Firewall DNS

Firewall DNS para quê?

Para início de conversa, antes de esclarecermos sobre a função e a importância de um firewall e de um filtro DNS para empresas e organizações, precisamos definir o que é firewall e o que é filtro DNS.

O que é firewall?

O que é firewall?

Um firewall é um hardware e/ou software que monitora e controla o fluxo de acesso a dados e à internet em rede, de acordo com a política de segurança de cada empresa.

Acima de tudo, um firewall viabiliza filtrar o tráfego de entrada e saída e conceder ou impedir acessos específicos e maliciosos, em acordo com o conjunto de regras legais e/ou previamente definidas.

A saber, a origem do termo firewall explica bem o seu conceito. Em síntese, a palavra surgiu no século XVII, para identificar um tipo de parede que impedia a propagação do fogo e aumentar a segurança das construções.

Por analogia, quando configurado corretamente, o firewall funciona como uma camada adicional de proteção contra investidas maliciosas externas e aumenta a segurança da rede, equipamentos, sistemas e informações.

Seguramente, o firewall é uma das principais defesas no perímetro de uma rede privada e um componente essencial na proteção contra tráfego indesejado e tentativas de invasão.

Saiba mais sobre essa valiosa ferramenta de segurança:

O que são DNS e filtro DNS?

O que são DNS e filtro DNS?

A sigla DNS, que vem do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios). É um sistema que “traduz” os nomes de domínios (hosts) para endereços IP.

Na prática, o DNS facilita o uso da Internet. Sobretudo, porque é um serviço que possibilita digitar apenas um nome na barra de endereços do navegador para acessar o site pretendidowww.lumiun.com, por exemplo.

Em nosso exemplo, não é necessário informar um número IP (200.154.39.214), uma combinação numérica de difícil memorização. No final das contas, conhecer, ou não, sobre DNS não exige nem afeta o dia a dia das empresas.

Já o filtro DNS é uma solução para gerenciar regras de acesso baseado em consultas de DNS, sobre a qual algumas noções básicas, são, sim necessárias.

Afinal de contas, em todo e qualquer acesso e fluxo de dados e informações, desde simples redes domésticas até as grandes redes corporativas e a própria internet, existem endereços IP envolvidos.

Por isso, um mínimo de entendimento sobre filtragem DNS é importante na hora de definir e hierarquizar regras, controles e riscos sobre dados. Uma vez que, na internet, é muito difícil, mas superimportante, determinar, monitorar e controlar o fluxo e o tráfego dos acessos.

De fato, uma necessidade que objetiva proporcionar segurança dos fluxos e do tráfego, desde a origem até o destino, apenas em endereços interessantes e úteis e, não, em nocivos e maliciosos.

E firewall DNS, o que é?

E firewall DNS, o que é?

Na verdade, o mais correto e usual é falar em DNS firewall. Pois, como acabamos de ver, firewall e filtro DNS existem distinta e separadamente.

Então, firewall DNS ou DNS firewall, é um passo adiante na evolução dos processos que garantem a segurança, o controle e o monitoramento dos fluxos de acesso a dados e à internet em rede.

Diferentemente de um firewall tradicional o DNS firewall, além de bloquear e redirecionar usuários a fim de evitar o acesso sites maliciosos, também age de forma mais ampla, em camada e fases diferentes do DNS, evitando a perda, bloqueio ou o comprometimento de dados.

Em princípio, essa tecnologia permite uma vantagem que oportuniza mais dados sobre as ameaças, auxilia a isolar dispositivos comprometidos e mantém visíveis e atualizadas as informações sobre os ataques maliciosos, por meio de um feed de ameaças automatizado, mesmo com a criptografia de ponta a ponta.

Por que é importante uma solução DNS firewall?

Por que é importante uma solução DNS firewall?

Além de prevenir o roubo de identidade, proteger contra a instalação de malware e monitorar o bloqueio ou a perda de dados e informações, otimizar a carga tributária e aumentar a produtividade, uma solução firewall DNS ainda amplia a segurança ao:

ORIENTAR O USUÁRIO FINAL – A possibilidade de poder demonstrar e explicar ao usuário final os riscos evitados, é pedagógica. Nesse sentido, o objetivo é informar para conscientizar para prevenir riscos e perigos virtuais.

RESGUARDAR O TIME – Um firewall DNS minimiza riscos e, também, maiores dificuldades e transtornos caso haja o comprometimento da rede. Um alívio para as empresas e para as equipes, que podem focar em resolver outras questões igualmente urgentes.

GERAR INSIGHTS E PROATIVIDADE – Quanto maior for a transparência e melhor a gestão da comunicação, maior será a agilidade na tomada de decisões e na intervenção e, consequentemente, menores serão os riscos e os momentos em crise.

SER SIMPLES PARA INSTALAR E MANTER – Depois de configurado, o firewall DNS protege a rede e dispositivos de ataques maliciosos. A atualização contínua é outro fator que permite dispensar constantes upgrades.

PROTEGER AS MARCAS – O impacto de vazamentos e falhas de segurança podem arruinar um negócio e uma reputação. Investir em segurança conserva o valor das marcas e das empresas.

BARATEAR O VALOR DO SEGURO DE RISCOS CIBERNÉTICOS – O preço e os custos decorrentes de um seguro, normalmente, não são previstos nem planejados. Todavia, um DNS firewall é uma tecnologia que garante descontos e redução do valor do seguro contra riscos cibernéticos.

O que é Lumiun?

O que é Lumiun?

A Lumiun Internet Security é uma empresa que entrega soluções efetivas de gestão e segurança da internet para sua empresa, seu provedor ou sua família: o Lumiun Box, Lumiun DNS e o Lumiun ISP.

Todos os dias desde 2016, a startup brasileira, inegavelmente, ajuda a milhares de usuários ao desenvolver e aprimorar soluções baseadas em filtragem DNS. Não só melhora a segurança e controle do acesso à internet, bem como a produtividade de seus clientes e parceiros.

Só para ilustrar, a Lumiun Internet Security é responsável por controlar e monitorar mais de 508 milhões de acessos por dia! Como resultado, cumpre com sua missão e propósito ao bloquear, diariamente, mais de 95 milhões de requisições nocivas.

Lumiun DNS

O Lumiun DNS , é uma nova plataforma de segurança e proteção do acesso à internet, sendo uma ferramenta prática e completa sem a necessidade de hardwares. De custo acessível, essa ferramenta permite adicionar uma camada extra de proteção às redes da sua empresa em diversos ambientes, além de aplicar filtros de conteúdo web  e monitoramento de acesso através de inteligência artificial.

Essa solução oferece suporte especializado ao cliente, contato direto com analistas localizados no Brasil e a implantação rápida, sem interrupções na rede. O Lumiun DNS conta com uma infraestrutura de baixa latência com tecnologia Anycast, além de filtragem de sites otimizada.

Para que as empresas possam descobrir como essa ferramenta pode transformar a segurança das suas redes, dados e dispositivos, a Lumiun oferece um período de teste gratuito. Caso a empresa opte por continuar a utilização, é possível optar pela assinatura de um plano pago ou continuar com um plano gratuito com funcionalidades limitadas.

Lumiun Box

Lumiun Box é um serviço baseado em nuvem que utiliza o sistema de DNS para oferecer segurança e controle de acesso à internet.

Ao mesmo tempo, torna a rede mais segura e a equipe mais produtiva ao filtrar os domínios que podem, ou não, ser acessados.

VPN Empresarial do Lumiun Box é uma solução que aproxima os colaboradores externos e junta todos em uma única rede. Da mesma forma, esse processo contribui para aumentar a segurança e a produtividade.

A sigla VPN, que significa Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), é uma tecnologia que utiliza a internet para conectar um grupo de computadores e, acima de tudo, manter a segurança dos dados que trafegam em rede.

Além disso, a pandemia tornou essa tecnologia ainda mais relevante. Especialmente por conta do trabalho remoto, em regime de home office.

Clique aqui e conheça mais detalhes sobre COMO FUNCIONA O LUMIUN BOX e quais os benefícios e vantagens de controlar o acesso à internet em ambientes corporativos.

Lumiun ISP

Lumiun ISP é um filtro de DNS em formato SVA para provedores de internet. Sem dúvida, um serviço inovador que gera valor a provedores e assinantes.

O Lumiun ISP, que funciona por meio de filtragem das consultas DNS, não apenas é útil e seguro para o assinante, como também é justo, descomplicado e lucrativo para o provedor ISP.

Principalmente, porque o formato SVA (Serviço de Valor Adicionado),  compreende a toda e qualquer prestação de serviço auxiliar à atividade de telecomunicações. Ofertando ao assinante benefícios de segurança, proteção e controle no uso da internet.

Por que é importante uma solução DNS Firewall?

O firewall é um recurso que permite o monitoramento e controle do fluxo de acesso a dados e recursos virtuais da rede. Essa ferramenta funciona com base na política de segurança implementada e determinada por cada empresa, aplicando seus critérios de acordo com as regras estabelecidas.

Com isso, o firewall permite a filtragem do tráfego de entrada e saída, controlando os acessos de acordo com as camadas de segurança previamente implementadas. Essa funcionalidade faz do firewall uma das principais camadas de proteção na rede privada de uma empresa, sendo essencial para bloquear possíveis tentativas de invasão e acessos maliciosos.

Todas essas características fazem dessa ferramenta um dos principais recursos de segurança de um negócio. O firewall DNS é a evolução dessa solução, permitindo o monitoramento de acesso e do fluxo no ambiente digital e na rede de uma empresa com ainda mais eficiência.

O que diferencia o firewall DNS da solução tradicional é que, além de garantir o bloqueio e redirecionamento dos acessos para evitar acessos maliciosos. Ele também garante a proteção dos dados, evitando vazamentos, perdas e comprometimento das informações.

6 benefícios do firewall DNS

Como vimos, o firewall DNS é uma solução altamente versátil e que pode ajudar a sua empresa a garantir ainda mais segurança para os acessos e tráfego de informações dentro da rede. Os principais benefícios dessa ferramenta são:

1. Garante mais controle na internet da empresa

Existem inúmeras páginas e sites que podem comprometer a segurança dos seus dispositivos e a confidencialidade das informações que são armazenadas. O firewall DNS permite proteção contra sites nocivos, monitoramento da internet, bloqueio de ameaças como vírus e malwares, e muito mais.

2. Aumenta a segurança na internet da sua empresa

Com inúmeras formas de adentrar sistemas e roubar informações, os cibercriminosos vêm implementando ações maliciosas todos os dias. Por esse motivo, contar com recursos de segurança extras vai ajudar a sua empresa a evitar ataques cibernéticos e manter a segurança das suas informações. O firewall DNS:

  • Bloqueia links maliciosos;
  • Evita o acesso a sites nocivos;
  • Bloqueia anúncios maliciosos;
  • Previne o roubo de dados e informações da empresa;
  • Evita a instalação de softwares maliciosos;
  • Bloqueia a página de conteúdo adulto;
  • Entre outros recursos.

3. Aumenta a produtividade da sua equipe

Com o bloqueio de páginas e sites que não são essenciais para a atividade da sua empresa, o firewall DNS vai ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe. Muito do tempo disponível para o trabalho é desperdiçado em redes sociais, site de entretenimento, plataformas de streaming, site de jogos e apostas, etc. O bloqueio dessas páginas vai ajudar a sua equipe a manter o foco naquilo que é realmente importante.

4. Adequação à LGPD

A LGPD trouxe diversos paradigmas e protocolos que devem ser seguidos pelas empresas para garantir a proteção dos dados e a confidencialidade das informações que são armazenadas pelas organizações. O vazamento de dados pode acarretar em inúmeros prejuízos para empresa, podendo prejudicar a sua imagem no mercado.

O firewall DNS vai ajudar a sua empresa a seguir os princípios de segurança e evitar o vazamento de informações sigilosas. Dessa forma, ele pode ajudar o seu negócio a se manter de acordo com as especificações da LGPD.

5. Proteção aos dispositivos e rede

O firewall DNS conta com filtros de segurança e sistemas de bloqueio de acessos que podem ajudar a manter a sua rede e os dispositivos da sua empresa protegidos. A contaminação por vírus e malwares pode fazer com que os seus dispositivos sejam seriamente prejudicados. Além de impactar na produtividade dos seus colaboradores, visto que esses dispositivos ficarão indisponíveis por tempo indeterminado.

6. Ajuda a educar e treinar a sua equipe

Contar com uma Política de Uso Seguro da Internet é essencial mas não é a única solução que deve ser implementada pelo negócio. O treinamento de segurança também pode ser complexo dependendo da quantidade de colaboradores e do nível de intimidade que eles possuem com ferramentas tecnológicas.

Com o firewall DNS a sua empresa não precisa mais se preocupar com o treinamento e capacitação de segurança para esses colaboradores. Pois o controle passar a ser feito de forma automática e eficiente.

DNS Firewall para quê?

DNS Firewall para quê?

Com toda a certeza, sua empresa precisa da proteção de um firewall DNS.

A menos que não existam equipamentos, ou que eles e seus sistemas e redes sejam permanentemente isentos de vulnerabilidades (tanto as antigas quanto as ainda não descobertas), ou se acaso os dados e as informações em circulação sejam totalmente irrelevantes, somente nessa situação, você poderá dispensar um firewall DNS.

É responsabilidade dos gestores e dos profissionais de TI adotar, manter e revisar as ações voltadas para a proteção das informações empresariais. Proteger o perímetro da rede da empresa é uma ação importante para a segurança da própria rede e das informações que trafegam nela.

Para a implementação de um novo firewall DNS, de forma precisa e efetiva, com menos transtornos e complicações, busque entender qual solução é mais adequada para o porte e o perfil de sua empresa.

Recursos como políticas de configurações predefinidas, modelos de regras de DNS firewall, gerenciamento via painel em nuvem e suporte técnico permanente, são boas práticas de segurança na internet.

De fato, fazem toda a diferença na implantação e operação de uma solução segura e confiável de firewall DNS.

Como sugestão de continuação dessa leitura, a página O que é Firewall DNS e 7 motivos para usar na empresa é uma boa continuação para a leitura deste texto. Você pode também fazer o download do conteúdo dessa página e compartilhar com quem precisa também desse conteúdo.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados