7 dicas para aumentar a produtividade nas indústrias

Como aumentar a produtividade nas indústrias? Confira essas 7 dicas!

A melhoria da produtividade é um objetivo que é buscado por empresas de todos os segmentos, tendo como foco aumentar a rentabilidade e alcançar resultados ainda melhores. Melhorar a produtividade nas indústrias é um dos principais desafios desse setor, principalmente por conta do aumento da competitividade e da mudança das expectativas dos consumidores.

Podemos entender a produtividade no ambiente industrial como a capacidade de produzir mais sem a necessidade de aumentar a quantidade de capital e trabalho envolvidos. Isso significa que é necessário entregar mais sem aumentar a disponibilidade de recursos, fazendo mais com menos.

Nesse sentido, a produtividade Industrial está relacionada com a capacidade de utilizar os recursos com mais eficiência e inteligência. Por essa razão, é preciso adotar estratégias que ajudem a utilizar as matérias-primas, maquinário e mão de obra de maneira mais estratégica para que a indústria consiga aumentar a sua rentabilidade e entregar resultados melhores.

Entenda como pode ser realizado o cálculo da produtividade industrial:

Diante disso, como é possível aumentar a produtividade no ambiente Industrial? Para lhe auxiliar, separamos sete dicas indispensáveis para melhorar a produtividade e alcançar um patamar competitivo diferenciado dentro da indústria.

A produtividade no ambiente industrial

Independentemente do segmento, a produtividade é considerada um sinônimo de agilidade, eficiência e bons resultados. Isso significa que a produtividade está diretamente relacionada ao quanto é produzido com os recursos que estão disponíveis para tal.

Quando tratamos a produtividade no ambiente industrial estamos nos referindo à eficiência e ao aproveitamento inteligente dos recursos e matéria-prima disponível para a produção com eficiência e qualidade. Por esse motivo, é necessário estabelecer um planejamento inteligente para que haja uma produtividade adequada dentro das expectativas da gestão.

Para que isso seja possível, é necessário que a empresa exerça um controle assertivo sobre todos os aspectos relacionados às etapas produtivas. Isso inclui desde a aquisição de matéria-prima até aos processos logísticos dos produtos já produzidos, garantindo o seu respectivo controle e armazenamento adequado.

Esse controle e manejo deve ser implementado em todos os setores industriais, como:

  • Indústria de produtos químicos;
  • Produtos alimentícios;
  • Construção civil;
  • Equipamentos para a saúde;
  • Estruturas Metálicas;
  • Aparelhos e equipamentos;
  • E muito mais.

Além do controle de produtividade, é fundamental que haja um processo de gestão de qualidade para garantir que o que é produzido esteja de acordo com as expectativas. No caso da indústria de produtos químicos, por exemplo, é necessário que os procedimentos sejam adequados com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos regulamentadores, assim como no caso da indústria alimentícia e da indústria farmacêutica.

Todos os processos devem ser executados com excelência, como a amostragem de produtos, documentação, liberação, em vaso e, etc. Cada etapa do processo industrial deve ser aderente aos padrões de qualidade e segurança para que consiga atender as expectativas do consumidor final.

Entre 2019 e 2022, a produtividade de trabalho efetiva no Brasil sofreu uma queda de 9%. Entre os 11 países que fizeram parte da pesquisa, o Brasil apresentou um dos piores desempenhos após a pandemia. A pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria levou em consideração a produtividade do trabalho na indústria de transformação, evidenciando uma queda histórica no indicador.

Como a perda de produtividade prejudica as indústrias

A improdutividade está diretamente relacionada com a queda no desempenho financeiro de uma empresa. Quanto menos uma indústria produz, menor será o seu rendimento no final do período, prejudicando o seu crescimento e os resultados almejados.

Quanto menos uma indústria é capaz de entregar  com os recursos disponíveis, maior será o desperdício de matéria-prima e os gastos com mão de obra e manutenção de equipamentos. Se uma empresa não está conseguindo produzir com uma determinada quantidade de recursos, isso significa que esses recursos estão sendo desperdiçados e a empresa está sofrendo perdas significativas.

Deixar de produzir não significa apenas que a indústria está deixando de ganhar, e sim que ela está gastando mais do que deveria com os seus processos. Além dos gastos com matéria-prima e custos com mão de obra, essa empresa está investindo com o espaço, manutenção de maquinário, energia elétrica e muito mais.

A produtividade pode ser consideravelmente impactada pela falta de planejamento estratégico da indústria, sendo imprescindível que os gestores estabeleçam processos mais inteligentes e embasados. Dessa forma, as empresas podem produzir de acordo com as expectativas do negócio.

Nesse sentido, é papel dos gestores encontrarem recursos que permitam que os colaboradores se mantenham produtivos, como é o caso do controle de acesso à internet, por exemplo. Embora seja uma ferramenta essencial, o acesso à internet pode causar distrações durante o horário de trabalho e favorecer a incidência de ataques cibernéticos, evidenciando a necessidade de investir em ferramentas para garantir a segurança das informações dentro da indústria.

Segurança digital na indústria: investimentos em segurança cibernética

A indústria 4.0 trouxe uma preocupação significativa com a segurança das informações que são armazenadas pelas empresas. A segurança de dados alcançou um patamar de extrema prioridade dentro dessas organizações, sendo necessário não só melhorar a produtividade nas indústrias, como também investir em estratégias que ajudam a manter a segurança das informações.

Em muitos casos, a produtividade pode estar relacionada com falhas de segurança cibernética. Isso porque é comum que os colaboradores acessem páginas e conteúdos no ambiente digital que coloquem em risco a segurança das informações e criem pontos de vulnerabilidade que exponham os dados sigilosos e a integridade da empresa. Nesse sentido, investir em segurança cibernética é fundamental para que informações sensíveis, senhas de acesso, fórmulas, estratégias e planejamentos não caiam nas mãos erradas.

Ao evitar esses riscos e mitigar os prejuízos que podem decorrer de invasões cibernéticas e os danos causados pelo cibercriminosos. É muito importante evitar as perdas financeiras e o impacto à imagem que podem ser causadas pelas ameaças cibernéticas da atualidade.

Além de causar prejuízos financeiros para a empresa, as ameaças cibernéticas também podem causar impactos significativos à imagem da organização. Negócios que sofrem com ataques cibernéticos acabam tendo a sua imagem consideravelmente prejudicada perante o consumidor e o mercado, prejudicando o seu crescimento e a sua rentabilidade. Somente no primeiro semestre de 2023, o Brasil sofreu mais de 23 bilhões de ataques cibernéticos, o que evidencia a importância de se adotar estratégias voltadas para a proteção das informações.

Por esse motivo, é essencial que a empresa tome medidas diárias para aumentar a segurança das informações que são coletadas e armazenadas. É necessário que haja uma total mudança na cultura organizacional no sentido de proteger as informações e evitar que os dados confidenciais sejam acessados por usuários não autorizados.

O que pode impactar o rendimento dos colaboradores da indústria?

Para conseguir melhorar a produtividade nas indústrias é necessário primeiramente entender o que pode prejudicar o rendimento dos colaboradores. Nesse sentido, separamos os principais fatores que podem impactar esse rendimento e prejudicar a produtividade do seu negócio:

Clima organizacional

Problemas com o clima organizacional estão diretamente relacionados com a baixa produtividade dos colaboradores. Para que esses funcionários consigam entregar os resultados esperados pelos gestores, é necessário que eles estejam motivados, engajados e felizes com as atividades exercidas e o clima dentro da empresa.

É fundamental que haja um processo de avaliação e otimização contínua do clima organizacional para evitar que problemas desse tipo impactam na rentabilidade e prejudiquem os resultados do negócio. Fofoca no ambiente de trabalho, problemas de comunicação, atrito entre gestores e funcionários, tudo isso pode estar relacionado com uma baixa produtividade e deve ser evitado.

Insatisfação

A insatisfação no trabalho pode estar relacionada a inúmeros fatores. Seja pela falta de incentivo por parte dos gestores e líderes, baixa probabilidade de crescimento, falta de interesse da empresa no crescimento desses funcionários, etc… Tudo isso pode fazer com que o funcionário se sinta desvalorizado e insatisfeito com a empresa.

Nesse sentido, é necessário que os gestores consigam identificar essas falhas e estabelecer medidas eficientes para resolver essas situações. É fundamental uma relação de parceria entre a empresa e os colaboradores para que haja uma relação de troca harmônica e fluida, sendo benéfica para ambas as partes.

Falta de comunicação

A comunicação entre a empresa e os colaboradores é indispensável para que se entenda quais são as expectativas de ambas as partes. Problemas de comunicação entre os líderes e as equipes podem impactar a produtividade dos colaboradores e trazer resultados cada vez piores para as empresas.

As pessoas querem ser ouvidas e terem os seus questionamentos, queixas e sugestões sempre validados pela empresa, de forma que uma boa comunicação pode fazer toda a diferença. A boa comunicação vai ajudar a evitar a insatisfação e melhorar o clima organizacional continuamente, permitindo que haja uma troca de informações clara e inteligente quanto à realização das tarefas, possíveis melhorias e feedbacks a serem fornecidos.

Falta de Treinamento

Para que o trabalhador consiga realizar as suas atividades com qualidade e eficiência, é papel da empresa oferecer o treinamento necessário para tal. Dessa forma, o trabalhador vai conseguir realizar as suas atividades com qualidade e também vai se sentir valorizado pela organização.

Estabelecer um processo de treinamento contínuo vai fazer toda a diferença  quando o assunto é melhorar a produtividade nas Indústrias, garantindo que os trabalhadores se mantenham atualizados quanto à realização das tarefas e consigam executá-la sem a incidência de erros e falhas. Esse funcionário vai se sentir visto e valorizado pela organização, melhorando o clima dentro da empresa e a satisfação no decorrer do tempo.

Distrações na internet

Como dissemos anteriormente, a internet é um ambiente cheio de riscos e que podem expor informações confidenciais e delicadas de uma empresa. Além disso, ela também está repleta de distrações que podem prejudicar a produtividade dos trabalhadores dentro da indústria. Por esse motivo, o acesso indiscriminado é um verdadeiro risco para as empresas que desejam combater o baixo rendimento.

Ferramentas de controle de acesso podem ajudar a manter os seus funcionários longe de distrações online, bloqueando recursos e páginas que possam representar algum tipo de risco. E-mails pessoais, redes sociais, sites de jogos e apostas, páginas de entretenimento, entre outros conteúdos, podem ser bloqueados para ajudar os seus funcionários a se manterem longe de problemas.

Como melhorar a produtividade nas indústrias? Confira essas sete dicas!

Como podemos observar ao longo deste artigo, são muitos os problemas que podem prejudicar a produtividade da indústria e causar inúmeros problemas para o seu negócio. Entretanto, combater esses problemas pode ser mais simples do que imagina.

Para lhe auxiliar, separamos sete dicas para melhorar a produtividade nas indústrias e ajudar a sua empresa a garantir resultados ainda melhores:

01. Padronização de processos

Dentro da indústria, existem inúmeros processos que devem ser realizados para garantir que os itens sejam produzidos de acordo com as expectativas dos gestores. Para que esses processos aconteçam é necessário estabelecer uma ordem e uma metodologia que garanta que todas as etapas sejam seguidas e estabelecidas conforme o esperado.

A padronização dos processos vai ajudar a entregar resultados melhores quanto ao produto final garantindo não só que todas as etapas sejam seguidas como também que haja mais qualidade nos resultados. Essa padronização vai ajudar os colaboradores a se estabelecerem em tarefas inteligentes e eficientes, ainda que haja uma mudança ou reestruturação dos setores de atuação.

02. Elimine os desperdícios

Os desperdícios são um dos principais problemas enfrentados no ambiente industrial. Além de representar em uma grande perda financeira e de matéria-prima, os desperdícios demonstram que os processos estabelecidos pela indústria não estão adequados e não entregam a produtividade esperada pelos gestores.

É necessário identificar onde esses desperdícios estão acontecendo para que sejam estabelecidas modificações e melhorias que ajudem a eliminar esse problema. Por exemplo: se o desperdício acontece no armazenamento da matéria-prima é necessário adotar uma estratégia de armazenamento que evite a perda desse material e garanta que toda essa matéria seja utilizada e aproveitada da melhor maneira possível.

03. Capacitação dos colaboradores

Como dissemos anteriormente, é muito importante que haja um processo de capacitação dos colaboradores envolvidos nos processos industriais. Esses trabalhadores precisam entender como os processos ocorrem e qual a melhor maneira de realizar as suas atividades para que não haja erros e nem falhas durante a execução das tarefas.

A capacitação vai ajudar a preparar esse trabalhador para que ele consiga executar as suas atividades de maneira mais ágil, ajudando a sua empresa a melhorar a produtividade e entregar resultados cada vez melhores. Além disso, é possível aproveitar os talentos de maneira ainda melhor através de uma capacitação direcionada, adequando e alocando colaboradores de acordo com as necessidades da empresa.

04. Utilizem indicadores de desempenho

Peter Drucker, o pai da gestão, disse uma vez: ” se você não pode medir, você não pode gerenciar “. Isso significa que se você não consegue medir quantitativamente os resultados da sua organização, fica praticamente impossível estabelecer uma gestão eficiente.

A adoção de indicadores de desempenho pode fazer toda a diferença na melhoria da produtividade da sua indústria podendo ser aplicada como:

  • Produtividade por funcionário;
  • Índice de absenteísmo;
  • Tempo de inatividade;
  • Indicador de qualidade;
  • Produtividade de equipamento;
  • E muito mais.

Esses indicadores vão ajudar a metrificar a eficiência da sua produção e a partir destes dados estabelecer melhorias e modificações nos processos que ajudem a aumentar a sua produtividade.

05. Automatize os processos

Vivenciamos atualmente a indústria 4.0 caracterizada principalmente pela presença de recursos tecnológicos que ajudam a otimizar e trazer mais inteligência para os processos industriais. Adotar ferramentas mais inteligentes pode fazer toda a diferença dentro da indústria, ajudando aumentar a produtividade e entregando resultados superiores.

Existem ferramentas tecnológicas que podem ajudar a sua empresa a estabelecer processos mais inteligentes e adequar as tarefas para uma realidade mais moderna e eficiente. A automação industrial pode fazer toda a diferença nos resultados da sua organização, te ajudando a se manter moderno e competitivo em um mercado que se encontra tão acirrado.

06. Realize manutenção preventiva

O tempo de inatividade dos equipamentos é um dos fatores que mais impacta a produtividade da sua empresa. Para melhorar a produtividade nas indústrias é necessário reduzir esse tempo de inatividade através de um processo de manutenção preventiva, que vai ajudar a evitar as falhas dos equipamentos e manter a continuidade dos processos.

O processo de manutenção preventiva vai ajudar a identificar falhas antes que elas aconteçam e causam problemas ainda maiores, mantendo não só a continuidade como também aumentando a vida útil do seu maquinário. Essa manutenção preventiva é fundamental para manter a sua empresa sempre ativa e produtiva por mais tempo.

07. Elimine distrações na internet

Os colaboradores que são responsáveis pelas tarefas administrativas dentro da indústria podem acabar se distraindo com conteúdos desnecessários no ambiente digital no dia-a-dia. Os acessos indevidos em redes sociais, site de jogos e apostas, site de entretenimento, e outros conteúdos, podem prejudicar o bom andamento das atividades da sua empresa e trazer uma grande perda de produtividade.

Embora esses colaboradores exerçam funções importantes na rotina da sua organização, a utilização do celular durante o horário de trabalho, por exemplo, pode ser extremamente prejudicial. Além de aumentar o risco de erros e acidentes, o acessos a conteúdos desnecessários durante o horário de trabalho também prejudica a produtividade.

O bloqueio desse tipo de conteúdo vai ajudar os seus colaboradores a manterem o foco naquilo que é realmente importante para a empresa e evitar que essas distrações causem algum impacto na produtividade da sua indústria.

Os riscos do acesso indiscriminado à internet nas indústrias

Como podemos observar ao longo deste artigo, o acesso indiscriminado a internet é um verdadeiro problema dentro das empresas de todos os segmentos. Além de se tratar de uma grande distração para todos os colaboradores, esse acesso totalmente liberado também representa um grande risco cibernético.

Existem páginas extremamente perigosas na internet, que funcionam como verdadeiras armadilhas para os usuários mais desatentos. Os cibercriminosos se aproveitam das distrações desses usuários para plantar armadilhas que fazem com que sejam acessados links falsos ou baixados arquivos maliciosos que podem corromper dispositivos ou facilitar o acesso livre aos arquivos confidenciais da sua empresa.

Além do risco do vazamento de informações pode causar uma grande perda financeira para o seu negócio. Imagine perder projetos confidenciais ou ter fórmulas vazadas para a concorrência? 

A proteção das informações que são armazenadas pela indústria deve ser uma prioridade e o acesso indiscriminado à internet deve ser bloqueado para evitar problemas de segurança e produtividade para as indústrias. Mais do que apenas melhorar a produtividade nas indústrias, o objetivo do bloqueio do acesso indiscriminado à internet é garantir mais segurança e proteção para as informações que são armazenadas por esses negócios.

Controle de acesso à internet: a estratégia pode fazer toda a diferença

Diante da transformação digital que vivemos na atualidade, a forma como realizamos as atividades dentro das empresas se transformou totalmente. Por esse motivo, é fundamental adotarmos recursos e ferramentas que ajudem não só aumentar a produtividade, como também trazer mais segurança e proteção para as nossas informações.

O controle de acesso à internet vai ajudar a manter o foco naquilo que é realmente importante para a empresa e garantir que os dados que são armazenados pelo seu negócio se mantenham confidenciais. O Lumiun DNS é uma plataforma de segurança e proteção de acesso à internet que não necessita de hardware. Ela permite que essa empresa adicione uma camada extra de proteção na rede e aplique filtros de conteúdo para o monitoramento de acesso através de Inteligência Artificial.

Já o Lumiun Box é um serviço mais robusto baseado em nuvem de firewall e VPN Empresarial para  proporcionar segurança e controle de acesso à internet de forma granular. Com a ajuda desta solução, a sua empresa consegue tornar a equipe mais produtiva e garantir mais segurança de rede.

Contar com esses recursos vai garantir um controle de fluxo de acesso e um monitoramento eficiente para que a sua empresa adicione uma camada de segurança mais completa e eficiente na rede. Dessa forma, as informações poderão se manter mais protegidas e os gestores terão mais controle na internet da organização.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados