com o sinal do roteador.

Controle de acesso à internet

A sua rede corporativa é disputada?

Talvez, enquanto alguns colaboradores estão tentando trabalhar em um projeto importante por videoconferência, outros funcionários estão assistindo vídeos no Youtube.

Por motivos lógicos, a má utilização da internet fará com que a sua empresa sofra com o desempenho da conexão.

Aqui, a solução está em contratar um serviço de gestão e controle do acesso à internet.

Uma rede sobrecarregada pelo tráfego dados irrelevantes ao negócio da empresa afeta sobremaneira a qualidade do sinal WiFi.

Outra questão pertinente ao sinal WiFi diz respeito à segurança na internet: a conexão wireless expõe o seu computador a riscos!

Através do serviço Lumiun, a sua empresa consegue resolver todos estes problemas:

  • Controle do acesso à internet: através da solução Filtro DNS, o acesso a sites indesejados é controlado, podendo ser limitado ou bloqueado por completo
  • Segurança da informação: proteja a sua rede contra acessos à sites nocivos que colocam as informações da sua empresa em risco
  • Produtividade dos funcionários: com menos distrações com sites fora do escopo da empresa, a produtividade dos funcionários no ambiente de trabalho será ampliada

Saiba mais sobre a tecnologia de gestão de internet para empresas da Lumiun acessando o site.

Participe da discussão

Você conseguiu resolver os seus problemas de WiFiMelhorou o sinal no escritório?

Se você quer comentar sobre a sua experiência ou tem alguma dúvida, deixe uma mensagem!

Também fique à vontade para compartilhar o artigo nas suas redes sociais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados