10 maiores falhas de segurança em 2023

10 maiores falhas de segurança de dados em 2023

Normalmente, as falhas de segurança de dados acontecem no mundo digital, e pode ter vários objetivos, desde ganhar respeito diante da comunidade hacker, roubar informações sigilosas ou, até mesmo, causar a perda de uma informação para prejudicar um concorrente, por exemplo. Em geral, o alvo mais fácil de ser atingido é o usuário de qualquer sistema.

As pessoas, diferentemente dos softwares, não são programáveis e precisam de constante treinamento para não comprometerem todo o sistema. Outro fator importante é adotar técnicas de criptografia nas informações sensíveis, guardando dados de forma ilegível para quem não está autorizado a acessá-los.

Entenda como a criptografia protege os seus dados:

No âmbito corporativo, existem muitas ferramentas e soluções para ajudar o profissional de TI responsável, a melhorar os processos e sistemas dentro da empresa. E, é claro, manter um filtro de conteúdo para bloquear downloads e sites maliciosos é a primeira lição a ser feita nas empresas.

Para o setor de TI, boas maneiras de evitar falhas de segurança é monitorar constantemente os serviços que rodam na empresa, conscientizar os colaboradores periodicamente e, sem dúvida o mais importante, ter uma rotina de backup eficiente, seguindo os padrões internacionais que estabelecem o número de cópias, distância física entre elas e as formas de contingência no armazenamento e acesso às informações.

Grandes falhas de segurança

falhas segurança de dados

Grandes corporações multinacionais já passaram maus bocados com vazamento de informações confidenciais. O segmento está se tornando cada vez mais atraente para ataques virtuais, portanto, muitas delas estão em busca de soluções e cuidados diários para manter-se longe das ameaças, adotando medidas de combate, prevenção e orientação para os colaboradores.

Porém, manter a segurança de dados da empresa ainda não é vista como indispensável e urgente por muitas delas. Assim como existem grandes ataques à multinacionais, pequenas empresas também sofrem ataques de menor escala mas com grau de efeito negativo sob a empresa, em muitos casos, muito maior.

10 maiores falhas de segurança no ano de 2020

A seguir, analisaremos 10 falhas que se tornaram notáveis no mundo digital em 2020. Se quiser ver mais informações sobre cada falha de segurança baixe eBook e envie para quem quiser.

  1. iFood – Brecha de segurança expõe dados do aplicativo
  2. EasyJet – Ciberataque expõe dados de 9 milhões de clientes
  3. Natura – 50 mil clientes Natura têm informações vazadas na web
  4. Honda Motor – Empresa de automóveis suspende sua produção
  5. Samsung – Falha de segurança permite invasão de celulares Galaxy desde 2014
  6. Zoom – Problemas de privacidade e invasões na plataforma de videoconferências
  7. Grupo Energisa – Invasor teria criptografado servidores e pedido R$ 5 mi
  8. Twitter – Hackers postam fraude no Twitter de bilionários e famosos
  9. Nubank – Dados de correntistas do Nubank estavam disponíveis no Google
  10. Austrália – Onda de ataques cibernéticos ao governo

10 maiores falhas de segurança em 2023

Depois de 3 anos, infelizmente, as falhas em segurança de dados continuam acontecendo. E também se tornou pauta de seminário que uniram especialistas e representantes do Banco Central, setor privado e entidade de proteção de dados no final de 2022.

Primeiro semestre de 2023

A baixo você confere as 10 falhas de segurança de dados no mundo digital que impactaram o mundo no primeiro semestre de 2023.

  1. Ferrari: em 20 de março de 2023 a montadora Ferrari sofreu um ataque cibernético de Ransomware que expôs nomes, endereços, e-mails e números de telefone de milhares de clientes
  2. Construtora Andrade Gutierrez: essa grande empresa presente em 11 países sofreu com o vazamento de dados de milhões de clientes em 2023. Dados de 10,6 mil funcionários também foram vazados
  3. OpenAI: o chatbot ChatGPT da  OpenAI teve os dados de 100 mil usuários vazados
  4. Discord: a plataforma está notificando os usuários desde maio sobre um possível vazamento de dados. Esses usuários tiveram a exposição de endereço de e-mails e até mensagens trocadas com a equipe na ferramenta de suporte
  5. Departamento de Energia dos Estados Unidos: Através de um vazamento de dados ocorrido nesse ano, o Departamento de Energia dos Estados Unidos teve informações confidenciais disponibilizadas na internet
  6. Polícia Rodoviária Federal: após um ataque cibernético, os cibercriminosos solicitaram em uma publicação, doações ao ex-presidente Jair Bolsonaro por meio de QR Code e PIX
  7. American Airlines: 5.745 pilotos e candidatos a cadetes tiveram os dados vazados após um ataque à companhia
  8. PwC: embora tenha negado o comprometimento dos dados, a PwC assumiu que houve o vazamento de alguns documentos da empresa após um ataque recente
  9. Tegma Gestão Logística: a empresa teve os seus recursos indisponibilizados após um ataque cibernético em junho.
  10. Acispes: em maio deste ano, a Acispes (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra) sofreu um ataque cibernético que acarretou na suspensão de todas as  funções administrativas e assistenciais.

Como se proteger?

falhas segurança de dados

Como vimos, falhas na segurança podem acontecer a qualquer momento, em qualquer ramo empresarial. Podemos afirmar que não existe uma medida que garanta 100% da integridade dos dados, mas uma combinação de procedimentos seguidos por toda a companhia pode minimizar a chance de que a falha ocorra, e, principalmente, conter os danos causados por ela.

Falhas de segurança acontecem com grandes empresas, que investem montantes consideráveis em tecnologia de proteção, imagine o quão frágil podem ser pequenas empresas que não tem a mesma preocupação.

A seguir listamos 10 dicas que irão ajudar sua empresa nessa batalha diária pela segurança da informação. Você pode ver mais detalhes sobre cada dica baixando o eBook.

  1. Usar senhas seguras para todos os usuários e equipamentos
  2. Ativar a autenticação de dois fatores (2FA)
  3. Proteger e controlar o acesso à internet
  4. Usar antivírus em todos os computadores
  5. Limitar e registrar o tráfego de rede com um firewall
  6. Ter cópias de backup dos dados importantes
  7. Manter os softwares sempre atualizados
  8. Restringir permissões em arquivos compartilhados
  9. Educar os colaboradores sobre phishing e engenharia social
  10. Implantar uma política de uso dos recursos de TI

Bônus

Para aumentar a segurança da rede na sua empresa, existem diferentes alternativas, como soluções tradicionais fornecidas por empresas especializadas, que demandam maior investimento com hardware, mão de obra especializada e manutenção constante.

Porém, você pode optar por soluções mais modernas, que utilizam recursos em nuvem e são mais acessíveis, de fácil implementação e gerenciamento. Esse tipo de serviço é principalmente recomendado para pequenas e médias empresas, boas opções são Lumiun, OpenDNS ou DNSFilter.

Para escolher a melhor opção para gerenciar o acesso à internet é importante definir bem as necessidades da sua empresa e comparar os custos, características e benefícios de cada uma das soluções existentes.

Por que o Lumiun?

A empresa Lumiun é a única das opções citadas na página anterior que é 100% brasileira. Nós realmente entendemos como funciona o ambiente de trabalho nas empresas brasileiras e criamos soluções que possam aumentar a segurança da rede e produtividade da equipe.

Diariamente são mais de 508 milhões de acessos controlados e 95 milhões de acessos indesejados bloqueados. São dados que estudamos e que combinamos com serviços de terceiros na intenção e empenho de proteger as informações da empresa.

A seguir, você verá as principais funcionalidades presentes no Lumiun.

Gestão de controle de acesso à internet

  • Liberação e bloqueio de aplicações, sites e categorias de sites. Inclusive por horário.
  • Busca protegida (Safesearch) no Google, Bing e Youtube para garantir que conteúdos impróprios não sejam exibidos nos resultados das pesquisas.
  • Pesquisa de domínios onde o Lumiun faz uma varredura e encontra sua categoria, reputação, descrição, últimos acessos e ainda um preview da página.
  • Relatório de sites acessados em tempo real, além de filtros por horário, equipamentos, usuários categorias e respostas.

Segurança

  • Opção para definir o nível de reputação mínimo para acessar um site.
  • Bloqueio de sites que pertencem a categorias consideradas nocivas como hacking, malware, phishing, etc.

Firewall

  • Esqueça o conceito antigo e difícil de implantar regras de firewall na sua rede. No Lumiun é possível, com poucos cliques, adicionar regras de bloqueios e liberações por portas, protocolos, origem e destino. Além disso, existem configurações predefinidas que auxiliam os mais leigos no assunto.

VPN Empresarial

  • Você conectado na rede da empresa, de onde quiser. Com a VPN Empresarial do Lumiun é possível conectar os colaboradores externos com a rede interna da empresa. Tornando todo e qualquer acesso remoto seguro e totalmente controlado.

Velocidade

  • Com esse recurso você pode limitar a quantidade de Download e Upload para os grupos de equipamentos. Dessa forma pode distribuir seu link de internet conforme você achar melhor ou de acordo com a demanda de cada grupo.

Relatórios

  • De nada adianta todos esses recursos se não fosse possível acompanhar o resultado. No Lumiun é possível acompanhar em tempo real quais os sites mais acessados ou bloqueados, acessos por período, bloqueios de segurança, logs de firewall, equipamentos que mais consomem a banda da internet e muito mais. O que os clientes mais gostam no Lumiun é a facilidade de gerenciamento de múltiplas redes em um único painel de controle, na nuvem, simples e acessível de qualquer lugar.

Segurança em 20 minutos?

Após repassar nossos principais recursos e benefícios, você pode estar apreensivo por achar que é uma solução complexa, que demora para implantar e tem custo alto.

Boa notícia! Após receber o Lumiun Box (enviado em comodato), nosso time de atendimento lhe auxilia em todas as etapas. Em média, desde a instalação do box na rede e configuração do painel de controle, nossos clientes levam até 20 minutos. São apenas 20 minutos para deixar a rede da sua empresa mais segura e sua equipe mais produtiva.

 

O Lumiun DNS também é uma ferramenta completa para a sua empresa. Com a ajuda desse recurso, é muito fácil efetuar o bloqueio dos principais sites e aplicativos que mais consomem o tempo das pessoas, sem precisar de muito conhecimento técnico. Ele também permite criar diversas políticas de acesso para gerenciar as regras de bloqueio.

E sobre o custo para contratar o Lumiun? Você vai se impressionar com o baixo investimento. Solicite nosso contato ou acesse o site www.lumiun.com, ou então, baixe nossa apresentação mais completa com todas as informações sobre nossa solução.

Conclusão

Neste artigo vimos como acontecem as falhas de segurança em grandes organizações, bem como suas causas e consequências.

Acreditamos que o cuidado com a segurança da informação é essencial para o sucesso das empresas em crescimento. Certamente terão uma boa segurança na internet em 2023 aquelas pequenas e médias empresas que implantarem, de forma gradual e consistente as dicas presentes neste artigo e no eBook disponível para download.

Na era do conhecimento, quem mais sabe sobre um assunto está mais preparado para novas demandas que surgem todos os dias.

Até a próxima!

lumiun dns- filtro de conteudo web
8 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados