Maximizando a produtividade: dicas para limitar o uso de WhatsApp e sites de entretenimento

Você sabia que boa parte do tempo disponível para o trabalho é desperdiçado com o acesso a conteúdos que não tem relação com a atividade essencial? Embora seja uma ferramenta indispensável, a internet também traz consigo alguns recursos que acabam prejudicando a produtividade de um negócio, como é o caso do WhatsApp. Por esse motivo, algumas organizações vêm buscando formas de limitar o WhatsApp durante o horário de trabalho.

Essa medida vem sendo adotada para evitar que o trabalhador perca o foco daquilo que é realmente importante para o sucesso da empresa. Ainda que controlar o acesso à internet já tenha sido por muito tempo uma polêmica no mercado, essa prática se mostrou uma solução estratégica e eficiente para as empresas que desejam aumentar a sua rentabilidade e a produtividade de seus funcionários.

O bloqueio do WhatsApp é uma das estratégias mais aplicadas na atualidade, principalmente por conta do grande prejuízo que ele pode trazer para o negócio. Uma vez que os colaboradores não tenham acesso a essa ferramenta, fica muito mais fácil manter o foco nas atividades e garantir mais produtividade.

Dessa forma, os gestores conseguem ajudar a trazer mais foco para os trabalhadores e contribuir para os resultados do negócio. É importante lembrar que durante o tempo dentro da empresa, o tempo disponível do funcionário deve ser dedicado exclusivamente às demandas importantes para o negócio.

Por conta do impacto causado pelas distrações no ambiente online, o bloqueio de ter os recursos se torna essencial para os negócios. Ainda que represente uma estratégia muito benéfica, ainda existe muita dúvida sobre a legitimidade de bloquear esse tipo de recurso. Entenda o que pode ser bloqueado pela empresa.

O grande vilão da produtividade: como o WhatsApp pode atrapalhar os resultados

Exceto em casos  onde o WhatsApp é essencial para realizar as atividades da empresa, o bloqueio dessa ferramenta pode entregar diversos benefícios. A produtividade dentro das organizações é uma prioridade e quanto mais recursos forem utilizados, melhor para a empresa. Veja esse vídeo sobre o assunto: Como aumentar a produtividade nas organizações?

Por essa razão, essa estratégia vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado, ajudando as empresas a aumentarem a sua rentabilidade e contribuindo para uma melhor produtividade dos funcionários. 

Além disso, o controle efetivo dos recursos disponíveis na internet ajuda a aumentar a segurança cibernética e evitar os principais ataques que ocorrem atualmente. Com tantos riscos presentes no meio digital, é importante evitar que sejam criados pontos de vulnerabilidade na rede e nos dados do negócio.

E a ameaça dessa ferramenta pode ir muito além das distrações. Muitas empresas entendem que o WhatsApp é um aplicativo utilizado apenas para troca rápida de mensagens. Contudo, devido à sua ampla utilização no Brasil (o nosso país ocupa o segundo lugar em utilização desse aplicativo, perdendo apenas para a Índia), essa ferramenta vem sendo utilizada pelas empresas para fortalecer a sua estratégia de e-commerce.

Com a ajuda do WhatsApp, agora também é possível vender, oferecendo produtos e serviços, além de suporte ao cliente. Devido a essa características, muitos cibercriminosos vêm utilizando essa ferramenta para disseminar vírus e aplicar golpes que podem trazer inúmeros prejuízos não só para o usuário como também para a empresa. 

Bloqueando os recursos corretos no computador da empresa, os gestores conseguem garantir que o tempo pelo qual o funcionário foi contratado seja realmente utilizado para estratégia e necessidades do negócio. 

Quais as vantagens de limitar o uso do WhatsApp na empresa?

Como vimos acima, o WhatsApp pode ser utilizado de diversas maneiras, fator que pode contribuir para a queda da produtividade dos colaboradores. Limitar o WhatsApp nos computadores dos funcionários pode ajudar a agregar muitos benefícios para o negócio, como veremos a seguir:

Maior produtividade

Assim como outros recursos que são utilizados indiscriminadamente pelos funcionários, o WhatsApp ajuda a reduzir o foco dos colaboradores para aquilo que é realmente importante para empresa, que são as atividades para as quais esses foram contratados.

Ainda que a internet seja um recurso essencial, ela é um ambiente repleto de distrações que podem prejudicar muitos resultados de um funcionário, e por consequência, da empresa.

Melhoria dos resultados

Ao eliminar mais uma distração presente na rotina dos trabalhadores, a empresa também consegue aumentar a qualidade nos resultados entregues. Isso porque sem o WhatsApp, os colaboradores conseguem aumentar a sua atenção e focar os seus esforços na atividade que está sendo realizada.

Quanto menos obstáculos, melhor será a dedicação desse trabalhador, assim como os seus resultados.

Uso inteligente do tempo disponível

Sem ter um controle adequado dos recursos disponíveis na internet, a empresa acaba sofrendo com um grande impacto na sua produtividade. Boa parte do tempo disponível para realizar as tarefas importantes acaba sendo desperdiçada com acessos indevidos a conteúdos não relevantes, e pouco tempo resta para execução de tarefas essenciais.

Ao limitar o WhatsApp, os gestores conseguem estabelecer um uso mais inteligente do tempo disponível funcionários e, com isso, equilibrar a quantidade de colaboradores contratados com a proporção das atividades, evitando a sobrecarga de alguns funcionários.

Evita conflitos no ambiente de trabalho

Relacionado com o benefício acima, limitar o WhatsApp também contribui para uma melhor clima organizacional. Quem nunca presenciou uma discussão ou intriga no ambiente de trabalho que tenha sido causado por uma falha na comunicação?

Esses mecanismos de troca de mensagem, acabam favorecendo a criação de um ambiente de trabalho negativo e prejudicando a produtividade dos trabalhadores. Além disso, ao bloquear ferramentas que tiram o foco dos colaboradores, a empresa também consegue evitar problemas de funcionários insatisfeitos com a sobrecarga sofrida por conta da baixa produtividade de um colega de trabalho.

Aumento da segurança cibernética

Todos os dias os cibercriminosos encontram maneiras mais eficientes de invadir sistemas, roubar dados e aplicar golpes. Eliminando uma ferramenta que pode trazer mais vulnerabilidade para empresa, é possível manter as redes e as informações armazenadas mais seguras e longe desse tipo de acesso indevido.

Ele não está sozinho: 3 outras “ferramentas” que prejudicam os resultados

Com o aumento da competitividade no mercado, se fez necessário encontrar formas e ferramentas voltadas para o aumento do foco e da produtividade. Afinal, é o objetivo de toda empresa garantir uma maior rentabilidade e contribuir para o seu crescimento constantemente.

Ainda que muitas a maioria das atividades dependam diretamente de uma conexão com a internet, esse ambiente fornece ferramentas e recursos que podem ser muito prejudiciais para os resultados de um negócio, como é o caso do WhatsApp. Além dessa plataforma de troca de mensagens, podemos citar mais alguns recursos que minam a produtividade dos seus colaboradores, como:

Site de entretenimento

É muito fácil que, durante a rotina de trabalho, o colaborador se sinta tentado a acessar páginas de entretenimento para se distrair. Nesse sentido, é importante que a empresa oriente seus colaboradores constantemente quanto a importância de evitar esse tipo de conteúdo. Isso pode ser feito através de uma política de uso de Internet.

E-mail pessoal

Muitas empresas utilizam os e-mails para troca de informações, documentos e formalização de tarefas durante o horário de trabalho. Contudo, a utilização de e-mails pessoais pode ser muito perigosa para um negócio. Isso porque através de ameaças cibernéticas como o phishing, o Cibercriminoso consegue acessar informações confidenciais, roubar dados e aplicar golpes que podem ser fatais para a saúde financeira do negócio.

Jogos e apostas online

Assim como os sites de entretenimento e o WhatsApp, as plataformas de jogos online também representam um grande risco para o negócio ao distrair o colaborador e prejudicar a sua produtividade.

Esse tipo de plataforma também é muito utilizada pelos Cibercriminosos para plantar armadilhas e favorecer a aplicação de golpes diversos. 

Como limitar o uso do WhatsApp: o bloqueio pode ser a solução

Limitar o WhatsApp se mostrou uma alternativa inteligente e eficiente para empresas que querem aumentar a sua produtividade. O bloqueio dessa ferramenta dentro da empresa é uma tarefa simples e que pode agregar muitos benefícios para o negócio.

Através da ferramenta correta, como é o caso das soluções oferecidas pela Lumiun, é possível determinar quais são os colaboradores que poderão ter acesso às ferramentas, não só ao WhatsApp, mas todas que podem ser consideradas um problema para o negócio.

Com a ajuda deste poderoso recurso, os gestores também poderão estabelecer um protocolo de utilização e uma política de acesso mais inteligente. Tudo isso será possível sem que seja preciso instalar um programa, software ou configurar todos os dispositivos individualmente.

As ferramentas da Lumiun permitem que a empresa estabeleça regras de acesso e controlar a utilização da internet com mais inteligência e eficiência, tudo isso com praticidade e uma plataforma intuitiva.

Além do bloqueio de sites e categorias, a Lumiun também pode oferecer as seguintes soluções:

  • Firewall Empresarial – Proteção de portas para mais segurança dos dados e informações da empresa;
  • VPN Empresarial – Para unir colaboradores remotos e proteger os acessos à sistemas e informações;
  • Gestão do tráfego – Visualize e gerencie de forma unificada o tráfego na rede da empresa;
  • Relatórios gerenciais – Gere relatórios personalizados e identifique mais facilmente problemas e ações a serem tomadas.

A nossa missão é contribuir para o aumento da segurança e da produtividade da sua empresa com ferramentas altamente funcionais e inteligentes. O que você está esperando para aumentar a produtividade da sua organização? Entre em contato conosco e comece agora mesmo!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados