problemas de produtividade

Problemas de produtividade na empresa: como identificá-los?

O mercado está cada vez mais exigente, e todos os dias as empresas vêm buscando formas mais inteligentes de garantir um melhor desempenho e se posicionar melhor perante a concorrência. Contudo, esse sucesso depende de diversos fatores e problemas de produtividade podem atrapalhar o crescimento da empresa.

Os resultados do negócio estão diretamente relacionados com o quanto os seus funcionários podem ser produtivos. Quando a demanda não é cumprida de acordo com o esperado, a empresa tem mais dificuldades em crescer e não consegue alcançar as suas metas e objetivos. Independentemente do segmento do negócio, o capital humano é a parte mais importante, sendo responsável por garantir que as atividades sejam realizadas e que a empresa mantenha suas portas abertas.

O que afeta a produtividade da empresa?

O primeiro sinal de baixa produtividade que pode ser notado na empresa, está nos resultados obtidos pelos trabalhadores. A partir do momento em que os resultados entregues não estão sendo satisfatórios o suficiente, se torna necessário investigar a fim de encontrar as causas da improdutividade.

Nesse sentido, são muitos os motivos que levam os colaboradores a produzirem menos, como a insatisfação com a função ou com a empresa, esgotamento, falta de perspectiva, entre outros.

No artigo Funcionários x produtividade: quais são os principais obstáculos? que publicamos recentemente, você vai encontrar informações mais completas sobre os principais obstáculos da produtividade dos seus trabalhadores.

Como identificar as causas dos problemas com produtividade na empresa

Como vimos, são muitos os fatores que podem causar problemas de produtividade entre os seus funcionários, mas fica a questão:  como saber o que está causando a queda de produtividade na sua empresa? Para isso, você pode utilizar alguns recursos e ferramentas, como:

Implemente pesquisas de satisfação

Esse tipo de pesquisa ajuda os gestores a compreenderem mais profundamente como está o ambiente de trabalho e o que pode ser feito para melhorar essa situação. Podendo ser aplicada de forma virtual ou física, a pesquisa de satisfação busca recolher informações sobre a relação dos funcionários com a empresa, de forma a aumentar os níveis de satisfação e solucionar possíveis problemas.

Avalie as competências e desempenho

A avaliação de competências e desempenho também é uma forma de coletar informações relacionadas à produtividade dos seus trabalhadores. Através das informações obtidas, a empresa consegue criar um perfil mais elaborado para cada profissional, de forma a orientar rumo à uma performance superior.

A evolução dos colaboradores depende de um trabalho em conjunto da empresa com os funcionários. Para que o negócio consiga alcançar todas as metas e objetivos, é necessário contar com uma equipe qualificada e dedicada. Quanto mais preparados estiverem os seus colaboradores, mais fácil será para que eles enxerguem novas possibilidades e se mantenham motivados.

Os trabalhadores são os maiores ativos de um negócio, e investir em cursos e treinamentos é o mesmo que investir no negócio, e só pode trazer muitos benefícios para a organização. Se os seus funcionários não possuem a qualificação ideal para o trabalho, é o momento de buscar formas de equilibrar essa balança.

Utilize indicadores de desempenho

Os indicadores de performance ajudam a estabelecer um processo de tomada de decisão mais assertivo, comparando informações realistas sobre o desempenho dos trabalhadores, com os objetivos da empresa. Os indicadores observados podem ser: absenteísmo, resultados, demanda produzida, rotatividade, entre outros.

Estabeleça um protocolo para identificar processos incorretos e falhas

O primeiro passo para a melhoria dos processos é saber identificar onde os erros acontecem e estabelecer a melhor solução para eles. Contudo, isso nem sempre é possível com apenas a observação: é necessário contar com um método ou ferramenta que ajude a identificar essas falhas e garantir que a melhor solução seja implementada.

Além disso, um ponto de vista externo pode trazer uma visão mais clara de tudo que acontece dentro da empresa e ajuda a criar um protocolo de resolução de problemas mais claro e assertivo. Muitos colaboradores podem se sentir frustrados e desmotivados com falhas e processos burocráticos, impactando nos resultados da empresa, e quanto antes esses processos forem otimizados, mais benéfico será para ambas as partes.

Estude a forma de comunicação Empresa x Funcionários

Uma comunicação ineficiente pode causar diversos problemas para a empresa, inclusive a queda da produtividade. Isso porque, a falta de transparência e de informações claras sobre as metas e objetivos pode fazer com que os colaboradores se percam na execução das tarefas e não entreguem os resultados esperados pelos gestores. Resultado disso é a necessidade de retrabalho, prejudicando a produtividade e atrasando a entrega de projetos e demandas.

Para evitar esse problema, a empresa precisa contar com ferramentas de comunicação eficientes que permitam uma comunicação mais clara e assertiva.

Identifique as possíveis distrações

Embora a internet seja um recurso fundamental na atualidade, ela também é um ambiente de inúmeras distrações e pode prejudicar consideravelmente a produtividade dos colaboradores. Acessos indevidos como redes sociais, sites de entretenimento, lojas on-line, e-mails de uso pessoal, entre outros, acabam tomando muito tempo da rotina e fazendo com que o colaborador entregue menos do que o esperado.

Para reduzir essas distrações, a empresa pode contar com um sistema de gestão de acessos que ajude a gerenciar melhor o que está sendo feito na internet da empresa. Além de reduzir problemas de produtividade, esse tipo de ferramenta também ajuda a aumentar a segurança na rede da empresa, uma vez que haverá uma menor exposição às armadilhas plantadas pelos cibercriminosos.

Outra distração bastante comum é a quantidade de interrupções recebidas durante o horário de trabalho, seja por e-mail, skype, telefone, entre outros. Por esse motivo, a comunicação clara é imprescindível para garantir melhores resultados. É importante ressaltar que, após uma interrupção, a nossa concentração total só é recuperada após 10 minutos, em média.

Converse com os colaboradores sobre os problemas internos

O desânimo e a falta de motivação também são grandes vilões quando o assunto é produtividade. Colaboradores mais engajados e motivados são capazes de entregar resultados superiores, e para atingir esse patamar, é necessário muito trabalho e dedicação por parte da empresa.

Para evitar esse tipo de problema, os gestores precisam se atentar aos fatores citados anteriormente, como a boa comunicação e a estrutura completa. Além disso, um ambiente de trabalho saudável tem um papel prioritário para o ânimo e bem estar dos seus trabalhadores. No vídeo abaixo, você poderá conferir algumas dicas para aumentar a motivação dos seus funcionários de forma simples e eficiente.

Verifique se os colaboradores estão sendo valorizados

Embora não seja algo explícito, todas as pessoas gostam de receber reconhecimento pelo seu trabalho, e esse tipo de valorização é muito importante para a autoestima e a produtividade. E esse reconhecimento vai muito além de tecer elogios em um feedback, é preciso se atentar a diversos fatores:

  • Cobranças excessivas;
  • Salários incompatíveis;
  • Excesso de críticas;
  • Falta de perspectiva;
  • E muitos outros problemas.

Como eliminar as distrações no ambiente de trabalho

Sabemos que durante o decorrer do dia, são muitas as distrações que nos atrapalham e tiram o foco das tarefas importantes. Por esse motivo, as distrações são uma grande preocupação quando o assunto é produtividade dentro da empresa, sendo necessário estabelecer algumas boas práticas, como:

  • Planeje grandes tarefas em etapas menores: um grande trabalho pode fazer com que a motivação diminua no decorrer da tarefa, impactando o resultado final. Dividir esse projeto em etapas ajuda não só a garantir o sucesso, como também permite que a tarefa seja realizada em menor tempo.
  • Invista nos funcionários pouco produtivos: parece burrice, mas talvez esses funcionários precisam apenas de atenção para que gerem bons resultados. Muitas vezes, um único colaborador desmotivado pode impactar nos resultados de todos os outros. Descobrir onde está o problema e determinar a melhor solução para esse funcionário, pode ajudar o restante da equipe a se manter motivado.
  • Estimule as pausas para descanso: diferentemente do que muitos pensam, estabelecer pausas estratégias no decorrer do dia pode ajudar muito a aumentar a produtividade. Essas pausas ajudam a renovar as energias e manter a motivação elevada.
  • Bloqueie as distrações da internet: embora seja uma das ferramentas mais importantes da atualidade, a internet está cheia de distrações e armadilhas que derrubam a produtividade dos colaboradores. O bloqueio estratégico de determinados conteúdos pode trazer muitos benefícios para a empresa.

Como vimos, a produtividade de uma empresa pode ser impactada mediante diversas situações, e muitas delas podem ser facilmente contornadas com uma postura mais ativa da empresa, como é o caso das distrações causadas pelo uso indevido da internet.

Para prevenir a queda de produtividade causada pelos acessos indevidos à internet durante o horário de trabalho, como redes sociais, e-commerces, sites de entretenimento, etc., a empresa pode contar com um sistema de bloqueio e controle de acesso.

Com a ajuda dessa ferramenta, os gestores podem estabelecer um controle mais assertivo dos acessos realizados e, consequentemente, aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

omo Melhorar a Produtividade dos Colaboradores na Empresa
lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados