Black Friday 2020: Como manter a produtividade da equipe e a segurança na internet?

Black Friday 2020: Como manter a produtividade da equipe e a segurança na internet?

A Black Friday, marcada para dia 27 de novembro, uma sexta-feira, promete gerar bons resultados na vida dos lojistas e consumidores, levando em consideração o cenário econômico do país com a chegada da pandemia no início do ano.

O momento impulsionou as compras online no Brasil e especula-se que este ano a black friday seja a edição com maior número de ofertas e também de maior faturamento pelo mesmo motivo.

Mas, nem tudo são flores. Junto com o grande fluxo de usuários nas lojas online durante o período, as fraudes também vão crescer. No ano com mais ataques cibernéticos, a jornada de compra na internet com certeza será um pouco mais perigosa.

Além disso, normalmente os lojistas antecipam as ofertas para não sobrecarregar os sites de compras, tornando o que era pra ser um dia especial, uma semana, ou em muitos casos, o mês de novembro inteiro. Dessa forma, funcionários que buscam boas oportunidades nesse período, podem perder tempo fazendo pesquisas e fazendo compras na internet durante o horário de trabalho, o que acaba prejudicando a produtividade e indiretamente, a segurança dos dados da empresa, caso caia em um ataque cibernético.

Pensando nestes fatores, trouxe aqui neste artigo, algumas informações que possam tirar algumas das dúvidas sobre estas datas e também, ajudar empresários, funcionários e profissionais de TI a não cair em golpes e manter todos focados e produtivos no horário de trabalho.

Produtividade x Black Friday

black friday

As formas de prejudicar a produtividade durantes períodos de ofertas especiais na internet são inúmeras. O principal meio é no desperdício de tempo enquanto pesquisam produtos ou quando realizam compras online.

Prever tais comportamentos e orientar os colaboradores sobre isso é uma ação importante para gestores que se preocupam com a saúde do negócio. Em casos graves, ou recorrentes, é interessante registrar em um documento a política de uso da internet na empresa, comprovando as regras de utilização da Internet, visando a utilização adequada durante o expediente.

Porém, sem nenhum controle, fica a cargo do funcionário seguir as regras e não fazer pesquisas nem compras durante o horário de trabalho. Ou seja, o tempo de trabalho e os dados da empresa, estão nas mãos dele somente.

Segurança de dados x Black Friday

black friday

Para gestores, a Black Friday deve ser um motivo de preocupação por causa dos dados sigilosos e sensíveis da empresa. Em meio a toda essa ansiedade pela busca de ofertas atraentes e grandes descontos, os funcionários podem efetuar compras e acesso à sites sem se preocupar com a segurança na internet.

Neste cenários, criminosos digitais estão preparados com diversas iscas para conseguir aplicar golpes e tirar alguma vantagem com a situação.

Um ataque bem comum nestes períodos é o Malvertising, o famoso ataque das propagandas, onde os usuários são bombardeados de anúncios falsos com preços extremamente atrativos (e mentirosos) de diversos produtos na internet.

Dessa maneira, estar atento em relação as medidas básicas de segurança na empresa é dever do gestor.

Dicas básicas para a Black Friday

black friday

Sem pânico: Alguns problemas complexos podem ser resolvidos de formas simples. Por isso, listei algumas dicas básicas para resolver problemas de segurança e produtividade na internet, mas que devem estar bem implementadas nos processos e costumes dos usuários de internet na empresa.

Cuidado com e-mails

Durante os dias que antecedem as promoções de Black Friday oriente os funcionários, pois o volume de Spams enviados aos e-mails aumenta consideravelmente, podendo até mesmo congestionar o servidor de e-mails. Tais e-mails podem conter arquivos ou anexos com conteúdos maliciosos e caso algum colaborador venha a clicar, há a possibilidade de ocasionar problemas sérios de segurança de dados na empresa.

Mantenha o antivírus atualizado

Atualizações não são feitas apenas para melhorias de interface, mas também, de segurança, principalmente quando falamos de antivírus. Portanto, mantê-los sempre atualizados e também, educar os colaboradores para que saibam da importância disso, é extremamente necessário.

Sem nenhum antivírus, o computador da empresa estará suscetível aos ataques, facilitando muito a vida dos criminosos digitais e expondo de forma deliberada os dados da empresa, principalmente neste período de ofertas especiais na internet.

Tenha um sistema de backup

Como já falei diversas vezes aqui no blog, manter um sistema de backup confiável é importante. É como estar um passo a frente dos hackers, pois, se de alguma forma ele conseguir invadir sua rede, seus dados estarão bem guardados e protegidos para uma restauração. Assim, você evita diversas dores de cabeça com tentativas de recuperação de dados, ou em casos piores, o “recomeço” sem nenhum dado. Imagine o caos!

Portanto, utilize ferramentas qualificadas de backup e condizentes com o porte da sua empresa para evitar qualquer problema no futuro. Inclusive, em nosso Guia de TI, listamos boas soluções para esta finalidade.

Implemente um sistema de regras de Firewall

Não poderia deixar de falar dele. O firewall é um dispositivo de segurança que controla o fluxo de dados em rede. Com ele é possível filtrar o tráfego, configurando o que deve passar e o que deve ser descartado.

Quando configurado corretamente em uma rede de computadores, o firewall funciona como uma camada adicional de proteção contra ataques externos e aumenta a segurança da rede, equipamentos, sistemas e informações da empresa. Normalmente o firewall é uma das principais defesas em uma rede privada, sendo indispensável na proteção contra o tráfego indesejado e tentativas de invasão.

No mercado hoje existem diversas ferramentas e soluções de Firewall compatíveis com diferentes portes empresariais. Utilize sempre em todos os dispositivos um sistema de Firewall atualizado e bem configurado para manter a rede da sua empresa segura e longe de ataques durante a Black Friday.

Fazer o controle de acesso à internet

Fazer o controle do acesso à internet é uma prática comum nas empresas e cada vez mais importante, ainda mais, em datas como a Black Friday. Diferentemente de orientar os colaboradores e definir regras de acesso, o controle de acesso não requer o bom senso e vontade do funcionário para que o acesso à sites nocivos e fora do escopo de trabalho não sejam acessados.

Na maior parte dos incidentes ou falhas de segurança, a porta de entrada para ataques ou instalação de vírus são usuários que não conseguem identificar possíveis riscos e acabam clicando em mensagens de e-mail falsas ou em links maliciosos na internet.

Portanto, utilizar um sistema de controle de acesso à internet na empresa deixa a cargo da tecnologia e das regras implementadas pelo gestor, a liberação do acesso à sites considerados nocivos ou fora do escopo de trabalho, e não mais à cargo da boa vontade do colaborador em não acessar este tipo de site.

No mercado existem diversas ferramentas, porém, o Lumiun atende pequenas e médias empresas de uma forma mais completa, pois além do controle de acessos à internet, possui agregado à solução, Firewall e VPN Empresarial para controle de acessos remotos.

Não dependa de ninguém para manter os dados da empresa seguros e os profissionais produtivos e focados. Veja na prática como funciona o Lumiun, baixe nossa apresentação e veja mais afundo como é a solução.

Espero ter te ajudado a se preparar antecipadamente para os riscos da tão esperada Black Friday.

Até a próxima!

Posts Relacionados