serviço gerenciado de TI

Serviço Gerenciado de TI x Cogerenciado: o que é melhor?

Os MSPs, ou serviços gerenciados de TI, são empresas voltadas para terceirização do setor de Tecnologia da Informação dentro de uma organização. Esses serviços podem incluir infraestrutura, gestão e sistemas utilizados pela empresa.

O principal objetivo desta modalidade é otimizar os processos internos realizados pelo negócio, melhorar o posicionamento competitivo e agregar valor ao negócio. Além disso, é uma estratégia que ajuda a empresa a reduzir gastos e aumentar a sua lucratividade.

Dependendo das necessidades do negócio, a empresa pode contratar serviços gerenciados ou serviços cogerenciados de TI. Entretanto, qual a melhor alternativa para a sua organização? Veja o que iremos tratar nesse artigo.

O que são serviços gerenciados de TI?

Como dissemos acima, os serviços gerenciados de TI se referem a terceirização de atribuições e processos do setor de tecnologia. Através dele, a empresa consegue garantir que todos os processos deste setor funcionem da maneira esperada, sem a necessidade de contratar uma equipe especializada para tal.

Por conta dos benefícios proporcionados, essa estratégia tornou-se cada vez mais popular no mercado. Isso porque, através da terceirização desses serviços é possível focar em tarefas importantes para o negócio sem se preocupar com os recursos tecnológicos.

Os MSPs permitem a identificação de possíveis melhorias nas estratégias de tecnologia da informação e aprimoramento dos processos. Dessa forma, a empresa consegue estabelecer um serviço otimizado de relacionamento e atendimento aos clientes.

Entenda melhor como essa modalidade de negócio funciona para as empresas através desse artigo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk em 2023, 40% dos consumidores demonstram que o contato com o sistema totalmente automatizado pode prejudicar o relacionamento entre cliente e empresa, prejudicando a experiência do consumidor.

Além disso, essa estratégia ajuda a melhorar a resposta diante de possíveis incidentes cibernéticos que prejudicam o bom andamento do negócio. Diante da necessidade crescente por alternativas mais seguras, a contratação de serviços gerenciados de TI se tornou uma alternativa mais segura e eficiente.

Prós e contras dos serviços gerenciados de TI

Diariamente, o avanço da tecnologia proporciona soluções cada vez mais eficientes para otimizar processos e melhorar as atividades empresariais. Determinados projetos dentro da organização fazem com que seja necessário dispor de um grande orçamento para garantir os melhores recursos para o andamento das atividades.

A terceirização através de empresas especializadas ajuda a empresa a manter o foco nas tarefas principais da sua atividade e garantir os melhores recursos para o dia a dia. Veja a seguir as vantagens e desvantagens da contratação de serviços gerenciados de ti para sua empresa.

As vantagens dos serviços gerenciados de TI

Os serviços gerenciados de TI podem contribuir para o crescimento e bom andamento da sua empresa de diversas formas. Veja a seguir os principais benefícios dessa estratégia:

Menos preocupação para a empresa

Os serviços gerenciados ajudam a reduzir a necessidade de preocupação com o gerenciamento de infraestrutura e recursos de tecnologia da empresa. Através disso, é possível se concentrar no core business e garantir alavancagem da estratégia de negócio. Uma vez que a MSPs contratada irá cuidar de toda a parte de tecnologia, esses recursos não serão uma preocupação para os seus colaboradores, que poderão focar em atividades essenciais para o negócio.

Não é preciso ter conhecimento técnico específico

A terceirização desses serviços faz com que a sua empresa possa contar com uma equipe especializada sem a necessidade contratar uma equipe para tal. Eles ajudam a garantir a atualização e segurança de todos os recursos tecnológicos que são essenciais para o andamento das atividades.

Serviços completos

Através da terceirização de serviços de tecnologia, a sua empresa poderá contar com uma equipe de profissionais especializada para realizar o monitoramento constante das ferramentas e mitigação de ameaças. Essa equipe será qualificada para entregar todos os serviços necessários para o seu negócio.

Redução de custos internos

A busca por redução de custos é constante em empresas de todos os portes e segmentos. Sem a necessidade de contratar uma equipe interna de TI, as organizações conseguem economizar e garantir um rendimento superior ao esperado.

Atualização constante de infraestrutura e rede

Com soluções modernas e cada vez mais eficientes disponibilizadas diariamente, é custoso e complexo manter a empresa sempre atualizada. A contratação de uma empresa especializada vai garantir que a sua organização tenha acesso a todos os recursos necessários para um bom desempenho e o nível de segurança adequado.

A empresa contratada terá uma equipe especializada e totalmente focada no setor de tecnologia, de forma que a sua empresa terá acesso aos recursos mais modernos disponíveis no mercado. O objetivo é garantir que o seu negócio tenha à disposição as ferramentas e estratégias mais inovadoras do setor.

Desvantagens dos serviços gerenciados de TI

Menor controle

Uma vez que todos os serviços de tecnologia são executados por uma empresa terceirizada, a empresa contratante possui menor controle da estratégia de TI. Entretanto, é essencial lembrar que, embora a empresa contratada proporcione um norteamento sobre a estratégia de TI, os pormenores ainda ficam por conta da sua empresa.

A sua empresa não terá preparo para uma resposta imediata

Uma vez que todos os processos de tecnologia são executados pela empresa contratada, as organizações não terão embasamento para lidar com demandas imediatas. Por essa razão, é fundamental contratar uma empresa que apresente recursos de suporte de qualidade para garantir que o seu negócio tenha todo o apoio necessário diante de emergências.

Não há colaboradores internos para lidar com problemas de TI

Uma vez que não foram contratados colaboradores especializados para executar serviços de tecnologia, a empresa não terá a quem recorrer diante de situações específicas. Caso algum problema aconteça, será necessário entrar em contato com a MSP contratada para obter o suporte adequado.

O que são os serviços cogerenciados de TI?

Os serviços cogerenciados de TI consistem em uma solução desenvolvida para lidar com as desvantagens da contratação de um serviço gerenciado e entregar uma alternativa mais personalizada para as empresas que desejam manter um setor de TI interno, mas também terceirizar determinados serviços. Dessa forma, essas empresas conseguem combinar recursos externos e internos para que a empresa tenha a colaboração de um MSP sem perder o controle do seu setor de tecnologia.

Assim, as empresas conseguem atuar de forma consolidada para proporcionar equilíbrio e controle interno de tarefas de tecnologia, contando com o conhecimento técnico específico e apoio de especialistas externos para fornecer suporte sempre que necessário. A união de esforços permite um controle assertivo e diferenciado.

Prós e contras dos serviços cogerenciados de TI

Com base no que foi dito anteriormente, podemos entender como os serviços de TI cogerenciados conseguem proporcionar um processo de parceria para que a empresa tenha acesso a todos os benefícios das MSP sem perder controle estratégico. Veja a seguir os principais benefícios e desvantagens desse serviço para a sua organização:

As vantagens dos serviços cogerenciados de TI

Colaboração contínua

Considerando que os serviços cogerenciados de TI proporcionam um processo de capacitação para as organizações, os colaboradores da sua empresa terão um envolvimento mais assertivo dentro da estratégia de TI. Dessa forma, a sua equipe poderá lidar com as demandas técnicas do dia a dia, sem a necessidade de solicitar suporte externo.

Aumento da flexibilidade

O suporte de uma empresa de serviços cogerenciados de TI permite que o suporte seja estabelecido de forma adaptável. Graças a isso, todo o processo acontece de forma a atender a necessidade específica e personalizada das necessidades e demandas das empresas. 

Todas as demandas e necessidades da sua empresa são estabelecidas de acordo com a real necessidade do negócio, de forma que somente é contratado aquilo que é realmente indispensável.

Equipe interna de TI

Diferentemente do que acontece na estratégia de serviços gerenciados de TI, através dessa solução a sua empresa consegue manter uma equipe interna para garantir suporte e recursos no dia a dia. Graças a isso, sempre que necessário, a sua empresa terá o suporte de emergência diante de situações técnicas imediatas, e também um suporte técnico especializado para garantir a maior disponibilidade e eficiência dos processos. Enquanto os seus colaboradores cuidam de demandas do dia a dia, a MSPs disponibiliza o suporte para emergências e estratégias mais específicas.

Redução de custos

Considerando que a demanda da estratégia de TI é dividida entre a sua empresa e a empresa contratada, os serviços com gerenciados de TI costumam custar menos do que o serviço totalmente gerenciado. O valor investido na  contratação vai depender da quantidade de serviços personalizados que foram agregados ao contrato.

Suporte especializado

Ainda que a sua empresa mantenha uma equipe interna de TI, também é possível contar com suporte qualificado sempre que a empresa precisar. Dessa forma, o seu negócio poderá contar com mais conhecimento técnico diante de demandas específicas e desafios do dia a dia.

Desvantagens dos serviços cogerenciados de TI

Considerando que cada solução busca atender a uma demanda específica, existem alguns pontos negativos nos serviços gerenciados de TI que devem ser considerados antes de adotar essa solução:

Aumento de responsabilidade

Uma vez que não são todos os serviços que são terceirizados, as empresas precisam assumir algumas responsabilidades com relação ao controle e gestão desse setor. Por esse motivo, todo o processo de comunicação e gestão deve ser coordenado para manter um relacionamento transparente. A colaboração garante um processo de tomada de decisões mais assertivo.

Redução de estrutura

É importante lembrar que, ao terceirizar determinados processos de tecnologia, ocorre uma redução na estrutura e nos controles. Por esse motivo, a falta de recursos pode representar um desafio na gestão dos processos de TI. Parte da infraestrutura será disponibilizada pela empresa contratada, exigindo, por vezes, suporte para resolver situações específicas.

Aumento dos custos internos

Ao considerar que algumas tarefas precisarão ser executadas internamente, torna-se necessário contratar e treinar uma equipe especializada para manter a rotina. Assim, a contratação de um serviço co-gerenciado de TI, apesar de permitir a terceirização de diversas atividades, pode demandar investimentos em uma equipe capacitada.

Terceirização dos serviços de TI por empresas

O surgimento de novas tecnologias e demandas específicas no setor de tecnologia fez com que a terceirização de serviços de TI se tornasse uma alternativa viável e econômica. Atualmente, a maioria das empresas depende de recursos tecnológicos para se manter em atividade, e a manutenção desse serviço pode ser desafiadora.

Por isso, os serviços gerenciados e co-gerenciados de TI têm ganhado visibilidade. Diferentemente do que se pensa, essa estratégia não é exclusiva de empresas de grande porte. Considerando o aumento dos ataques cibernéticos, é fundamental que todos os negócios se protejam e contem com recursos tecnológicos avançados.

Por essa razão, para evitar o grande investimento em manter a infraestrutura de tecnologia sempre atualizada, a terceirização se torna uma alternativa eficiente. Os serviços gerenciados de TI, assim como os co-gerenciados, fortalecem a estratégia de segurança e garantem a proteção dos dados e informações diariamente manipulados.

Como a terceirização de TI total ou parcial impacta no seu negócio?

A terceirização de recursos de TI é uma estratégia que não só reduz custos, mas também proporciona um excelente custo-benefício. Além de economia, a terceirização de TI, seja total ou parcial, traz vantagens como:

  1. Otimização dos processos: A terceirização de serviços traz inteligência e eficiência às rotinas de trabalho, permitindo que a equipe interna entregue soluções mais completas em tempo recorde.
  2. Antecipação de problemas e soluções: Diferentemente de uma abordagem tradicional focada em resolução, a terceirização de serviços de TI ajuda a estipular uma abordagem preventiva, com monitoramento constante para identificar e resolver problemas em tempo reduzido.
  3. Acompanhamento assertivo de toda infraestrutura de TI: A terceirização permite um acompanhamento contínuo das novas tecnologias, sem a necessidade de investir recursos internos.
  4. Direcionamento dos recursos disponíveis para o core business: Mesmo com a terceirização parcial, é possível direcionar os esforços da equipe para as estratégias da empresa, desenvolvendo e implementando soluções para o crescimento do negócio sem se preocupar com todos os serviços relacionados à tecnologia.
  5. Atualização constante às necessidades do mercado: A empresa terceirizada utilizando soluções modernas ajuda a empresa a se atualizar rapidamente às mudanças no mercado, alcançando um diferencial competitivo.
  6. Maior produtividade no time de colaboradores: Com sistemas funcionando conforme o esperado, os colaboradores podem focar em suas atividades, aumentando eficiência e produtividade.

Serviço gerenciado de TI ou cogerenciado: quais são os mais terceirizados?

O tipo de serviço a ser contratado depende das estratégias e necessidades específicas da empresa. Negócios sem um setor interno de tecnologia geralmente demandam uma contratação completa de serviços gerenciados, enquanto empresas com setores próprios podem co-gerenciar apenas algumas tarefas.

Nesse sentido, entendemos que o modelo de serviço ideal depende da realidade e demanda da empresa. É possível personalizar uma solução de acordo com as necessidades do negócio, proporcionando mais eficiência e produtividade.

No caso dos serviços gerenciados de TI, o MSP fornece todas as soluções de gestão de infraestrutura de TI, incluindo hardware, software e toda a infraestrutura de rede para manter os serviços ativos.

No caso do co-gerenciamento, estabelece-se uma parceria entre a empresa e o MSP. Nesse caso, o contrato é personalizado de acordo com as necessidades do negócio e as demandas apresentadas pelo setor de TI.

Diferenças entre Help Desk, Service Desk e Field Service

Ao tratar de suporte, é necessário determinar a real demanda e prioridade da organização. Com tantos termos que designam soluções semelhantes, é fundamental entender as diferenças e escolher a melhor estratégia.

Help desk

O help desk é um suporte direcionado para problemas do dia a dia, como configuração de impressora, problemas de internet, configuração de e-mail e alterações simples em software ou hardware. Geralmente, é realizado remotamente, usando acesso remoto para reduzir a demanda e permitir que especialistas se concentrem em atividades mais importantes. Quando o serviço não é de baixa complexidade, é encaminhado para o service desk.

Service desk

O suporte de service desk é direcionado para necessidades mais complexas, que exigem um agente mais especializado. Lidando com problemas de segurança, acesso a sistemas e outros que podem prejudicar o andamento das atividades da empresa, o service desk pode ser realizado remotamente, desde que uma interface seja disponibilizada.

Field Service

Essa camada de suporte é realizada presencialmente e está relacionada ao suporte a dispositivos ou solicitações que não puderam ser atendidas nas duas primeiras camadas. Esse suporte é mais específico e geralmente é realizado por uma equipe treinada e especializada.

Serviço gerenciado de TI versus Cogerenciado: escolha a melhor solução para o seu negócio

Agora que abordamos as principais diferenças entre os serviços gerenciados e co-gerenciados, fica mais fácil entender qual é a melhor solução para a estratégia da sua empresa. É crucial considerar a real demanda tecnológica do seu negócio e quais recursos podem ser repassados para uma empresa terceirizada.

O objetivo principal da estratégia de terceirização é garantir mais eficiência organizacional e controle de recursos. Com a ajuda dos serviços gerenciados de TI e também dos co-gerenciados, a sua empresa pode estabelecer uma demanda mais estratégica e eficiente, alcançando um novo nível competitivo.

Ao optar por uma solução totalmente gerenciada, como é o caso do serviço gerenciador de TI, a sua empresa dispensa a necessidade de uma equipe interna de tecnologia. Considerando que a contratação de colaboradores para uma equipe interna de TI acarreta diversos custos e desafios, a terceirização pode ser uma solução ideal.

Através do serviço gerenciado de TI, o negócio reduz custos, conta com especialistas qualificados e garante as melhores soluções no mercado. Mesmo que a sua empresa não tenha profissionais do setor, o MSP contratado pode fornecer relatórios completos para garantir acesso a todas as informações necessárias.

No caso da contratação de uma solução co-gerenciada, é importante lembrar que a sua empresa precisa contar com uma equipe interna de TI para colaboração. A empresa co-gerenciada fornece serviços e recursos para complementar a estratégia de TI, garantindo que a sua empresa funcione com as melhores soluções no mercado.

Através da solução co-gerenciada, a equipe de TI da sua empresa terá todos os recursos e ferramentas fundamentais para proporcionar maior eficiência e produtividade. A responsabilidade do MSP é proporcionar todo o aprimoramento necessário para que o seu negócio construa um departamento de TI completo e eficaz.

A seguir, algumas diferenciações que precisam ser entendidas em relação ao serviço gerenciado de TI e à solução co-gerenciada:

Patch de software

A atualização de software é fundamental para garantir que os recursos utilizados pela empresa se mantenham seguros diante das estratégias utilizadas pelos cibercriminosos. Tanto os serviços gerenciados de TI quanto os co-gerenciados apresentam uma estratégia adequada para garantir a atualização dos sistemas e softwares utilizados pela sua empresa. O foco é garantir a correção de pontos de vulnerabilidade e fortalecer a estratégia de segurança.

Backup de dados

Manter um processo de backup é fundamental para garantir que a empresa se mantenha em atividade mesmo após um ataque cibernético ou perda de informações. Através da solução gerenciada de TI, os MSPs gerenciam e estabelecem um protocolo de backup para manter uma cópia de segurança dos dados essenciais da sua empresa.

No caso do serviço co-gerenciado, é preciso adotar uma estratégia em colaboração com a empresa para garantir backups periódicos das suas informações. Isso porque todos os serviços proporcionados por uma estratégia co-gerenciada devem ser personalizados de acordo com a demanda do seu negócio.

Acesso remoto

Tanto no serviço gerenciado de TI quanto no cogerenciado existe a possibilidade de acesso remoto para aumentar a flexibilidade e proporcionar mais eficiência para os processos. No caso do serviço gerenciado de TI, os MSPs contam com uma equipe para resolução de problemas e suporte. No caso do serviço cogerenciado é realizada a integração das operações com acesso remoto para que haja um processo de colaboração contínuo.

Software e Soluções de Segurança

A implementação de recursos de segurança para sua empresa são fundamentais tanto no serviço gerenciados de ti quanto nos cogerenciados. No caso da solução de gerenciamento total, é realizada a instalação de sistemas e softwares de segurança pelo MSP contratado.

No caso da solução cogerenciada é fundamental que haja um processo de colaboração entre a equipe da sua empresa e do MSP para que sejam estabelecidas as camadas de segurança adequadas às necessidades da sua organização.

Segurança Digital e Controle de Acesso à Internet

Independentemente da estratégia utilizada pela sua organização é fundamental contar com recursos de segurança que ajudem a aumentar a proteção das informações dentro da sua empresa. Um desses recursos é o controle de acesso à internet.

Considerando que existem inúmeros sites e aplicações que podem prejudicar o bom andamento das atividades da sua empresa, o controle de acesso se torna uma estratégia indispensável. O bloqueio de conteúdos indesejados vai ajudar a sua empresa a se manter protegida e evitar que as ameaças danifiquem os dispositivos e afetem os resultados.

Soluções de segurança digital para parceiros MSPs

Os serviços gerenciados de TI (MSPs) ajudam na realização de atividades do setor de tecnologia, proporcionando à sua empresa a melhor infraestrutura e gestão. Por esse motivo, a terceirização ganhou um papel de destaque no mercado, sendo adotada por empresas de diversos segmentos que buscam otimizar os seus recursos e garantir uma estratégia inovadora.

As MSPs buscam constantemente soluções de segurança para oferecer aos seus clientes e parceiros. A Lumiun desenvolveu ferramentas completas e personalizadas que otimizam a segurança e garantem a melhor solução do mercado.

Considerando todos os prejuízos que podem afetar o seu negócio e sua imagem perante a concorrência, investir em segurança é mais do que necessário. Adoção de soluções de segurança digital mais completa é fundamental para os negócios que pretendem se manter competitivos e oferecer os melhores recursos para os seus parceiros e consumidores.

Descubra como o Programa de Parcerias para MSPs da Lumiun pode revolucionar a sua prestação de serviços de TI. Conheça todas as vantagens!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados