internet rural

Internet rural: como monitorar e melhorar a velocidade?

Para quem vive e trabalha na região urbana, a internet é um recurso de fácil acesso que pode estar disponível com bastante facilidade, mas para quem vive e trabalha na região rural a internet ainda pode ser de difícil acesso. Embora dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciem que a quantidade de pessoas com acesso à internet na zona rural subiu de 32% para 78% (dados de 2023), ainda existe uma grande preocupação quanto ao acesso à internet nas regiões mais remotas.

Entretanto, isso significa que uma parte da população rural ainda não tem acesso ao mundo virtual. O que acontece é que o acesso à internet não é uma questão de valores ou de opções: existe uma questão técnica que muitas vezes prejudica o acesso a esse recurso.

Para você entender melhor como o acesso à internet  acontece na área rural, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre a internet rural, e as formas de monitorar e melhorar a velocidade desse recurso tão importante para todos.

A internet rural no Brasil em 2024

O crescimento do avanço tecnológico fez com que a internet Rural alcançasse um patamar de destaque. O desenvolvimento de novas tecnologias permitiu que também fossem desenvolvidos recursos e ferramentas que permitissem que a internet chegasse a lugares mais remotos, como é o caso da zona rural, permitindo que agricultores e indústrias de diversos segmentos conseguissem acesso à internet de qualidade.

A internet rural garantiu um espaço de expansão de conectividade com uma infraestrutura de telecomunicação de qualidade e eficiência. Dessa forma, mesmo os locais mais remotos agora conseguem ter acesso à internet para realizar atividades rotineiras e manter a continuidade das atividades. Dessa forma, a distância dos centros urbanos já não é mais um empecilho.

Operadoras de telecomunicações e diversos provedores de serviços de internet investiram muito nos últimos anos em infraestrutura e novas tecnologias para garantir maior velocidade e estabilidade na conexão nas áreas mais remotas, garantindo que as zonas rurais conseguissem acesso à internet de qualidade. Um exemplo disso é que somente no primeiro semestre de 2023 houve um investimento de R$ 15,9 bilhões no setor de telecomunicações brasileiro. Isso significa que a internet Rural agora consegue ser implementada através de fibra óptica, radiofrequência, satélite, rede móvel, e outras tecnologias.

Graças a essas inovações e novos recursos, a internet rural pode evoluir e transformar a vida e a rotina de quem depende dessa valiosa ferramenta. Dessa forma, o agronegócio pode implementar novas tecnologias e utilizar recursos da indústria 4.0 que foram desenvolvidos para proporcionar mais eficiência e praticidade para a rotina.

Internet Rural: impacto do avanço tecnológico

Por muitos anos, a única forma de se obter internet nessas regiões rurais era através da radiofrequência. Entretanto, com uma tecnologia de baixa qualidade, a radiofrequência foi por muito tempo um recurso pouco eficiente, apresentando falhas de conexão e intermitências constantes.

Com o passar dos anos, foram desenvolvidos novos recursos que permitiram que a internet Rural fosse beneficiada com novas tecnologias. Isso significa que agora as residências, empresas e indústrias localizadas na região rural pudessem se beneficiar com soluções como a internet via satélite, fibra óptica, redes móveis, etc.

Entenda as diferenças entre a internet via rádio e a fibra óptica:

Com o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o acesso à internet cada vez mais acelerado, a internet rural apresentou avanços significativos nos últimos anos. Isso significa que as empresas da agroindústria e, até mesmo, do setor industrial que se localizam em zona rural podem se beneficiar de uma internet de qualidade cada vez mais eficiente.

Quais são as opções de tecnologia para melhorar a conectividade na internet rural?

Para que as comunidades rurais consigam aproveitar ao máximo a internet e realizar atividades e tarefas que exigem conectividade, existem diversas tecnologias e soluções que podem ajudar. No mercado atual, as soluções mais utilizadas são:

Internet via rádio

A internet via rádio foi a primeira opção para as zonas rurais, e foi por muito tempo uma alternativa de baixa qualidade e com bastante instabilidade. Diferentemente da banda larga, a internet via rádio apresenta uma conexão sem fio, ou seja, sem a necessidade de instalação de cabos.

Essa alternativa utiliza uma placa de rede wireless e permite a conexão sem o uso de modem. O avanço tecnológico permitiu a melhora dessa tecnologia, entregando mais disponibilidade e estabilidade de conexão.

Internet via satélite ADSL

A internet via satélite é uma tecnologia que não precisa de cabos e funciona através de uma antena. Através dela, é possível realizar conexões sem fio com velocidade eficiente, mesmo em áreas remotas.

Embora tenha ganhado popularidade em 2016, a internet via satélite no Brasil está em um momento de bastante alta. Esse avanço permitiu o surgimento de diversas opções para os consumidores fixas e móveis, como é o caso da Starlink, que utiliza satélites de órbita terrestre baixa e consegue entregar acesso ilimitado, altas velocidades e um preço acessível.

ADSL

O surgimento da internet foi marcado pelas conexões do tipo dial up, ou seja, conexão discada. Isso significa que para se conectar à internet era necessário que o computador contasse com um modem e uma linha telefônica. No final da década de 80 a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line – linha digital assimétrica para assinante) surgiu como uma alternativa às conexões de dial up, permitindo a utilização da infraestrutura de telefonia fixa  sem ocupar a linha.

De forma simplificada, essa tecnologia permite a separação do recurso de telefonia da parte que era efetivamente utilizada para conexão na internet.

Internet via fibra ótica

A internet via fibra ótica é o forma de conectividade comumente mais utilizada em grandes centros e cada vez mais está presente nas áreas rurais. Sua velocidade é o grande destaque, visto que a transmissão de dados ocorre próxima à velocidade da luz. Os cabos são compostos por feixes de vidro, tão finos quanto um fio de cabelo humano, revestidos de plástico reflexivo e isolante. Com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, todo o sinal de dados é transformado em luz, que será transmitida por meio de reflexões ao longo de todo o cabo, sem nenhuma interferência. Assim, a soma de todos esses fatores garante a fibra ótica rapidez, estabilidade e qualidade.

Atualmente, as áreas rurais têm sido alvo de investimentos em infraestrutura para suportar a implementação de redes de fibra ótica. No entanto, os desafios impostos pela distância, condições climáticas e ambientes naturais ainda persistem. A vulnerabilidade dessas redes a eventos como queda de árvores e galhos é uma preocupação, considerando a exposição maior dessas áreas a tais incidentes. Apesar desses obstáculos, a internet via fibra ótica continua sendo uma das opções mais viáveis e eficazes.

De que forma a internet auxilia no trabalho rural?

Como observamos ao longo deste artigo, a internet se tornou fundamental dentro da zona rural, ajudando os produtores a alcançar mais eficiência durante a realização das suas tarefas. O agronegócio presentes na zona rural podem se beneficiar muito com a internet rural de qualidade. Além de propiciar uma troca de informações mais eficiente, através dela é possível:

  • Realizar um acompanhamento contínuo do crescimento da produção;
  • Calcular e verificar a área de plantio;
  • Identificar a presença e a incidência de pragas;
  • Estudar características e necessidades do solo para plantio;
  • Realizar o cálculo e a aplicação de agrotóxicos de acordo com a necessidade da produção, de forma a reduzir gastos e utilizar os insumos com mais inteligência;
  • Controlar os estoques;
  • Melhoria da eficiência energética;
  • Aumento de produtividade;
  • Implementar um processo de irrigação inteligente, garantindo mais sustentabilidade.

Com a ajuda da internet também é possível automatizar diversas tarefas dentro da fazenda, como é o caso dos drones utilizados para irrigação de agrotóxicos, sistema de segurança das câmeras da propriedade, e muito mais.

No caso do agronegócio, a tecnologia juntamente com a conexão com uma internet de qualidade permite que o produtor realize o acompanhamento do estoque através da utilização de sensores nos silos e armazéns, monitorando a umidade, temperatura, tempo e quantidade de insumos. Ter acesso a esse tipo de informação faz toda a diferença nos resultados de uma evitando as perdas e garantindo resultados superiores.


Importância da conexão rápida e estável na zona rural?

Vivenciamos uma realidade onde a troca rápida e eficiente de informações é fundamental para manter a continuidade e a conectividade do agronegócio. E conseguem se adequar à realidade tecnológica da atualidade, conseguem se manter competitivas no mercado e se destacar perante a concorrência, garantindo resultados superiores e entregando mais qualidade e eficiência para o agronegócio.

Por esse motivo, contar com uma internet de qualidade é muito mais do que apenas um luxo: é uma estratégia de crescimento que deve ser prioridade. Nesse sentido, é fundamental encontrar recursos que permitam um acesso de qualidade a internet para que os recursos sejam utilizados com mais inteligência e eficiência, garantindo que o seu agronegócio se destaque e cresça cada vez mais.

O acesso à internet de qualidade pode permitir o uso de tecnologias que facilitam consideravelmente a realização de inúmeras tarefas dentro do agronegócio. Através dela os produtores na zona rural conseguem entregar um melhor desempenho produtivo e garantir mais qualidade de vida, realizando tarefas com mais inteligência e eficiência.

A internet rural de qualidade reduz o tempo necessário para a realização de tarefas, garante o controle de desperdícios e ajuda o produtor a ter acesso a todas as informações relativas aos seus processos realizados dentro do agronegócio, como controle de produção, estoque de insumos, automação de equipamentos, etc.

E para garantir que a conexão à internet atenda às necessidades, é fundamental medir periodicamente a velocidade da internet.

Como medir a velocidade da minha internet?

Para medir periodicamente a velocidade da conexão de internet, é possível utilizar diversas ferramentas, que realizam testes de forma rápida e precisa. Sendo possível, dessa forma, identificar eventuais problemas de desempenho e tomar medidas para otimizar a sua conexão, seja por meio de ajustes na configuração do roteador ou considerando a troca de provedor, caso necessário.

Assim, antes de optar por outra empresa ou provedor de internet, é necessário descobrir se a velocidade da sua internet está de acordo com o que foi contratado. Para isso, existem ferramentas disponíveis para realizar esse cálculo, confira:  

1 – Fast.com

O Fast.com é um dos serviços mais utilizados por quem precisa testar a velocidade de download de forma rápida e prática. Desenvolvido pela Netflix, basta acessar a página que automaticamente sua internet será avaliada e rapidamente é exibido o resultado na tela.

2 – Speedtest

Desenvolvido pela empresa Ookla, o Speedtest.net é o líder mundial em testes de banda larga, sendo o serviço mais conhecido e utilizado para monitorar a velocidade da internet ao redor do mundo. Esse recurso apresenta uma interface simples e intuitiva, apresentando resultados completos, como velocidade do download, upload, ping e o nome da operadora que fornece a internet. Esse serviço também está disponível na web e também em aplicativos para IOS e Android.

3 – Simet

Com a ajuda do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), é possível medir a velocidade da conexão da sua internet e determinar a qualidade da sua conexão. Esse teste também pode ser realizado em dispositivos móveis, estando disponível para IOS e Android.

4 – Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga foi desenvolvido pela Entidade Aferidora da Qualidade (criada para atender a uma resolução da Anatel) com o objetivo de aferir os indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em banda larga fixa e móvel no Brasil. O teste permite medir a velocidade da internet sem a necessidade de instalar nenhum recurso ou plugin.

Segundo a Lei brasileira (resoluções 574/2011 e 575/2011) os provedores são obrigados em média 80% do que você contratou, não devendo nunca chegar a menos que 40%, porém isso só vale no caso de problemas técnicos, o que significa que o cliente deve usufruir de toda a velocidade grande parte do tempo. Caso o seu teste não demonstre que a baixa qualidade da internet esteja relacionada com uma falha na prestação de serviços da sua operadora, será necessário adotar algumas medidas para melhorar  a conexão.

Como monitorar e melhorar a velocidade da internet rural?

Dependendo do tipo de tecnologia que é utilizada na internet do seu agronegócio, pode ser necessário adotar estratégias que ajudem a monitorar e melhorar a velocidade da sua conexão. Essas medidas também podem contribuir para o aumento da produtividade dos seus colaboradores e, por consequência, os seus resultados. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas e estratégias que podem melhorar a velocidade da sua conexão e facilitar a rotina e a execução das tarefas:

Verifique a posição do seu roteador

Nos casos onde o roteador se encontra em ambientes internos e precisa atender a uma área específica, como escritórios, a posição do seu equipamento pode fazer toda a diferença na qualidade da sua conexão a internet. Isso porque, dependendo da forma como ele está localizado dentro da propriedade, é possível que a velocidade da sua internet seja prejudicada

Dependendo do posicionamento das paredes ao redor do roteador e da presença de objetos muito massivos, é possível que o sinal da internet seja negativamente impactado. Para evitar que objetos e paredes prejudiquem o bom desempenho da sua internet, é necessário posicionar o roteador em um espaço central dentro do ambiente ou propriedade onde está localizado. Também é necessário evitar que ele esteja muito próximo a equipamentos de micro-ondas ou rádios que podem afetar o seu funcionamento e gerar interferência.

Monitore o uso de aplicações

Existem algumas aplicações que realizam a transferência constante de dados, prejudicando a disponibilidade da sua internet. Quando tratamos dos computadores que são utilizados no agronegócio, é necessário verificar quais os programas que estão sendo utilizados e quais deles funcionam em segundo plano. As aplicações de vídeos e redes sociais, como é o caso do YouTube, Instagram e TikTok, por exemplo, são campeões de consumo da banda da internet, prejudicando a distribuição de banda para atividades essenciais.

Para evitar que o acesso fique muito lento, verifique quais são as aplicações que são utilizadas e determine quais são essenciais para o andamento das atividades e quais podem ser dispensadas para evitar o consumo desnecessário da banda de internet rural.

Utilize roteadores mesh

O repetidor de sinal é um equipamento que vai ajudar a amplificar o sinal de internet dentro da propriedade. Muito utilizado em grandes áreas, esses equipamentos ajudam a melhorar o alcance e estabilizar o sinal, evitando falhas e quedas constantes.

Se você sofre com muitas quedas e problemas de alcance, os repetidores podem ser uma solução eficiente. Posicione esses equipamentos de acordo com a demanda e as necessidades por conectividade dentro da sua fazenda ou propriedade.

Confira o melhor provedor de internet para a sua localidade

Todas as mudanças que citamos anteriormente permitiram que, atualmente, seja possível encontrar mais de uma empresa que forneça a internet nas zonas rurais. Por esse motivo, antes de contratar uma internet rural para o seu agronegócio, verifique como é a disponibilidade de sinal desses provedores para contratar a que entregue maior velocidade de banda e uma melhor capacidade de download e upload.

Dessa forma, você garante que o seu agronegócio terá acesso a melhor rede da região e não terá problemas de disponibilidade. Isso significa que a troca de informações durante a realização das atividades será muito mais rápida e constante.

Controle de acesso à internet

O controle de acesso à internet pode ajudar a monitorar e proporcionar o bloqueio eficiente de determinados conteúdos na internet do seu agronegócio.  Dessa forma, não haverá desperdício de tempo em sites desnecessários e também não haverá o consumo da banda de internet disponível com atividades que não tem relação com as tarefas essenciais.

O Firewall DNS é uma tecnologia que pode ajudar a bloquear essas ferramentas e monitorar a utilização da internet com mais eficiência e qualidade. Com a ajuda dele é possível garantir mais qualidade de acesso ao melhorar a velocidade da internet e bloquear acessos desnecessários, além de manter a sua rede mais protegida.

Internet rural com Firewall DNS: benefícios para sua propriedade

Como explorado ao longo deste artigo, a internet rural avançou muito no decorrer dos últimos anos. Atualmente já podemos contar com soluções tecnológicas que ajudam a conferir mais qualidade e eficiência para a rede.

Entretanto, em algumas regiões ainda não é possível entregar uma internet ágil e estável, sendo necessário utilizar recursos que ajudem a manter a qualidade dessa rede e evitar a sua oscilação. Por essa razão, o controle de acesso à internet e o monitoramento de rede pode ser fundamental para garantir mais eficiência e resultados superiores dentro do seu agronegócio.

O Firewall DNS é um dos recursos mais completos da atualidade, permitindo o monitoramento e controle de fluxo de acesso dentro de uma rede. Com a ajuda dele, é possível filtrar o tráfego de entrada e saída e impedir acessos específicos ou maliciosos, mantendo em rede protegida e evitando ataques cibernéticos que causam problemas muito graves para as empresas de todos os segmentos.

De acordo com o relatório semestral da Apura Cyber Intelligence S/A, o agronegócio recebe cerca de 10% dos ataques cibernéticos realizados todos os anos, evidenciando a importância de adotar soluções voltadas para a segurança cibernética. O crescimento do cibercrime vem acontecendo de maneira exponencial, de forma que empresas de todos os segmentos devem adotar soluções de segurança que ajudem a manter suas informações e redes mais protegidas.

Já o Lumiun Box é uma ferramenta  robusta, baseada em DNS, com VPN empresarial e gerenciado na nuvem. Com a ajuda desse recurso, o seu agronegócio poderá proporcionar mais segurança e controle de acesso à internet, aumentando também a produtividade.

Além de todos esses benefícios, o  Lumiun Box também permite a limitação da velocidade da internet para um grupo de dispositivos dentro do seu agronegócio. Dessa forma, ele evita o consumo da banda em excesso e mantém um mínimo de internet viável para atividades que realmente precisam de conexão de qualidade.

Além de ser uma ferramenta completa, o Lumiun Box vai garantir um controle de fluxo de acesso e um monitoramento eficiente, adicionando uma camada de segurança mais completa e eficiente na rede de internet do seu agronegócio. Isso significa que os dados ficarão mais seguros e protegidos, através de um controle estratégico e assertivo da internet.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados