sniffer

O que é sniffer e como proteger sua empresa e funcionários

A cada dia que passa são descobertas novas ameaças que colocam em risco a segurança das informações e dos nossos dispositivos. Não falta criatividade quando o assunto é desviar dados de forma maliciosa e aplicar golpes através da internet. E uma das mais perigosas ameaças da atualidade é o sniffer. Somente em 2022, houve uma alta de 37% no índice de ciberataques sofridos no Brasil (Checkpoint Software), evidenciando à vulnerabilidade de segurança digital no país.

Dentre todos os perigos que permeiam a internet, o sniffer é uma ferramenta que tem um enorme impacto na segurança das informações, na confidencialidade das atividades que são realizadas no ambiente digital e na nossa privacidade.

Diferentemente do que muitos pensam, o sniffer não foi criado com propósitos maliciosos. Porém, devido a sua funcionalidade, ele também pode ser utilizado por cibercriminosos de maneira muito perigosa, facilitando a exposição de toda a sua atividade digital.

Para te ajudar a aumentar a proteção da sua empresa e garantir a confidencialidade das suas informações, preparamos esse material com tudo que você precisa saber sobre os softwares sniffers: como eles funcionam e qual é a melhor forma de se proteger dessas ameaças. Continue a leitura e descubra!

Sniffer: como funciona e qual o seu objetivo

Traduzido do inglês, sniffer pode ser entendido como rastreador ou farejador. Dentro da área de tecnologia, sniffer se refere a golpe utilizado para o rastreamento e monitoramento de atividades de usuários, permitindo que quem utiliza esse recurso tenha acesso em tempo real a todo tráfego que acontece na rede monitorada.

Os objetivos dos softwares sniffers vão depender do programa que está sendo utilizado. Isso quer dizer que é possível encontrar diversas ferramentas desse tipo no mercado, podendo ser aplicado para analisar pacote de dados da Internet, redes e padrões de acesso.

Contudo, independentemente do tipo utilizado, todos conseguem realizar o monitoramento do comportamento do usuário em uma rede. Quando aplicado de forma legítima, o sniffer consegue ajudar a manter estabilidade no fluxo de informações, detectar possíveis gargalos e garantir a qualidade da rede.

Entenda como esse monitoramento acontece na prática: Sniffing e os métodos para interceptação de tráfego de dados nas redes de computadores.

Para que esse monitoramento seja possível, o sniffer realiza a captura de pacote de dados que estão circulando pela rede. Dessa forma, ele confere acesso para que o administrador da ferramenta consiga monitorar as atividades que estão sendo realizadas, verifique todos os arquivos que tramitam pela rede, como documentos, imagens e troca de mensagens. Com esse acesso, ele permite que o responsável tenha acesso a todo o comportamento digital do usuário monitorado.

Ainda que existam versões em hardware dessa ferramenta, o tipo de sniffer mais utilizado na atualidade é no formato software. A análise do Sniffer acontece de duas maneiras diferentes:

Sniffer passivo

No sniffer passivo, o administrador consegue realizar a captura do tráfego, sem a necessidade  de nenhum tipo de interação direta com a rede ou com o dispositivo. Em uma rede que utiliza hubs, o tráfico consegue fluir de forma livre. Isso quer dizer que o computador consegue receber todo esse tráfego, mas ignora tudo aquilo que não está diretamente endereçado a ele. Dessa forma, o sniffer consegue observar e monitorar de forma passiva tudo que passa por essa rede, sendo extremamente difícil de ser detectado.

Sniffer ativo

Esse tipo de sniffer é utilizado em redes maiores, principalmente as que utilizam switches de rede para um direcionamento de tráfego. Nesse caso é necessário contornar restrições de rede que são impostas pelos dispositivos para que ele consiga monitorar o tráfego. Por se tratar de uma ferramenta que apresenta mais interação e um comportamento mais ativo, esse tipo de sniffer é mais fácil de ser detectado.

A principal diferença entre esses dois tipos é que o sniffer passivo consegue ver apenas as informações que entram e saem da máquina onde ele se encontra, enquanto o ativo contorna os bloqueios e ferramentas de direcionamento de dados para realizar o monitoramento de forma mais assertiva.

Sniffer é sempre uma ameaça?

Como vimos anteriormente, o monitoramento através dos sniffers não é uma coisa negativa, sendo muito utilizado por administradores e gestores de rede para garantir mais estabilidade de tráfego e qualidade nas conexões. Isso porque ao detectar gargalos, o sniffer consegue fornecer informações realistas sobre o tráfego aos responsáveis, e a partir daí favorecer a aplicação de medidas resolutivas. Porém, muitos cibercriminosos utilizam ferramentas desse tipo para realizar ataques cibernéticos, como acontece com o Spyware.

Os softwares de monitoramento utilizados por esses cibercriminosos podem ser encontrados com diversos nomes, como monitorador de rede, analisador de rede, analisador de Ethernet, analisador de pacotes, entre outros.

Independente do nome, todos eles têm o mesmo objetivo, que é espionar o tráfego de rede, o comportamento digital e as atividades realizadas.

Mas como ele funciona na prática? Para que você entenda melhor como essa ferramenta funciona, vamos utilizar uma analogia: imagine o tráfego na internet como uma grande estrada, sendo que cada carro representa um pacote de dados e as pessoas que estão dentro desses carros são os dados propriamente ditos.

O sniffer realiza o monitoramento de cada um desses carros/pacotes conforme eles circulam, independentemente se tenha sido direcionado ao dispositivo ou não. Dependendo do objetivo do cibercriminoso, esses sniffers podem monitorar todos os pacotes de dados ou apenas se direcionar a um tipo de pacote específico. Esse recurso é um módulo de filtro que permite que o gestor, administrador ou cibercriminoso determine o tipo de informação que ele deseja observar.

É possível se proteger

Como vimos, embora tenha sido criado para funcionalidades legítimas, os sniffers também podem ser utilizados para monitorar de forma maliciosa o comportamento de um ou mais usuários na rede. Por esse motivo, é importante implementar ferramentas e estratégias para se proteger, manter a privacidade dos seus dados e a segurança das suas informações.

Veja a seguir algumas medidas que podem ser utilizadas nesse processo de proteção:

Utilize um antivírus

Contar com um bom antivírus é o primeiro passo para garantir a segurança dos seus dados e do seu dispositivo. É importante que seja um antivírus profissional confiável e de qualidade, e que esteja sempre atualizado e ativo para garantir a proteção dos seus dados.

Fugir de redes públicas de Wi-Fi

Esse tipo de rede não conta com as ferramentas de segurança necessárias para a proteção das suas informações. Na maior parte dos casos, as redes públicas são mais vulneráveis a diversos tipos de ataques. Elas favorecem a criação de pontos de acesso para facilitar a ação de cibercriminosos.

Não se esqueça de ativar o Firewall

Juntamente com o antivírus, o Firewall é uma ferramenta de segurança indispensável para quem busca garantir a proteção das suas informações e dos seus dispositivos. Por essa razão, é imprescindível manter o firewall dos seus dispositivos sempre ativado, de forma a aumentar a segurança e evitar a entrada de softwares indesejados e maliciosos.

Esteja atento aos protocolos inseguros

Os protocolos mais robustos foram criados para manter a sua conexão ainda mais segura. Isso quer dizer que o protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) confere uma proteção extra, diferentemente do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Essa certificação ajuda a manter a segurança dos seus dispositivos durante a troca de dados.

A criptografia é essencial

A troca de mensagens entre aplicativos e sites deve contar com a criptografia de ponta-a-ponta. Dessa forma, as informações que são enviadas e recebidas através desses aplicativos estarão mais protegidas e são criptografadas tanto no envio, quanto no recebimento.

Proteja-se sempre

Existem diversas ameaças que podem colocar em risco a confidencialidade dos seus dados e a segurança da navegação. É importante saber quais são os principais golpes aplicados na atualidade e se preparar para reconhecê-los. No nosso site você vai encontrar uma série de artigos e materiais ricos detalhando diversos tipos de golpes, como o ataque de DDoS, quais são os sinais de alerta e a melhor forma de se proteger dessas ameaças.

Controle de acesso à internet pode ser uma solução

Como tratamos anteriormente, é essencial contar com um bom antivírus e manter o seu Firewall ativado. Juntamente com uma política de utilização da Internet, contar com esses recursos pode fazer toda a diferença quando o assunto é proteção de dados.

O bloqueio de acesso à sites considerados nocivos pode ser uma boa solução para se proteger efetivamente de Sniffer.

Ferramentas como DNS Filter, Next DNS e Lumiun, são alternativas interessantes e bem estruturadas.

Se o seu objetivo é garantir a proteção dos seus dispositivos, redes e dados, é preciso considerar a contratação de uma ferramenta eficiente e robusta.

Assim como a tecnologia avança, também surgem diariamente novas estratégias para roubo de informações, espionagem e atividades maliciosas, e você, deve sempre estar um passo a frente disso.

Espero que este texto tenha ajudado você e sua empresa.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados