semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 119

Na edição nº 119 da Semana da Segurança na Internet, aumenta o perigo de trojans bancários, cibercrime anuncia dados do Brasil na dark web, hackers roubam contas do WhatsApp e muito mais.


Notícias

Mesmo com queda de vírus em celulares, aumenta o perigo dos trojans bancários

Uma queda de mais de 64% nos índices de distribuição de vírus para celulares no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, pode soar como uma boa notícia. Mas uma análise mais aprofundada nos números mostra que o perigo aumento, com um crescimento significativo no número de trojans bancários.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Cibercrime anuncia na dark web 139 GB de dados do Brasil

Um cibercriminoso está anunciando para venda, na dark web, um lote contendo 14 tabelas de dados, sendo sete com os nomes de operadoras de telecomunicações, cinco com nomes de órgãos do governo federal, uma de um órgão do governo de São Paulo, uma com o nome de um banco estatal e finalmente uma atribuída a uma empresa que revende veículos usados. O volume total de 14 dos arquivos alcança 139 GB.

Em Ciso Advisor

Um futuro sem senhas

O Dia Mundial das Senhas deste ano, tradicionalmente comemorado em maio, coincidiu com notícias relacionadas às três grandes empresas de tecnologia: Google, Microsoft e Apple anunciaram planos para uma nova tecnologia de substituição de senhas.

Por Enoch Root em Kaspersky Daily

5 razões pelas quais a GDPR foi um marco na proteção de dados

A regulamentação histórica mudou a mentalidade de todos sobre como as empresas ao redor do mundo coletam e usam os dados pessoais dos cidadãos da União Europeia.

Por André Lameiras em We Live Security

Ataques de ransomware precisam de menos de quatro dias para criptografar sistemas

A duração dos ataques de ransomware em 2021 foi em média de 92,5 horas, medida desde o acesso inicial à rede até a implantação da carga útil. Em 2020, os agentes de ransomware gastaram uma média de 230 horas para concluir seus ataques e 1.637,6 horas em 2019.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Veja 17 dicas simples para o uso consciente e seguro da internet

As empresas brasileiras, sem dúvida, estão em situação de maior risco a partir de 2022 e nos próximos anos. Pequenas e médias empresas, agora, estão mais vulneráveis a ataques cibernéticos do que antes. Por isso, o investimento em soluções e tecnologias de segurança em paralelo à adoção de medidas laborais para prevenir, proteger contra ameaças cibernéticas.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Quanto tempo demora para um ransomware encriptar um sistema inteiro?

O sequestro virtual, famoso ransomware, é um tópico comum nas discussões de segurança digital, o que também o transforma em um vetor de vários estudos e avaliações do processo de infecção de empresas. E nesse contexto, um levantamento da equipe X-Force da IBM mostra que a ameaça, nos últimos três anos, vem evoluindo cada vez mais.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Cibercriminoso anuncia dados que atribui ao PicPay

Um hacker anunciou num fórum da dark web a venda de dados que ele atribui ao PicPay, sem explicar que dados seriam mas afirmando que não há senhas nem números de cartões de crédito. A informação sobre a existência desse anúncio foi publicada às 17h51 de hoje no Twitter pelo perfil @DailyDarkWeb.

Por Paulo Brito Branco em Ciso Advisor

Dicas para o armazenamento de senhas biométricas

Analisamos algumas complicações que podem surgir na hora de usar senhas biométricas como mecanismo de autenticação.

Por Martina López em We Live Security

Hackers roubam contas do WhatsApp usando encaminhamento de chamadas

Há um truque que permite que invasores invadam a conta do WhatsApp de uma vítima e obtenham acesso a mensagens pessoais e lista de contatos.

Por Ionut Ilascu em Bleeping Computer


Podcast

Ataques cibernéticos a órgãos públicos

  • Neste episódio do podcast Conexão Segura, falamos sobre os ataques a órgãos do governo e os cuidados que os usuários devem tomar diante de incidentes deste tipo.
  • Episódio disponível no Spotify
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados