Testes de Segurança da Internet

Testes de segurança da internet: importância para o seu negócio!

Os testes de segurança da internet são ferramentas valiosas para aumentar a proteção e a integridade das redes e dispositivos dentro das empresas. Esse tipo de análise é fundamental para empresas que possuem presença online ou necessitam de ferramentas digitais para manter suas atividades.

O que acaba gerando muitas dúvidas é o nível de conhecimento necessário para realizar esse tipo de análise. Devido à complexidade de algumas ferramentas, pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional do ramo. No entanto, existem testes de segurança que podem ser realizados por pessoas que não são da área de segurança cibernética.

Contudo, antes de mais nada precisamos entender que os testes de segurança na internet têm como principal objetivo identificar possíveis vulnerabilidades ou problemas que facilitem o acesso de usuários não autorizados, tais acessos indevidos podem causar prejuízos imensuráveis para as empresas. Realizar testes como esse contribuirá para a sua estratégia de segurança digital e auxiliará na manutenção da confidencialidade das suas informações.

Identificando vulnerabilidades na rede: importância dos testes de segurança na internet

Como mencionado anteriormente, os testes de segurança na internet desempenham um papel fundamental na estratégia de proteção digital da sua empresa. Permitindo a identificação de brechas e vulnerabilidades, esses testes vão contribuir para a proteção dos dados e integridade das informações armazenadas pelo negócio.

Com base nas vulnerabilidades que possam ser encontradas durante a realização de testes de segurança, os gestores e responsáveis poderão implementar soluções eficientes para mitigar essas ameaças e manter a proteção cibernética na empresa. Levando em consideração que muitos dos problemas de segurança decorrem de erros dos próprios usuários das redes e dispositivos, identificar essas vulnerabilidades é fundamental para evitar problemas futuros.

O aumento significativo na quantidade de ataques cibernéticos aplicados em todo o mundo destaca a necessidade constante de fortalecer a estratégia de segurança em empresas de todos os segmentos. Isso significa que o seu negócio precisa se valer de todas as ferramentas e recursos disponíveis no mercado para garantir uma proteção diferenciada.

Estatísticas alarmantes e necessidade de investimento em segurança cibernética

Dando prosseguimento ao que foi dito acima, o mundo vem vislumbrando estatísticas muito preocupantes quanto à quantidade de ataques cibernéticos que são realizados. Esses ataques causam impactos imensuráveis para as empresas, como a perda de dados, interrupção das atividades, custos para resgate de informações, investimento em horas de trabalho para total recuperação dos danos, prejuízo à reputação na empresa, e muito mais.

Nesse sentido, podemos entender o investimento em cibersegurança como fundamental para todas as empresas. Indo de encontro ao que era disseminado até pouco tempo atrás, o investimento em ferramentas de proteção não é mais um gasto para as empresas, e sim uma abordagem essencial para os negócios que desejam se manter no mercado.

Isso porque, ao investir em recursos para proteger as suas informações e garantir a segurança dos dados, a sua empresa garante um patamar diferenciado no mercado, estabelecendo diferencial competitivo perante a concorrência. Os consumidores terão preferência por negócios que apresentam uma preocupação legítima com a confidencialidade das suas informações, visto que muitos dos seus dados confidenciais são armazenados pelas empresas.

De acordo com pesquisas recentes, podemos ver um crescimento expressivo nas tentativas de golpes e crimes cibernéticos, o que motivou empresas de todos os segmentos a buscar soluções mais eficientes para proteção das informações. Somente em 2022 aconteceram cerca de 360 bilhões de ataques cibernéticos (nem todos efetivos) somente entre as empresas da América Latina e Caribe.

O relatório realizado pela Fortinet demonstra que o Brasil ocupa a segunda posição na quantidade de ataques cibernéticos com 103.1 bilhões de tentativas em 2022. Comparativamente ao período de 2021, houve um aumento de 16% na quantidade de ataques.

Essas pesquisas sobre cibersegurança conseguem esclarecer o crescimento exponencial na busca por soluções de segurança desenvolvidas para a proteção das informações. Além de recursos de proteção, também foram criados diversos testes de vulnerabilidade para ajudar a sua empresa a se manter protegida.

Tipos de testes de segurança da internet

Com a crescente busca por soluções e ferramentas que ajudem a manter os dados protegidos e fortalecer a estratégia de segurança das empresas, foram desenvolvidos diversos testes para ajudar as empresas a identificar a vulnerabilidade de rede e nos dispositivos. Esses testes podem ajudar a sua empresa a identificar as principais vulnerabilidades e implementar soluções que ajudem a aumentar a proteção dos dados.

É importante lembrar que alguns desses testes podem necessitar de conhecimento técnico específico para sua execução e avaliação de resultados, sendo necessário contar com a ajuda de um profissional especializado para entender os recursos disponíveis e avaliar os relatórios obtidos.

Dentre os principais testes de segurança na internet disponíveis no mercado, podemos citar:

Teste de portas

O teste de portas é uma ferramenta utilizada para verificar a disponibilidade de uma porta específica dentro de dispositivos de rede. Só acontece através de um processo de comunicação entre os dispositivos, a fim de determinar quais das portas se encontram abertas e quais delas se encontram fechadas.

Através desse teste, são enviados pacotes de dados para um dispositivo e é aguardada uma resposta. No caso positivo, significa que a porta se encontra aberta e pode se conectar e receber dados, caso negativo, a porta pode estar fechada ou bloqueada.

Esse teste é utilizado para identificar vulnerabilidades de rede, acessibilidade de portas e problemas de conexão entre dispositivos. Por essa razão, esse teste é muito valioso na  análise de segurança de rede da sua empresa.

Teste de DNS

Embora o DNS seja um recurso extremamente valioso e traga muitas facilidades no acesso e navegação na internet, ele também pode apresentar falhas e vulnerabilidades. Esses problemas podem dificultar a conexão de rede dentro da sua empresa ou impactar o desempenho dos seus colaboradores.

Entenda como o DNS consegue facilitar o acesso à internet:

Utilizando uma ferramenta específica, é possível localizar qual o melhor servidor para conexão e estabelecer um desempenho superior nos dispositivos e redes da sua empresa. O funcionamento deste teste vai depender da ferramenta utilizada, sendo necessário encontrar um recurso que consiga atender as expectativas do seu negócio e ser utilizado com praticidade.

O Lumiun DNS é uma ferramenta de segurança e controle, desenvolvida para que as empresas possam implementar a estratégia de proteção digital através da camada DNS da rede. Ele conta com um plano starter gratuito, para que a sua empresa possa iniciar a jornada de segurança e controle através da filtragem DNS. Dessa forma, é possível determinar se essa é a melhor solução para o seu negócio e se está de acordo com as necessidades e expectativas dos gestores.

Análise de defesa contra malware

Os malwares podem causar problemas de diversos tipos para sua organização, desde a indisponibilidade do dispositivos até a criptografia das informações confidenciais. Por esse motivo, é muito importante que a sua empresa estabeleça uma estratégia para se defender desse tipo de aplicação e garantir que ela não tenha acesso aos seus dispositivos.

A análise de defesa contra malware vai avaliar o nível de proteção existente na sua rede para evitar possíveis ataques e benéficos. As ferramentas que podem realizar esse teste enviam amostras de malwares e realizam a avaliação de resposta, excluindo os dados maliciosos ao concluir a avaliação.

Esses testes vão ajudar a identificar possíveis vulnerabilidades e contribuir para uma tomada de decisão estratégica com o objetivo de fortalecer a segurança digital dentro da sua empresa. Conhecer essas vulnerabilidades e falhas é fundamental para que a sua empresa consiga implementar soluções voltadas para uma proteção diferenciada, agregando mais valor e inteligência para os seus processos.

Conhecendo os principais testes de segurança na internet

Como vimos acima, existem diversos testes de vulnerabilidade na internet que podem ajudar a fortalecer a sua estratégia de segurança. Para te ajudar a escolher a ferramenta correta, separamos os principais testes de vulnerabilidade na internet que podem ajudar a sua empresa a se tornar cada vez mais segura. Veja a seguir:

Shield Test: avaliação de susceptibilidade e defesa contra ataques

O Shield Test é uma ferramenta desenvolvida para medir a suscetibilidade e a vulnerabilidade da sua rede perante possíveis tentativas de infecção e invasão. Sendo uma excelente alternativa para verificar o nível de segurança da sua empresa perante a instalação de malwares e aplicações maliciosas, esse teste deve ser um dos primeiros a serem realizados dentro do seu negócio.

O Shield Test realiza uma autoavaliação de segurança enviando amostras de malwares pelos servidores da ferramenta. Apesar de usar amostras de malwares reais que podem infectar dispositivos e redes da sua empresa, estas são excluídas ao término do teste, eliminando qualquer risco para a sua empresa.

Sendo uma ferramenta completa esse teste consegue analisar diversos itens de segurança:

  • Teste de portas abertas;
  • Teste de vírus e malware;
  • Teste de defesa DDoS;
  • Teste de roubo de informações.

Teste de portas: identificação de vulnerabilidades nas portas TCP e UDP

Como vimos acima, o teste de portas é indispensável para identificar portas abertas e fechadas na rede da sua empresa. Testar essas portas vai ajudar a identificar problemas de comunicação e vulnerabilidades que possam facilitar o acesso de cibercriminosos às redes da sua organização.

De forma simplificada, as portas são responsáveis pela comunicação entre dispositivos e servidores, sendo um recurso fundamental para troca de informações na rede. A verificação de portas abertas vai evitar a exposição desnecessária das redes da sua empresa, reduzindo o risco de acesso por cibercriminosos e contaminação por malwares. 

O teste de portas avalia as portas que estão mais propensas a ataques cibernéticos e ajuda a sua empresa a estabelecer medidas de segurança para evitar o acesso indevido.

É igualmente importante testar a rede da empresa quanto à exposição de alguns servidores da área de trabalho remota, que esteja atuando na porta TCP 3389. Com alto risco de ataque do tipo ransomware já foi emitido um alerta do FBI sobre os possíveis riscos que essa exposição pode causar para as redes da sua empresa.

Teste de segurança da Lumiun: análise das categorias de sites nocivos

Existem diversos conteúdos que, além de prejudicar a produtividade dos seus trabalhadores, também podem causar problemas de segurança para a empresa. Páginas como redes sociais, sites de entretenimento, plataformas de jogos e apostas e páginas com conteúdo violento ou pornográfico devem ser bloqueadas para evitar qualquer tipo de risco cibernético dentro do seu negócio.

O teste de segurança do Lumiun é baseado em requisições de camada DNS, identificando categorias de sites que podem ser acessadas ou não pela rede da empresa. Realizando requisições de acesso a sites dentro dessas categorias, é possível determinar quais desses conteúdos podem ser acessados ou não.

teste de segurança da internet

As principais categorias que são utilizadas pelo teste são:

  • Phishing e fraudes online;
  • Malware e spyware;
  • Anonimizadores de acesso;
  • Drogas e bebidas alcoólicas;
  • Jogos e apostas;
  • Pornografia e nudez;
  • Violência, terrorismo e racismo.

A importância dos resultados dos testes de vulnerabilidade

Tão importante quanto realizar esses testes de segurança da internet, é avaliar com precisão os resultados obtidos. Com base nos relatórios entregues pelas ferramentas de avaliação, será necessário estabelecer um plano de segurança cibernética que consiga atender as vulnerabilidades identificadas.

Com ajuda dos dados entregues pelos relatórios, a equipe de TI da sua empresa poderá avaliar os recursos e ferramentas utilizados para estabelecer soluções mais eficientes e seguras para a organização. Por esse motivo, é necessário realizar testes baseados em ferramentas confiáveis e consolidadas, capazes de identificar vulnerabilidades com eficiência e contribuir para a estratégia de segurança da sua do seu negócio.

Precisamos entender que os testes de segurança, embora extremamente importantes, não configuram apenas como uma solução, mas como um degrau na trajetória rumo à proteção dos dados. Isso significa que, mesmo realizando todos os testes obtendo resultados consideravelmente positivos sobre a sua estratégia de segurança, não é possível garantir um estado de proteção absoluta.

É fundamental que a sua empresa estabeleça uma cultura organizacional voltada para a segurança que seja proativa e adaptável, e que leve sempre em consideração as necessidades do negócio e as mudanças apresentadas pelo mercado. Por melhores que sejam as ferramentas de segurança utilizadas pelo negócio novas abordagens podem surgir, favorecendo a exposição de informações sigilosas dentro da sua organização.

Otimizar a sua estratégia de defesa digital envolve uma mudança na cultura organizacional e a utilização de recursos que consigam atender a demanda da empresa com eficiência.

Implementação de medidas de segurança

Com o desenvolvimento de um plano de segurança para corrigir as vulnerabilidades encontradas nos testes, é hora de implementar essas novas medidas. Esse processo de implementação deve ser planejado e acompanhado de perto a fim de estudar a sua evolução e determinar se houve melhoria.

Estabelecer um monitoramento constante dos recursos de segurança é crucial para garantir que sua empresa permaneça protegida contra as principais ameaças cibernéticas da atualidade. Por conta dos índices crescentes relativos aos ataques cibernéticos que são realizados contra empresas de todos os portes e segmentos, investir em segurança se tornou indispensável.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados