produtividade na internet

5 dicas valiosas para ter mais produtividade na internet

O mercado atual apresenta cada vez mais competitividade, fazendo com que os negócios  busquem por formas mais inteligentes e otimizadas para garantir o seu espaço. Para que consigam atender às demandas crescentes dos consumidores e parceiros, é imprescindível que as empresas adotem estratégias para aumentar a sua produtividade.

Com a necessidade de se manter conectado para garantir a continuidade do negócio, a produtividade na internet se tornou um aspecto fundamental para quem busca um melhor posicionamento no mercado.

Dessa forma, os gestores precisam ter em mente que, embora a internet seja um recurso fundamental, ela também representa uma grande armadilha para os colaboradores.

Os acessos indevidos à redes sociais, páginas de entretenimento, lojas online, entre outros, fazem com que o tempo disponível para realizar as tarefas realmente essenciais para o negócio, fique consideravelmente prejudicado.

Como definir o que é “produtividade”?

Baseando-se em um conceito literal, a produtividade se refere ao resultado daquilo que é efetivamente produtivo. Ou seja: ela consiste no resultado que uma pessoa ou equipamento entrega utilizando os recursos disponíveis para tal. No meio corporativo, a produtividade está diretamente relacionada com a rentabilidade de uma empresa, pois está ligada à eficiência de produção, seja dos colaboradores ou dos equipamentos disponíveis.

Dentro de uma empresa, a produtividade é a palavra-chave, e todas as demandas e processos giram em torno o quanto será entregue. A baixa produtividade é facilmente notada através dos resultados obtidos. Nesse sentido, a produtividade  deve ser vista como um planejamento de tarefas de forma a entregar resultados superiores. Para entender melhor qual o impacto do planejamento nos resultados da empresa, confira esse vídeo:

Para conseguir determinar se há algum problema de produtividade, e se tudo está de acordo com o esperado, os gestores devem utilizar métodos e ferramentas adequados. Mas como chegar a esse resultado?

Como medir a produtividade na internet?

Os indicadores de produtividade são muito utilizados para determinar se a performance dos colaboradores na internet está dentro das metas da empresa.

Veja a seguir alguns indicadores que podem ser aplicados a fim de descobrir se o tempo gasto pelos trabalhadores na internet está impactando os resultados do negócio.

Controle de tempo de acesso

Todos os trabalhadores possuem um tempo pré-determinado para conseguir realizar todas as atividades do dia-a-dia, garantindo assim, que a empresa consiga manter a continuidade dos seus serviços. Para garantir que esse tempo seja utilizado da forma correta, os gestores podem utilizar recursos e ferramentas que ajudem a saber quanto do tempo disponível está sendo efetivamente utilizado para as necessidades do negócio.

Tempo de interação

Com a transformação digital, ficou praticamente impossível encontrar um negócio que não dependa totalmente da internet para se manter funcionando. Por essa razão, a interação entre os trabalhadores está ficando cada vez mais em segundo plano. Por conta disso, a motivação dos colaboradores pode ser negativamente impactada, e por consequência, a sua produtividade. É importante saber como a interação e a comunicação acontece entre as equipes e encontrar formas de estimular esse contato.

Definindo prazos e metas

Saber o que deve ser feito e em quanto tempo deve ser entregue, ajuda os colaboradores a se organizarem melhor e trazer mais produtividade para a sua rotina. Quanto mais informações estiverem disponíveis, mais claro será o papel de cada um. Com isso, os gestores poderão saber como está a produtividade na internet de cada funcionário, e a partir daí, estipular possíveis estratégias para otimizar os resultados.

Aumentando a produtividade na internet

Para te ajudar a estimular a produtividade na internet dos seus trabalhadores, trouxemos algumas dicas valiosas, como:

1. Forneça as ferramentas necessárias

Quanto melhor for a infraestrutura disponível para que as atividades sejam executadas com qualidade, maior será a produtividade dos trabalhadores na internet. Imagine o seguinte cenário: durante o dia, os sistemas e ferramentas utilizados apresentam falhas e travamentos constantes. Nesse processo de espera, os colaboradores podem acabar perdendo o foco e se distraindo com redes sociais, páginas de entretenimento, e-commerces, entre outras armadilhas da internet. Além disso, a lentidão ou travamento pode causar estresse, não somente entre o colaborador e a máquina, mas entre os colaboradores que precisam de tarefas dos demais para executar as suas, tornando o problema uma “bola de neve” e desperdiçando produtividade em diversos setores. 

2. Remova tudo que pode prejudicar a produtividade na internet

Como vimos anteriormente, a internet é um ambiente repleto de distrações e armadilhas que podem consumir muito do tempo disponível para as atividades da empresa. Essas armadilhas, além de prejudicar a produtividade, também representam uma grande ameaça à segurança do negócio. Disfarçados em links falsos e e-mails maliciosos, os cibercriminosos acabam encontrando brechas e invadindo sistemas, roubando informações e prejudicando a disponibilidade dos serviços.

3. Utilize métodos e ferramentas de gestão de tempo na internet

A gestão de tempo é uma ferramenta de controle que pode ajudar a otimizar a produtividade de uma organização. Investir em métodos e estratégias mais eficientes pode ajudar a proporcionar uma rotina mais dinâmica e produtiva. É importante saber o que entrega resultados e quais são as práticas que não são muito eficientes para os objetivos do negócio.

4. Garanta um canal de comunicação prático e eficiente

Mesmo com a conexão contínua à internet, muitas vezes a comunicação dentro de um negócio pode ficar confusa e pouco clara. Para evitar esses problemas e outros, é importante que os colaboradores tenham disponíveis canais de comunicação mais eficientes. Através dessa ferramenta, a comunicação entre as equipes e funcionários pode ficar mais prática e transparente, de forma a trazer mais foco e aumentar a produtividade na internet.

5. Contar com uma ferramenta de controle de acesso

Com tantas armadilhas e distrações no ambiente online, contar com um sistema inteligente para bloqueio e controle de acessos à internet é uma decisão muito estratégica. Através desse recurso, é possível  ajudar os colaboradores a manterem o foco nas atividades que realmente são importantes para a empresa.

Com a ferramenta correta, os gestores poderão controlar com mais assertividade e eficiência a forma como a internet da empresa está sendo utilizada pelos colaboradores. Além das ameaças à segurança da empresa, os acessos indevidos (à sites de entretenimentos, redes sociais, conteúdos impróprios, entre outros), acabam causando uma grande queda na produtividade. Esse tipo de controle pode garantir diversos benefícios, como:

  • Aumento da proteção contra as ameaças presentes no ambiente online;
  • Menor risco de perda de dados e vazamento de informações
  • Menor desperdício de tempo na internet;
  • Maior produtividade;
  • Melhoria da qualidade dos resultados;
  • Menor necessidade de manutenção dos equipamentos;
  • Informações mais realistas sobre o uso da internet;
  • E muito mais.

Para isso, é importante contar com uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado, o Lumiun Box. Essa ferramenta foi especialmente desenvolvida para trazer mais eficiência e produtividade para o seu negócio. Sendo uma solução baseada em nuvem, é um recurso muito confiável e garante um controle mais otimizado dos acessos realizados pelos colaboradores.

Por que investir na produtividade na internet?

Assim como qualquer outro recurso disponibilizado pela empresa, a internet deve ser utilizada de forma estratégica e eficiente. Diferentemente do que se pensa, controlar a forma como a internet é utilizada pelos funcionários não é algo negativo. É uma forma de garantir que os recursos da empresa sejam utilizados de forma eficiente para garantir os melhores resultados.

Quanto mais estratégicas forem as práticas implementadas pelos gestores, maior será a possibilidade de crescimento da organização. A produtividade na internet deve ser vista como algo a ser trabalhado continuamente dentro de um negócio.

omo Melhorar a Produtividade dos Colaboradores na Empresa
lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados