terceirização de TI para PME

Atuação proativa de MSPs em pequenas e médias empresas

A transformação digital trouxe consigo inúmeras transformações e mudanças dentro do setor de tecnologia. Graças às novas soluções de tecnologias, o setor de TI ganha um papel de destaque dentro das empresas, fazendo com que a atuação proativa de MSPs em pequenas e médias empresas se torne fundamental.

Considerando que boa parte das organizações depende de recursos tecnológicos e de soluções digitais para manter as suas atividades em dia, investir no setor de TI é primordial. Por esse motivo, cada vez mais empresas buscam parceiros no setor de tecnologia capazes de fornecer eficiência e proatividade no desenvolvimento de soluções e no gerenciamento de TI.

Por muitos anos o padrão de trabalho dentro das empresas de tecnologia era adotado de forma reativa, ou seja, sendo implementadas soluções somente quando efetivamente necessário. A mudança do mercado também fez com que essas empresas mudassem a forma de pensar, buscando por estratégias mais proativas a fim de evitar problemas e garantir a continuidade dos serviços e recursos da empresa.

Assim, no decorrer desse artigo, iremos falar sobre a importância dos prestadores de serviço de TI e como a sua postura preventiva, baseada no monitoramento contínuo dos recursos, mitiga as ameaças antes mesmo delas aparecerem. Fazendo com que os MSPs tornem-se parceiros estratégicos para as pequenas e médias empresas, garantindo a segurança e a continuidade das operações mantendo-as competitivas em um mercado em constante evolução, como veremos a seguir.

O que são os MSPS?

Em uma tradução livre, os Prestadores de Serviço de TI são empresas provedoras de serviços gerenciados de TI, fornecendo soluções tecnológicas para a prevenção de risco, aumento da produtividade do MSP e eficiência da organização. Com o crescimento da necessidade por um setor de TI mais completo e eficiente, os MSPs ganharam bastante destaque nos últimos anos.

Essas empresas oferecem a terceirização do gerenciamento de diversos recursos de TI, permitindo que a sua organização consiga focar os seus recursos e mão de obra em tarefas mais importantes ou essenciais. Dessa forma, é possível estabelecer uma estratégia completa para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Tradicionalmente, o setor de TI costuma adotar o modelo break-fix, ou seja, adoção de soluções e estratégias somente quando elas se fazem realmente necessárias. No caso dos MSPs, a atuação preventiva está focada na prevenção de danos através de um monitoramento contínuo dos recursos e ferramentas.

Através dessa atuação proativa de MSPs, os provedores de serviços de TI conseguem evitar problemas antes mesmo que eles aconteçam. As ameaças são identificadas, evitadas ou mitigadas conforme a necessidade da empresa.

Terceirização de TI para PME: o crescimento da prestação de serviços de tecnologia na atualidade

Não é novidade que na última década as ameaças cibernéticas cresceram exponencialmente. Isso fez com que fossem desenvolvidos diversos recursos voltados para a proteção, entregando ferramentas completas e eficientes para os consumidores.

O surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados também foi um verdadeiro marco na segurança cibernética do nosso país, trazendo paradigmas a serem seguidos a fim de manter as informações protegidas. Por essa razão, há uma grande preocupação com a proteção dos dados e das ferramentas digitais que são utilizadas pelas organizações.

De acordo com um relatório, a previsão é que o tamanho do mercado de terceirização de TI deverá apresentar um salto de crescimento de US$ 585,57 bilhões em 2023 para US$ 701,88 bilhões até 2028. Dados como esse demonstram como os provedores de serviços de TI apresentam um imenso potencial dentro do mercado atual.

Com ameaças cibernéticas cada vez mais eficientes, os cibercriminosos vem causando inúmeros problemas para as empresas, desde o vazamento de dados, sequestro de informações (ransomware) e até mesmo a interrupção das atividades. Considerando esses fatores, a prestação de serviços de tecnologia ganhou grande destaque na atualidade.

Veja como o vazamento das  informações vêm prejudicando milhares de pessoas no Brasil:

MSP e os benefícios para pequenas e médias empresas

Como dissemos anteriormente, os Prestadores de Serviço de TI conseguem proporcionar recursos e ferramentas digitais de alta qualidade para as empresas que desejam se manter ativas e competitivas no mercado. Além de proporcionar serviços tecnológicos de ponta, os MSPs também garantem diversas vantagens:

Expertise

Em um mercado tão competitivo, contar com expertise tecnológica é fundamental para garantir os melhores recursos e resultados. Sabemos que pequenas e médias empresas nem sempre possuem recursos para conseguir contratar e manter uma equipe de tecnologia de qualidade, o que pode impactar negativamente em seus resultados.

Através da contratação de um Prestador de Serviço de TI, a sua empresa poderá contar com uma equipe de ponta com todo o conhecimento necessário para gerenciar com eficiência o setor de TI. Além disso, ela também irá proporcionar tecnologia de ponta para garantir que a sua organização consiga se destacar no mercado e manter as suas atividades com eficiência.

Flexibilidade Expertise

Todos os dias surgem novas tecnologias desenvolvidas para proporcionar mais eficiência e produtividade para as empresas. Acompanhar esses avanços tecnológicos pode ser um verdadeiro desafio, tanto técnico quanto financeiro.

A terceirização do serviço de TI permite que a sua empresa consiga ajustar as suas necessidades e expandir os recursos e serviços oferecidos de acordo com a demanda, sem custos adicionais excessivos e com praticidade. Essa flexibilidade permite ajustes no setor de TI com muito mais praticidade e agilidade.

Eficiência

Uma vez que todas as demandas tecnológicas que são acompanhadas e resolvidas pelo MSP, a sua equipe poderá se concentrar nas tarefas mais relevantes para a organização. Dessa forma, a sua empresa poderá manter o foco no Core Business, sem se preocupar com problemas técnicos ou aspectos gerenciais dos recursos de tecnologia.

Isso significa que a sua equipe será destinada a tarefas relacionadas a sua atividade enquanto todos os recursos do setor de TI são acompanhados por uma empresa especializada. Graças a isso, é possível garantir mais eficiência e produtividade no dia a dia da organização.

Economia

Implementar um setor completo de TI de qualidade dentro da sua empresa pode ser caro e complexo. Desde a aquisição de equipamentos modernos até a contratação de profissionais especializados, essa implementação representa um grande gasto para sua empresa.

A terceirização dos serviços permite que você utilize recursos completos e eficientes, contando com ferramentas atualizadas e suporte de uma equipe especializada no setor. Sua empresa paga apenas pelo que é efetivamente utilizado, sem se preocupar com a evolução desses recursos.

Segurança

Fortalecido pela Lei Geral de Proteção de Dados, a preocupação com a segurança é de extrema relevância na atualidade. Os Prestadores de Serviço de TI conseguem oferecer recursos e ferramentas de segurança para proporcionar monitoramento contínuo e eficiente dentro da sua empresa.

Os MSP contam com plano de recuperação de incidentes, monitoramento, gerenciamento de backups e suporte qualificado para atender a sua empresa sempre que necessário.

Quais as diferenças entre gerenciamento de TI reativo e proativo?

Como dissemos anteriormente, tradicionalmente o gerenciamento de TI é implementado de forma reativa. Isso significa que os profissionais de tecnologia adotavam soluções conforme os problemas apareciam sem se preocupar com a prevenção de incidência.

O problema dessa estratégia é que a produtividade da empresa é seriamente prejudicada, principalmente porque o problema, até ser resolvido, causa a indisponibilidade dos recursos. Ainda que boa parte desses problemas possa não ter relação direta com o setor de TI, todo o suporte desse setor acaba focado em resolver problemas.

Já na modalidade proativa, o principal foco é garantir o monitoramento constante para evitar os problemas antes que eles aconteçam. Só é possível através da antecipação e monitoramento, automação de recursos e resposta imediata à incidência.

A atuação proativa de MSPs permite que o cliente tenha mais tranquilidade quanto às vulnerabilidades e falhas que podem vir a causar problemas. Caso incidentes aconteçam, a equipe está preparada para lidar da melhor maneira possível, minimizando a indisponibilidade e garantir a continuidade do seu serviço.

Como os MSPs podem melhorar o atendimento em pequenas e médias empresas?

Os provedores de serviços de TI vêm se tornando uma alternativa completa e eficiente para empresas de diversos setores. E, com um crescimento esperado de 7,37% ao ano, tudo indica que o setor de serviços de tecnologia alcance 1,7 trilhão de dólares até 2028 (dados do site de inteligência de mercado Statista), atendendo a milhares de empresas que buscam otimizar seus processos e garantir ainda mais segurança.

Por muitos anos os ataques cibernéticos eram destinados a empresas de maior porte, focados em obter lucros substanciais e causando prejuízos imensuráveis para essas organizações. Com o passar dos anos, os ataques cibernéticos também passaram a afetar pequenas e médias empresas, fazendo com que esses negócios necessitassem de recursos de proteção para evitar esses incidentes.

Desde malwares agressivos até o vazamento de dados, as empresas menores também passaram a sofrer com ataques cibernéticos. Para atender a essa demanda, foram desenvolvidas ferramentas de proteção específicas para facilitar o gerenciamento e ajudar essas empresas a se manterem longe de problemas cibernéticos.

É muito importante contar com uma empresa de MSP que consiga proporcionar não só uma assistência constante para segurança de TI, como também uma equipe especializada que apresente um conhecimento completo de segurança. Essa empresa também precisa adotar ferramentas eficientes que ajudem a manter o seu negócio longe desses problemas digitais.

Quanto mais preparado estiver o MSP, melhores serão as chances de atender com eficiência aos seus clientes, entregando não só um atendimento de qualidade, como também recurso de ponta para ajudar as empresas a se manterem protegidas.

Migração de TI reativo para proativo: dicas essenciais

Como podemos ver ao longo deste artigo, a atuação proativa de Prestadores de Serviço de TI é fundamental para garantir a proteção e continuidade das atividades das empresas. Por essa razão, a migração do reativo para o proativo se faz indispensável.

Nesse sentido, entendemos que a chave para uma atuação proativa de MSPs está no monitoramento contínuo das ferramentas em ambiente digital. Ferramentas completas para garantir um controle mais assertivo, evitando as falhas e as vulnerabilidades presentes na Rede.

A avaliação em tempo real é fundamental para a migração de um sistema reativo para a atuação proativa de MSPs. Dessa forma, é possível identificar as ameaças e mitigá-las antes que elas causem problemas sérios para a empresa.

Mais do que apenas corrigir um problema, é necessário que o MSP consiga identificar a sua origem e eliminar a vulnerabilidade que favoreceu o incidente.

A automação do serviço também é muito importante para essas empresas. Não só no sentido de detecção de falha, como também para proporcionar um atendimento de qualidade.

Outro aspecto muito importante dentro desse processo é garantir que toda a sua equipe esteja preparada para lidar com essas situações e alinhada com o propósito do serviço prestado. Além de utilizar as ferramentas oferecidas para uma gestão e monitoramento eficiente, a equipe também precisa entender porque esse novo modelo de atuação é um diferencial e pode proporcionar um serviço mais completo. Para que isso seja possível, pode ser necessário implementar uma política sólida de informação e instrução dentro da empresa.

O papel do Firewall DNS em um TI proativo

Agora que ficou clara a importância de monitoramento contínuo para garantir uma atuação proativa de MSPs, podemos entender como o Firewall DNS pode ajudar a alcançar esse objetivo. Através dessa ferramenta, é possível implementar monitoramento assertivo do tráfego realizado dentro da empresa, garantindo que as ameaças sejam detectadas antes que causem problemas reais.

Além dos golpes cibernéticos e malwares consideravelmente perigosos, o vazamento de dados é um problema que pode causar inúmeros prejuízos para a organização. Além da exposição de confidência ou informações confidenciais, esse vazamento também prejudica a imagem da organização perante o mercado e os consumidores.

Esses problemas, além de refletirem na rentabilidade, também prejudicam o posicionamento competitivo e o crescimento do negócio. Com ajuda do Firewall DNS é possível garantir diversos benefícios tanto para o Prestador de Serviço de TI quanto para os seus clientes, como:

Controle de acesso à internet

Além de adotar uma política de acesso à internet consolidada, também pode ser necessário implementar uma ferramenta de controle de acesso que ajude os seus colaboradores a se manterem longe de problemas.

O Firewall DNS ajuda a bloquear páginas nocivas, melhorar a qualidade da internet, reduzir incidentes relacionados com softwares maliciosos e monitorar o comportamento digital de seus colaboradores.

Aumento da segurança na internet

Muitos ataques cibernéticos acontecem devido a comportamentos indevidos dos usuários dentro do ambiente digital. Evitar o acesso a determinados tipos de conteúdo, como páginas de entretenimento, site de apostas e jogos, redes sociais, entre outros, podem ajudar a sua empresa a minimizar esses incidentes e manter o ambiente digital ainda mais seguro.

Embora o bloqueio de certos tipos de conteúdo possa parecer desnecessário, precisamos lembrar que a indústria do Cibercrime apresenta uma das maiores receitas do mercado, evidenciando o aumento exponencial dos ataques cibernéticos na atualidade.

Aumento da produtividade

Sabemos que é natural que os colaboradores acabem perdendo o foco e se distraindo com páginas e conteúdos encontrados na internet. Entretanto, embora possa parecer inofensivo, esse tipo de comportamento gera um grande prejuízo para a organização, principalmente por conta da queda na produtividade.

O Firewall DNS, além de monitorar as atividades realizadas no ambiente digital, também permite que sites considerados desnecessários para a rotina dos trabalhadores, evitando desperdício de tempo e a improdutividade.

Agregar valor ao serviços oferecidos

Quanto melhor for os recursos oferecidos pelo Prestador de Serviço de TI, mais valorizado ele será no mercado. Soluções como Firewall DNS evidenciam que o MSP apresenta uma estratégia sólida de segurança voltada para proteção dos dados dos seus clientes.

Por se tratar de uma ferramenta de segurança, o Firewall DNS ajuda a bloquear páginas nocivas e indesejadas, contribui para o monitoramento efetivo e aplica o bloqueio de páginas de forma preditiva. Além disso, ele também fornece relatórios detalhados para demonstrar como o seu MSP está ajudando a proteger e contribuir para as operações dos clientes.

Como pudemos observar ao longo desse material, uma atuação proativa de MSPs pode ajudar a estabelecer um papel de destaque no mercado e entregar soluções cada vez mais completas para os consumidores. O monitoramento contínuo permite que seja realizada uma gestão mais efetiva e inteligente dos recursos tecnológicos, ajudando as empresas a se manterem longe dos ataques cibernéticos e evitando os imensos prejuízos que essas ameaças podem causar.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados