marketing para provedor

Dicas de marketing para provedor de internet

Depois que empresários, gestores e profissionais de TI têm toda a operação do ISP ajustada, é o momento de focar no marketing para provedor de internet.

Sem dúvida, para crescer, o provedor de internet deve investir em marketing. Ou seja, posicionar sua marca, seus produtos e serviços de forma adequada para o público consumidor de sua área de abrangência.

Por isso, é importante que empresários e gestores de provedores de internet façam o “dever de casa”, do ponto de vista operacional, técnico, financeiro e tributário (SVA para ISP).

De fato, o investimento em marketing, deve gerar resultados eficientes, eficazes e efetivos para monetizar e rentabilizar ainda mais o modelo de negócio.

Marketing para fazer diferença e crescer

Certamente, com planejamento, estratégias e táticas de marketing, você terá bons resultados ao divulgar o provedor de internet, independentemente do meio: digital ou off-line.

Hoje, inclusive, é ultrapassada a distinção entre on-line e off-line. Ainda mais sob o ponto de vista do marketing para provedor de internet. Afinal, o seu produto é virtual, mas faz uma diferença real na vida das pessoas.

Mais do que um jogo de palavras, de fato, os potenciais clientes e assinantes transitam e navegam tanto no digital quanto no mundo real. E, na prática, nem entendem como ambientes ou canais separados.

Então, o marketing para provedor de internet deve ser eficiente e efetivo para alcançar, impactar e captar novos assinantes em todos os canais e meios disponíveis.

É dessa forma que a marca do seu ISP ganhará relevância e garantirá presença nesse mercado tão concorrido.

Então, quanto mais valor você agregar aos seus serviços (qualidade, confiabilidade, velocidade, atendimento, serviços de valor agregado – SVAs úteis etc.) maior e melhor serão o destaque e o posicionamento diante do público consumidor e frente à concorrência, respectivamente.

Enfim, o importante é que, ao final desse artigo, reste a compreensão de que o marketing para provedor de internet deve gerar resultados econômicos.

Nesse sentido, ele também precisa gerar a percepção e o reconhecimento dos diferenciais e das vantagens de comprar acesso à internet de seu provedor de internet.

Aprenda o que não fazer em marketing para ISP

Antes de descobrir as dicas de marketing para provedor de internet, também é interessante ver o que não fazer. Vale a pena assistir ao vídeo 5 erros nas estratégias de marketing de provedores de internet, disponibilizado pelo canal Instituto Nicolas Bueno, no YouTube.

Dicas de marketing para provedor de internet

# Diferenciação

Qual ou quais são os diferenciais, SVAs úteis e as vantagens que só o seu ISP tem para oferecer aos assinantes?

A resposta a essa pergunta-chave é fundamental para o primeiro passo em marketing para provedor de internet: o planejamento.

Apontar as diferenças e as vantagens de seu ISP diante da concorrência é, certamente, uma das principais estratégias do marketing para provedor de internet.

Em primeiro lugar, porque seu ISP não concorrerá com grandes provedores de internet. Afinal de contas, a distribuição de banda larga no Brasil, fora das capitais, se dá por meio de provedores de médio e pequeno portes.

Por isso que o marketing para provedor de internet deve evidenciar as qualidades do ISP. Como resultado, é uma estratégia que deve gerar vantagem competitiva e protagonismo no seu mercado e região.

# Análise de mercado

Por certo que você deve conhecer muito bem seu negócio. Quando o assunto for banda larga, acesso à internet e serviços de valor agregado, a referência regional e a fonte de informação prioritária deve ser você ou o gestor de seu provedor de internet.

Isto é, conhecer a fundo seu negócio é um dos “deveres de casa” que precisam estar prontos e disponíveis para serem utilizados em benefício de seu negócio.

Assim, saber quem são, o que oferecem e do que se alimentam os seus concorrentes é imprescindível.

Da mesma forma, conhecer seu público é fundamental.

Tanto para o negócio de ISP, quanto para qualquer planejamento ou estratégia de marketing para provedor de internet.

Enfim, dados, informações e conhecimentos sobre o mercado no qual está inserido são essenciais para garantir o posicionamento e a presença digital de seu ISP. Sobretudo, para gerar resultados econômicos por meio do marketing para provedor de internet.

# Conheça seu assinante

Qual o comportamento de consumo do acesso à internet dos potenciais assinantes de sua região? Quais as características, diferenciais e particularidades que podem descrever e formar o perfil de seu consumidor?

Assim como o mercado, conhecer o seu assinante é preciso. Afinal, o planejamento de marketing para provedor de internet precisa criar uma ou algumas “personas” para otimizar estratégias e maximizar resultados.

Conhecer e compreender seu público é uma tarefa e um processo necessários para realizar o marketing para ISP e operacionalizar a venda de planos, pacotes, produtos e serviços.

Nesse sentido, alguns passos são básicos, mas importantes:

Objetivos e metas

Onde e como está o seu ISP? Aonde e em quais condições você pretende chegar com seu negócio? Responder a essas perguntas e definir objetivos, prazos e metas é o primeiro passo de qualquer planejamento de marketing para provedor de internet.

Fale com seu público

Você já fez um esforço para entender quais são as expectativas e as necessidades dos potenciais assinantes. Agora, é preciso saber como será operacionalizada a estratégia de interagir, conectar e captar assinantes? Isto é, por quais canais ou meios acessar o público-alvo? Somente a presença digital é suficiente? Lojas físicas? Telemarketing? Site? Redes sociais?

Enfim, o investimento em marketing para provedor de internet tem de responder essas questões e, a partir dos dados e informações, gerados, deve gerar insights para captar assinantes e gerar mais receitas para o ISP.

Presença digital

Com toda a certeza, a presença digital é importante para o ISP. Inclusive, porque não é apenas o marketing para provedor de internet que depende da qualidade da presença on-line nos canais digitais.

A importância de uma presença digital de qualidade nos canais adequados, inegavelmente, vai muito além da propaganda e do marketing. Sem dúvida, dela depende o próprio modelo de negócio.

Afinal de contas, sem captar assinantes e oferecer SVAs úteis e rentáveis, nenhum provedor de internet é viável ou sustentável.

Por isso, empresários e gestores devem investir em qualificar a presença digital do ISP.

Em primeiro lugar, para divulgar os pacotes, planos, produtos e serviços nos canais digitais. Mas, principalmente, para estabelecer e promover o relacionamento e a conexão com assinantes e potenciais clientes.

De fato, a boa gestão da comunicação digital é o que qualifica a presença digital e maximiza os resultados de estratégias de marketing para provedor de internet.

Analise, avalie e reavalie

Com toda a certeza, após cumprir com todo esse pequeno e básico ciclo (objetivos e metas, fale com seu público e presença digital), é preciso analisar e avaliar a eficiência, eficácia e efetividade das ações e dos resultados.

Certamente, uma tarefa simples, conhecida e reconhecida por todo gestor. Sobretudo, é a partir desse processo que é possível analisar, avaliar, reavaliar e fazer melhor da próxima vez.

Em outras palavras, é preciso analisar se o retorno do investimento em marketing para provedor de internet é adequado. O retorno sobre o investimento (ROI) precisa ser mensurado e avaliado, com vistas às dimensões financeira e de satisfação do cliente.

Marketing para provedor de internet na prática

Dentre os 4P’s do marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção), já falamos da importância do posicionamento e da presença digital. Ou seja, basicamente, tratamos do produto e dos canais (praça) para informar e distribuir o acesso à internet e os SVA para ISP.

Depois de conhecer seu assinante, de posse de todos dados, informações e insights que esse processo gera, está na hora colocar em prática o planejamento e as estratégias de marketing para ISP.

Na prática, existem duas formas e caminhos: a comunicação institucional (promoção) e a promocional (preço). Sob o mesmo ponto de vista, existem características, formas e especificidades diferentes na operacionalização desses dois tipos de campanhas de marketing para provedor de internet.

Contudo, a despeito de todo o trabalho que dá (e, certamente, dá), o objetivo de ambos os tipos é um só: agregar valor e posicionar a sua marca com protagonismo em seu mercado.

Por consequência, o marketing para provedor de internet deve gerar resultados econômicos e financeiros positivos que otimizam a rentabilidade e maximizam a lucratividade do negócio de ISP.

Captar e fidelizar assinantes

O marketing para provedor de internet, certamente, desencadeará uma série de processos operacionais e institucionais que, primeiramente, aumentará a percepção dos potenciais clientes sobre a qualidade de seus produtos e serviços.

Depois, como consequência direta, haverá a natural transformação desse contingente em assinantes. Enfim, como resultado, o ISP aumentará a base de assinantes e, por isso, precisará focar em manter e ampliar a qualidade de seus produtos e serviços.

Afinal de contas, após todo investimento em marketing para provedor de internet e esforço para captar clientes, é preciso manter e fidelizar os assinantes.

Por isso, a dica é investir na qualidade da experiência que o assinante tem com o ISP.

Desde o primeiro contato, passando pelo atendimento e pela qualidade dos produtos e serviços, chegando até formas de encantar no pós-venda, como oferecer pacotes promocionais com SVAs de segurança do acesso à internet ou de entretenimento, por exemplo.

Caso contrário, é quase como jogar dinheiro fora. Isto é, pouco ou nada adiantará investir em marketing, se acaso não forem adotadas práticas de gestão, de atendimento, de vendas e institucionais condizentes com o que é “vendido”.

Investir para crescer

O crescimento do setor econômico de negócios no mercado de internet, com certeza, depende de uma série de variáveis que incluem, dentre as principais, boas práticas de gestão, soluções SVA no portfólio e adequação tributária.

Mas, também, investimentos em marketing são imprescindíveis para o crescimento dos provedores de internet, em um mercado cada vez mais concorrido e dinâmico.

É de conhecimento geral que estratégias de faturamento para ISP com pacotes SVA são importantes para maximizar o retorno financeiro de provedores de internet.

Especialmente, porque permitem redução tributária e, por consequência, aumentam a lucratividade. Em outras palavras, a ideia é pagar menos imposto e faturar mais, por meio de pacotes SVA.

Então, o foco de empresários e gestores de provedores de internet deve ser investir em SVA para ISP. Sobretudo, porque são soluções úteis, rentáveis e lucrativas.

Faturar mais com pacotes SVA, inegavelmente, é uma estratégia de faturamento totalmente viável com melhores resultados e menores custos.

Não deixe de saber mais sobre soluções SVA para provedor de internet no Lumiun Blog. Descubra as vantagens, oportunidades e benefícios de SVAs para ISP. Basta clicar em um dos links abaixo para acessar.

Assine nossa newsletter semanal e receba notícias e materiais sobre SVA para provedores de internet, tecnologia e segurança na internet.

Posts Relacionados